Como vender suplementos online e ganhar dinheiro com o nicho

Para vender suplementos online você precisa: estudar o mercado, se adequar à legislação, ter um plano de negócios, entender o público-alvo, investir em uma plataforma de e-commerce, fazer a precificação correta dos produtos e oferecer diversas opções de pagamento.
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Principais tópicos

Vender suplementos online pode ser uma excelente oportunidade de negócio para diversos empreendedores.

O mercado de cuidados em geral está sempre em alta e cada vez mais pessoas estão se preocupando com a saúde.

Os suplementos são cada vez mais buscados por consumidores diversos e existem oportunidades variadas para quem quer trabalhar com eles.

No entanto, esse também é um nicho de mercado concorrido, o que demanda conhecimento, boas práticas e estratégias que podem impulsionar o negócio e gerar uma significativa vantagem competitiva.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para vender suplementos, dando um passo a passo para começar agora mesmo.

Leia este artigo até o final e confira dicas valiosas para sua empreitada. Vamos lá!

Por que vender suplementos online?

O mercado de suplementação alimentar é um nicho muito promissor, porque o cuidado com a saúde e o bem-estar são cada vez mais procurados por pessoas e consumidores.

Ainda mais quando esses produtos podem ser comercializados em ambiente online, que garante muitas vantagens para um e-commerce.

Veja agora alguns importantes motivos que justificam o porquê de vender suplementos. Vamos lá!

Crescimento contínuo do mercado

Ao longo dos anos, foi possível observar um crescimento constante na procura por esses produtos no mercado mundial.

Isso se deve, entre outros motivos, à crescente preocupação com a saúde. Logo, cada vez mais as pessoas estão buscando complementar sua alimentação e atingir seus objetivos fitness.

Acesso a um público amplo

Existe sim um nicho mais segmentado de consumidores que compram constantemente suplementos alimentares, mas também há uma parcela muito grande que faz uso desses produtos esporadicamente.

Assim, esse é um nicho de mercado bastante abrangente e amplo, permitindo que o empreendedor atenda a uma grande variedade de necessidades, desejos e demandas.

Baixo custo inicial

Aproveitando uma importante característica do mercado digital, vender suplementos pela internet é uma atividade rentável e que demanda baixo custo inicial, já que não requer aluguel de espaço físico, estoque e outros gastos.

Flexibilidade e escalabilidade

Ao vender suplementos em um e-commerce, você terá flexibilidade para trabalhar nos horários mais otimizados e adaptados às suas necessidades.

E conforme o negócio cresce, as operações podem ser expandidas sem gastos relacionados aos espaços físicos.

Internacionalização do negócio

Como já mencionado, o mercado de suplementos é global e ocorre em diversos países.

Portanto, conforme a empresa aumenta as vendas, é possível comercializar seus produtos globalmente, exigindo apenas planejamento logístico e parcerias eficientes.

13 dicas para vender suplementos online

Por mais que seja um mercado realmente promissor, ele também se mostra competitivo. Mas isso não é um problema, desde que você conheça algumas boas práticas para otimizar seus resultados.

Confira agora as 13 dicas para vender suplementos que preparamos para você!

1. Estude o mercado de suplementos

O primeiro passo para começar a empreender nessa área é realizar um bom estudo de mercado.

Pesquise de maneira detalhada o mercado de suplementos alimentares e como estão as vendas nas lojas online desse nicho.

É durante a pesquisa de mercado que se torna possível identificar as tendências, entender os concorrentes, conhecer os melhores produtos para venda e compreender o comportamento de compra dos potenciais clientes.

2. Fique atento à legislação

Um ponto de extrema importância para esse tipo de negócio é compreender a legislação vigente específica para a venda de suplementos.

Antes de iniciar as vendas, entenda as normas do país e garanta um comércio dentro de suas obrigações legais.

3. Tenha um plano de negócios

Elabore um plano de negócios detalhado que considere os aspectos mais relevantes, como objetivos do negócio, estratégias de marketing, plano financeiro, seleção de produtos, projeções de vendas e muito mais.

É por meio do plano de negócios que você conseguirá direcionar suas ações rumo ao sucesso e tomar decisões fundamentadas ao longo de todo o processo.

4. Entenda seu público-alvo

Conheça profundamente seu público-alvo e crie a persona da sua empresa para direcionar todas as ações para as pessoas certas.

É com um bom conhecimento do seu público específico que você consegue entender suas características demográficas, interesses, preferências e objetivos.

Somente tendo essas informações em mãos, você conseguirá criar estratégias de marketing e vendas com alta capacidade de conversão.

Afinal, saberá quais são os melhores produtos para seus clientes, como funciona a jornada de compras deles e a melhor maneira de se comunicar.

5. Invista em uma plataforma de e-commerce

Contar com uma boa plataforma de e-commerce também é uma necessidade para vender suplementos.

Isso ocorre porque as plataformas renomadas disponíveis no mercado oferecem recursos valiosos, como integração com diversos marketplaces, redes sociais, soluções de pagamento, frete e atendimento ao cliente.

Uma das melhores opções do mercado é a Tray especialista no assunto há mais de 20 anos, conheça.

6. Ofereça produtos de qualidade

Durante a pesquisa de mercado, você deve identificar os produtos com as melhores vantagens para o negócio, como preço competitivo, bons fornecedores, entre outros.

Porém, para vender suplementos, é imprescindível contar com produtos de qualidade para garantir a saúde dos consumidores do seu negócio.

Lembre-se, estamos falando da venda de produtos que devem ser regulamentados pela Anvisa e que podem causar danos à saúde do consumidor.

7. Faça a precificação correta

Saber precificar um produto da maneira correta é fundamental para atrair os consumidores, gerar lucro e garantir a saúde financeira das suas operações.

Para chegar a um valor viável, analise seus concorrentes e considere todos os custos envolvidos no desenvolvimento das operações, como logística de distribuição, fornecedores, marketing, entre outros.

8. Tenha diversas opções de pagamento

Um fato que gera uma boa vantagem competitiva para os negócios online é a oferta de diversidade nas formas de pagamento.

Além de oferecer os tradicionais métodos, como cartões de crédito e débito, integre plataformas de pagamento online, carteiras digitais, PIX e boleto.

9. Cuide da entrega

O momento da entrega é muito importante para garantir a satisfação do cliente.

Estabelecer parcerias com empresas de logística que tenham credibilidade no mercado e disponibilizem um sistema de rastreamento é fundamental para o sucesso do negócio.

Afinal, é preciso manter os clientes bem informados sobre o status do pedido, além de resolver de maneira eficiente qualquer contratempo.

10. Ofereça o melhor atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente de qualidade também é fundamental para o bom funcionamento do negócio.

Diversifique seus canais de atendimento para que estejam aptos a responder às dúvidas dos clientes.

Com sistemas de suporte tecnológico, como chatbots e assistentes, você consegue responder aos principais questionamentos 24 horas por dia, sem comprometer o tempo das equipes.

11. Divulgue seus produtos nas redes sociais

As redes sociais são valiosas ferramentas de divulgação e comunicação com uma audiência engajada e em busca de informações.

Crie perfis profissionais nas principais plataformas de mídia social em que seus potenciais clientes estejam presentes.

Utilizando diversas redes, como Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn, por exemplo, você consegue compartilhar conteúdos de alto valor para atrair, engajar e converter vendas.

Nessas plataformas, é muito importante realizar interações com os seguidores, como responder comentários e perguntas, promover ofertas especiais e estimular o engajamento constante.

12. Faça promoções

As promoções são poderosos gatilhos para aumentar as vendas em qualquer tipo de negócio, e não seria diferente para as vendas de suplementos.

Portanto, ofereça descontos, brindes ou frete grátis para determinados produtos, quantidades ou datas comemorativas.

As campanhas sazonais são muito bem acompanhadas de promoções e podem ser usadas com criatividade, como “Verão Fitness”, “Dia do Atleta” e muito mais.

Como fazer promoção: 11 dicas para chamar a atenção do seu cliente e ainda ter lucro!

13. Tenha um diferencial competitivo

Como o mercado de suplementos pode ser bastante competitivo, criar formas de se diferenciar da concorrência é muito importante.

Por meio de ofertas exclusivas, venda de suplementos orgânicos ou personalizados, criação de combos e pacotes promocionais, você pode oferecer um diferencial competitivo relevante para o negócio.

Devo investir em parcerias para vender os suplementos?

Pode haver dúvidas sobre a realização de parcerias e se elas valem a pena. A resposta é: sim, as parcerias são sempre bem-vindas!

No entanto, é muito importante compreender que as parcerias devem ser planejadas e definidas de maneira estratégica.

Isso ocorre porque, quando feitas corretamente, muitos benefícios podem ser aproveitados, como alcance de um novo público, participação em eventos do setor, colaboração para uma ação de divulgação, maior oferta de produtos, oferta de serviço mais completa, entre outros.

Veja abaixo algumas dicas para você fazer parcerias de sucesso. Vamos lá!

Faça parcerias com personal trainers

Os personal trainers são profissionais que exercem grande influência no universo fitness.

Ao estabelecer parcerias estratégicas com esses profissionais, é possível aumentar o alcance da sua marca para um público maior e realmente interessado nos produtos de suplementação alimentar.

Afinal, além de contarem com expertise na área, o que confere credibilidade e autoridade na hora de influenciar, os personal trainers estão em constante contato com potenciais clientes, tornando-se poderosos canais de vendas. Para esse tipo de parceria, considere:

  • oferecer descontos especiais ou programas de fidelidade exclusivos para os clientes indicados pelo personal trainer parceiro;
  • fornecer materiais de marketing, como folhetos, e-books, infográficos e amostras que possam ser distribuídos pelo profissional;
  • investir em workshops e palestras em locais onde um público interessado possa se reunir, como nos estúdios dos personal trainers, academias, entre outros.

Invista em parcerias com academias

Não é novidade que as academias são locais com alto potencial para encontrar pessoas interessadas em suplementos alimentares.

É nas academias que as pessoas buscam aumentar o desempenho físico por meio da prática regular de atividade física.

Portanto, é muito valioso estabelecer parcerias com as academias para aumentar a visibilidade da marca, expandir a base de clientes e aumentar o faturamento do seu negócio.

Algumas dicas para firmar boas parcerias com academias são:

  • colocar os produtos em áreas estratégicas e de boa visualização, como balcões de atendimento e áreas de descanso;
  • oferecer brindes e amostras grátis para membros exclusivos da academia;
  • realizar eventos em conjunto com a academia, como workshops de nutrição, sessões de avaliação física, colaboração com a equipe da academia e outras ações que façam sentido para o crescimento da parceria.

Feche parcerias com influenciadores fitness e de saúde

Outra maneira importante de garantir boas parcerias é encontrar influenciadores do nicho.

Os influenciadores exercem forte influência e têm grande impacto na decisão de compra da comunidade à qual pertencem.

Ao encontrar os melhores influenciadores fitness ou da área de saúde, você poderá aumentar consideravelmente sua visibilidade online e atrair um público altamente engajado nos produtos que você está oferecendo.

Para isso, leve em consideração:

  • identificar influenciadores realmente relevantes e que tenham um público semelhante ao seu;
  • oferecer produtos gratuitos para que esses influenciadores possam compartilhar suas experiências ao usar seus produtos;
  • estabelecer códigos e descontos personalizados para esses influenciadores, incentivando a compra pelos seguidores.

Faça parcerias com nutricionistas

Os nutricionistas também são profissionais importantes que podem estabelecer parcerias vantajosas para quem deseja vender suplementos.

Esses profissionais desempenham um papel fundamental na orientação dos clientes sobre alimentação saudável e suplementação adequada.

Ao estabelecer parcerias com eles, você consegue aumentar a confiança em seus produtos, pois eles serão indicados por profissionais especializados na área, gerando maior credibilidade para a marca.

Se essa for uma opção viável para o seu negócio, considere:

  • disponibilizar materiais educativos, como guias e informativos sobre os suplementos;
  • realizar webinars e workshops com os nutricionistas para informar sobre os melhores usos e produtos mais indicados para casos específicos;
  • oferecer cupons, descontos e condições especiais para os clientes indicados pelos nutricionistas.

Faça parcerias com lojas de produtos naturais

As lojas de produtos naturais também podem ser fontes de parcerias produtivas. Esses estabelecimentos comercializam produtos saudáveis e suplementos naturais.

Se uma colaboração for estabelecida, é possível expandir a presença offline, pois essas lojas possuem espaços físicos e pontos de venda com movimento de potenciais clientes promissores.

Algumas dicas importantes para otimizar os resultados da parceria são:

  • disponibilizar produtos para exposição e amostra nos pontos de venda físicos;
  • realizar eventos conjuntos, como degustações e palestras com foco na informação e educação do público consumidor;
  • criar e disponibilizar diversos materiais educativos para serem acessados nos pontos físicos das lojas de produtos naturais.

Suplementos mais usados no Brasil

O mercado de suplementos alimentares no Brasil já é bastante consolidado e conta com produtos de alta demanda.

A seguir, vamos mostrar alguns dos mais procurados para quem deseja começar a vender suplementos. Não deixe de conferir!

Whey Protein

O Whey Protein é um suplemento proteico derivado do soro do leite. Esse suplemento é muito procurado por praticantes de atividades físicas, atletas e pessoas que buscam suplementação dessa proteína.

Ele é utilizado para promover a recuperação muscular, ganho de massa muscular e auxiliar na manutenção da saúde.

É importante saber que existem diferentes tipos de Whey Protein, como o concentrado, isolado e hidrolisado, que possuem diferentes características e desempenham diferentes funções na suplementação alimentar.

Whey Protein

Creatina

Um dos produtos de suplementação mais utilizados é a creatina.

Ela é produzida de maneira natural pelo organismo, mas também pode ser obtida por meio da ingestão de alimentos de fontes de proteína animal.

A creatina é muito utilizada com o objetivo de aumentar os níveis de fosfocreatina na musculatura.

Seu uso fornece uma rápida fonte de energia que auxilia muito no aumento da intensidade em atividades físicas diversas, como o levantamento de peso.

Creatina

BCAA

Esse é um suplemento que tem como base três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. O BCAA é muito procurado porque são fundamentais para a síntese proteica, recuperação muscular e redução da catabolização durante exercícios intensos.

Atletas e praticantes de atividades físicas recorrem a ele para ajudar na recuperação muscular após atividades intensas.

BCAA

Multivitamínicos

Os multivitamínicos fornecem uma poderosa combinação de vitaminas e minerais indispensáveis para auxiliar no funcionamento correto do metabolismo humano.

Justamente por isso, eles se popularizaram no universo fitness, já que ajudam a suprir deficiências nutricionais e promover a saúde de maneira geral, apoiando funções no sistema imunológico, saúde óssea e metabolismo energético.

Multivitamínicos

Ômega-3

O Ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada essencial.

Essa gordura é naturalmente encontrada em peixes de água fria.

Essa substância é comum no mundo fitness porque gera muitos benefícios para a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas e promovendo a saúde cerebral.

Ômega-3

Dicas para otimizar os resultados ao vender suplementos

Além das dicas que oferecemos até o momento, separamos algumas dicas extras para que você consiga otimizar seus resultados ao vender suplementos. Acompanhe!

Invista em descrições detalhadas

Uma característica marcante das pessoas que buscam produtos de suplementação alimentar é que elas estão em busca de resultados eficientes e, em muitos casos, específicos.

Portanto, em todos os canais de comunicação, tanto físicos quanto online, forneça informações realmente detalhadas sobre o produto.

Informações como benefícios, ingredientes, dosagens recomendadas, restrições e tudo mais que possa contornar objeções de compra.

É importante lembrar que esses produtos são voltados para a saúde, e se não houver informações realmente detalhadas nas redes sociais, materiais de distribuição e em todos os tipos de informativos, as vendas podem não ocorrer conforme o previsto.

Use e abuse das avaliações

Os depoimentos e avaliações positivas também devem ser enaltecidos pela marca, pois funcionam como uma poderosa ferramenta de estímulo, marketing e vendas.

Como os suplementos são produtos buscados para alcançar objetivos específicos, é muito importante mostrar aos potenciais clientes exemplos de pessoas que já utilizaram determinado produto e alcançaram os resultados esperados.

No entanto, não é possível esperar que as avaliações aconteçam espontaneamente.

É preciso investir em estratégias que estimulem os usuários a compartilharem suas experiências, para que futuros clientes também se sintam motivados a compartilhar suas próprias experiências.

Invista em conteúdo de alto valor

Como é um nicho que envolve produtos relacionados à saúde, é fundamental investir em conteúdos que gerem valor real para os consumidores.

Quando falamos em conteúdo de valor, estamos nos referindo a materiais que ajudam a resolver problemas e auxiliam nas necessidades reais do público-alvo do negócio.

Portanto, em qualquer canal de comunicação da empresa, seja YouTube, Instagram, e-mail, entre outros, prepare materiais voltados para a melhoria da saúde, práticas esportivas de alto desempenho, exercícios, alimentação saudável e muito mais.

Ofereça amostras grátis e kits de experimentação

Existem muitos potenciais clientes que estão interessados nos produtos, mas que, por não conhecê-los ou não se sentirem seguros, não realizam uma compra logo nos primeiros contatos com a marca.

É para esses clientes que oferecer amostras grátis e brindes pode ser uma solução útil.

Assim, eles têm a possibilidade de testar o produto antes, o que aumenta muito as chances de fazer negócios com a empresa assim que as amostras grátis acabarem.

Esteja presente em eventos

Participar de eventos, feiras e congressos relacionados à sua área de atuação também é muito útil para estimular a compra de suplementos alimentares.

Existem muitos eventos nas áreas de fitness, saúde e bem-estar, onde você poderá expor seus produtos para os clientes e aumentar a visibilidade da marca.

Essas ocasiões também são excelentes oportunidades para encontrar potenciais parceiros e vender para outras empresas.

Esteja sempre atualizado

Esse nicho de mercado está sempre em desenvolvimento, com novos produtos sendo lançados, novas descobertas, fórmulas otimizadas e muito mais.

Portanto, não é possível estar nesse segmento e não se atualizar.

Além de encontrar novos produtos e oportunidades de negócio, se informar sobre as tendências gera insights muito valiosos para criar conteúdos relevantes para seus clientes, gerando credibilidade e se posicionando como uma autoridade em sua área de atuação.

Vender suplementos alimentares é uma excelente oportunidade para empreendedores online. Existem muitas vantagens para aqueles que se dedicam a esse ramo, assim como muitas responsabilidades, já que é uma área voltada para cuidado e saúde.

As boas práticas são muito importantes para saber como se destacar no mercado e conquistar bons resultados nesse ambiente tão competitivo.

Portanto, não se esqueça de colocar as boas práticas em ação, buscar parcerias estratégicas e manter-se atualizado sobre o mercado, a fim de obter bons resultados ao vender suplementos.

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