Para quem quer investir em um e-commerce voltado para o mundo da moda, o marketplace Dafiti é o lugar! Considerada a maior loja virtual de moda e estilo de vida da América Latina, a Dafiti conta com filiais na Argentina, no Chile e na Colômbia.
Neste artigo, você encontrará informações importantes para começar a vender nessa plataforma, como as categorias disponíveis, os diferenciais e benefícios e quais passos deve seguir para se cadastrar. Continue a leitura para conferir!
O que posso vender no marketplace Dafiti?
A Dafiti abrange diversos segmentos. São eles:
- acessórios femininos;
- acessórios masculinos;
- beleza;
- calçados femininos;
- calçados infantis;
- calçados masculinos;
- esportes;
- home — decoração e utilidades domésticas;
- móveis;
- móveis infantis;
- vestuário feminino;
- vestuário infantil;
- vestuário masculino.
Quais são os diferenciais e benefícios da plataforma?
A relação entre custo e benefício proporcionada pelo marketplace costuma ser positiva. Com relação aos valores pagos à Dafiti, por exemplo, serão comissões cobradas apenas quando uma venda for concretizada.
Uma parte que costuma ser trabalhosa para quem tem um negócio é relacionada ao atendimento e ao marketing. Porém, com isso você não precisa se preocupar: a Dafiti fica responsável por esses pontos, e você pode manter o seu foco nas vendas — você controla os preços dos produtos e o estoque.
Com uma empresa que tem expertise no mercado, é possível reforçar sua presença online para uma audiência ampla. Como informamos no início do artigo, a Dafiti é o maior e-commerce de moda do Brasil. Veja alguns dados que mostram a grandeza desse marketplace:
- usuários únicos: 30 milhões/mês;
- pageviews: 230 milhões/mês;
- assinantes da newsletter: 10,5 milhões;
- seguidores no Facebook: 13 milhões;
- seguidores no Instagram: 3,5 milhões.
Um diferencial interessante da Dafiti são as orientações de moda e performance oferecidas. Isso pode proporcionar uma melhor construção de estratégia para alavancar sua atuação no mercado.
Com relação à performance, por exemplo, informações de Big Data são apresentadas ao lojista, como:
- estudos demográficos;
- dados de frete;
- perfil do consumidor;
- canal de origem;
- formas de pagamento;
- próximas compras;
- diferencial competitivo;
- hábitos de consumo;
- intenção de compra;
- percepção de marca.
Como começar a vender no marketplace Dafiti?
A seguir, saiba como se tornar um parceiro da Dafiti.
Reunir a documentação necessária
O primeiro passo para começar a vender é providenciar a seguinte documentação:
- cartão CNPJ;
- Contrato Social ou Estatuto Social;
- documento bancário com CNPJ, Razão Social e dados da conta do lojista para realização de pagamentos;
- Inscrição Estadual ou declaração do regime de tributação adotado;
- SINTEGRA;
- termo de adesão ao contrato.
Preencher o formulário
Você deverá realizar o cadastro por meio de um formulário disponibilizado no site da Dafiti. As seguintes informações são solicitadas:
- Nome Fantasia;
- Razão social;
- CNPJ;
- contato comercial;
- e-mail;
- site (se você ainda não tiver uma loja virtual ativa, é possível cadastrar o link do seu catálogo virtual);
- categorias (você deverá escolher em quais categorias — aquelas que citamos no início do artigo — deseja vender);
- presença em outros marketplaces (será preciso indicar se seu negócio está ativo em outros marketplaces, como Amazon, Google, Magazine Luiza etc.);
- forma de integração (para que você consiga vender na Dafiti, sua loja virtual deverá estar integrada a esse marketplace).
Realizar a integração
A integração é muito relevante e você deverá ficar atento ao correto cadastramento dos produtos.
Como inserir anúncios
Você encontrará uma série de opções para transferir os anúncios do seu e-commerce para o marketplace Dafiti, tais como: selecionar todos os produtos do seu e-commerce, selecionar itens manualmente e selecionar uma ou mais marcas.
Também será definida a regra de preço, com as seguintes opções: preço igual ao da sua loja, acréscimo ou desconto — em porcentagem ou reais.
Como relacionar anúncios, características, categorias e marcas
Para que a integração ocorra de maneira satisfatória, é necessário que não somente as ofertas estejam equiparadas entre uma plataforma e outra, mas também que você as relacione corretamente.
Isso se dá seguinte forma: informar quais anúncios, características, categorias e marcas X correspondem aos anúncios, às características, categorias e marcas Y do marketplace Dafiti.
No caso das características, por exemplo, você poderá parear cor com cor. Com relação às marcas, pode ser que você trabalhe com produtos de fabricação própria ou de alguma marca que ainda não esteja disponível para relacionamento. Em casos assim, entre em contato com a Dafiti e verifique a possibilidade de inclusão.
Edições gerais
As edições permitem a configuração de itens para uma integração bem-sucedida. Pontos como estoque, preço de venda e origem dos produtos são definidos.
Lista de produtos selecionados
Essa etapa é voltada para a confirmação de que o processo de relacionamento das ofertas com os produtos ocorreu — ou não — da maneira correta.
É importante atentar para o salvamento das informações, de forma que você não perca todo o trabalho realizado a cada ação feita.
Qualidade das fotos
Mesmo não sendo referente ao processo de integração em si, um ponto importante nas vendas online é a apresentação dos produtos, e a qualidade das fotos inseridas entra aqui.
O marketplace Dafiti exige a inserção de fotos com fundo branco ou cinza. Além disso, é necessário ficar atento à qualidade das fotos e à adequada apresentação dos itens, incluindo o destaque a detalhes que podem ser relevantes para os clientes.
Assim que o seu cadastro for aprovado, os itens cadastrados serão automaticamente colocados à venda. Você será responsável pela logística e entrega dos produtos e emissão das notas fiscais. A Dafiti cuidará de todo atendimento ao cliente e o manterá informado sobre o status de cada pedido.
Caso você tenha ficado interessado em ser parceiro do marketplace Dafiti, reúna já a documentação necessária, faça seu cadastro, a integração da sua loja online com a plataforma e prepare-se para as vendas! Se gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Assim, você também ajuda os seus colegas lojistas.