A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (28) uma nova funcionalidade do ChatGPT que permite aos usuários buscar e receber recomendações de produtos diretamente na interface da ferramenta.
O recurso já está disponível para todos os usuários do modelo GPT-4o, inclusive para quem não tem conta na plataforma.
A novidade permite aos usuários buscar e explorar sugestões de compras diretamente na interface do chatbot, como se estivessem conversando com um consultor virtual.
Apesar de o processo de compra ainda ocorrer fora do ChatGPT, a ferramenta funciona como uma vitrine interativa e personalizada, exibindo produtos com base nas preferências e no histórico de interação do usuário com o chatbot.
A funcionalidade cobre segmentos como moda, beleza, casa e eletrônicos.
➞ Assista agora ao vídeo oficial divulgado pela OpenAI em seu perfil no X
Tudo isso sem anúncios e sem comissões envolvidas, segundo a própria OpenAI, as recomendações são geradas com base em metadados fornecidos por terceiros, como avaliações e preços.
O grande diferencial está na forma de interação. Ao invés de digitar palavras-chave, como em buscadores tradicionais, o usuário pode fazer perguntas em linguagem natural, como: “quero uma máquina de café expresso boa que custe menos que R$200”.
O ChatGPT então apresenta sugestões refinadas, baseadas nas especificações da pergunta.

Mais personalização no futuro
Futuramente, será possível personalizar ainda mais os critérios de busca. O usuário poderá priorizar, por exemplo, o tom das avaliações, o grau de detalhamento ou até a reputação das fontes das recomendações, tornando a experiência ainda mais alinhada ao perfil do consumidor.
Esse lançamento acontece em meio à corrida pelo protagonismo no setor de Inteligência Artificial.
Com a atualização, o ChatGPT dá mais um passo para se consolidar como uma ferramenta multifuncional, que integra assistente virtual, buscador inteligente e, agora, consultor de compras.
Mais personalização no futuro
Futuramente, será possível personalizar ainda mais os critérios de busca. O usuário poderá priorizar, por exemplo, o tom das avaliações, o grau de detalhamento ou até a reputação das fontes das recomendações, tornando a experiência ainda mais alinhada ao perfil do consumidor.
Esse lançamento acontece em meio à corrida pelo protagonismo no setor de Inteligência Artificial.
Com a atualização, o ChatGPT dá mais um passo para se consolidar como uma ferramenta multifuncional, que integra assistente virtual, buscador inteligente e, agora, consultor de compras.
Oportunidade para e-commerces
O novo passo do ChatGPT acende um alerta e uma chance para donos de lojas virtuais.
Ainda em fase de testes, o sistema deve integrar no futuro um Merchant Center, que permitirá aos lojistas cadastrar diretamente seus produtos. O formulário de interesse já está disponível.
Especialistas alertam que é hora de preparar suas páginas de produto com descrições completas e acessíveis ao robô da OpenAI.
Isso pode garantir um bom posicionamento e tráfego assim que a ferramenta estiver plenamente integrada.
O lançamento reforça o movimento da OpenAI em transformar o ChatGPT em uma plataforma multifuncional, unindo assistente, buscador e, agora, consultor de compras.
Conteúdos que podem te interessar:
➞ Inteligência artificial no e-commerce
➞ O que é ChatGPT: como usar a ferramenta
➞ Varejo 4.0: os desafios desse novo varejo