Como Vender na Black Friday: estratégias infalíveis para aproveitar a data em 2024

Para vender na Black Friday, você precisa se planejar com antecedência. Negocie com fornecedores, abasteça seu estoque, crie promoções reais e invista na divulgação. Conte com uma plataforma confiável, faça boas fotos e boas descrições de produtos, além de prestar atenção nas condições de frete que serão ofertadas. Garantir uma logística eficiente também fará toda a diferença na experiência de compra dos seus clientes.
a imagem mostra sacolas de lojas cheias de produtos vendidos na Black Friday.

Principais tópicos

Tradicionalmente, com a chegada do mês de novembro, muitos brasileiros já ficam na expectativa de quando será a data da promoção mais importante do varejo.

No entanto, se você é lojista já deve saber da importância de preparar seu e-commerce para vender na Black Friday.

O evento que acontece todos os anos é uma excelente oportunidade para as marcas aumentarem as vendas, fortalecerem seu branding e conquistarem novos clientes.

A data é sempre muito esperada, tanto para lojistas, que buscam aumentar suas vendas, quanto pelos consumidores, que desejam aproveitar os descontos. 

Mas, para que o evento seja um verdadeiro sucesso, o lojista precisa fazer um planejamento antecipado e considerar vários fatores.

Neste post, vamos dar dicas de quais ações podem ser realizadas para se destacar e vender na Black Friday em 2024!

Aproveite a leitura!

Como foi a Black Friday em 2023

A Black Friday, que teve sua origem na EUA faz um grande sucesso no Brasil e movimenta bilhões todos os anos.

Em 2023, a experctativa pela data mais esperada do varejo estava alta, uma pena que os números mostraram um cenário mais conservador.

Segundo uma análise divulgada pelo Portal E-commerce Brasil, o crescimento esperado para 2023 era de 12%, mas isso não aconteceu.

No ano passado o faturamento da Black Friday no e-commerce ficou em R$ 5,23 bilhões, representando uma queda de 15,1% em comparação com o ano anterior (2022).

Número de pedidos da Black Friday 2023

Em relação ao número de pedidos, a queda foi ainda maior, representando 17,6%, com 8,21 milhões de pedidos.

Ticket Médio da Black Friday 2023

Apesar disso, o ticket médio subiu 1,7% em comparação com 2022.

Assim, o valor médio dos pedidos ficou em R$ 636,66.

Depois de analisar todos esses dados você deve estar se perguntando, será que ainda vale a pena vender na Black Friday?

A resposta é um sonoro SIM!

O que vale ressaltar que a Black Friday não é mais uma novidade para o consumidor, dessa forma, o consumidor está mais maduro, mais seletivo com aquilo que deseja comprar.

O que não quer dizer que ele não esteja aberto a ofertas reais e significativas.

Desse modo, confira como preparar sua loja virtual, e por que não também a sua loja física, para essa data tão esperada do varejo brasileiro.

Expectativas para a Black Friday de 2024

Mesmo com números que não refletem otimismo, a expectativa para a Black Friday deste ano é bastante alta.

Segundo uma pesquisa divulgada pela plataforma Gente, da Globo, sentimentos que melhor descrevem as expectativas das pessoas para os próximos meses de 2024 são:

  • Otimismo;
  • Confiança;
  • Esperança.

Na prática isso significa que o cenário para a Black Friday de 2024 é bastante confiante.

Uma vez 50% dos consumidores respondentes, acreditam que a sua relação financeira deve melhorar no segundo semestre de 2024.

O principal motivo: deverão ter quitado as dívidas.

Ainda segundo a mesma pesquisa divulgada pela Globo, 39% dos entrevistados estão se planejando para comprar na Black Friday de 2024.

Outro dado super relevante que a pesquisa mostrou é que desses entrevistados, quase 50% deles começa a pesquisar as ofertas com 1 mês ou mais de antecedência.

Está é a importância de não menosprezar essa grande data para o varejo, seja qual for o tamanho da sua loja.

A seguir, vamos dar dicas práticas de como preparar sua loja para vender MUITO na Black Friday!

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Como preparar sua loja para vender na Black Friday?

1. Se planeje

Fazer um planejamento estratégico, é um dos passos mais importantes para se preparar para a data que mais vende no Brasil.

Considerar questões como estratégia de preço, frete grátis, seleção de produtos, preparação de funcionários para atender à demanda, e muito mais, são decisões importantes.

E claro, essas decisões demandam muito tempo, por isso é importante planejar quais serão as suas ações, com um bom tempo de antecedência.

Pontos que você deve considerar na hora de fazer seu planejamento:

  • Negociação com fornecedores a fim de atender a demanda que virá;
  • Seleção de produtos, descontos e planejamento de estoque;
  • Criação de promoções reais e que fidelizem os clientes;
  • Atenção a logística de frete que será oferecida durante a Black Friday; 
  • Capacitação da equipe de atendimento e pós venda.

Não se antecipar não vai prejudicar apenas as vendas de seu negócio, mas a reputação de sua marca.

De nada adianta oferecer um produto com um excelente custo-benefício, mas não abastecer o estoque ou atrasar a entrega para o cliente. 

Somente com um bom plano de ação, seu negócio terá os resultados esperados e não espere para fazer isso aos 45 do segundo tempo, faça tudo com calma para não perder depois.

Entre em contato com os fornecedores

Para vender mais na Black Friday, o estoque precisa estar abastecido. Não adianta ter bons produtos em promoção, mas poucas unidades disponíveis.

Por isso, é importante entrar em contato com os fornecedores de sua loja e negociar um bom desconto. Entretanto, conseguir isso pode ser um trabalho demorado.

Por esse motivo, as negociações devem começar já! Nem pense em deixar uma questão tão imprescindível para depois.

Planeje seu estoque

A Black Friday é uma excelente oportunidade para vender produtos que estão “encalhados” e renovar o estoque. Por isso, o planejamento do estoque deve ser feito, pelo menos, com 2 meses de antecedência. 

É imperativo organizar tanto a quantidade quanto a variedade de mercadorias que serão ofertadas com desconto.

O estoque deve ser abastecido com produtos mais vendidos, uma vez que em épocas sazonais, a procura por eles é maior.

Crie  promoções reais

Muitas pessoas ainda consideram a Black Friday uma verdadeira fraude.

Isso porque é bastante comum lojistas aumentarem o preço do produto perto da data do evento e, com o desconto, a mercadoria acaba tendo mesmo valor de antes. 

Nesses casos, o consumidor acaba levando “gato por lebre”, pois não recebe nenhuma vantagem na compra.

Se seu e-commerce não quer perder a credibilidade e ter bons resultados nesta data, crie promoções verdadeiras, que sejam realmente vantajosas para o consumidor e nem pense em maquiar os preços. 

Invista em divulgação

Durante a Black Friday, os clientes são bombardeados com anúncios de todos os tipos e de diversos produtos.

Considerando isso, para atingir seu público, é necessário o investimento em publicidade online. 

Com tantas lojas virtuais participando do evento, como o consumidor vai chegar ao seu e-commerce, se não visualizar anúncio nas principais redes sociais?

Para que sua propaganda seja eficiente, é importante definir um orçamento e os canais de comunicação que serão utilizados para as estratégias de marketing.

Use uma plataforma confiável

Para vender na Black Friday, é obrigatório deixar os processos online bem estruturados.

A plataforma da sua loja virtual deve ser robusta e estável para atender aos acessos, que aumentam sempre. 

Como sabemos a experiência de compra é um dos principais fatores de compra online.

Pensando nisso, além de contar com uma boa plataforma de e-commerce, é importante ter um layout personalizado, com um design que priorize a experiência em dispositivos móveis.

Uma vez que a maioria das pessoas acessa e faz compras através dos celular.

Capriche nas descrições dos produtos

Os produtos devem ter descrições completas, fotos de boa qualidade, em alta resolução.

A comunicação com o cliente precisa ser clara, e ele já deve estar ciente da data de entrega de suas compras antes de finalizar a transação.

De entemão, disponha todas as informações no site de forma clara, para assim evitar transtornos futuros. 

Cuide da logística de frete e facilite os processos de devolução

Quem já trabalha com e-commerce, há um bom tempo sabe da importância do processo de logística para o sucesso das vendas.

Durante a Black Friday, o setor merece atenção especial.

A importância do frete na Black Friday

O frete grátis continua sendo um decisor de compra para a maioria das pessoas que comprar online.

Para termos uma ideia de como a modalidade de frete grátis é importante, segundo a mesma pesquisa divulgada pela plataforma Gente, 41% dos entrevistados no panorama da Black Friday afirmam que a condição do frete grátis fariam com que eles baixassem um aplicativo para a Black Friday.

E dentre os respondentes, 55% consideram o frete grátis, um motivo para escolher entre uma loja em detrimento de outra.

Deu pra entender como o frete grátis é importante para o consumidor brasileiro?

Atenção redobrada nos prazos de entrega

Como se trata de uma data atípica, os prazos de entrega acordados devem ser cumpridos e é interessante contar com vários tipos de frete na loja virtual.

De modo que o cliente escolha o mais viável para ele. 

Além disso, é importante cuidar da embalagem dos produtos para que eles não danifiquem durante o transporte.

Facilitar o processo de devolução e troca de mercadorias é outro ponto que merece atenção, pois, com um número maior de vendas, esse tipo de ocorrência também tende a aumentar.

Precifique dentro das possibilidades da empresa

Precificar produtos corretamente é um grande desafio.

Em períodos sazonais, como Black Friday, isso se torna ainda mais complexo.

Para chegar a um valor interessante tanto para consumidor como para a loja, é preciso considerar os custos operacionais do produto e as despesas recorrentes, além da margem de lucro.

Claro que, neste período, sua margem de lucro pode ser menor, pois esse fator é compensado pelo número maior de vendas.

Mas colocar preços muito baixos somente para vender é um erro que deve ser evitado. 

Disponibilize mais de uma condição de pagamento

As compras via cartão de crédito são muito comuns, mas nem todos utilizam cartão de crédito para fazer compras. 

Então, para atingir um número maior de pessoas, ofereça outras condições de pagamento.

Há diversas opções no mercado mas as mais comuns são: boleto bancário, cartão de crédito, débito em conta e PIX o pagamento que veio para facilitar a vida das pessoas. 

Oferecer flexibilidade no pagamento é uma oportunidade de aumentar o volume de vendas e conseguir novos clientes.

Treine sua equipe de atendimento

A qualidade do atendimento é um dos fatores que mais pesa na decisão de compra do cliente.

É comum o consumidor pagar até mais caro em uma loja porque ficou satisfeito com a forma pela qual foi atendido.

Atender bem é obrigatório em lojas online também. Então, é importante que as dúvidas do cliente sejam respondidas e as possíveis intercorrências solucionadas em tempo hábil.

O atendente deve procurar entender as necessidades do cliente e oferecer a melhor solução sempre.

Tenha uma estratégia de pós-venda

Apesar do sucesso nas vendas durante este período, é comum que as lojas se esqueçam de buscar feedback dos clientes.

Se você quer destacar seu e-commerce entre a concorrência, não perca a oportunidade de entrar em contato com seus consumidores no pós-Black Friday.

Este é o momento ideal para fazer pesquisas sobre a qualidade no atendimento, satisfação do cliente com a qualidade do produto , os prazos de entrega e diversos outros fatores.

Com as respostas dos clientes em mãos, você consegue identificar gargalos e traçar estratégias para resolver essas questões na próxima edição da Black Friday.

Além disso, realizar o pós-venda é uma forma de fortalecer sua marca e melhorar o relacionamento de seu negócio com o público.

Como se destacar da concorrência nesta Black Friday?

Neste período, os lojistas do país inteiro estão querendo chamar a atenção do consumidor, e nós sabemos como a concorrência no e-commerce é acirrada.

Então, se você quer ter um bom volume de vendas, deve sair à frente da concorrência.

Veja, a seguir, as sugestões que trouxemos para você!

Invista nas Live Shops

Seja qual for o seu nicho de atuação, investir em Live Shops é uma excelente forma de conquistar o público que deseja comprar na Black Friday.

Ainda segundo a pesquisa divulgada pela plataforma Gente, dos 3.000 respondentes que pretendem comprar na Black Friday, 66% assistiram programas de vendas para a Black Friday, tanto na TV aberta quanto na TV por assinatura.

Aqui é muito importante lembrar que é a plataforma Tray possibilita o recurso de Live Shop, que na prática, permite a realização de Lives diretamente da sua loja virtual, tudo isso com carrinho integrado e controle total dos produtos apresentados na tela.

Imagine oferecer essa experiência emersiva para seus clientes?

Um diferencial e tanto para quem vende online e deseja aproveitar o Boom das Live Shops para alavancar as vendas!

E não pense você que o recurso de Live Shop funciona apenas com nicho de moda.

Seja qual for o nicho de produto que você vende, pode utilizar esse recurso exclusivo da Tray na sua estratégia de vendas.

Um exemplo disso é a loja Zig Online, que fazia lives nas redes sociais da marca para promover picos de vendas no seu e-commerce.

O recurso de Live Shop integrado diretamente na plataforma da loja virtual, facilitou muito as vendas e fortaleceu ainda mais a loja que é especialista em lustres, pendentes e artigos para iluminação.

Veja um print de como funciona a Live Shop dentro da loja virtual:

a imagem mostra o proprietário da Loja Zig Online realizando uma live Shop diretamente da sua loja virtual. Ele utiliza o recurso de Live Shop da Tray;

Crie campanhas de desconto

Saber como se preparar para vender na Black Friday é um grande desafio para empreendedores.

Um dos pontos que geram maior dúvida são as campanhas de desconto.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas para você conseguir destaque no “grande dia”.

Acompanhe!

Elabore uma Landing Page

Depois de já ter definido quais serão os seus diferenciais para a Black Friday, criar uma estratégia para captação de leads para possíveis envios de E-mail Marketing com as ofertas, é um grande diferencial. 

Os consumidores tanto já aguardam a Black Friday como já sabem quais produtos querem comprar na data.

Então, eles aproveitam para pesquisar quais lojas vão participar do evento para não perder o desconto. 

Aí está uma excelente oportunidade para criar iscas digitais e coletar informações de seu público. 

Contudo, crie a página com antecedência.

Pois, dessa forma, você poderá enviar e-mail marketing lembrando o público de que a Black Friday está chegando, quais serão os descontos aplicados e gerando expectativas no seus cliente. 

Aproveite a data para incentivar o cross-selling

Essa estratégia consiste em oferecer descontos progressivos para compra de produtos que estão relacionados.

Se o cliente comprou um par de sapatos e adicionou 2 pares de meia ao carrinho, a loja pode oferecer descontos para as mercadorias relacionadas, que, nesse caso, são as meias.

Uma estratégia interessante para aumentar as vendas é unir os produtos relacionados que são campeões de vendas com aqueles que estão parados no estoque há muito tempo.

Dessa forma, sua loja aumenta o faturamento e vende as mercadorias encalhadas.

Crie promoções especiais para clientes que já compram na sua loja

Conquistar novos clientes é importante, mas manter aqueles que são fiéis ao seu negócio é mais ainda. Então, aproveite esta data atípica para oferecer promoções especiais para eles.

Vale disponibilizar cupons com um desconto maior até um preço especial naquele produto que não entraria em promoção.

Esse tipo de estratégia melhora a imagem da marca na cabeça do consumidor, o que influencia em decisões de compra futuras.

Quais erros devem ser evitados durante a Black Friday?

Como já citamos ao longo do post, os brasileiros estão mais maduros quando o assunto é Black Friday e muitos ainda consideram esta data uma “black fraude”.

Um dos principais motivos são os descontos irreais e as porcentagens de desconto tão baixas que mais parecem piada. 

Outro erro bastante comum é não oferecer descontos interessantes para os produtos mais vendidos.

Quando isso acontece, o consumidor entende que a loja não está preocupada em agradar ao cliente, mas somente em ter lucros.

Pecar no atendimento e ter um site instável, que demora a carregar ou sai do ar, são outros erros graves e que devem ser evitados. 

Então você já sabe? Se a sua loja quer vender na Black Friday e ganhar a credibilidade do cliente, não cometa esse tipo de erro.

Lembre-se de que, pior que ter prejuízos financeiros, é ter a imagem de seu negócio comprometida, pois é muito difícil ganhar a confiança do consumidor novamente.

Este post foi suficiente para ajudar você a se destacar e vender muito na Black Friday? 

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