Criar uma boa estratégia de marketing é realmente muito vantajoso para uma loja virtual. Saiba mais a respeito a seguir!
Ter presença online hoje em dia é essencial, não é mesmo? Veja bem: 89% dos usuários da internet pesquisam online os produtos que querem comprar, de acordo com a We Are Social.
Dessa forma, é imprescindível ter uma boa estratégia de marketing para o seu e-commerce.
Ainda mais em se pensar que as pessoas passam mais de 9 horas online e quase 4 horas nas redes sociais. Isto é, se boa parte do dia seus clientes passam no Instagram e no Facebook, obviamente, é lá que a sua marca também deve estar.
Por isso, hoje vim mostrar um pouco mais sobre as vantagens de se criar uma boa estratégia de marketing, e assim, te convencer a realizar as melhores ações para dar um super boost em seus resultados e em suas vendas.
Vamos lá? É só acompanhar a leitura:
Como apostar em marketing?
Uma boa estratégia de marketing utiliza de vários canais, como blogs, sites, e-mail, técnicas de SEO e redes sociais. São inúmeras ações que visam encontrar soluções e alcançar o seu cliente em potencial. Tudo para aumentar a conversão e gerar vendas para o seu e-commerce.
No mundo do marketing tradicional, temos os seguintes “P”s como premissa:
- produto;
- preço;
- praça;
- promoção;
- pessoas.
Porém, com a chegada da internet, foi preciso pensar em mais 3 “P”s: processos; posicionamento e performance. Isso porque no marketing digital, a possibilidade de mensuração dos resultados e construção de relacionamento com o cliente é incrivelmente muito maior.
Agora vou te mostrar as grandes vantagens de apostar em estratégias de marketing digital para melhorar as vendas da sua loja virtual:
Vantagens de criar uma boa estratégia de marketing
Mensuração de Resultados
A mensuração de resultados é realmente uma grande vantagem das estratégias de marketing, porque, por meio dela, é possível analisar os mais variados dados e resultados das suas ações, sejam elas campanhas patrocinadas ou os posts das suas redes.
Quando você faz uma publicação, um banner, por exemplo, ou quando a compra do seu cliente é colocada no carrinho e ainda outros dados como estes, tudo isso pode ser mensurado e coletado dados para guiar as próximas ações.
Autoridade no Mercado
Sabe quando alguém fala para você que vai comprar achocolatado chega a ser até estranho, não é mesmo? Isso porque, culturalmente já esperamos que a pessoa vá comprar Nescau.
Isso que a Nestlé fez com o Nescau foi um grande trabalho de branding. Ou seja, eles tornaram a marca uma grande autoridade no ramo. Tanto que é automática a lembrança do seu nome.
Mas, para chegar a esse patamar, é preciso trabalhar muito com boas estratégias de marketing. Tudo isso para se tornar uma referência e ficar na memória do seu consumidor.
Relacionamento e engajamento com o seu público
Uma boa estratégia de marketing consegue construir um ótimo relacionamento com o seu público. Essa grande vantagem que o marketing pode oferecer para o seu e-commerce é muito importante no mundo online.
Cada mensagem trocada com seus clientes no direct, ou cada e-mail que o seu cliente abriu e clicou no botão que direciona para o seu site é incrivelmente especial para o seu cliente. E isso faz com que a relação dele com a sua marca se fortaleça e se aproxime ainda mais.
A Netflix, por exemplo, faz um trabalho incrível com boas estratégias de marketing para se aproximar do público. A rede de filmes em streaming está sempre postando em suas redes sociais e respondendo personalizadamente os comentários dos seus seguidores.
Você já acessou o twitter da Netflix? Dá só uma conferida para entender do que estou falando. Inclusive, os conteúdos também são muito criativos.
Direcionamento da Jornada de Compra
Nem sempre entendemos o porquê que o cliente entra em nossa loja física sem levar nada, concorda? Por que será que ele saiu? O que ele estava procurando?
Contudo, quando se adota uma boa estratégia de marketing em lojas virtuais é possível entender tudo isso. Isto é, é possível compreender a jornada de compra do seu cliente, e criar caminhos para que ele se sinta persuadido a realmente finalizar a compra.
Por exemplo, na jornada de compra do seu cliente é possível detectar em que momento ele não finalizou a compra. Foi no momento de preencher o formulário? Foi no momento de escolher os produtos?
Percebendo esses detalhes você é capaz de melhorar a usabilidade do seu site e a experiência que o usuário tem dentro dele. Tudo para, claro, te ajudar a aumentar ainda mais a taxa de conversão.
Segmentação do público
Quantas pessoas que entraram e saíram de sua loja física você conseguiu pegar um contato para voltar a se comunicar com ela depois? Provavelmente nenhuma ou muito poucas, correto?
Em uma loja virtual com uma boa estratégia de marketing é possível coletar dados como nome, idade, interesses do cliente ao preencher os formulários. Com essas informações, você tem uma melhor noção de quem é o seu cliente, criando promoções e conteúdos personalizados para os mesmos.
Remarketing
Olha, posso até arriscar aqui em dizer que duvido que seus colaboradores consigam sair porta afora correndo atrás dos clientes que não compraram nada em suas lojas físicas. Claro que, brincadeiras à parte, isso é um trabalho praticamente impossível para qualquer pessoa.
Mas, no mundo virtual é possível e ainda bem fácil quando se faz um bom trabalho de marketing. Com o remarketing, é possível sempre lembrar o seu cliente daquele produto que ele viu em seu site e não chegou a comprar, seja com anúncios, pop ups ou e-mails.
Contudo, é preciso primeiramente contar com uma boa equipe de marketing digital para conseguir realizar perfeitamente todas essas ações.
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