No Dia das Mães, celebrado no último dia 9 de maio, convidamos algumas mamães empreendedoras para contar um pouco sobre suas histórias profissionais, embaladas pela dádiva da maternidade.
O resultado? Foi incrível. Acompanhe relatos de mães fortes, guerreiras, cuidadosas, dedicadas, empreendedoras Tray.
Carina: mãe do Daniel e empresária da loja Dani Presentes
Depois de anos dedicados à área de Atendimento ao Cliente em uma empresa provedora de Internet, Carina decidiu empreender, e em 2011, junto de seu marido, mergulhou de cabeça no universo do e-commerce. Com muita dedicação, estudos e esforços, ambos colheram ótimos resultados durante anos.

Após 3 anos do início de seu e-commerce, Carina viu suas prioridades tomarem um novo rumo, afinal, o Daniel estava a caminho. O foco no e-commerce havia se tornado todinho de seu pequeno, pois, para ela, era difícil retornar ao mercado e deixar o seu filho tão pequeno e indefeso em uma escolinha. À princípio, essa não era uma opção.
Porém, com o Daniel maior, voltou com tudo a dedicar-se à sua loja, repaginando-a por completo. Com a parceria de seu marido, redesenharam a loja, mudaram o nome, logotipo, produtos ofertados, fornecedores, tudo com muito trabalho e dedicação.
Para Carina, seu principal desafio como mãe, esposa, mulher e empreendedora era querer dar conta de tudo, mesmo não sendo possível. Então, planejar-se, definir prioridades, metas, era fundamental.
Com isso, em meio a tantos desafios e prazeres, ela sempre persistiu, e hoje colhe os frutos ao combinar qualidade de vida e tempo com a família, suas principais motivações.
Para as mamães que desejam empreender, Carina reforçou a necessidade de definir prioridades e de cuidar-se, pois isso refletirá na vida em família.
Lorena: mãe da Antonella e do Lorenzo, e empresária da loja Mimos de Lolo
Lorena também compartilhou com a gente sua história no e-commerce e falou sobre os desafios e as satisfações de ser mãe e empreendedora. Enfermeira de UTI neonatal, entrou para o e-commerce depois do nascimento de sua filha, Antonella.
Depois de algumas dificuldades enfrentadas no período pós-gravidez de sua primeira filha, viu a possibilidade de se reerguer ao se dedicar ao mercado digital, fazendo daquilo uma imensa superação própria. Começou pequena, com alguns produtos do ramo infantil, e hoje sua loja online já atende o Brasil todo.
Apaixonada por crianças, busca sempre enfrentar os desafios de ser mãe e empreendedora com muita motivação, dividindo suas energias para conciliar o negócio e a maternidade, agora em dose dupla, com a chegada recente de Lorenzo.

Com o tempo, Lorena aprendeu a gerir melhor o seu tempo, arrumando um tempinho para descansar e também buscar conhecimento. A liberdade de conduzir o seu negócio sem pressão e ainda ter tempo para estar com a família foram motivos suficientes para ela empreender, e que têm mudado sua vida desde então.
Emiliana: mãe da Ana Emília e do Gabriel, e empresária da loja Emile Móveis
Ser mãe e empreendedora exige muita dedicação, e a Emiliana, mãe da Ana Emília e do Gabriel, nos mostrou isso. Motivada pela vontade de ser financeiramente independente, graduou-se em duas faculdades, a primeira de Ciências Contábeis e a segunda de Direito.
Quando estava finalizando o curso de Ciências Contábeis, engravidou de Ana Emília, e ao final do curso de Direito, engravidou de seu segundo filho, Gabriel. Neste momento, ela decidiu engavetar seus diplomas e dedicar-se aos seus filhos ainda novos.

Alguns anos depois, Emiliana decidiu acompanhar o marido, transferido de cidade para trabalho, e motivada a começar algo próprio, teve a ideia de abrir uma loja virtual de móveis, mergulhando de cabeça no mundo digital para aprender tudo sobre seu segmento.
Determinada a fazer o seu negócio online prosperar, entrou para o e-commerce em 2008, conciliando a maternidade com horas de estudos, trabalho e muita dedicação.
Conciliar atenção aos filhos, à família e ao negócio não é tarefa fácil, mas, sim, gratificante. Mesmo sabendo que teria bastante trabalho pela frente, ela sempre acreditou que poderia cuidar de seus filhos, conquistar espaços e garantir sua tão sonhada independência financeira.
Persistente em seus sonhos, Emiliana nunca desistiu, e por mais que o caminho exigisse muito dela, ela buscou se superar todos os dias em direção aos seus objetivos. Para as mães empreendedoras, sigam sempre fortes e nunca desistam de seus objetivos.
Suzana, mãe do Alan Matheus e empresária da loja ArtStones
Se o assunto é dar a volta por cima, Suzana, mãe do Alan Matheus, é mestre. Mesmo em meio a decisões e escolhas muito difíceis na vida, ela não se abalou, confiou e apostou fortemente em seu perfil empreendedor antes mesmo de ficar grávida.
Um pouco antes do nascimento do seu filho, viu sua vida mudar completamente, e frente a inúmeras turbulências e grandes desafios, teve que se reinventar sozinha. No começo, dedicou-se ao pequeno que tinha acabado de nascer, e com o tempo foi reconstruindo sua vida e seu negócio com muita dedicação e esforço.
Mudou-se para outra cidade, trabalhou duro, estudou muito, se dedicou dias e noites para ter uma vida digna e recuperar sua autoestima. Então, decidiu estudar Direito e se formar advogada empresarial. Entre lutas e prazeres, finalizou a graduação e abriu seu próprio escritório.
Sua vida como advogada estava indo muito bem, até que seus pais a convidaram para tocar a loja virtual que estavam montando. Ela aceitou, mas com a condição de voltar a advogar após sua formatura. E foi isso que ela fez.
Passou a formatura e não demorou muito para que Suzana conquistasse muitos clientes e se tornasse conhecida como advogada empresarial e contratual. Até quando seus pais disseram que iriam fechar a loja virtual, para que ela se dedicasse 100% de seu tempo e esforços para o escritório.
Mesmo amando sua profissão como advogada, sua vontade de empreender era maior. Diante disso, Suzana escolheu dar continuidade a loja virtual em sociedade com seus pais, a ArtStones, hoje um dos maiores e-commerces de artigos para jóias e bijuterias, que garante uma aposentadoria confortável para os pais e um futuro para o seu filho.

Com o desafio de prosperar o negócio da família, Suzana se dedicou muito, estudou, fez cursos, buscou conhecer a fundo o mercado e o segmento em que iria atuar, o produto que estava lançando, os clientes que iria atender e muito mais. Foram anos dedicados, que hoje geram bons frutos para ela e toda a família.
A maternidade trouxe a Suzana uma nova vida. O sorriso e o amor incondicional pelo seu filho eram a força necessária para superar os percalços no caminho. Mesmo pensando em desistir várias vezes, ela olhava para o seu filho, respirava e seguia.
Suzana ainda compartilhou uma mensagem para todas as mães que desejam empreender: “Não importa o quanto a vida já te tirou, quantas vezes foi preciso recomeçar, puxa forças dentro de si, junte com sua garra de mãe, acredite no seu potencial, insista, estude, profissionalize-se. A colheita é certa!”.
A Tray parabeniza, agradece e se orgulha das lindas histórias de força, superação e amor de mães empreendedoras que representam e motivam muitas outras mães espalhadas por todo Brasil.