Trabalhar com influencer é uma excelente estratégia para divulgar seus produtos na internet, aumentar a visibilidade de sua marca e gerar mais vendas para a sua loja virtual.
Isso porque muitos consumidores usam as redes sociais e passam boa parte do seu tempo consumindo conteúdo online.
Os influenciadores estão ativos em todas as mídias sociais: Instagram, YouTube e TikTok são apenas alguns exemplos.
Mas você sabe como encontrar influenciadores para a sua marca? Descubra com as nossas dicas e tire o seu e-commerce do anonimato.
O que é um influencer digital?
Um influenciador digital (ou influencer) é uma pessoa que possui uma grande audiência nas redes sociais ou em outras plataformas online.
Eles utilizam seu poder de influência para impactar o comportamento de compra ou opinião de seus seguidores.
Os influenciadores têm credibilidade e autoridade em nichos específicos, como moda, beleza, fitness, viagens, tecnologia, entre outros, e suas opiniões são altamente valorizadas pelo público.
As principais características dos influenciadores digitais são:
Autenticidade, credibilidade, engajamento, autoridade em um algum nicho específico e precisar oferecer um conteúdo criativo para manter a sua audiência interessada.
Quais são os tipos de influencer?
Você sabia que existem diversos tipos de influenciadores digitais?
Saber sobre isso, é importante na hora de escolher com qual trabalhar, afinal, eles serão os representantes da sua marca e terão que trazer retorno financeiro para sua loja.
Confira os principais tipos:
- Mega Influenciadores: Geralmente celebridades, que possuem mais de 1 milhão de seguidores e são personalidades com um grande alcance e reconhecimento.
- Macro Influenciadores: São aqueles que contam com audiências entre 100 mil e 1 milhão de seguidores e são conhecidos por gerar grande engajamento e alcance para marcas.
- Micro Influenciadores: Possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores e se destacam pelo alto nível de interação com sua audiência, o que pode gerar resultados mais efetivos em campanhas de marketing de nicho.
- Nano Influenciadores: Com menos de 10 mil seguidores, são considerados especialistas em nichos específicos e podem ser muito eficazes para atingir um público-alvo segmentado.
- Influenciadores de Autoridade: São especialistas em determinado assunto e possuem grande conhecimento e credibilidade em seu nicho, influenciando as decisões de compra e contratação de seus seguidores.
Como escolher o melhor influencer digital para seu e-commerce?
Escolher o influencer mais caro não é garantia de ter bons resultados.
Isso porque há outros pontos que devem ser observados na hora de fazer parceria com um influenciador digital.
O profissional não deve ser escolhido de acordo com seus gostos pessoais ou afinidades, mas de acordo com o público da sua marca.
Além disso, pagar mais caro não é garantia de vendas.
Às vezes, um canal pequeno pode gerar frutos melhores do que aquele que tem milhões de seguidores. Isso depende do engajamento do público.
A seguir, vamos dar algumas super dicas para você acertar na seleção de sua parceria.
Conheça o seu público-alvo
Se você tem um e-commerce de roupas infantis, não adianta trabalhar com um influencer que não tenha filhos, mesmo aqueles que tenham milhões de seguidores.
Isso porque, provavelmente, o público desse influenciador não tem interesse em seu produto. Nesse caso, é melhor fazer parceria com pessoas que criam conteúdos para mamães.
Por isso, é importante observar se os seguidores da sua marca têm o perfil ideal para seus produtos.
Dessa forma, é melhor trabalhar com um influencer menor, mas que tem seguidores com o perfil do seu público-alvo.
Liste os possíveis influencers
Não caia na tentação de escolher o primeiro influencer que te indicarem. O ideal é fazer uma lista de possíveis profissionais que têm um público com perfil de acordo com sua persona.
Faça um checklist com nome, número de seguidores e analise o conteúdo do profissional.
Não tenha pressa, caso precise peça ajuda de profissionais que já trabalham com esse tipo de parceria.
Analise os números
No ambiente online, os números são muito importantes, principalmente quando se trata em investimento em marketing de influência.
Então, não é somente a quantidade de seguidores que devem ser levados em consideração.
Os algoritmos das redes sociais também consideram o número de curtidas, visualizações e interação com o conteúdo para torná-lo relevante.
Então, não adianta um influencer ter muitos seguidores e pouca interação.
No caso do Instagram, é importante analisar a quantidade de Stories postados diariamente e o número de visualizações.
Isso porque uma simples publicação pode gerar um bom volume de vendas ou visitas no seu site em questão de horas.
Entrar em contato com o influencer
Depois de avaliar o público do possível parceiro e os números, é hora de entrar em contato com o profissional.
Você deve conversar com os “candidatos” para saber se eles já trabalharam com empresas do mesmo segmento que o seu. Isso porque o ideal é não divulgar negócios concorrentes.
Se ele já tiver trabalhado com uma marca concorrente, o período deve ser avaliado, pois se tiver sido recente, não é aconselhável fechar parceria com ele naquele momento.
O contato com o influencer também é importante para saber o valor da parceria. Cada profissional tem seu preço e você deve avaliar se seu orçamento permite trabalhar com o influenciador de seu interesse.
Estabeleça uma colaboração transparente
Nesse tipo de parceria, é ideal ter um contrato claro que fique favorável para todas as partes.
Defina as expectativas e termos da parceria, incluindo prazo, tipo de conteúdo, compensação e requisitos de marca (por exemplo, como o produto deve ser exibido).
Mas lembre-se: é importante dar ao influencer, a liberdade criativa para promover seus produtos.
Afinal, eles conhecem seu público e sabem como se conectar com ele de maneira autêntica.
Isso aumenta a credibilidade do conteúdo.
Seja claro sobre a mensagem
Comunique o que você espera da divulgação.
Explique claramente o que deseja comunicar com a campanha, se for um lançamento de produto, destaque o que o torna único.
Se for uma promoção ou desconto, seja direto ao ponto.
Peça para que ele coloque uma Chamada para ação (CTA) eficiente em todas as postagens para facilitar a compra do seguidor.
Por exemplo: “use o código XYZ para obter 20% de desconto”. Isso orienta o público sobre o que fazer a seguir.
Acompanhe os resultados
É importante acompanhar os resultados da parceria.
Utilize links de rastreamento. Esses links exclusivos te proporcionam acompanhar o desempenho de cada campanha, seja através de descontos exclusivos ou códigos de promoção.
Avalie também o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), alcance (quantas pessoas foram impactadas), cliques e vendas geradas a partir da campanha.
Isso ajudará a determinar o ROI e a efetividade da parceria.
Invista em relacionamentos duradouros
Ao invés de uma parceria pontual, cultive um relacionamento contínuo com influenciadores.
Isso pode gerar uma autenticidade maior, pois o influenciador se tornará um verdadeiro defensor da sua marca, e os seguidores percebem que o endosse é genuíno.
Parcerias de longo prazo podem resultar em aumento da lealdade do cliente e reforçar a imagem positiva da marca.
Como você viu, trabalhar com influencer pode gerar excelentes resultados para o seu negócio.
Se seu e-commerce ainda é novo, algumas publicações vão trazer bastante visibilidade para a sua empresa, além de ganhar a credibilidade e a confiança do público daquele canal.
Escolha sabiamente a sua parceria e sucesso!
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