Trabalhar com influencer é uma excelente estratégia para divulgar seus produtos na internet, aumentar a visibilidade de sua marca e gerar mais vendas para a sua loja virtual. Isso porque muitos consumidores usa as redes sociais e passa uma boa parte do seu tempo consumindo conteúdo online.
Os influenciadores estão ativos em todas as mídias sociais: Instagram, YouTube, TikTok… Enfim, onde está o público, lá está um influencer postando conteúdos que instigam seus seguidores e interagindo com eles.
Mas você sabe o que é um influencer digital? Continue a leitura que vamos te explicar e dar dicas de como contratar esse profissional para seu e-commerce. Vamos lá?
O que é um influencer digital?
Provavelmente você já viu um vídeo do Whindersson Nunes ou pelo menos já ouviu falar dele. Ele tem um canal de humor no YouTube e faz bastante sucesso com seus conteúdos. Assim como ele, os influencers são pessoas que produzem algum tipo de conteúdo na internet capaz de inspirar seus seguidores.
Eles nem sempre são artistas ou pessoas que aparecem na TV, mas têm canais de muita visibilidade. Uma só postagem gera milhares e, até mesmo, milhões de visualizações. O canal do Whindersson, por exemplo, tem mais de 40 milhões de seguidores e seus vídeos costumam bater mais de 1 milhão de visualizações.
Leia também: Digital influencers: o que são e como usá-los a favor do e-commerce?
Quais são os tipos de influencer?
Existem dois tipos de influenciadores: os macro e microinfluencers. No primeiro grupo, estão pessoas que têm milhões de seguidores e são bastante conhecidas no país, como Whindersson, Bruna Marquezine, entre tantos outros.
Já os microinfluencers são profissionais que atuam em um nicho e, por isso, têm menos seguidores. Nesse grupo, encaixam-se pessoas que postam conteúdos fitness ou para um público específico, como mães ou profissionais como dentistas.
Por que trabalhar com influencer em seu e-commerce?
De acordo com Media Insight Project, cerca de 91% dos jovens da geração millennial têm o costume de acessar conteúdos na internet, o que gera contato direto com influenciadores digitais. Então, quando uma pessoa como o Whindersson Nunes recomenda um produto, isso vai gerar milhões de visualizações.
Uma roupa ou cor de batom que a Bruna Marquezine — que tem mais de 40 milhões de seguidores apenas no Instagram — usa em suas postagens vai ter muita procura entre suas seguidoras. Então, quando uma pessoa como ela recomenda um produto, isso gera um forte impacto na decisão de compra do cliente.
Um influencer digital consegue passar credibilidade para o seu público. Então, quando ele divulga um produto ou uma marca, seus seguidores vão ficar interessados e as chances de venda aumentam. Além disso, a estratégia é uma forma de aumentar o reconhecimento de marca.
Como escolher o melhor influencer digital para seu e-commerce?
Escolher o influencer mais caro não é garantia de ter bons resultados. Isso porque há outros pontos que devem ser observados na hora de fazer parceria com um influenciador digital.
Além do mais, o profissional não deve ser escolhido de acordo com seus gostos pessoais ou afinidades, mas do público de sua marca. Além disso, pagar mais caro não é garantia de bons resultados. Um canal pequeno pode gerar frutos melhores do que aquele que tem milhões de seguidores. Isso depende do engajamento do público.
A seguir, vamos dar algumas super dicas para você acertar na seleção de sua parceria.
Conheça o seu público-alvo
Se você tem um e-commerce de roupas infantis, não adianta trabalhar com um influencer muito jovem ou que não tenha filhos, mesmo que eles tenham milhões de seguidores. Isso porque, provavelmente, o público desse influenciador não tem interesse em seu produto. Nesse caso, é melhor fazer parceria com pessoas que criam conteúdos para mamães.
Por isso, é importante observar se os seguidores da sua marca têm o perfil ideal para seus produtos. Nesse caso, é melhor trabalhar com um influencer menor, mas que tem seguidores com o perfil do seu público-alvo.
Liste os possíveis influencers
Não caia na tentação de escolher o primeiro influencer que te indicarem. O ideal é fazer uma lista de possíveis profissionais que têm um público com perfil de acordo com sua persona. Faça um checklist com nome, número de seguidores e analise o conteúdo do blogueiro.
Não tenha pressa, e se você não conhece muitos profissionais, vale pedir ajuda para amigos e conhecidos.
Analise os números
No ambiente online, os números são muito importantes, principalmente quando se trata em investimento em marketing de influência. Então, não é somente a quantidade de seguidores que devem ser levados em consideração.
Os algoritmos das redes sociais levam em consideração o número de curtidas, visualizações e interação com o conteúdo para torná-lo relevante. Então, não adianta um influencer ter muitos seguidores e pouca interação.
No caso do Instagram, é importante analisar a quantidade de Stories postados diariamente e o número de visualizações. Isso porque uma simples publicação pode gerar um bom volume de vendas ou visitas no seu site em questão de horas.
Entrar em contato com o influencer
Depois de avaliar o público do possível parceiro e os números, é hora de entrar em contato com o profissional. Você deve conversar com os “candidatos” para saber se eles trabalham ou trabalharam com empresas do mesmo segmento. Isso porque o ideal é não divulgar negócios concorrentes.
Se ele já tiver trabalhado com uma marca concorrente, o período deve ser avaliado, pois se tiver sido recente, não é aconselhável fechar parceria com ele naquele momento.
O contato com o influencer também é importante para saber o valor da parceria. Cada profissional tem seu preço e você deve avaliar se seu orçamento permite trabalhar com o influenciador de seu interesse.
Trabalhar com influencer pode gerar excelentes resultados para o seu negócio. Se seu e-commerce ainda é novo, algumas publicações vão trazer bastante visibilidade para a sua empresa, além de ganhar a credibilidade e a confiança do público daquele canal. Então, escolha sabiamente a parceria.
Ainda possui dúvidas da importância de ter um influencer na sua marca? Então confira nosso artigo: Por que fazer parcerias com os influenciadores digitais?