Tipos de campanhas do Google Ads: conheça os principais e dicas de como executá-las  

Os principais tipos de campanhas do Google Ads são: campanhas de pesquisa, campanhas de rede display, campanha em vídeo, e campanhas de Google Shopping. O Google Ads siponibiliza também campanhas para apps, campanhas discovery, campanhas locais, campanhas inteligentes e as campanhas do Google PMAX.

Principais tópicos

Conhecer todos os tipos de campanha Google Ads faz toda a diferença nas estratégias para promover sua loja virtual.

Como a maioria das pessoas faz suas pesquisas nessa plataforma, esse espaço se torna muito competitivo para anúncios.

Aproveitar essa plataforma pode ser a chave para alcançar novos clientes e se destacar no mercado.

Para que você fique por dentro desse assunto, neste guia, explicamos os principais tipos de campanhas do Google Ads e dicas que não devem ser negligenciadas para garantir que sua implementação seja um sucesso.

Vamos lá?

A importância de escolher a campanha certa no Google Ads

Ao escolher a campanha certa no Google Ads, você pode alinhar sua estratégia de marketing de maneira eficaz e impulsionar os resultados do seu negócio no ambiente digital.

Além disso, ela contribui para atingir suas metas estratégicas por meio da comunicação e do relacionamento com o cliente do seu e-commerce.

Posicionar a marca, aumentar o engajamento e chamar a atenção para produtos e serviços são objetivos que demandam planejamento cuidadoso e muito empenho.

É um trabalho que, quando bem feito, pode trazer resultados incríveis e fortalecer a conexão com os clientes.

Para maiores detalhes, logo a seguir explicamos os principais tipos de campanha Google Ads.

Quais são os tipos de campanha do Google Ads?

Veja as principais agora mesmo!

Campanhas de pesquisa

As campanhas de pesquisa são campanhas de intenção. Esses anúncios de texto que aparecem nos resultados das buscas, ajudando você a alcançar pessoas que estão intencionadas buscando aquilo que você vende no Google. 

Elas são excelentes para impulsionar vendas, gerar leads ou aumentar o tráfego do seu site, pois permitem que você exiba anúncios para clientes que estão ativamente buscando seus produtos e serviços.

Assim, para definição dos anúncios para pesquisa, o Google Ads leva em conta os ajustes de palavras-chave, público-alvo e localização.

Esses anúncios de texto podem contar com algumas extensões que os tornam mais atraentes, dependendo das configurações da campanha.

Alguns exemplos incluem as extensões de frase de destaque, extensões de local, extensões de local de afiliado e extensões de chamada.

Exemplo de campanha de pesquisa

Notem que o usuário já tem a intenção de montar uma loja virtual e está procurado sobre o tema.

As principais vantagens desse tipo de campanha do Google Ads é ser visto para o cliente em potencial que está procurando o produto ou serviço para comprar. 

Como as pessoas já tem a intenção de adquirir o produto ou serviço, quando bem feitas, as campanhas de pesquisa costumam entregar exceletes resultados. 

Veja como configurá-la de maneira prática:

  • faça o anúncio e estabeleça as palavras-chave;
  • pule itens especiais ou arquivos;
  • aborde campanhas inteligentes para uma abordagem mais fácil;

Com isso, você terá uma segmentação muito precisa e chegará até as pessoas que estão realmente em busca do que você oferece.

As principais vantagens desse tipo de campanha Google Ads incluem impulsionar suas vendas online e

Campanha de rede de display

A rede de display do Google conta com milhões de sites e aplicativos em que seus anúncios podem ser divulgados.

Nas campanhas, os elementos gráficos e o apelo visual ajudam a captar a atenção dos clientes e incentivam a interação. Dessa forma, é uma maneira eficaz de alcançar seu público em várias partes da web.

As campanhas de display são uma solução prática e inteligente para lidar com as complexidades da publicidade em display, e são uma das melhores maneiras de expandir sua base de clientes e gerar novas conversões.

Você pode usá-las para exibir anúncios em quase todos os formatos disponíveis na Rede de Display do Google.

Assim, conseguirá alcançar pessoas em todas as etapas do ciclo de compra, desde aquelas que já demonstraram interesse até aquelas que estão prestes a finalizar a compra.

os principais tipos incluem:

  • campanha padrão: oferece maior controle sobre o orçamento, a segmentação, os lances e a parte criativa;
  • campanha inteligente: otimiza seu tempo de otimização, permitindo que a inteligência artificial encontre os melhores resultados disponíveis.
  • campanha para Gmail: pode aparecer nas abas “Promoções” e “Social” da Caixa de Entrada do Gmail.

Campanha em vídeo

Essa modalidade de vídeo permite que você aborde anúncios nos vídeos no YouTube e em outras plataformas.

Nessa modalidade, a qualidade e a linguagem do seu vídeo são essenciais para obter bons resultados, além de garantir que os anúncios cheguem ao público certo.

Você pode usar vídeos da sua própria conta do YouTube nas suas campanhas de Google Ads.

Em relação à segmentação, é possível escolher por grupos demográficos, interesses, tópicos, públicos de afinidade, remarketing e outros critérios.

Essas campanhas funcionam nos seguintes formatos:

  • anúncio In-stream pulável: são exibidos durante os vídeos e oferecem a opção de serem pulados após 5 segundos;
  • anúncio In-stream não pulável: podem ter até 15 segundos e não oferecem a opção de pular o anúncio;
  • bumper Ads: formato de vídeo curto (de até 6 segundos) para atingir mais clientes e impulsionar o reconhecimento da marca;
  • anúncios Out-stream: anúncios que chegam até as pessoas em lugares onde elas costumam descobrir conteúdo.

As principais vantagens incluem alcançar os objetivos mais rapidamente, pois elevam o reconhecimento da sua marca.

Além disso, permitem chegar ao público certo, conectando-se com pessoas no YouTube e em sites parceiros do Google, segmentando por tópicos, palavras-chave, dados demográficos e outros critérios.

Campanhas do Google Shopping

Esse tipo de campanha Google Ads é uma ótima escolha para varejistas que querem vender produtos.

Os anúncios do Google Shopping aparecem nas pesquisas e na aba “Shopping”, mostrando informações completas, como foto, nome, preço e opções de parcelamento.

Dessa forma, os clientes conseguem comparar preços e condições, muitas vezes já estando em um estágio avançado da decisão de compra.

Por isso, as principais vantagens das campanhas de Shopping são que o anunciante só paga quando alguém clica no anúncio e os leads costumam ser mais qualificados.

Elas são uma ótima maneira de divulgar seus produtos e sua loja, atraindo clientes que estão prontos para realizar uma compra.

Além disso, existem outras opções, como os anúncios de inventário local, que promovem lojas físicas, e a listagem gratuita do Google Shopping, disponível para aqueles que se inscrevem no programa através do Merchant Center.

Campanhas para app

Se você promove aplicativos, é vital torná-los acessíveis a mais usuários que podem pagar.

Além disso, é uma excelente campanha para motivar o engajamento e direcionar os usuários do aplicativo a realizarem ações de conversão específicas.

As campanhas para apps facilitam essa tarefa, pois auxiliam a divulgar seus aplicativos nas principais plataformas do Google, como Google Play, Pesquisa, YouTube, Rede de Display e Discover.

É bem simples: você só precisa adicionar algumas linhas de texto, definir um lance e escolher alguns recursos, e a campanha cuidará do resto para que os usuários consigam encontrá-lo.

Para dar os primeiros passos, você também só precisa fornecer um orçamento, além de escolher os idiomas e locais onde seus anúncios serão exibidos.

Campanhas discovery

Essa ferramenta foi criada pelo Google para tornar a experiência de quem usa dispositivos móveis ainda melhor.

Inclusive, ela busca oferecer adaptações que facilitem o consumo de notícias e conteúdos, personalizando-os com base no perfil de buscas e interações de cada usuário.

Elas oferecem uma variedade de recursos que podem aumentar o retorno sobre investimento (ROI) das estratégias de marketing de uma empresa, com Inteligência Artificial para ajudar os usuários a encontrarem exatamente o que estão procurando.

Por fim, elas são ótimas para compreender melhor o comportamento dos consumidores.

Uma de suas principais vantagens é que você pode fazer a segmentação dos usuários e exibir seus anúncios no Gmail, no feed do Discovery e YouTube, o que amplia as opções de onde você pode anunciar.

Porém, é fundamental analisar quais dessas plataformas são mais relevantes para o seu negócio.

Campanha local

É um dos tipos de camanha Google Ads que permite adicionar informações sobre a localização da sua loja nos anúncios ao configurar os recursos de localização.

Com esses recursos, você pode mostrar detalhes como o endereço, um mapa e a distância até a loja, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem o seu negócio.

Dessa maneira, quando um cliente busca empresas semelhantes à sua ou navega por uma área local no Maps, o Google faz a ligação entre essas pesquisas e a localização do seu negócio.

Assim, pessoas que estão por perto ou que têm interesse na sua região têm a chance de ver seu anúncio.

Para que suas campanhas locais sejam realmente eficazes, é importante ter uma conta no Google Meu Negócio e ativar as extensões de localização no Google Ads.

Campanha dinâmica

Entre os diferentes tipos de campanhas que o Google Ads oferece, as campanhas inteligentes/dinâmicas são as mais fáceis de criar e gerenciar.

Isso porque a inteligência artificial e o aprendizado de máquina trabalham para melhorar os resultados da sua conta.

Para que um anúncio dinâmico tenha sucesso, você só precisa fornecer algumas informações sobre sua empresa e incluir alguns elementos criativos.

O Google fará o resto, encontrando a segmentação perfeita para que você consiga otimizar seu tempo e investimento.

Essas campanhas são ótimas para destacar os benefícios da sua empresa e atrair novos clientes, além de ajudar a aumentar as vendas ou gerar leads para o seu negócio.

Como o Google se encarrega da otimização e segmentação dos anúncios, a configuração de uma campanha inteligente acaba sendo um processo bem mais fácil.

Campanha de máximo desempenho

As Campanhas de Máximo Desempenho (PMax) são um novo formato de campanha que se concentra em objetivos, o que permite aos anunciantes acessem todo o inventário do Google Ads a partir de uma única campanha.

Esse tipo foi criado para complementar suas campanhas de pesquisa baseadas em palavras-chave, facilitando a identificação de mais clientes que podem gerar conversões em vários canais do Google, rede de display, YouTube, pesquisa, Discover, Maps e Gmail.

As campanhas PMax são projetadas para otimizar o desempenho com base nas metas de conversão que você definiu.

Elas ajudam a aumentar tanto o número de conversões quanto o valor gerado, utilizando otimização em tempo real em todos os canais e lances inteligentes.

Com a inteligência artificial do Google, elas cuidam da gestão de lances, otimização de orçamentos, seleção de públicos-alvo, criação de conteúdos e atribuições.

Além disso, todo esse processo considera seus objetivos publicitários, como CPA ou ROAS, e utiliza dados de feed opcionais, recursos criativos e informações sobre o público-alvo que você fornece.

Dicas importantes antes de criar a sua campanha

Para você aplicar bem os tipos de campanha Google Ads, separamos passos importantes que não devem ser negligenciados. Confira.

Estabeleça os objetivos

Estruture suas campanhas com o foco em atingir suas metas anuais de receita e volume.

Por exemplo, se você deseja vender 200 produtos, comece a calcular quantos leads precisa gerar e em que período. Também é importante pensar em como aproveitar diferentes canais de mídia.

Para um negócio B2B, por exemplo, sua equipe de vendas pode conseguir cerca de 30% dos leads por meio da prospecção, enquanto os outros 70% podem vir de estratégias como e-mails, telemarketing, redes sociais, marketing de busca, mala direta, webinars e feiras.

Alinhe seus objetivos com as estratégias

Comece na identificação de todas as metas comerciais que precisam do suporte do marketing.

Você pode precisar de campanhas para gerar e nutrir leads, realizar vendas diretas ou por meio de canais específicos, ou até mesmo para se conectar com clientes que já conhecem sua marca.

Depois, avalie diferentes estratégias e opções, como vendas tradicionais, marketing digital, redes sociais, telemarketing, marketing de conteúdo, e-mail e publicidade. Isso ajudará você a descobrir quais abordagens são mais eficazes para atingir cada uma de suas metas.

Defina qual é o seu público-alvo

Ao implementar uma segmentação mais específica, você consegue se conectar diretamente com seus clientes em potencial, o que pode levar a um aumento nas taxas de resposta.

Com o foco da sua campanha no público certo, suas chances de obter sucesso crescem significativamente.

Sugerimos que você realize uma pesquisa detalhada sobre seu público e sobre como eles consomem informações. Isso ajudará a criar estratégias mais eficazes.

Tenha um chamariz

Se você compartilhar informações em excesso sobre sua oferta, os clientes em potencial podem ficar confusos.

Por isso, tenha criatividade!

No cenário atual, as pessoas são bombardeadas diariamente com mensagens e anúncios, então é vital encontrar formas de capturar a atenção do seu público e envolvê-lo de maneira significativa.

Avalie seu orçamento para estabelecer o ROI

Calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) em marketing é uma prática importante que ajuda você a pensar sobre os resultados das métricas chave da sua campanha, como impressões e a visibilidade do seu conteúdo.

Isso envolve analisar as etapas que levam uma conversão a se tornar um cliente, quantas unidades foram vendidas e qual o lucro gerado por cada uma. Além disso, é importante considerar os itens do orçamento da sua campanha e o ROI que você espera alcançar.

Veja os pontos de contato da campanha

Os processos de atendimento podem influenciar bastante sua taxa de fechamento, por isso é fundamental esclarecer as suas necessidades.

Por exemplo, se você está promovendo uma oferta especial para um novo produto, mas enfrenta problemas com o estoque e os pedidos demoram a ser atendidos, os clientes potenciais podem se frustrar e desistir da compra.

Assim, é importante ter cuidado ao lançar uma campanha que possa prejudicar seu relacionamento com os leads ou que sua equipe e produto não estejam preparados para atender à demanda gerada.

Seja persistente na sua campanha

Manter a identidade da sua marca faz toda a diferença para garantir que tudo se mantenha consistente.

Para desenvolver campanhas eficazes, vale a pena investir na criação de um portal da marca que centralize todos os ativos relacionados a ela durante o processo criativo.

Esse portal não só ajuda a reforçar a uniformidade, a credibilidade e a estética da sua marca, mas também traz uma série de benefícios.

Embora o investimento em um portal de marca possa ser maior do que o de um manual de identidade corporativa impresso, ele facilita o compartilhamento de diretrizes com diferentes públicos, economiza tempo na divulgação do manual de identidade visual e proporciona um controle mais eficaz sobre versões e arquivos de origem.

Faça sempre testes e aprimoramentos

Mesmo em campanhas de menor escala, é possível analisar seu anúncio, o texto, a lista ou outros elementos antes de investir todo o orçamento.

Selecione um grupo de materiais ou crie duas versões de um anúncio. Realize testes com pequenas quantidades e escolha a opção mais eficaz para o lançamento. Em seguida, teste uma segunda variável em comparação com o vencedor do primeiro teste.

Continue esse ciclo de testes e monitore seus resultados ao longo do tempo. Isso ajudará a aumentar suas taxas de resposta e o retorno sobre o investimento.

Em resumo, conhecer os principais tipos de campanha Google Ads vai permitir que você tome uma decisão mais acertada sobre quais devem ser incluídas na estratégia digital do seu negócio e garantirá que elas se alinhem aos seus objetivos específicos.

Elas estão ganhando muita popularidade, pois tornam a vida mais fácil para quem gerencia contas no Google e ajudam a alcançar resultados melhores.

Conteúdos que podem te interessar:

 ➞ Checklist: como colocar a sua loja no topo do Google sem pagar nada;

O que é marketplace e como vender nesses sites;

O que é dropshipping e como começar a vender sem ter estoque.

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

449
Economize R$600
R$ 5.388 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!