Banners são recursos visuais fundamentais para quem trabalha com varejo, seja virtual ou físico.
Eles complementam as estratégias de marketing, chamando a atenção do público para informações que ajudarão na tomada de decisão.
Aumentando, assim, as taxas de conversão do se negócio.
Pensando isso, criamos este artigo, que falará sobre os tipos de banner disponíveis e como utilizá-los nas estratégias de comunicação da sua loja, trazendo melhores resultados.
Confira a seguir!
O que é um Banner e para que serve?
Banners são peças publicitárias voltadas para a divulgação de eventos, produtos, serviços, ofertas, entre outras ações.
Esse recurso, dada a sua simplicidade e eficácia, é amplamente utilizado, tanto nas estratégias de marketing tradicionais, como naquelas focadas no ambiente digital.
Sendo assim, com um banner podemos elaborar táticas de comunicação com o público por meio de textos, imagens, logomarca, cores e elementos visuais.
E todos esses elementos são fundamentais para chamar atenção dos consumidores e fortalecer a imagem de uma marca.
Quais as vantagens da utilização de banners nas estratégias de vendas
Atualmente, podemos contar com uma série de recursos para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
Nesse contexto, o banner é uma ótima alternativa, pois apresenta vantagens como:
- Simplicidade e baixo custo;
- Pode ser colocado em qualquer ambiente dentro o fora do ponto de venda;
- Layout personalizado conforme as necessidades da loja ou das estratégias de venda;
- Vida útil longa, podendo ser usado em diversos momentos e situações;
- Não necessita de mão de obra especializada para a sua instalação e desinstalação;
- Eficiência para lojas virtuais que podem destacar na sua página informações capazes de convencer o consumidor na hora da compra.
Tipos de banner para loja virtual
Os banners, desde a sua criação, foram muito utilizados em espaços físicos.
No entanto, com o surgimento do e-commerce, eles passaram a ser inseridos no contexto do marketing digital, apresentando a mesma eficácia.
Dito isso, veja alguns tipos de banner para a sua loja virtual:
Banner Promocional
O banner promocional é aquele que tem como principal objetivo chamar atenção do cliente para as principais promoções da loja.
Geralmente estão localizados na home page do site, com formato retangular e se utiliza de cores e outros elementos atrativos.
O banner promocional é muito eficaz para promover a rotatividade de estoque, além de aumentar as visitas no site e, consequentemente, a relevância da página nos sites de busca.
Banner de Lançamentos
Assim como os banners promocionais, os banners de lançamento também ajudam a trazer mais visitantes para a loja virtual.
Ele atua divulgando as principais novidades da loja, redirecionando o consumidor para a página dos novos produtos.
Banner rotativo
O banner rotativo apresenta uma sequencia de imagens que se alternam num carrossel.
Ou seja, ao contrário dos outros, esse banner não apresenta uma imagem fixa, mas várias que se intercalam em um local estratégico da página.
A sua grande vantagem é colocar em evidência várias informações ao mesmo tempo, sem que isso polua o layout.
No entanto, pode levar mais tempo para ser carregado.
Banner Informativo
O banner informativo, como o próprio nome diz, é aquele que anuncia alguma informação relevante no site de maneira simples e objetiva.
É ideal para comunicar promoções futuras ou divulgar cupons de descontos e outras condições especiais.
Banner vitrine
O banner vitrine é aquele que se localiza, geralmente, acima do banner principal.
Seu objetivo maior é trazer ao visitante da páginas informações sobre os diferenciais da loja e suas maiores vantagens, como descontos, frete grátis ou reduzido e flexibilidade de pagamento.
Banner horizontal
O banner horizontal é o mais comum de se encontrar nas lojas online.
É aquele inserido na página inicial da loja, em formato retangular, chamando atenção para as ofertas, novidades e outras informações importantes.
Geralmente são colocados em formatos de carrossel (imagens diversas e dinâmicas que ficam “girando”), mostrando diversas opções para os visitantes.
Aumentando as chances de venda e de permanência na página.
Banner estático
O banner estático, como o próprio nome sugere, é aquele que possui uma imagem parada, podendo vir em formato horizontal, vertical, ou quadrado.
São mais simples, e por isso são também mais leves, evitando lentidão no carregamento das páginas.
Isso é muito importante para o usuário, já que um dos fatores que garantem a sua permanência no e-commerce é a velocidade das páginas e a simplicidade do layout, que promove mais facilidade no acesso.
Banner animado
Os banners animados também podem ser quadrados, horizontais ou verticais.
Mas, ao contrário daqueles estáticos, as imagens se movem.
Podemos dizer, então, que se trata de pequenos vídeos que cumprem uma função de chamar atenção para uma informação.
Ou apenas servir de recurso estético, tornando o site mais atrativo.
No entanto, esse tipo de banner é mais pesado e pode ocasionar lentidão no site, interferindo negativamente na experiência de navegação do visitante.
Banner de texto
O banner de texto são usados para comunicar, de maneira objetiva, uma mensagem concisa para o visitante do seu e-commerce.
São leves e cumprem a sua função sem comprometer a velocidade de carregamento das páginas.
Porém, por ser um recurso mais simples, esse tipo de banner precisa ser produzido de maneira criativa, com fontes e cores utilizadas de maneira estratégica.
Para poder atingir o objetivo de comunicar com precisão com o potencial cliente.
Banners Pop-Up
O banner pop-up também é um modo eficaz de se comunicar com o consumidor, direcionando-o para uma jornada de compra interessante.
Apresenta-se como uma janela separada da página inicial, que pode servir a diversas funções.
Uma delas é cumprimentar o usuário que acabou de chegar na página, mostrando as principais novidades.
Ou se oferecendo para sanar algum tipo de dúvida, por meio de uma assistente virtual.
É usado também para oferecer cupons de descontos na homepage.
É importante usar o banner pop-up com equilíbrio para que o visitante não se sinta invadido e não ha muitas intervenções na sua experiência de navegação.
Tipos de banner para loja física
As lojas físicas sempre se beneficiaram das vantagens trazidas pelos banners, desde as primeiras estratégias de marketing.
A inserção deles nos locais estratégicos dos pontos de venda, bem como em lugares públicos é uma excelente maneira de convidar o consumidor a conhecer melhor sobre os seus produtos e serviços.
Veja, a seguir, alguns deles:
Banner informativo
Esse banner é também conhecido como “banner vitrine” e serve para divulgar informações sobre os atrativos de uma loja.
Ou seja, sobre os seus diferenciais, como condições de pagamento, ofertas, descontos, entregas diferenciadas, entre outros.
Ele pode ficar em cima ou em baixo de um banner principal e deve se comunicar com o consumidor de modo direto e conciso. Também é utilizado no ambiente virtual.
Bandeira banner frente de loja (wind flag banner)
O banner que fica na frente de um ponto de venda é chamado bandeira frente de loja o wind flag banner. Pode ser produzido em diversos formatos, podendo chegar a 5 metros de altura e seu maior diferencial é que ele é feito de tecido bandeira com impressão em dupla face.
Na prática, isso significa que as suas informações podem ser visualizadas de qualquer perspectiva, uma vez que o vento faz com que ele crie um efeito giratório, gerando um grande impacto nos transeuntes.
Banner roll up
O roll up é um banner composto por uma haste de sustentação que proporciona um sistema de rolamento, fazendo com que seja um modelo muito procurado, pela sua eficácia e eficiência.
Pode ser utilizado na parte de fora da loja.
Dispondo de um espaço significativo para inserir informações relevantes como cardápio, ofertas, horário de funcionamento, canais de comunicação (redes sociais, sites) e ainda foto dos produtos.
Banner tripé
Esse tipo de banner, ao contrário do modelo, roll up, não se fixa no suporte de metal, mas em uma base cuja forma é um tripé e também é bastante prático.
Podendo ser movido de um lugar para o outro com muita facilidade.
Por isso, o banner tripé é ideal para os momentos em que a sua loja participar de eventos e outras ações itinerantes.
Ou seja, é uma ótima forma de divulgação dos seus produtos ou serviços.
Banner promocional
O banner promocional é produzido por agências especializadas em marketing e são voltados para a divulgação de promoções e ofertas.
Nesse sentido, o designe é próprio desse tipo de ação e o seu material pode ser variado, como lonas de vinil e tecidos próprios para impressão.
Banner de sinalização
Banner de sinalização são, geralmente, feitos de lona e servem para mostrar algum aviso importante, como promoções.
Além disso, podem servir para fazer informes internos (para os colaboradores, a respeito de algum evento da empresa, por exemplo).
Esse tipo de banner pode ser produzido em diversos tamanho, dependendo de como se deseja atingir o público-alvo.
Banner informativo (de produtos/serviços ou horário de atendimento)
Esse banner é voltado para divulgar informação de cunho diversos, referente a produtos, serviços ou horário de funcionamento, por exemplo.
A mensagem do banner deve ser objetiva, direta e clara, para que consiga comunicar sem ruídos para o público.
Banner de vitrine
O banner de vitrine para as lojas físicas se localizam na vitrine do ponto de venda e são utilizados para divulgar novidades e promoções.
Eles são muito importantes para chamar a atenção dos transeuntes para o lado interno da loja, convidando potenciais clientes para entrar.
É importante que a vitrine esteja organizada, de modo a não causar poluição visual, ela deve ser atrativa e capaz de atrair os clientes.
Como criar um banner do zero?
Banners são excelentes métodos de comunicação com o público.
Porém, eles precisam ser desenvolvidos de maneira estratégica, levando em consideração os objetivos da organização, o local em que eles serão inseridos e o público que se deseja atingir.
Confira algumas dicas de como realizar esse trabalho de maneira eficaz, garantindo resultados positivos nas ações de venda!
Considere o impacto visual que deseja causar
Como aprendemos, banners são recursos visuais destinados a chamar atenção do público para uma mensagem.
Portanto, o layout deve levar em consideração o impacto visual que se pretende causar nas pessoas.
Assim, é preciso desenvolver uma estética de qualidade, com as cores e elementos que compõe a marca, isso ajudará a fortalecer a sua identidade.
É importante que não tenha muita informação, para não gerar confusão em quem observa.
Verifique o tamanho
Tanto nas lojas física como nas lojas virtuais o tamanho é algo a se atentar quando desenvolvemos banners.
Nos pontos de venda, eles não podem atrapalhar o fluxo de clientes e nem comprometer os espaços úteis da loja.
Já nos e-commerces, precisam se organizar em espaços que não gerem transtornos à navegação e ao carregamento das páginas.
Em ambos os ambientes, deve-se evitar que o banner seja poluído visualmente, o que atrapalha a sua leitura pelo consumidor.
Faça textos objetivos
Objetividade é fundamental para podermos nos comunicar de maneira direta e sem ruídos com o destinatário da mensagem.
Dessa forma, ao produzirmos um banner, é essencial criarmos textos que prezem pela concisão e objetividade.
Uma forma interessante de fazer isso é usar os banners para promover Call to Action (chamada para ação), ou frases curtas no imperativo (“compre”, “confira”, “obtenha um cupom”, entre outras).
Essa tática é válida tanto para espaços físicos, quanto para espaços virtuais.
Use imagens com boas resoluções
Estamos vivenciando uma realidade em que as imagens ganham uma grande importância, principalmente no ramo de marketing.
Desse modo, utilizar imagens de alta resolução e com composições estéticas favoráveis ajuda a fortalecer a identidade da marga e gera no visitante (da loja o do site) uma identificação instantânea.
Utilize as cores estrategicamente
As cores têm um poder muito grande no psicológico das pessoas e devem ser utilizadas com objetivos previamente definidos.
Além disso, elas promovem harmonia no layout, fazendo com que a experiência visual do cliente seja agradável.
É importante mencionar também que o banner da sua campanha deve ter as cores da sua marca, pois isso ajudará a criar no imaginário do público, uma identidade forte e que será lembrada ao longo do tempo.
Garanta que o layout seja responsivo
A responsividade é um aspecto fundamental para quem tem um e-commerce.
Esse conceito se refere à capacidade de uma página se ajustar a qualquer tipo de tela de dispositivo utilizado pelo visitante.
Na prática, um layout responsivo não terá problemas de visualização e carregamento, seja acessada de um computador pessoal, de um tablet ou de um smartphone.
Considerando que a maioria dos usuários utiliza seus smartphones para navegar pela internet, é importante garantir que seus banners funcionem bem em todos os dispositivos.
Por isso, é importante que o banner também traga consigo essa característica.
Atualize os banners com frequência
É fundamental que os banners sejam usados para comunicar alguma novidade para o cliente, chamando a sua atenção para algo atrativo.
Por isso, é necessário realizar atualizações periódicas para manter o público sempre interessado e surpreso.
Um banner desatualizado não causará nenhum impacto no consumidor e não cumprirá o seu papel de conduzi-lo a uma experiência de compra vantajosa e interessante.
Quais ferramentas ideais para a criação de banners?
Atualmente podemos encontrar uma série de softwares de criação capazes de produzirem banners atrativos e bem diagramados.
Confira alguns que te ajudarão nesse trabalho.
Canva
Canva é um software de criação muito popular e conta com uma versão para PC (browser) e para smartphone (aplicativo).
As duas versões dispõe de funções gratuitas e outras mais avançadas que são pagas.
Nessa ferramenta encontramos modelos de vários tipos e tamanhos com opções de edição, além de um banco de imagem e ícones (parte deles gratuitos).
O seu uso é bastante intuitivo, por isso, qualquer pessoa com certo conhecimento em tecnologia poderá produzir grandes peças.
Adobe Spark
O Adobe Spark também fornece para o usuário um conjunto de templates e banco de imagem gratuitamente, com a possibilidade de desbloqueio de mais funções e modelos, mediante assinatura.
Um ponto que o diferencia é a possibilidade da sua utilização com outros programas da Adobe de modo integralizado.
Além disso, o software oferece a possibilidade de carregamento da logo e outros elementos que compõem a identidade visual do seu negócio.
Dessa forma, sempre que o usuário for criar alguma peça, poderá facilmente aplicá-los.
Venngage
O Venngage foi criado para desenvolver modelos de infográficos, mas hoje disponibiliza modelos de banners e outras artes para serem publicadas nas redes sociais.
A ferramenta também dispõem de acervo para uso gratuito, chegando a mais de 40 mil ícones disponíveis.
Para o primeiro acesso, o usuário deve responder algumas perguntas e solicita a escolha de alguns layouts para que o algorítimo possa oferecer modelos com base no seu gosto pessoal.
BannerSnack
Um grande diferencial do BannerSnack é a possibilidade da criação de um conjunto de banners com a mesma informação.
O seja, ao criar o primeiro banner, o software gerará diversos modelos com os mesmos textos e imagens.
O usuário também pode alterar apenas alguns elementos (camadas) sem que a arte seja totalmente modificada.
Além disso, é possível produzir peças mais complexas e originais.
No entanto, a versão gratuita conta apenas com 10 templates, tornando o processo de criação bastante limitado.
Dessa forma, caso deseje explorar todas as funcionalidades, o usuário deverá assinar a ferramenta, cujas assinaturas variam entre 7 e 36 dólares mensais.
Banners são excelentes recursos de marketing, capazes de chamar atenção do consumidor para uma marca, seus serviços ou produtos.
O seu baixo custo e a sua praticidade faz desse recurso uma grande alternativa de divulgação e fortalecimento da identidade visual da marca.
E, para que eles possam cumprir a sua função, devem ser desenvolvidos estrategicamente, visando atingir os objetivos previamente definidos, gerando grandes resultados para o seu negócio.
Conteúdos que podem te interessar:
➞ Como fazer um banner rotativo para a sua loja online;
➞ Como fazer banner para loja virtual?
➞ Como criar um logotipo: ferramentas e exemplos.