Marcas grandes, pequenas, locais ou globais — todas estão enxergando o potencial do TikTok Ads para se conectar com as pessoas.
A plataforma de anúncios do TikTok tem algumas vantagens difíceis de ignorar, como um algoritmo poderosíssimo que favorece a descoberta e viralização de conteúdos.
Além de formatos criativos que fogem daquele estilo “publicidade tradicional”.
Neste manual, vamos ensinar como funciona essa o TikTok Ads e como qualquer marca — independente do tamanho ou do orçamento — pode começar a aproveitá-la para alcançar novos públicos.
Confira e tire suas dúvidas!
O TikTok e o TikTok Ads
O TikTok surgiu na China em 2016, com o nome de Douyin, desenvolvido pela gigante ByteDance.
Logo, a empresa percebeu o potencial global da plataforma e, em 2018, uniu forças com o Musical.ly (uma plataforma de vídeos curtos popular nos Estados Unidos) para formar o que conhecemos hoje como TikTok.
Desde então, o aplicativo cresceu e ganhou e rapidamente em todos os cantos do mundo.
Nos primeiros anos, o TikTok chamou atenção por ser uma plataforma onde qualquer pessoa podia criar conteúdos rápidos, criativos e divertidos — tudo feito para ser consumido com um simples deslizar de dedo para cima.
Mas não demorou para o app se tornar um espaço muito mais que isso, incluindo desde conteúdos educativos até tendências de moda, beleza, gastronomia, humor e, claro, muitos desafios virais.
Atualmente, o TikTok já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais e se tornou um dos melhores lugares para as marcas se conectarem com a Geração Z e os Millennials.
Dados mostram o poder do TikTok nas decisões de compra
Veja alguns alguns dados do próprio TikTok Insights sobre o poder do aplicado nas decisões de compra e na construção de relacionamentos com os mais jovens:
- 46% dos usuários do TikTok da Geração Z compraram um produto porque o viram no TikTok no ano passado;
- 2 em cada 5 usuários semanais do TikTok da Geração Z que visualizam anúncios de geração de leads sentem que esses anúncios são mais inovadores em comparação com o que veem em outras plataformas;
- 79% dos usuários millennials do TikTok provavelmente seguirão uma marca ao usar o TikTok;
- 52% dos usuários Millennials afirmaram que compraram um produto porque o viram no TikTok.
Além de ser uma rede social onde as pessoas vão para se divertir, o TikTok também se tornou um verdadeiro motor de descoberta de produtos e tendências.
E isso é perfeito para marcas que querem se conectar com seu público online.
O TikTok Ads, é um canal de relacionamento, aquisição de potenciais clientes e de desenvolvimento de marca, funciona como uma plataforma voltada para a criação e gestão de anúncios para empresas de todos os portes e nichos de mercado.
Como surgiu o Tik Tok Ads?
Para ajudar as marcas a tirarem o máximo proveito de todo o engajamento dos usuários, surgiu em 2020 o TikTok Ads.
A plataforma de anúncios do TikTok permite que marcas de todos os tamanhos criem campanhas segmentadas e com formatos interativos que se integram ao estilo da plataforma de vídeos curtos.
Diferentemente dos anúncios que vemos em outras redes, o TikTok Ads se posiciona no mercado de publicidade digital de uma forma mais “inovadora”.
A ideia é fazer com que o anúncio não pareça uma “propaganda tradicional”, mas sim, um conteúdo nativo e interessante para o usuário, algo que ele realmente queira ver e interagir.
Tipos de anúncios no TikTok Ads
Cada tipo de anúncio oferece um formato específico para atender objetivos distintos de marketing. Vamos detalhar as principais opções disponíveis para empresas no TikTok:
In-Feed Ads
Esses anúncios são integrados ao feed For You dos usuários e aparecem enquanto eles rolam o conteúdo.
Eles permitem incluir links diretos para sites, landing pages ou aplicativos, e é criado para promover interação, uma vez que os usuários podem curtir, comentar, compartilhar ou até mesmo criar vídeos de resposta.
O interessante é que eles mantêm a vibe do TikTok, com vídeos que têm uma pegada de conteúdo natural e espontâneo, como se fossem só mais um post que o usuário pode curtir, comentar, e até compartilhar.
A ideia é que o anúncio passe despercebido no sentido positivo, ou seja, pareça mais um conteúdo criativo do que um comercial explícito.
TopView
O TopView é o formato do TikTok que aparece logo na abertura do aplicativo e ocupa toda a tela do usuário por até 60 segundos.
É a chance perfeita para marcas chamarem a atenção logo de cara, garantindo que o usuário veja o anúncio antes de qualquer outra coisa.
Com uma tela inteira dedicada e a possibilidade de contar uma história um pouco mais longa, o TopView é ideal para quem quer impactar logo de início com uma mensagem forte.
Branded Hashtag Challenges
Os Branded Hashtag Challenges são campanhas interativas que incentivam os usuários a participar de desafios propostos pela marca, utilizando uma hashtag específica.
É um formato que gera um alto nível de engajamento e conteúdo gerado pelo usuário (UGC), pois permite que o público crie vídeos com a hashtag da campanha.
As marcas que optam por esse formato conseguem aumentar o awareness de forma exponencial e aproveitem o poder da viralização espontânea.
Branded Effects
Quem já usou filtros e efeitos no TikTok sabe que eles podem transformar qualquer vídeo, e as marcas estão aproveitando isso.
Com os Branded Effects, as marcas podem criar filtros e efeitos personalizados, disponíveis para todos os usuários.
Você cria um filtro que deixa o logo da sua marca num efeito estiloso ou coloca algum detalhe divertido que se relaciona com o seu produto.
É um jeito de entrar nos vídeos dos usuários sem ser invasivo para oferecer algo que eles querem usar para deixar o conteúdo ainda mais legal.
Spark Ads
O Spark Ads é um formato recente que permite às marcas promover vídeos orgânicos de contas já existentes.
A funcionalidade possibilita amplificar o alcance de conteúdos autênticos, mantendo o aspecto original e a familiaridade de um vídeo típico do TikTok.
Como é um formato voltado para promover conteúdos com engajamento prévio, ele é útil para aumentar a exposição de campanhas que já têm aderência junto ao público, sem perder o apelo de conteúdo nativo.
Anúncios para marcas gerenciadas
Existem algumas condições especiais voltadas apenas paras as contas gerenciadas.
Por mais que as vantagens possam parecer pequenas, a diferença que essas condições apresentam podem impulsionar muito os resultados dos seus esforços nessa rede.
Confira algumas vantagens de anúncios para marcas gerenciadas.
Anúncios TopView
Para as marcas gerenciadas, o anúncio TopView, que antes era cobrado por CPT (custo por tempo), agora é cobrado por CPM (custo por mil impressões).
A principal mudança é que o TikTok quer oferecer mais flexibilidade de orçamento e na segmentação das campanhas aos anunciantes.
No modelo de segmentação anterior, como CPT, era possível selecionar apenas um público com mais de 18 anos.
O novo modelo para as marcas gerenciadas permite uma segmentação com base emo gênero, idade, sistema operacional e interesses.
A flexibilidade financeira é que o orçamento não precisa ser veiculado em um só dia.
Agora, pode ser divido por até 5 marcas ou 5 dias de anúncio.
Desafio de hashtag de marca
O desafio de hashtag é outra atividade que pode ser feita por marcas gerenciadas, onde a marca lança um desafio próprio por meio de uma hashtag relacionada ao negócio ou criada pela empresa para gerar uma comunidade engajada em torno do desafio.
Quando bem-feitas, os usuários usam toda a criatividade e os recursos do TikTok para criar vídeos que ajudam a impulsionar o alcance e a percepção da marca.
Efeitos de marca
As marcas gerenciadas também contam com outro recurso muito importante: os efeitos de marca.
Ele permite que as marcas criem um sentimento de personalização e de ligação entre os usuários e a empresa.
É possível criar efeitos de diferentes maneiras, com imagens próprias, com a galeria da rede social, com aplicativos de edição e muito mais.
Benefícios de anunciar no TikTok
Hoje em dia, se você quer que a sua marca seja vista e lembrada, o TikTok é o lugar para estar!
Essa rede social cresceu rápido e se tornou uma das principais plataformas para quem quer se conectar com o público.
Separamos aqui alguns dos maiores benefícios de anunciar no TikTok para você entender por que ele é uma das melhores opções para marcas que querem crescer.
Alcance e engajamento
O TikTok, desde o início, ganhou popularidade entre criadores de conteúdo pelo engajamento altíssimo.
Ao contrário de outras redes, onde o alcance orgânico está cada vez mais restrito, o TikTok ainda permite que conteúdos relevantes ganhem destaque naturalmente, com uma chance bem maior de atingir novos usuários.
E se a meta é investir no alcance pago, o TikTok entrega uma boa visibilidade, com resultados que realmente chamam a atenção.
É o tipo de plataforma onde as marcas conseguem se conectar com o público e gerar interações genuínas.
Público jovem e global
O TikTok é global — ou seja, você consegue atingir públicos em diversos países, o que é uma baita oportunidade para quem quer ampliar a marca e alcançar novos mercados.
E se sua marca quer falar diretamente com a Geração Z e Millennials, não tem lugar melhor!
Potencial de viralização
O grande diferencial do TikTok está no seu algoritmo, que favorece a descoberta e a viralização de conteúdos com muita facilidade.
Qualquer vídeo bem bolado, seja de uma marca grande ou de um criador iniciante, tem potencial de explodir e chegar a milhões de pessoas em pouquíssimo tempo.
Isso acontece porque o algoritmo do TikTok considera muito as interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) e as tendências do momento.
Então, com o conteúdo certo, a chance de ver sua marca viralizar é bem alta.
Quem pode anunciar e como criar uma conta no TikTok Ads?
Qualquer pessoa ou empresa pode anunciar no TikTok!
Para isso, basta criar uma conta no TikTok Ads Manager, que é o sistema da plataforma para configurar e gerenciar campanhas de anúncios
Para começar a anunciar, você vai precisar seguir alguns passos fáceis:
Faça seu cadastro
Primeiro, entre na página de inscrição do TikTok Ads. Insira um endereço de e-mail ou número de telefone e defina uma senha.
Esses dados serão usados como suas credenciais de acesso ao TikTok Ads Manager.
Depois de inserir as informações, concorde com os Termos e Condições e clique em “Inscrever-se”.
Você vai receber um código de verificação por e-mail ou SMS.
Digite o código para validar o cadastro.
Complete as informações da conta de anunciante
Agora, é hora de inserir detalhes específicos sobre seu negócio:
- País ou região: selecione onde sua empresa está localizada ou opera;
- Setor: escolha a área ou segmento em que sua empresa atua;
- Nome legal da empresa: certifique-se de que o nome informado seja o mesmo nome registrado, pois isso é necessário para validações legais e de faturamento;
- Fuso horário: escolha o fuso horário correto para garantir que relatórios e horários de campanha estejam sincronizados com o seu;
- Número de telefone: forneça um número para o TikTok entrar em contato com você e fornecer orientações sobre seus anúncios;
- Moeda: selecione a moeda de exibição para facilitar o gerenciamento de finanças e pagamentos.
Após preencher todos os dados, aceite os termos e clique em Registrar-se.
Informações de pagamento
Para finalizar o cadastro, insira as informações de faturamento e escolha um método de pagamento que seja compatível com sua região.
Assim, você poderá gerenciar e pagar suas campanhas de maneira prática e segura.
Aprovação da conta
Com tudo pronto, sua conta será automaticamente enviada para uma análise de aprovação.
Esse processo costuma ser rápido e leva, em média, menos de 24 horas.
Durante esse tempo, você pode começar a configurar campanhas no Ads Manager, mas os anúncios só serão exibidos após a aprovação da conta.

Quanto custam os anúncios do TikTok?
O valor de anunciar no TikTok Ads é bem flexível e pode variar conforme o orçamento que você definir para sua campanha.
Em geral, o custo mínimo para iniciar uma campanha é de US$ 50 por campanha e US$ 20 por grupo de anúncios, mas você pode ajustar esse valor conforme suas metas e estratégias.
Os métodos de pagamento incluem transferência bancária, cartão de crédito e outros métodos aceitos pelo TikTok, o que facilita para diferentes tipos de empresas.
O custo final de uma campanha no TikTok é afetado pode ser vários fatores:
Formato de anúncio
O TikTok oferece vários tipos de anúncios, como anúncios In-Feed, aquisições de marca e desafios de hashtag de marca.
Cada formato tem um custo diferente, pois a visibilidade e o posicionamento variam.
Segmentação
Se você quer que seu anúncio seja visto por um público muito específico, o custo pode ser maior.
Quanto mais detalhada for a segmentação (idade, localização, interesses, etc.), mais difícil pode ser alcançar essas pessoas, o que aumenta o valor.
Estratégia de lances
O TikTok Ads funciona em um sistema de leilão, onde os anunciantes competem para mostrar seus anúncios.
Você pode definir a estratégia de lance como custo por clique (CPC) ou custo por mil impressões (CPM).
A escolha do lance afeta quanto será gasto, já que o CPC foca em pagar por cada clique no anúncio, enquanto o CPM paga por cada mil visualizações, independentemente dos cliques.
Concorrência
O valor do anúncio também pode subir se o seu setor tiver muitos anunciantes mirando o mesmo público.
Quanto mais disputado for o espaço publicitário para um público específico, maior pode ser o custo dos lances.
Como é a estrutura da campanha no TikTok Ads?
Cada campanha no TikTok Ads começa com a escolha dos objetivos da campanha e segue com a configuração de orçamento e nome para organizar melhor as campanhas.
Entenda melhor as etapas a seguir.
Escolha de objetivos de campanha
O TikTok Ads oferece três objetivos principais de campanha, cada um direcionado a diferentes fases do funil de marketing:
- Reconhecimento: aqui, o foco é garantir que o maior número de pessoas possível conheça sua marca, sem um objetivo específico de ação do usuário. Ideal para introduzir novos produtos ou fortalecer o reconhecimento da marca;
- Consideração: nessa etapa, a meta é gerar engajamento ativo. A consideração tem subcategorias, como tráfego (direcionar usuários ao seu site), instalação de apps (aumentar downloads de aplicativos) e geração de leads (coletar informações de contato para futuras interações);
- Conversão: com foco direto em resultados de vendas e outras ações específicas, o objetivo de conversão busca transformar usuários interessados em clientes. Esse tipo de campanha é ideal para estimular compras no site, vendas de catálogo e outras interações que geram resultados financeiros mensuráveis.
Nomeie a campanha e defina o orçamento
No momento de criar uma campanha, o nome da campanha deve ser definido com clareza e estratégia, facilitando a organização das campanhas e seu monitoramento futuro.
É recomendável incluir informações que identifiquem o objetivo e a segmentação da campanha para uma análise rápida e precisa.
O TikTok permite duas opções: orçamento diário ou orçamento total.
- O orçamento diário estabelece o valor que será gasto em média a cada dia para controlar os custos e distribuir os gastos ao longo do tempo;
O orçamento total define um valor fixo para toda a duração da campanha, sendo ideal para campanhas com um período específico.
Quais são as opções de segmentação de público no TikTok Ads?
O TikTok Ads oferece várias formas de segmentar seu público e garantir que o anúncio chegue às pessoas certas.
Olha só:
Demografia
Com a segmentação demográfica, você direciona seus anúncios por idade, gênero e localização.
É o básico necessário para focar em quem mais se encaixa no perfil da sua marca.
Interesses e comportamentos
Quer ir além?
O TikTok permite segmentar o público com base em interesses e comportamentos no app, considerando o que cada usuário costuma assistir e curtir.
Assim, você chega até quem já demonstra afinidade com temas próximos ao seu.
Audiências personalizadas e lookalike
Com audiências personalizadas, você pode subir uma lista de clientes existentes e anunciar diretamente para eles.
E, se a ideia é expandir, use a audiência lookalike, que encontra novos usuários parecidos com os seus clientes atuais.
Como criar TikTok Ads na prática
Agora que você já sabe tudo sobre o TikTok Ads, é o momento de saber também como criar um anúncio nessa rede de maneira prática.
Pensando nisso, separamos um passo a passo bem explicativo para você começar a fazer anúncios e melhorar os seus resultados.
Vamos lá!
1°Passo – Criar conta no gerenciador de anúncios
Caso você ainda não tenha uma conta ativa, atrelada ao seu perfil no gerenciador de anúncios, será preciso fazer a criação dessa conta na plataforma.
Nesse cadastro, você deverá informar qual o objetivo: comercial ou pessoal.
Após essa etapa, basta aguardar que a equipe do TikTok entrará em contato para confirmar a solicitação. Após ser validado, você já estará apto para começar a anunciar.

2ºPasso – Definir o objetivo da campanha
Com o cadastro realizado, é preciso informar à plataforma qual o seu objetivo com os anúncios que serão criados, a fim de ajudar a rede a otimizar a veiculação dos seus anúncios para as pessoas certas.
Existem muitos objetivos possíveis e eles devem estar alinhados à sua estratégia nesse momento.
Alguns dos principais objetivos são:
- gerar tráfego para o site;
- incentivar a instalação de aplicativos;
- atrair novos leads;
- aumentar as vendas online.

3ºPasso – Selecionar público
Como já mencionamos, uma das grandes vantagens de anunciar no TikTok é a possibilidade de fazer uma segmentação personalizada. Logo, esse é o momento.
Aqui, você deverá considerar a sua persona para definir o gênero, localização, idade, interesses e tudo o mais que diz respeito à audiência que será impactada.
Caso a ideia seja alcançar um público semelhante aos atuais seguidores, existe a possibilidade de segmentar um “Público Semelhante”.
Com isso, o próprio TikTok vai buscar por pessoas com interesses e comportamentos parecidos aos da sua audiência.
4ºPasso – Determinar o orçamento
Assim como as plataformas que apresentam funcionalidades parecidas, o TikTok Ads permite que o dono da conta estabeleça o orçamento que estará disponível para cada conjunto de anúncios.
Isso facilita o planejamento financeiro com as campanhas da conta.
Essa é uma grande vantagem porque você estabelece os gastos diários, pode pausar um impulsionamento para fazer alterações e ainda contar com recursos de otimização, como CPC e CPM.
5º Passo – Criar o anúncio
Esse é o momento de fazer a parte criativa do seu anúncio.
Você pode realizar o upload de imagens, vídeos, figuras e muito mais, além de criar um anúncio diretamente da rede social com os recursos que ela disponibiliza para os usuários.
O TikTok oferece muitos recursos para você usar a criatividade, que são baseados nas interações e comportamentos dos demais usuários da rede.
Assim, os seus conteúdos podem ficar muito mais interessantes e aumentarem as chances de engajamento e interações.

6º Passo – Otimizar a campanha
Como um recurso adicional para impulsionar ainda mais as suas campanhas do TikTok, a ferramenta disponibiliza um sistema de leilão inteligente.
Nele, a rede ajuda a otimizar os seus anúncios, para que sejam visualizados no momento certo pelas pessoas certas.
Com esse recurso você economiza dinheiro do orçamento de anúncio e ainda garante que as pessoas certas serão impactadas no momento correto de sua jornada de compras e consumo de conteúdos.
7º Passo – Analisar os resultados
Após um tempo de veiculação, que não deve ser muito longo, você deve fazer uma análise dos resultados que foram obtidos com as campanhas, estratégias e anúncios realizados.
Para isso, utilize o TikTok Analytics, que é a ferramenta de relatórios da plataforma.
O Analytics oferece métricas personalizadas, mostrando os pontos mais importantes que você deve avaliar para entender o que mudar e no que investir para que os seus resultados sejam cada vez mais satisfatórios.
Como otimizar os criativos e anúncios?
Não basta só criar um anúncio e esperar que ele faça sucesso.
Veja como garantir que suas campanhas sejam bem-sucedidas e que você alcance os melhores resultados.
Otimização de criativos automatizada
Uma das grandes vantagens do TikTok Ads é a otimização de criativos automatizada.
A plataforma analisa suas combinações de vídeos, textos e imagens e escolhe as melhores opções que vão maximizar o desempenho dos seus anúncios.
Ou seja, você coloca suas ideias lá e deixa que o TikTok faça a mágica acontecer!
Boas práticas de criativos no TikTok
Agora, vamos às boas práticas.
Para criar vídeos que realmente chamem a atenção, lembre-se de:
- Ser breve: o TikTok é sobre conteúdos rápidos e diretos. Tente transmitir sua mensagem em até 15 segundos;
- Ser criativo: use a estética do TikTok a seu favor! Abuse de músicas populares, efeitos visuais e legendas que engajem os espectadores;
- Manter o foco no usuário: pense no que vai interessar seu público e como você pode se conectar com ele de forma autêntica.
Essas dicas vão te ajudar a criar vídeos que não só capturam a atenção, mas que também fazem as pessoas quererem saber mais sobre o que você está oferecendo!
A/B Testing
Testar diferentes versões dos seus anúncios é crucial para maximizar resultados e reduzir custos.
Você pode criar duas versões de um mesmo anúncio – mudando o texto, a imagem ou a música – e ver qual delas se sai melhor.
Esse tipo de teste te dá insights sobre o que funciona com seu público e te ajuda a ajustar suas campanhas para alcançar mais resultados.
Como analisar e medir o desempenho das campanhas?
Anunciar no TikTok é apenas uma parte da estratégia; a outra parte crucial é analisar e medir o desempenho das suas campanhas.
Afinal, sem saber como seus anúncios estão se saindo, fica difícil otimizar e garantir o melhor retorno sobre o investimento.
Veja algumas maneiras de fazer essa análise de forma descomplicada!
Fique de olho nas métricas
Para entender o que está funcionando ou não, você precisa ficar de olho nas principais métricas do TikTok Ads:
- CPM (Custo por Mil Impressões): quanto você paga para que mil pessoas vejam seu anúncio. Uma boa métrica para entender o custo de visibilidade;
- CPC (Custo por Clique): essa é a quantia que você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio. Um CPC baixo pode indicar que seu anúncio é atraente e relevante para o público;
- CTR (Taxa de Clique): a CTR mostra a porcentagem de pessoas que clicaram no seu anúncio em relação ao número total de impressões. Se essa taxa estiver alta, é sinal de que seu criativo está chamando atenção;
- CPA (Custo por Aquisição): o CPA é o valor que você paga para que uma ação específica aconteça, como uma compra ou um cadastro. Essa métrica é crucial para saber se o seu investimento está trazendo retorno.
Monitorar e interpretar essas métricas te ajuda a entender se a campanha está indo bem ou se precisa de ajustes.
Use a análise de relatórios no TikTok Ads Manager
A parte mais legal é que tudo fica organizado no menu Análise, onde você encontra os Relatórios personalizados.
Esses relatórios são perfeitos para quem quer montar algo sob medida.
Veja como fazer isso de forma simples:
- Acesse os relatórios personalizados: comece indo até a parte superior do painel do TikTok Ads Manager e clique em Relatórios personalizados;
- Criar um novo relatório: na página de relatórios, clique em Criar e escolha Relatório personalizado.
- Escolha dimensões e métricas: aqui, você vai se deparar com uma lista de Dimensões e Métricas. As dimensões são como categorias que ajudam a agrupar os dados, como campanhas e anúncios. Já as métricas se referem aos números de performance, como CPM, CPC, CTR e CVR.
- Selecione o que Mostrar: escolha as dimensões e métricas que você quer ver no relatório. Elas vão aparecer na tela para você revisar.
- Defina o Período: agora, é hora de escolher o período que você quer analisar. Pode ser ontem, os últimos 7 dias, os últimos 30 dias ou você pode colocar uma data personalizada.
- Visualize os dados: além de uma tabela, você pode dar uma olhada na linha de tendência. Isso vai te ajudar a ver como os dados mudam ao longo do tempo, o que é bem útil!
- Salve seu relatório: e por último, mas não menos importante, não esqueça de salvar o relatório! Clique em Salvar e dê um nome que faça sentido para você.
Com esses relatórios, você consegue ajustes em tempo real, identifica tendências e compara o desempenho entre campanha.
São muitos os benefícios que investir nessa estratégia gera, além de poder contar com vários tipos de anúncios para encontrar o mais indicado ao seu negócio.
Para ter sucesso com o TikTok Ads, é preciso saber o que ele é, entender como funciona, conhecer os principais tipos e saber como começar a anunciar nessa plataforma.
Com este artigo completo sobre o assunto, você já pode começar agora mesmo a implementar essa estratégia na sua conta.
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