Quanto você investiu em tecnologia no último ano? Essa pergunta parece pertinente mas necessária, devido ao cenário que o setor de e-commerce se encontra.
Em 2021 o setor teve um crescimento surpreendente graças ao público que o abraçou e claro, aos lojistas que não tiveram medo do novo e aprenderam tudo sobre como empreender em uma loja virtual.
Após esse boom do setor, acreditamos que este ano, será a fase de amadurecimento do e-commerce.
Afinal, sabemos que a venda online dá muito certo, porém, ainda há espaço para muito crescimento.
65% dos lojistas planejam investir em tecnologia em 2022
Atentos a isto, muitos lojistas têm planejado o que será feito para manter-se no topo em 2022.
E nada melhor do que investir em novas tecnologias que nos ajude a otimizar tempo, oferecer um serviço de maior qualidade e claro vender mais.
Dessa forma, uma pesquisa recente realizada pela Adobe Experience Cloud juntamente com a E-Commerce Brasil, afirma que cerca de 65% dos lojistas planejam investir em tecnologia para suas lojas virtuais este ano.
Confira quais os segmentos que eles pretendem focar em 2022, visando um melhor resultado.
Alto investimento em marketing digital
Segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados acreditam que a prioridade deste ano, será investir em novas ferramentas de marketing digital.
Dúvidas sobre Marketing Digital no e-commerce? Confira nossas dicas com os especialistas Vinicius Guimarães e Pedro Henrique Sobral | Venda Mais.
Investimento em uma boa plataforma de e-commerce
34% dos lojistas, acreditam que a prioridade deste ano, será investir em uma plataforma de e-commerce, que ofereça por exemplo, os principais recursos necessários para vender online.
Confira também: O guia completo e definitivo de como escolher uma plataforma de e-commerce.
Foco em logística e novos meios de pagamento
Para 30% dos entrevistados, existem duas coisas que precisam de investimento prioritário este ano, sendo elas: logística e sistemas de pagamento.
O que é mais importante na hora de investir em tecnologia?
- Flexibilidade e customização são os fatores mais importantes para 43% dos lojistas;
- Enquanto para 26% deles, o custo do investimento é o que mais pesa na hora da tomada de decisão;
- 17% dos entrevistados afirma que “cases de sucesso” são os mais importantes, pois garantem que aquele investimento trará resultados futuros;
- Por fim, 13% dos lojistas consideram como o mais importante, o suporte prestado durante o desenvolvimento do projeto.
Maiores desafios do setor de e-commerce para 2022
A pesquisa também buscou entender, quais são os principais desafios para o setor, segundo a opinião dos lojistas e as respostas foram as seguintes:
- 43% dos entrevistados afirmaram dificuldades em encontrar colaboradores especializados na gestão e desenvolvimento de um e-commerce, por exemplo;
- 34% acreditam que criar melhores experiências digitais para os consumidores, ainda é uma dificuldade que precisam superar em 2022;
- 21% dos entrevistados se dividiram em três respostas sendo elas: Necessidade de Implementar uma estratégia omnichannel, ampliar a loja eletrônica e aumentar a relevância do seu canal de e-commerce.
Então? Quais são suas expectativas para este ano? Já sabe quais investimentos vai focar para otimizar seus resultados? Agora é a hora, de planejar um 2022 incrível para sua loja online.