Split de pagamento: o que é, para quem é indicado e como fazer

O split de pagamento é uma solução indicada para negócios que envolvem mais de um recebedor nas suas transações financeiras. O sistema é responsável por realizar a divisão dos valores da venda de um produto ou serviço de forma automática, descomplicada e transparente!
split de pagamento, o que é e como funciona

Principais tópicos

O split de pagamentos é uma solução para os negócios que contam com mais de um recebedor para a comercialização de produtos.

Afinal, essa ferramenta é a responsável pela divisão das vendas para os diferentes recebedores em uma mesma transação comercial.

O objetivo principal é facilitar a forma de pagamento e concentrar em uma única transação financeira, diferentes produtos de diferentes fornecedores, facilitando esse processo no varejo.

Essa é uma solução já muito utilizada, mesmo que imperceptível para a maioria dos consumidores.

Empresas de delivery, de locomoção de passageiros e marketplaces já contam com essa importante ferramenta para os negócios.

O split de pagamento é indicado para todos os negócios que trabalham com mais de um fornecedor, lojista ou seller que precisam repassar os valores de uma única compra para os diferentes envolvidos.

São muitos os benefícios que essa solução oferece aos empreendimentos. No entanto, é preciso entender como funciona, quais as vantagens e como colocar em prática.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira agora mesmo este artigo e entenda o que é o split de pagamento e como funciona essa modalidade. Vamos lá!

O que é split de pagamento?

O Split Payment, ou split de pagamento, é um sistema utilizado para realizar a divisão de pagamentos digitais que um comprador faz para os diferentes vendedores ou recebedores.

Um bom exemplo desse sistema de divisão de pagamentos é o marketplace. Esse modelo de negócios que reúne diferentes lojas e vendedores em um único site.

Quando um comprador realiza mais de uma compra, ou seja, faz a compra de produtos diferentes, ele realiza apenas um pagamento.

Nesse caso, o split de pagamento é o sistema responsável por realizar o devido pagamento das compras feitas para diferentes lojistas.

O split de pagamento permite que um cliente único compre de diferentes lojas sem a necessidade de fazer vários pagamentos, correspondentes aos devidos vendedores.

É um recurso encontrado em compras online que trabalham com mais de um vendedor, mesmo que seja de uma mesma marca.

Empresas que trabalham com franquias também usam o split de pagamento para dividir as vendas realizadas online, relacionadas aos diversos franqueados.

Como o split de pagamento funciona?

Na maioria dos casos, essa ferramenta possibilita a divisão das comissões entre o responsável pela venda online, como o marketplace, e o seller ou lojista responsável pelos produtos, tudo de maneira automatizada.

Usando um exemplo de marketplace, o consumidor adiciona os diferentes produtos ao carrinho de compras, e quando finaliza a escolha dos produtos, realiza um único pagamento do valor total de todos os produtos.

O split de pagamento faz automaticamente a divisão do pagamento total para que cada beneficiário receba o valor correspondente por seus produtos, diretamente no canal ou instituição financeira de sua preferência.

Apesar de muito utilizado, poucos consumidores e empreendedores sabem como ele funciona.

Isso porque a ideia é que seja imperceptível, justamente para oferecer a comodidade que as vendas online demandam.

Logo, quando o consumidor reúne os produtos desejados no carrinho de compras e opta pela forma de pagamento da sua preferência como: boleto ou cartão de crédito, por exemplo o split faz a distribuição dos valores.

Para tanto, os recebíveis são acordados entre o responsável pelo marketplace e os vendedores cadastrados.

Esse acordo envolve o percentual das comissões, taxas e a responsabilidade pelo valor cobrado pelo frete.

Para quem é indicado?

O split de pagamentos é indicado para todos os empreendimentos que precisam fazer a divisão das vendas realizadas com diferentes fornecedores de produtos, por exemplo, não necessariamente somente aos usuários de marketplaces.

Afinal, com o uso dessa solução, qualquer plataforma ou site pode fazer a distribuição das vendas para diferentes lojistas de forma descomplicada.

Apesar do uso mais comum ser atribuído aos marketplaces, que contam com fornecedores e lojistas de diversos segmentos, um empreendimento físico também pode usar essa tecnologia.

Nesse caso, a loja adere ao split de pagamento para dividir os valores de vendas para dois ou mais vendedores e profissionais responsáveis pelas vendas.

Serviços de delivery, por exemplo, podem utilizar essa solução tecnológica para fazer a correta divisão de ganhos entre os diversos restaurantes contratados e os responsáveis por realizar as entregas.

Outro exemplo de possível uso do split de pagamento é um salão de beleza que disponibiliza uma série de serviços semelhantes, mas realizados por profissionais diferentes.

Logo, um único cliente pode usufruir dos serviços de manicure, cabeleireiro e esteticista.

Apesar de diferentes profissionais, o cliente faz um único pagamento e o split faz a distribuição dos valores para cada profissional responsável, tudo de maneira automatizada.

Quando o split de pagamento pode ser usado?

Sempre que houver a necessidade de fazer um pagamento único para que diferentes serviços ou produtos sejam adquiridos.

O split de pagamento pode ser contratado para oferecer maior comodidade aos consumidores e lojistas. Veja a seguir.

Compras com mais de um vendedor

Como já exemplificamos, qualquer negócio que precise fazer a divisão de pagamentos entre produtos e serviços prestados para um mesmo cliente pode utilizar essa solução.

Caso um mesmo empreendimento, físico ou digital, conte com mais de um fornecedor, ele pode usar essa solução para otimizar os resultados do negócio e facilitar a compra dos clientes.

Pagamento de marketplace

Um dos exemplos mais comuns do uso do split de pagamento é o marketplace.

Como essas plataformas fazem a comercialização de produtos de centenas de fornecedores, é importante centralizar a compra em uma única transação e contar com a ferramenta para fazer a divisão de cada compra realizada para os diferentes fornecedores.

Como vender em marketplace? Confira o passo a passo para ter sucesso nessa estratégia de vendas!

Fechamento de compras com pagamento único

O fechamento de compras com pagamento único já é uma realidade e uma grande demanda do mercado consumidor.

Afinal, as compras realizadas nos marketplaces não param de crescer e os consumidores já se habituaram a comprar diferentes itens e realizar um único pagamento.

Quais são os benefícios do split de pagamento?

O split de pagamentos está cada vez mais sendo usado por empreendimentos devido às facilidades e benefícios que oferece aos negócios e aos consumidores.

Algumas das vantagens dessa solução já foram abordadas neste artigo.

Contudo, reunimos este tópico para que fique mais fácil de entender os principais benefícios do split de pagamento. Confira abaixo!

Aumento das vendas

O split de pagamento facilita o fechamento e a compra, oferecendo mais comodidade aos consumidores.

A diversidade nas opções de pagamento já são uma demanda real do mercado.

Logo, ao possibilitar que apenas um pagamento seja feito na aquisição de diferentes produtos, as chances de fechar negócios são maiores, possibilitando um aumento real das vendas.

Confira também: como aumentar as vendas do seu e-commerce?

Transações mais transparentes

Como a divisão dos pagamentos é realizada de maneira automatizada, é possível oferecer maior transparência para que os envolvidos entendam sobre o andamento do negócio.

Assim que um pagamento é efetivado, os vendedores e lojistas são informados sobre quais produtos foram vendidos e o valor pago por cada um deles.

Portanto, a organização e prestação de contas é feita de maneira muito mais eficiente e transparente.

Eficiência tributária

Como os valores recebidos são automaticamente repassados para contas dos fornecedores, a gestão tributária é facilitada, já que aloca as receitas em contas diferentes e determinadas.

Com isso, os empreendimentos conseguem mais agilidade e maior adequação regulatória.

Controle de pedidos

O split de pagamento possibilita uma melhor gestão dos pedidos e o acompanhamento das vendas.

Afinal, mesmo que sejam realizadas centenas de vendas de produtos de diversos fornecedores, cada lojista pode fazer conferência do histórico de pedidos e das datas de pagamento de maneira online e organizada.

Redução de custos

Quando uma solução como esta é contratada, as atividades são otimizadas e as chances de erros são minimizadas.

Com isso, é possível dedicar esforços a outras atividades essenciais, como vendas e promoção dos produtos.

Com isso, a redução de custos é garantida e a possibilidade de aumentar a receita do negócio é potencializada.

Aumento da taxa de conversão

Algumas taxas de conversão são melhoradas com a implementação de soluções tecnológicas, como o split de pagamentos.

Os negócios podem passar a dedicar esforços com ações de promoção e marketing, melhorando a nutrição de potenciais compradores e oferecendo diversos produtos em uma mesma compra, aumentando o ticket médio dos consumidores.

Lançamento automático

Como todo o processo de pagamento e divisão das vendas é feito de maneira automatizada, os lançamentos são automáticos.

Com isso, erros humanos são evitados. Dessa forma, são minimizadas as chances de erro ao lançar valores e distribuí-los aos fornecedores dos produtos.

Como colocar em prática?

A contratação de um split de pagamento é bem descomplicada e funciona de maneira facilitada para os lojistas.

Para que a ferramenta seja implementada, é preciso escolher por um intermediador de pagamento que conte com sistema que suporte o sistema e o suporte necessário.

Logo, o contratante do serviço, o marketplace, faz a determinação dos percentuais de vendas. Ao fazer a ativação do sistema, o intermediador do contrato é o responsável por distribuir corretamente os valores das vendas realizadas para cada vendedor ou lojista.

Para finalizar, cada vendedor faz a identificação das vendas realizadas e se encarrega do envio dos produtos correspondentes.

O split de pagamento é uma solução ideal para empresas que trabalham com mais de um fornecedor ou precisam repassar os valores de vendas para mais de um vendedor.

Além de ser uma ferramenta que qualquer negócio pode utilizar, ainda oferece muitas vantagens para a empresa e para os consumidores.

Essa solução já é uma tendência do mercado e os clientes já buscam por essa facilidade na hora de concretizar uma compra e fechar o carrinho de compras.

Portanto, é preciso saber como melhor aproveitar a ferramenta e colocá-la em prática para otimizar os resultados, melhorar as taxas de conversão e conquistar aumento nas receitas de maneira automatizada e facilitada.

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