E-BOOK

TikTok para vendas: como usar a plataforma para viralizar produtos

A regra é simples: quanto mais visto é o seu produto, maior a chance de venda. E nada melhor do que levar seu produto até onde o seu cliente está: as redes sociais.

Introdução

Sumário

O TikTok surgiu como uma força dominante entre as redes de entretenimento, conquistando uma base de usuários global com seu formato de vídeos curtos e cativantes. 

De acordo com Relatório TikTok no Brasil da Opinion Box, 8 em cada 10 usuários acessam o aplicativo diariamente.

Dessa forma, sua popularidade explosiva tornou-o uma ferramenta de marketing indispensável para empresas que buscam alcance, engajamento e vendas na internet. 

Com milhões de pessoas ativas diariamente, o aplicativo oferece uma plataforma sem precedentes para promover produtos e serviços de forma criativa e envolvente.

Especialmente para quem empreende, o TikTok não é apenas um canal de entretenimento, mas também uma poderosa ferramenta de vendas. 

Por meio de estratégias criativas como marketing de influência, desafios de marca e anúncios direcionados, as empresas podem capitalizar a enorme base de usuários do app para impulsionar o comércio e expandir sua presença online.

Neste e-book, falaremos sobre o que é essa plataforma e como utilizar o TikTok para venda. 

Mostraremos como você pode utilizar esse app para vender mais, além de darmos algumas dicas de como viralizar no TikTok e atrair potenciais clientes.

Boa leitura!

O que é o TikTok?

Com mais de 5 bilhões de downloads em todo o mundo, esse é um canal de compartilhamento de vídeos que transcendeu seu status de aplicativo para se tornar um fenômeno cultural global. 

Seus fundadores afirmam que ele não é uma simples rede social, mas sim uma plataforma de entretenimento que alcançou números incríveis em pouco tempo. 

No TikTok, as pessoas podem criar e compartilhar vídeos curtos, geralmente com duração de 15 segundos a três minutos, abrangendo uma ampla gama de materiais como: danças, músicas, conteúdos educativos, humorísticos entre outros.

O aplicativo atraiu um público diversificado e se tornou um dos principais criadores de tendências que influenciam o mercado.

Além disso, a plataforma oferece uma variedade de ferramentas e funcionalidades para os criadores de conteúdo, incluindo uma biblioteca de músicas, efeitos, filtros e a capacidade de criar conteúdos reagindo a vídeos de outras pessoas.

Ferramentas que podem ser usadas tanto para entretenimento como uma maneira divertida de divulgar produtos na plataforma.

A página principal do app, conhecida como “For You”, apresenta uma seleção personalizada de vídeos com base nos interesses e interações do usuário. 

Não há uma fórmula específica para aparecer na página “For You”, mas os vídeos que se tornam virais muitas vezes recebem destaque.

Também existe a aba “seguindo” na qual o usuário pode assistir a vídeos apenas de usuários que ele segue. 

Em alguns dispositivos, é possível ainda, conferir vídeos postados por contas que vivem na mesma cidade ou região do usuário, o que é uma ótima forma para empresas locais melhorarem seu alcance através do geomarketing.

Apesar de ter sido conhecida como uma plataforma para entretenimento do público jovem, diversas pessoas migraram para o TikTok nos últimos anos.

Segundo o mesmo relatório da Opinião Box 45% do público presente na plataforma possui entre 30 e 49 anos. 

Já 30% do público possui entre 18 e 29 anos.

Nem mesmo o público de 50 anos ou mais, ficou de fora da plataforma, cerca de 25% também usam o TikTok.Incrível não é mesmo?

Como surgiu o TikTok?

O canal surgiu como uma nova versão do aplicativo Musical.ly, lançado em 2014 na China. 

O Musical.ly permitia que os usuários criassem vídeos curtos de dublagem de música e dança, ganhando popularidade especialmente entre os adolescentes.

Em 2017, a empresa chinesa ByteDance adquiriu o Musical.ly por cerca de um bilhão de dólares e, no ano seguinte, o fundiu com sua própria plataforma, o Douyin, criando o TikTok.

O aplicativo, lançado globalmente em 2018, expandiu significativamente as funcionalidades do Musical.ly, oferecendo uma ampla gama de ferramentas de edição e efeitos especiais. 

A fusão do Musical.ly com o Douyin permitiu que o TikTok se tornasse um canal de mídia social verdadeiramente global, alcançando pessoas em todo o mundo.

O sucesso do app pode ser atribuído a uma combinação de fatores, incluindo sua interface fácil de usar, algoritmo inteligente que permite personalizar o feed de conteúdo de cada usuário e a capacidade de criar vídeos curtos e envolventes de forma rápida e intuitiva. 

Dessa forma, ele pode ser utilizado tanto para quem quer se distrair como quem quer utilizar o TikTok para venda.

4. O que as pessoas fazem no TikTok?

Segundo o relatório da Opinion Box, 54% dos usuários do TikTok querem conferir conteúdos de humor e descontração. 

Em seguida, 53% dos usuários afirmam que gostam de acompanhar vídeos de perfis que já seguem na plataforma.

Além disso, 39% dos usuários afirmam que gostam de acompanhar as últimas notícias.

Já os reviews de produtos são vistos por cerca de 31% do público e isso mostra a importância das marcas estarem presentes na plataforma, especialmente para alcançarem um novo público para o seu negócio.

O app se tornou um destino popular para uma variedade de atividades, desde entretenimento até compras online. 

A verdade é que cada geração tem suas preferências específicas ao usar a plataforma, confira algumas características de cada um.

Geração Z

Os jovens da geração Z são frequentemente vistos assistindo e criando vídeos de dança, desafios virais, comédia e materiais relacionados à cultura pop. 

Eles valorizam a autenticidade e a criatividade, e muitas vezes se envolvem em tendências que ganham popularidade rapidamente.

Millennials

Já os millennials, embora também apreciem os desafios de dança e a comédia, tendem a se concentrar em conteúdos mais informativos e educativos. 

Eles gostam de tutoriais de maquiagem, dicas de estilo de vida, viagens e culinária. Para os millennials, o app é uma fonte de inspiração e conhecimento prático.

Geração X e Baby Boomers

Por fim, os usuários mais antigos, como a Geração X e os Baby Boomers, estão cada vez mais presentes no TikTok. 

Eles tendem a preferir vídeos relacionados à saúde, bem-estar, humor e nostalgia.

Muitos deles apreciam vídeos que os fazem rir e se sentirem conectados com as novas tendências.

Ao mesmo tempo, o aplicativo se tornou um canal significativo para o comércio eletrônico. 

As diferentes gerações utilizam o canal para descobrir novos itens e marcas por meio de vídeos de avaliação, tutoriais de uso e recomendações de influenciadores.

Para utilizar o TikTok para vender existem recursos como links de compra e tags de produto que permitem que as pessoas façam compras diretamente dos vídeos, tornando o processo de compra mais rápido e conveniente para quem não tem tanta familiaridade com a tecnologia.

Números do TikTok no Brasil

O app de vídeos tornou-se uma potência global nas redes sociais, ultrapassando a incrível marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo. 

No Brasil, sua popularidade não é diferente, com números impressionantes de pessoas.

Quantidade de usuários no TikTok

De acordo com dados do DataReportal, em janeiro de 2022, o TikTok contava com 74,1 milhões de pessoas ativas no país. 

No entanto, esses números só cresceram desde então. 

Em 2023, relatórios divulgados para anunciantes revelaram que o Brasil já registrava mais de 82 milhões de usuários com mais de 18 anos dentro da plataforma, o que mostra a sua força.

O Brasil, também ocupa uma posição de destaque no cenário global. 

Seu número de usuários fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Indonésia.

Mais uma prova da sua relevância e influência no país.

Horários em que as pessoas utilizam o aplicativo

Segundo o relatório da Opinion Box, o período da noite é o preferido dos usuários de TikTok, confira as preferências:

  • Em primeiro lugar, está o horário das 20h às 00h
  • Em seguida, vem o período de início da noite, entre 18h e 20h.

Postar conteúdos durante esses horários pode ser uma boa estratégia para conseguir mais alcance em suas publicações, o que ajudará na entrega do seu conteúdo para as pessoas que estão online no app.

Assuntos que mais fazem sucesso na plataforma

Os assuntos que mais fazem sucesso no TikTok Brasil são:

  • Humor (58%);
  • Música (43%);
  • Saúde/fitness (41%);
  • Viagem e turismo (40%);
  • Gastronomia e receitas (36%).

Fazer conteúdos para a divulgação dos seus produtos contendo elementos dos assuntos mais vistos na plataforma auxiliará no ganho de alcance orgânico, além de aumentar as chances de viralização. 

Aqui, a criatividade é a chave!

Quais as perspectivas de crescimento do TikTok?

As perspectivas de crescimento do aplicativo para os próximos anos são extremamente promissoras, considerando o seu sucesso contínuo e a sua rápida expansão global desde o seu lançamento.

Uma das principais razões para o otimismo em relação ao crescimento do TikTok é o seu apelo universal. 

O canal atrai pessoas de todas as idades e backgrounds, oferecendo uma ampla gama de conteúdos que vão desde música e dança até comédia e educação.

Esse alcance diversificado permite que o app continue a expandir sua base de usuários em diferentes partes do mundo e em diferentes segmentos demográficos.

Além disso, o TikTok está constantemente inovando e introduzindo novos recursos para manter as pessoas engajadas. 

Desde a adição de ferramentas de edição avançadas até parcerias com celebridades e marcas, o aplicativo está sempre buscando maneiras de melhorar a experiência do usuário e manter sua relevância.

Outro fator importante a considerar é o crescente interesse das organizações em trabalhar o seu marketing e publicidade no app. 

À medida que a plataforma se torna cada vez mais popular, as marcas estão cada vez mais usando o TikTok para venda, buscando maneiras de se envolver com os usuários e alcançar novos públicos por meio de campanhas criativas e autênticas.

Por que usar o TikTok para vender mais

O TikTok é um canal com um enorme potencial para impulsionar o comércio, especialmente considerando o crescente número de novas pessoas que estão aderindo ao aplicativo.

Como mostramos acima, diversos públicos estão dentro da plataforma e essa diversidade permite um vasto campo para a divulgação de produtos e serviços de diferentes nichos.

Mais do que isso, os usuários do TikTok querem que as marcas utilizem o canal para divulgar seus itens. 

Para se ter uma ideia, 45% dos entrevistados expressaram esse desejo na pesquisa da Opinion Box, demonstrando uma demanda real por material de marca no aplicativo.

Isso sem falar que 68% das pessoas acreditam que o TikTok pode facilitar a aproximação entre pessoas e empresas.

Quando se trata de conversão, o app já provou ser eficaz. 

Cerca de 38% dos usuários afirmaram já ter comprado ou contratado um serviço após vê-lo na plataforma, seja por meio de anúncios (TikTok Ads) ou  por recomendações de influenciadores.

Com seu potencial de alcance, engajamento e conversão, o app se destaca como um canal essencial para qualquer estratégia de vendas.

Continue a leitura para conferir mais alguns motivos para investir nessa plataforma.

Novas pessoas conhecerão a sua marca

A plataforma chinesa é um canal em crescimento contínuo, o que significa que constantemente novas pessoas estão descobrindo sua marca.

Isso proporciona uma oportunidade única para alcançar um público mais amplo e diversificado.

Conta com um algoritmo forte

Além disso, o algoritmo poderoso do TikTok, especialmente em sua seção “For You”, garante que seu conteúdo seja entregue para usuários com maior probabilidade de se interessar por ele. 

Isso aumenta a visibilidade da sua marca e gera mais engajamento.

Pode se tornar um novo canal de vendas

O aplicativo também serve como mais um canal de comércio para sua loja, permitindo que você alcance clientes potenciais de uma maneira única e envolvente.

Permite que você crie conteúdos criativos

Outra vantagem é a possibilidade de criar vídeos criativos que se destacam na plataforma. 

Desde desafios de dança até vídeos informativos e divertidos, o TikTok oferece uma variedade de formatos para expressar a personalidade da sua marca e atrair a atenção do público.

Deixa a sua marca por dentro das tendências

Por fim, estar presente no app mantém sua marca atualizada com as tendências atuais. 

Isso ajuda a aumentar a relevância da sua marca e a mantê-la em sintonia com as preferências do seu público-alvo.

Como viralizar no TikTok para vender mais

Viralizar produtos usando o TikTok para venda requer estratégia e consistência. Continue a leitura para conhecer algumas dicas fundamentais.

Menos vendas, mais conteúdos

A maioria dos usuários que usam TikTok estão em busca de conteúdos divertidos e que entretenham. 

Dessa forma, a nossa primeira dica para que você viralize seus produtos de e-commerce na plataforma é justamente adaptando esse formato para o seu negócio.

Você pode usar um meme ou situação que esteja em alta na internet e que possa ter alguma relação com o seu produto.

Dessa forma, você conseguirá chamar a atenção dos usuários ao mesmo tempo que divulga o seu e-commerce.

Crie conteúdo de qualidade

Para criar conteúdo de qualidade no TikTok, é essencial ser autêntico e criativo. 

Conheça seu público-alvo e crie vídeos que os envolvam emocionalmente ou os divirtam. 

Mantenha-se atualizado com as tendências, use músicas populares e edite os vídeos de forma cativante.

Também é muito importante analisar as preferências do seu público: teste diversos formatos e veja quais estão tendo um melhor alcance e resultados positivos. 

Por exemplo: se você perceber que vídeos de reviews estão dando mais certo do que esquetes de comédia, por exemplo, foque em fazer resenhas. 

Dessa forma, você se tornará uma empresa autêntica na plataforma, tendo sua marca reconhecida mais facilmente.

Faça o planejamento das suas publicações

Para planejar publicações eficazes no TikTok, defina uma estratégia de conteúdo consistente. 

Estabeleça temas, dias e horários de postagem. Utilize ferramentas de agendamento e calendários de conteúdo para manter a consistência. 

Por exemplo, às segundas-feiras, poste vídeos de desafios; às quartas-feiras, faça tutoriais com os seus produtos; e aos sábados, compartilhe bastidores.

Dessa forma, você conseguirá manter uma frequência de publicações no seu perfil, o que ajudará no ganho de audiência e no engajamento das suas publicações. 

Além disso, os seus seguidores lembrarão da sua marca com mais frequência, pois serão os seus vídeos na timeline.

Mantenha uma constância de posts

Complementando a dica anterior, conforme o próprio TikTok, o ideal é que você poste de uma a quatro vezes por dia. 

Sabemos que esse é um número alto, principalmente para quem está começando a utilizar a plataforma. 

Por isso, a nossa dica é manter uma frequência que você consiga manter e, conforme os vídeos forem fazendo sucesso, aumentar aos poucos.

Para manter essa frequência, crie um calendário editorial, estabeleça metas realistas, reutilize conteúdo sempre que possível e aproveite as tendências. 

Use ferramentas de agendamento para programar postagens antecipadamente e envolva sua comunidade, pedindo sugestões de conteúdo.

Utilize as hashtags certas

Hashtags são essenciais no TikTok para aumentar a visibilidade e alcance dos vídeos. 

Para o setor de e-commerce, escolha hashtags relevantes que tenham relação com o produto ou serviço que você vende, para atrair compradores. 

Use ferramentas de pesquisa de hashtags para identificar as mais populares e relacionadas ao seu nicho.

Evite usar muitas hashtags genéricas e opte por aquelas mais específicas, com potencial para alcançar seu público-alvo. 

Personalize hashtags com o nome da sua marca ou slogan para fortalecer sua identidade. 

Também vale a pena experimentar diferentes combinações de hashtags para descobrir quais geram mais engajamento e conversões.

Conheça as tendências virais

Ficar por dentro das tendências em alta no canal é muito importante para quem quer viralizar no TikTok. 

Isso envolve entender quais tipos de conteúdo estão sendo mais compartilhados e apreciados pelas pessoas. 

Ao criar materiais alinhados com essas tendências, você aumenta suas chances de viralização. 

Porém, fica o aviso: adapte esses conteúdos para que eles tenham a identidade e essência da sua marca.

Para descobrir quais conteúdos estão em alta no TikTok, explore a página “Para Você”, em que algoritmos personalizados exibem vídeos populares. 

Também vale a pena ficar de olho nos desafios e hashtags trending, analise vídeos virais e acompanhe criadores de tendências.

Interaja com conteúdos relevantes para se manter atualizado.

Interaja com seus seguidores

Para interagir com seguidores em um perfil de e-commerce no TikTok, concentre-se em fornecer valor agregado. 

Crie conteúdo educativo sobre seus produtos, destacando benefícios e dicas de uso. 

Responda prontamente a dúvidas e comentários, demonstrando expertise e atendimento ao cliente de qualidade.

Também é possível realizar sessões ao vivo mostrando produtos em uso e respondendo perguntas em tempo real. 

Incentive a participação em desafios relacionados aos seus produtos, promovendo engajamento e visibilidade da marca. 

Use o TikTok Ads para promover ofertas especiais e descontos exclusivos, incentivando a conversão de seguidores em clientes fiéis.

Faça parcerias com influenciadores do nicho

Fazer parcerias com influenciadores digitais no TikTok oferecem exposição ampliada para produtos, alcançando novos públicos e aumentando a credibilidade da marca.

Os influenciadores têm o poder de impulsionar o engajamento e as vendas, proporcionando uma conexão autêntica com os seguidores, gerando confiança e interesse nos produtos.

Para que as suas parcerias com influenciadores no TikTok sejam um sucesso, pesquise por criadores alinhados com sua marca, considere seu público e estilo de conteúdo. 

Estabeleça uma comunicação clara sobre objetivos e expectativas. 

Ofereça benefícios mútuos, como produtos gratuitos ou comissões. Monitore o desempenho e ajuste estratégias conforme necessário.

Utilize as ferramentas da plataforma a favor do seu negócio

Como falamos, o TikTok oferece diversas ferramentas incríveis para promover o seu negócio.

Conte com recursos como: Lives, Monetização e Análises de resultados dentro da plataforma.

Aliás, uma ferramenta extremamente importante para vender dentro do TikTok e alcançar um público ainda mais amplo é o TikTok Ads.

A ferramenta de publicidade do TikTok, permite que e-commerces e lojas físicas promovam seus produtos para uma audiência global. 

Com formatos criativos, os anúncios de vídeo e desafios patrocinados, tornam possível aumentar o reconhecimento da marca, impulsionar o tráfego para o site e gerar vendas diretas, alcançando um público altamente engajado.

Para aproveitar o TikTok Ads,crie anúncios envolventes e autênticos que ressoem com a audiência da plataforma. 

Utilize vídeos curtos e cativantes, promova desafios relacionados aos produtos e segmente o público que verá as suas campanhas com base em interesses e demografia para maximizar o impacto e alcançar resultados eficazes.

Analise as métricas

Outro ponto muito importante na hora de usar o TikTok para negócios, é analisar as suas métricas.

Algumas das mais importantes são: total de visualizações, número de seguidores, compartilhamentos e curtidas

Além disso, ao patrocinar um conteúdo dentro da plataforma também é preciso ficar de olho no Painel de Controle do TikTok for Business para acessar insights detalhados sobre o desempenho dos seus conteúdos pagos.

Por exemplo, se um vídeo promocional receber muitos compartilhamentos, isso indica um interesse significativo. 

Ajuste a estratégia com base nessas métricas para otimizar o alcance e a conversão.

Conheça seu público-alvo

Para entender a sua audiência no TikTok, analise dados demográficos e de engajamento por meio do Painel de Controle TikTok for Business. 

Além disso, pesquise hashtags relevantes para identificar interesses comuns e acompanhe os comentários para entender as preferências e opiniões dos seguidores.

Essas informações ajudarão a personalizar o conteúdo e as estratégias de marketing para atender às necessidades e interesses do seu público.

Seja autêntico e criativo

Para ser autêntico e criativo no TikTok, um negócio deve criar conteúdo genuíno que ressoe com a audiência. 

Evite anúncios diretos e opte por narrativas envolventes que destaquem os produtos de forma sutil.

Por exemplo, tutoriais de uso, desafios relacionados ao produto ou mostrando os bastidores da empresa. 

Incorpore tendências e memes de forma inteligente, mantendo a voz da marca constantemente. 

Também vale a pena incentivar a participação dos seguidores por meio de perguntas, enquetes e interações nos comentários.

Lembre-se: priorize a originalidade e a conexão emocional para criar uma experiência memorável e autêntica para os usuários.

Otimize sua bio e perfil

Para otimizar a sua bio e perfil no TikTok, você deve destacar sua proposta de valor. Inclua um link direto para o site e utilize palavras-chave relevantes para atrair seu público-alvo. 

Por exemplo, “Descubra produtos exclusivos para moda sustentável”.

Deixe o seu perfil visualmente atraente e mantenha-o atualizado com informações relevantes sobre a marca e os produtos. 

Além disso, destaque os principais recursos e benefícios dos produtos em destaque. 

Uma bio bem elaborada e um perfil organizado podem aumentar a credibilidade e o interesse dos seguidores.

Ideias de conteúdos para fazer no TikTok

Como você viu, o TikTok pode ser um espaço incrível para criar vídeos que impulsionem o seu negócio.

Existem diversas formas de criar conteúdos, uma dica interessante é entender o que está em alta no nicho de atuação da sua empresa, além de entender também as preferências do seu público, através de uma pesquisa, por exemplo. 

Uma abordagem eficaz para criar postagens voltadas para vendas no TikTok é combinar entretenimento com informação útil. 

Por exemplo, vídeos que apresentam produtos de forma criativa e envolvente, demonstrando seus benefícios e funcionalidades de maneira autêntica, tendem a atrair a atenção dos usuários. 

Isso pode incluir tutoriais de uso, análises de itens, comparações, entre outros.

Além disso, contar histórias emocionantes relacionadas aos produtos ou mostrar testemunhos de clientes satisfeitos pode ajudar a construir confiança e credibilidade na marca. 

Vídeos que destacam ofertas exclusivas, descontos especiais ou promoções também costumam gerar interesse e engajamento.

Veja a seguir algumas sugestões de vídeos que dão muito certo para quem quer usar o TikTok para venda.

Review de produtos

Para vídeos de review de produtos no TikTok, destaque os principais recursos e benefícios de forma concisa e cativante. 

Mostre o produto em uso e demonstre seus resultados. Utilize música e efeitos para tornar o vídeo mais envolvente.

Por exemplo, um e-commerce de beleza pode fazer um tutorial de maquiagem usando seus produtos. 

Incentive a interação dos seguidores com perguntas e chamadas para ação. 

Mantenha uma linguagem autêntica e honesta, construindo uma relação de confiança com seu público.

Bastidores da loja

Para vídeos de bastidores no TikTok, mostre a produção, embalagem e envio de produtos, dando uma visão autêntica de como é feito todo o processo na empresa. 

Se a sua loja, já possui uma equipe, destaque seus funcionários e compartilhe momentos divertidos e desafiadores do dia a dia.

Veja um exemplo: se você tem um e-commerce de moda pode mostrar o processo de design de uma nova coleção, com legendas explicativas e músicas que combinem com a atmosfera.

Esses vídeos humanizam a marca, fortalecem o relacionamento com os seguidores e agregam valor ao mostrar o cuidado e o esforço por trás dos produtos.

Embalando pedidos de compradores

Para vídeos de embalagem de pedidos no TikTok, destaque a atenção aos detalhes e o cuidado ao preparar os produtos para envio. 

Mostre o processo de embalagem de forma rápida e esteticamente atraente, utilizando música e efeitos visuais.

Por exemplo, um e-commerce de artigos de papelaria pode mostrar a montagem de kits personalizados.

Fale sobre os itens que a pessoa pediu e de onde ela é para gerar uma aproximação com o cliente (acredite, muitos usuários compram esperando ansiosamente pelos vídeos dos seus próprios pedidos).

Nos comentários, você também pode incentivar a interação dos seguidores, como perguntando onde eles residem.

Mostrar o estoque com novas mercadorias

Uma outra ideia muito bacana para fazer conteúdo no TikTok, é mostrar vídeos com os produtos ainda em estoque.

Para esses vídeos, destaque os produtos mais populares e as novidades da loja. 

Organize visualmente o estoque e demonstre a variedade de produtos. 

Por exemplo, uma loja de itens eletrônicos pode exibir seus últimos lançamentos e acessórios extras de cada item.

Outra dica é incentivar a interação dos seguidores, como pedindo sugestões de produtos favoritos. 

Esses vídeos criam expectativa sobre a variedade e qualidade dos produtos, incentivando a exploração do catálogo e potencializando as vendas.

Vídeos de antes e depois

Quem não gosta de ver um vídeo de transformação? 

Geralmente, os vídeos de antes e depois no TikTok, destacam a transformação dos produtos ou dos clientes após o uso dos itens vendidos.

Por exemplo, uma loja de produtos de beleza pode mostrar o resultado de um produto de skincare após o uso contínuo.

Divulgar os resultados visíveis na pele, não somente ajuda a criar um conteúdo interessante como também traz uma prova social da qualidade do produto.

Lembre-se de utilizar uma edição dinâmica, destacando os contrastes e os benefícios alcançados.

Busque incentivar a interação dos seguidores, como solicitando suas próprias histórias de transformação para serem postadas no perfil.

Demonstração de produtos

Para vídeos de demonstração de produtos no TikTok, destaque os recursos e benefícios de forma clara e envolvente. 

Mostre como usar o produto em situações do dia a dia. 

Por exemplo, uma marca de utensílios domésticos pode demonstrar uma nova panela em ação.

Utilize uma narrativa dinâmica, cortes rápidos e música cativante.

Inclua legendas explicativas e chamadas para ação, incentivando os espectadores a fazerem perguntas ou comprarem o produto.

Dicas e tutoriais

Para vídeos de dicas e tutoriais no TikTok, ofereça conteúdo útil e envolvente que destaque os benefícios e o uso dos produtos. 

Por exemplo, uma loja de produtos de limpeza, pode dar dicas e tutoriais de como limpar superfícies difíceis.

Sempre mantenha os vídeos curtos e diretos ao ponto, com instruções claras. 

Utilize uma linguagem acessível e música animada para manter o interesse. 

Incentive a interação dos espectadores, como pedindo suas próprias dicas ou sugestões.

Esses vídeos educativos aumentam o conhecimento da marca, demonstram sua expertise no setor e incentivam a confiança dos consumidores, impulsionando as vendas.

Desafios e concursos

Para vídeos de desafios e concursos no TikTok, crie interações divertidas e envolventes que incentivem a participação do público. 

Por exemplo, um e-commerce de acessórios pode lançar um desafio de “look do dia” usando seus produtos.

Defina regras claras e prêmios atrativos para motivar a participação.

Utilize hashtags exclusivas para rastrear as entradas dos participantes e promover o concurso.

Incentive os seguidores a compartilhar seus vídeos para aumentar o alcance.

Tendências de estilo de vida

Para vídeos de tendências de estilo de vida no TikTok, conecte seus produtos à vida cotidiana de forma autêntica e inspiradora. 

Um exemplo bacana seria um negócio voltado para o nicho de casa e decoração: mostre como os itens complementam um estilo de vida minimalista.

Utilize cenários atraentes, como ambientes domésticos modernos. Inclua dicas de design e sugestões de uso dos produtos. 

Use músicas e efeitos visuais que transmitam a vibe desejada e incentive a interação dos espectadores, como solicitando suas próprias dicas de decoração.

O que vender no TikTok

O app tornou-se um fenômeno entre pessoas de diferentes escalas sociais, especialmente durante o período pandêmico.

Além das danças, tutoriais e vídeos engraçados, uma categoria que ganha fortemente a atenção das pessoas é a de produtos. 

Nesse contexto, conheça alguns itens que se destacam como tendência de vendas no TikTok.

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Eletrônicos

Os itens eletrônicos são um sucesso em qualquer plataforma e no TikTok não seria diferente.

Experimente divulgar e vender itens como smartphones, Echo Dot, Kindle, Smartwatch, Caixa de som Bluetooth e muitos outros.

Recentemente, um item bastante popular na plataforma foi a Fita LED RGB 5050 que possui controle remoto e pode ser usada para decorar diversos locais.

Produtos de beleza e saúde

Produtos de beleza e saúde estão sempre em alta. 

Por isso é comum que itens para skincare, cabelos e maquiagens sejam destaques na plataforma.

Mas além disso, até mesmo itens de saúde podem viralizar.

Um exemplo foi o dilatador nasal utilizado para diminuir a congestão nasal e melhorar a respiração das pessoas.

Esse produto tem sido bastante procurado pelos usuários por ser uma opção indicada para quem busca alívio nos sintomas de rinite e sinusite.

Utensílios domésticos

Itens práticos para o dia a dia são sucesso no TikTok.

Quase sempre, novidades do setor surgem e fazem com que as pessoas procurem os produtos nas lojas.

Esponjas com reservatório para detergentes e a mais recente novidade que ficou conhecida como temporizador de cozimento de ovos, são alguns exemplos de itens domésticos que explodiram de sucesso na plataforma.

Brinquedos

Brinquedos e itens de entretenimento para crianças também têm sido bastante populares no app. 

Há espaço para tudo! Brinquedos educativos, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e até mesmo brinquedos sensoriais têm sido promovidos e recomendados por usuários influentes, gerando um aumento significativo no comércio.

O mais recente produto que viralizou na plataforma foi o Polvo de Pelúcia.

Produtos para pets

Não podemos ignorar o amor das pessoas do TikTok por seus animais de estimação. 

Itens destinados aos cuidados e entretenimento de animais, como brinquedos interativos, camas confortáveis, comedouros e bebedouros automáticos, têm sido promovidos com sucesso no canal.

Vídeos adoráveis de animais usando esses produtos muitas vezes se tornam virais, gerando um interesse crescente por parte dos espectadores em adquiri-los para seus próprios animais de estimação.

Moda e acessórios

Roupas, sapatos, bolsas, joias e outros acessórios de moda têm grande potencial de venda no aplicativo. 

Você pode criar vídeos mostrando os itens em looks diferentes, lançando tendências ou dando dicas de estilo.

Artes e artesanato

Itens artesanais, como bijuterias feitas à mão, artigos de decoração, arte em tela, entre outros, podem encontrar um público receptivo no TikTok. 

Mostre o processo de criação e o resultado para atrair a atenção dos espectadores.

Produtos personalizados

Itens personalizados, como camisetas estampadas, canecas com fotos, capinhas de celular customizadas e produtos com monogramas, são populares entre os usuários do app, que apreciam itens exclusivos e únicos.

Produtos eco-friendly

Itens sustentáveis e ecologicamente corretos têm ganhado cada vez mais destaque. 

Se você vende produtos eco-friendly, como itens reutilizáveis, itens orgânicos ou feitos com materiais reciclados, o TikTok pode ser uma plataforma ideal para promovê-los.

Produtos de entretenimento

Itens relacionados ao entretenimento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, livros, filmes e séries, têm grande apelo entre as pessoas que fazem uso do aplicativo, que adoram compartilhar suas paixões e hobbies.

Produtos de bem-estar

Produtos relacionados ao bem-estar físico e mental, como equipamentos de exercício, itens de aromaterapia, suplementos nutricionais e cosméticos naturais, podem encontrar um público receptivo no TikTok, onde a saúde e o autocuidado são temas frequentemente discutidos.

Produtos sazonais e temáticos

Aproveite as datas comemorativas, feriados e eventos sazonais para promover itens relacionados, como decorações de Natal, fantasias de Halloween, presentes de Dia dos Namorados, entre outros.

Use o TikTok na Tray

A integração do app na plataforma Tray representa uma poderosa oportunidade para os empreendedores alcançarem um público ainda mais amplo e engajado. 

Com mais de 1 bilhão de usuários mensais, o TikTok se tornou uma das maiores vitrines virtuais do mundo, oferecendo um alcance sem precedentes para os produtos anunciados.

Ao integrar o aplicativo à sua loja virtual na Tray, você pode levar seus itens diretamente para o canal mais acessado do momento. 

Com a possibilidade de criar anúncios que se parecem com publicações comuns, sua marca pode se destacar de forma orgânica, sem parecer excessivamente comercial.

Esse serviço oferece uma série de benefícios para os vendedores online.

Além de alcançar um público massivo, os anúncios na plataforma têm uma alta probabilidade de serem vistos e compartilhados, aumentando as chances de conversão. 

Com o TikTok ocupando o segundo lugar entre os aplicativos mais usados no Brasil, essa é uma oportunidade que não pode ser ignorada.

Os planos oferecidos pela Tray são flexíveis e acessíveis, atendendo às necessidades de diferentes tipos de negócios. 

Desde pequenas empresas até grandes corporações, há uma opção para todos os perfis de empreendedores.

Além disso, há integração com outras redes sociais e ferramentas de marketing, como o Google Ads e o Facebook Ads, oferecendo ainda mais oportunidades para impulsionar as vendas e expandir o alcance da sua marca.

Como usar o Tray no TikTok?

Para utilizar o app na plataforma Tray, primeiramente é necessário acessar o painel administrativo da sua loja virtual.

Dentro do painel, você encontrará opções de integração com redes sociais e aplicativos de marketing. 

Procure pela opção de integração com o TikTok e siga as instruções fornecidas.

Integrando o app em sua loja Tray, você terá a oportunidade de criar anúncios e conteúdos direcionados para o canal. 

Isso pode incluir vídeos de produtos, tutoriais, depoimentos de clientes e outras postagens relevantes para o seu público-alvo.

Uma vez integrado, você poderá criar campanhas de anúncios no aplicativo diretamente do painel da Tray. 

Isso inclui a definição de público-alvo, orçamento de campanha, tipos de anúncios e outras configurações importantes.

Além disso, é importante estar sempre atento às tendências e desafios que estão acontecendo no TikTok. 

Essa plataforma é conhecida por sua cultura de memes e desafios virais, então aproveite isso para criar conteúdo relevante e engajador para sua audiência.

E não se esqueça de acompanhar, regularmente, o desempenho de suas campanhas no app por meio do painel da Tray. 

Analise métricas como visualizações, engajamento e conversões para identificar o que está funcionando e o que pode ser melhorado em suas estratégias de marketing no TikTok.

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o mundo do TikTok para venda e aprendeu algumas maneiras de viralizar no canal, você já pode criar a sua conta e postar os primeiros vídeos da sua loja. 

Temos certeza que em pouco tempo, seus primeiros clientes irão surgir, basta seguir nossas dicas corretamente!

Lembre-se:

Comece criando um calendário de conteúdo para planejar os vídeos que serão publicados, tornando-se mais fácil postar com frequência, algo muito importante se você quer que sua marca fique conhecida pelo grande público.

Também fique de olho nas tendências da plataforma e adapte os conteúdos para que possam ser usados no seu nicho.

smartphone com o app do tik tok exibindo um video de um pai e filha vestidos de super-heróis e a logo do TikTok ao lado

Antes uma tendência, agora uma real força de vendas

Agora você pode anunciar no TikTok diretamente na Tray. Leve seus produtos para o aplicativo mais acessado no mundo – com mais de 1 bilhão de usuários mensais.

Anúncios em redes sociais vendem mais porque eles parecem uma simples publicação – não um anúncio.

Esta é uma rede descontraída, onde seu cliente vai estar muito mais disposto a ouvir o que você tem pra falar. quanto mais visto é o seu produto, maior a chance de venda.

E nada melhor do que levar seu produto até onde o seu cliente está: as redes sociais.

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