Quando começamos a imaginar nosso e-commerce, pensamos em muitas coisas: nos produtos que vamos oferecer, nas cores e formas do design e, claro, nas promoções que precisaremos oferecer para atrair os clientes. No entanto, antes de tudo isso vem algo ainda mais importante, que impacta diretamente cada um desses pontos: o servidor de loja virtual. Não faz ideia do que seja esse servidor e de como sua escolha pode afetar até mesmo os números da sua receita? Então se prepare, porque explicaremos tudo isso (e mais um pouco) no post de hoje. Confira!
Afinal, o que é e para que serve um servidor de loja virtual?
Para que você entenda direitinho a utilidade de um servidor de loja virtual, precisamos dar um passo atrás, procurando entender como a internet em si funciona. É assim: quando o usuário digita o endereço de um site no navegador ou encontra um link para determinada página nas buscas do Google, ele na verdade está digitando (ou encontrando) uma sequência numérica que o leva até um computador onde aquela página está armazenada. Aí tudo funciona. Pois esse computador é o tal do servidor!
Ali ficam guardadas todas as páginas da sua loja virtual, incluindo as de cadastro e de compra dos clientes. E como essas páginas podem ser simultaneamente acessadas por milhares (ou até milhões) de usuários diferentes, é extremamente importante que esse servidor tenha memória e poder de processamento de sobra para que sua loja funcione perfeitamente. E quando falamos de funcionar perfeitamente não nos referimos apenas a ficar on-line o tempo todo, viu? Você vai entender a partir de agora.
Como sua escolha impacta os números do e-commerce?
Muito se engana quem pensa que a única forma de um servidor impactar negativamente os resultados de um negócio é ficando off-line. Se sua velocidade, estabilidade e até localização não forem das melhores, sua loja virtual pode facilmente render abaixo do esperado, mesmo estando sempre no ar. Vamos explicar um pouco melhor os motivos para você:
Velocidade
Segundo John Mueller, experiente webmaster e analista de dados do Google, o tempo máximo que os usuários costumam esperar pelo carregamento de uma página é de 2 segundos. Passando disso, basta um clique para desistir daquele endereço e partir para outra aba do navegador. Por isso, na hora de escolher um servidor para sua loja virtual, é essencial ficar de olho nesse ponto. Afinal, ninguém quer perder clientes para a concorrência devido a lentidão, não é mesmo?
Estabilidade
Com faturamento de aproximadamente 1,9 bilhão de reais, a Black Friday de 2016 rendeu ótimos resultados para os donos de lojas virtuais no Brasil. Foram aproximadamente 17% a mais de vendas realizadas no mesmo período em comparação com 2015. Nesse contexto, porém, quem não contou com um servidor estável acabou perdendo dinheiro.
Segundo dados da Worldpay, empresa internacional especialista em pagamentos on-line, durante o período com maior volume de vendas da Black Friday, foram registradas cerca de 180 transações financeiras por segundo. Imagine então se você fica 1 segundo que seja fora do ar. São muitas e muitas vendas perdidas, certo? Por isso é tão necessário contratar um servidor que nunca deixe seu negócio na mão — principalmente nessas ocasiões especiais, quando o número de acessos é ainda maior.
Localização
Muita gente não sabe, mas ter um servidor de loja virtual funcionando perto de onde seus clientes estão pode ajudar bastante nos números da empresa. É isso mesmo! Quando o servidor está fisicamente posicionado próximo aos usuários, é preciso fazer menos conexões para que o acesso daquela pessoa chegue até a sua página. Por isso é que, no caso do público brasileiro, um servidor instalado no estado de São Paulo, por exemplo, pode entregar resultados melhores que um outro situado nos Estados Unidos.
No entanto, ainda resta dizer o seguinte por aqui: quando falamos em velocidade, estabilidade e localização de um servidor, não estamos falando de pontos que fazem a diferença apenas para os visitantes da sua loja. O mecanismo de busca do Google também adora tudo isso, viu?
O que exatamente o Google tem a ver com os servidores?
Quando falamos aqui no blog sobre a importância de ter uma loja virtual responsiva, comentamos sobre como o Google adora entregar uma excelente experiência para seus usuários. Por isso é que ele faz questão de que toda página ofereça o melhor resultado possível. E é justamente aí, nessa parte da experiência, que entra a necessidade de se contratar um bom servidor para seu e-commerce.
Quando uma página demora muito tempo para carregar ou sai do ar constantemente, isso faz com que o usuário deixe de acessar aquele site. E a taxa de rejeição é um grande fator de rankeamento dentro do Google. Para ele, se os usuários não estão conseguindo ficar em uma página, é porque ela não é muito boa. Com esse entendimento, seus algoritmos fazem questão de não dar lugar de destaque em seus resultados para esse tipo de endereço. Isso sem contar que um servidor de má qualidade pode até mesmo ter seu uso impedido em campanhas de AdWords.
Por último, não poderíamos deixar de dar uma bela dica para você: não economize na hora de planejar seu e-commerce. Optar por servidores de baixo custo pode fazer com que sua loja fique hospedada em computadores de má qualidade, capazes de jogar os resultados do seu negócio no chão — afinal, uma boa infraestrutura de tecnologia não costuma ser barata. Por isso, invista na qualidade e confie sempre em quem já está acostumado a lidar com esse tipo de serviço, podendo de fato entregar o melhor para seu negócio virtual.
Viu só como um bom servidor de loja virtual pode fazer uma baita diferença para o sucesso da sua empresa? Então agora que você já sabe de tudo isso, que tal tirar suas ideias do papel e levá-las diretamente para a internet? Os clientes estão esperando! Ah, e se você curtiu nossas dicas, aproveite para também curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Twitter!