A revenda de cosméticos é um dos setores que mais cresce no Brasil, e seus números também refletem no e-commerce.
Além de apresentar inúmeras possibilidades de negócio, atende a um público amplo e com demandas recorrentes.
Afinal, a tendência é que a população se mantenha sempre disposta a investir em cuidados estéticos para seu próprio bem-estar.
Portanto, vale a pena apostar. Seja para fazer uma renda extra ou para estar à frente de seu próprio empreendimento como trabalho integral.
O lucro costuma ser bastante interessante, o que serve como um incentivo a mais para que você explore ao máximo o que o segmento oferece e tenha novos clientes a todo momento.
Contudo, é muito importante que você conheça bem o mercado, para consolidar a revenda da maneira certa.
E, ainda, não ter que esperar muito para administrar seus ganhos e trazer novidades para o consumidor.
Tem curiosidade em saber como começar a atuar com a revenda de cosméticos? A seguir, você confere um passo a passo completo para ter sucesso!
Por que investir na revenda de cosméticos
De acordo com recentes pesquisas, nosso país ocupa o quarto lugar no ranking de consumo do mercado de cosméticos do mundo, dados de 2020 – 2021.
A ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) registra que, em média, o faturamento do setor ficou em R$ 47,5 bilhões.
O público feminino de fato é maioria. No entanto, os homens atualmente representam uma parcela significativa quando se trata de cuidados pessoais.
Dessa forma, o segmento se tornou ainda mais promissor, com maiores oportunidades de vendas.
Mas esse é apenas um panorama básico sobre a revenda de cosméticos. Existem muitos motivos a mais para você fazer parte dele. Veja só!
Margem de lucro
Acredite: a revenda de cosméticos pode gerar até 60% de lucro para o vendedor, conforme a modalidade de venda, o fornecedor e o tipo de produto.
Esse é um número expressivo, e, como a demanda é alta, ele costuma ser constante.
Isso traz uma excelente segurança para você.
O salário passa a ser fixo; e você pode cuidar melhor das finanças, tanto pessoais quanto referentes ao seu negócio, uma vez que poderá definir novos investimentos e novidades.
Novidades
E, por falar em novidades, o setor de cosméticos está em constante evolução.
Para atender ao consumidor exigente, diferentes tecnologias são lançadas a todo momento, assim como novas cores, funcionalidades, texturas e propostas.
Sendo assim, é possível agradar a inúmeros gostos e preferências.
Com base no perfil de seus clientes, você consegue personalizar as vendas, fidelizar mais gente e continuar a ter ganhos surpreendentes.
Público amplo
No que diz respeito ao público do setor de cosméticos, ele é muito amplo. Homens e mulheres de várias faixas etárias estão interessados em se cuidar mais.
Dessa maneira, você pode escolher quem quer atender, se deseja focar em um nicho específico ou se consegue ser mais abrangente. Ainda pode fazer disso um grande diferencial para seu negócio.
Vale lembrar que é importantíssimo escolher sempre marcas que são referência para o público escolhido.
Essa é uma forma de facilitar as vendas e passar credibilidade logo no primeiro contato com o cliente.
Modalidades variadas
Você ainda pode escolher qual modalidade da revenda de cosméticos se encaixa melhor no seu estilo profissional.
A revenda por catálogo é uma das mais comuns, mas saiba que é possível ir além.
Há quem monte uma loja física, com expositores lotados e um ambiente agradável.
Ou quem prefira fazer tudo pela internet, em uma loja virtual. E, ainda, quem una todas essas modalidades e atenda em vários canais.
Pequeno investimento inicial
Não é preciso começar com um investimento inicial alto. É possível iniciar suas vendas apenas com o mostruário e o catálogo de produtos, vendendo para amigos e familiares.
Até mesmo começar diretamente com uma loja virtual não exige uma aplicação muito alta.
Hoje, existem plataformas gratuitas para você montar seu site e começar a vender. A divulgação ainda é gratuita: você pode usar as suas redes sociais como vitrine.
Possibilidade de trabalhar com várias marcas
Não é preciso se concentrar em uma única marca para começar a revender cosméticos. Você pode fazer isso, é claro, se for da sua preferência.
Mas, se quiser ampliar o público, montar uma loja virtual ou física e ter ainda mais variedade disponível, você tem a possibilidade de acrescentar inúmeras marcas em seu portfólio.
Pesquise pelas melhores e que mais se encaixam no perfil do seu negócio para escolher as que são ideais.
Dicas para começar a revenda de cosméticos
Para começar a revenda de cosméticos, é essencial aplicar boas práticas. Não apenas para garantir que você tenha um bom retorno, mas também porque esse é um segmento bastante competitivo.
Então, focar naquilo que traz uma boa estruturação para o seu negócio ajuda, e muito, a bater suas metas. Confira algumas dicas essenciais para começar do zero!
Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado completa. A partir desse documento, você saberá o que está em alta, em que não vale a pena apostar e ainda consegue boas referências para idealizar seu negócio.
Para tanto, a pesquisa precisa responder a algumas perguntas, como:
- Como se diferenciar da concorrência?
- Quais são as marcas de cosméticos mais vendidas?
- Quais são as estratégias de marketing usadas pela concorrência?
- Quais nichos e públicos são mais interessantes?
- Quais são as principais tendências para os próximos meses e coleções?
Defina seu público e seu mix de produtos
Saber para quem você quer vender é a iniciativa mais importante para qualquer negócio. Afinal, ela é que determina o que você vai vender, de fato.
Escolher seu mix de produtos é muito importante para que você construa o perfil de sua loja.
Com os produtos certos para venda, você oferece uma experiência mais atrativa para seu consumidor, de modo a garantir que ele sempre encontre com você tudo o que precisar.
Tenha bons fornecedores
Em seguida, é hora de procurar por bons fornecedores. Para escolher aqueles que ajudarão em sua jornada, é importante priorizar os seguintes fatores:
- qualidade dos produtos;
- preço;
- reputação no mercado;
- prazo de entrega;
- política de troca e devolução.
Conheça seu público-alvo
Não se esqueça de que é indispensável conhecer seu público-alvo a fundo. As informações recolhidas permitirão que você ajuste seus canais de divulgação e personalize seus serviços. É preciso saber exatamente:
- o que seu público quer e deseja;
- como se comunicar com ele;
- quais são suas redes sociais preferidas;
- qual é sua idade e classe social;
- como ele se comporta.
Por meio das respostas, você conseguirá atingir seu público-alvo com as táticas certas. Ele ficará mais engajado e você terá uma maior taxa de conversão.
Familiarize-se com seus produtos
Para que seu público saiba que você vende os melhores produtos, é fundamental que você saiba como vendê-los.
Por isso, você deve estudá-los muito bem: conhecer suas características, diferenciais, pontos que são mais atrativos, entre outras questões.
Assim, conseguirá usar os argumentos certos na hora das vendas. Poderá também indicar exatamente o que combina com aquele cliente, conforme o que ele esteja procurando.
Use o marketing digital
A divulgação online representa um papel importante no lançamento e na estruturação de um empreendimento.
Ela ajuda a divulgar preços, produtos e seus diferenciais de negócio para o público fidelizado e para os clientes em potencial.
As redes sociais são excelentes aliadas para atingir esse objetivo. Nas plataformas certas, você pode estabelecer uma relação de confiança com seu consumidor e se tornar referência no que faz.
Capriche em todas as etapas do atendimento
Atender de maneira agradável e atenciosa faz a diferença no ramo de cosméticos. Utilize técnicas de persuasão consistentes e esteja à disposição para tirar as dúvidas dos clientes.
Depois de concluir a venda, nada de esquecer daquele consumidor.
Faça um bom pós-venda para que, além de satisfeito com a compra, ele tenha vontade de voltar a fechar negócio com você novamente, porque já se sente confortável e feliz com a atenção que recebeu.
Tenha a melhor plataforma online
Para revender cosméticos online, você precisa investir na melhor plataforma de e-commerce. E nem estamos falando em comprar a opção mais cara.
Há muitas opções no mercado, e o ideal é que você invista naquela que irá te fornecer o melhor custo-benefício.
Dessa forma, é preciso pesquisar entre as opções e ver qual que poderá te fornecer os melhores recursos e apoio para iniciar suas vendas.
Integração com marketplaces, redes sociais e várias formas de pagamento, são apenas alguns dos requisitos básicos.
Além é claro, de oferecer um bom suporte para te ajudar na sua nova jornada!
Como escolher fornecedores de cosméticos?
A escolha de fornecedores de cosméticos é uma parte muito importante do sucesso da revenda de cosméticos. Para trabalhar com as empresas certas, você deve seguir os seguintes passos:
Avalie a variedade de produtos
Para começar, a distribuidora precisa contar com uma grande gama de produtos. Quando você tem muitas opções, isso diminui custos produtivos e não fica sem os produtos que deseja vender.
Conheça a qualidade dos produtos
A qualidade é outro fator fundamental a ser observado. Prefira sempre fornecedores que vendam produtos de marcas confiáveis e que sejam populares entre seu público.
Confira a reputação do fornecedor em relação a seu catálogo.
Considere as formas de pagamento
Opte sempre por um fornecedor que ofereça várias formas de pagamento e que isso facilite bastante a negociação. Observe promoções, descontos e condições ideais para você.
Faça uma pesquisa de preços
Não compre direto com o primeiro fornecedor que encontrar.
O mais indicado é realizar uma boa pesquisa de preços na concorrência, para que seu estoque tenha produtos bons e acessíveis para o público, sem desconsiderar seu lucro.
Lembre-se do prazo de entrega
Por fim, lembre-se de que o prazo de entrega fará toda a diferença para a organização da sua revenda.
Se os produtos não chegam a tempo, seu abastecimento fica prejudicado. Portanto, esse detalhe deve estar de acordo com seu planejamento.
9 fornecedores de cosméticos para você conhecer
Em uma dessas dicas, a gente pode começar a ajudar agora. Listamos, a seguir, 9 fornecedores de cosméticos de confiança para que você entre em contato e comece a montar seu estoque. Acompanhe!
1. Bim Distribuidora de Cosméticos Importados
Pensa em trabalhar com marcas importadas? A Bim Distribuidora vende no atacado e tem uma variedade incrível de cosméticos, produtos para cabelo, perfumes, entre outros.
2. Official Distribuidora de Perfumes e Cosméticos
A Official é uma empresa que conta com mais de uma década de história no mercado. Tem uma excelente variedade de marcas e cosméticos e está localizada em Goiânia.
3. Revenda de Cosméticos
A Revenda de Cosméticos uma distribuidora que vende no atacado. É possível encontrar kits prontos com produtos específicos e comprá-los em maior quantidade. Há tantos produtos importados quanto nacionais.
4. Distribuidora Paris
A Distribuidora Paris tem uma sede em Maceió e uma em Goiânia. Tem as melhores marcas de perfumes em seu catálogo e vende também outros cosméticos.
5. Distribuidora Martins
Já a Distribuidora Martins essa empresa trabalha com as melhores marcas de cosméticos do Brasil. Como, por exemplo, Salon Line, Risqué, TRESemmé e Beauty Color.
6. MK Import
Para mais variedade, a MK Import trabalha tanto com cosméticos quanto com maquiagens e acessórios. É uma ótima forma de ampliar seu público e as vendas.
7. Center Liss Cosméticos
A Center Liss Cosméticos são os cosméticos para cabelo. Vende tanto no varejo quanto no atacado e tem as melhores marcas do mercado, inclusive para uso profissional.
8. DPC Distribuidor Atacadista
A DPC trabalha com produtos específicos para quem tem loja própria.
É conhecida não apenas pela variedade, mas também por ter produtos e preços mais acessíveis.
9.Twoone Onetwo
A Twoone Onetwo foi fundada em 2012 e tem um catálogo recheado com produtos naturais de estética e beleza.
Todos os produtos contam com 50% de ingredientes totalmente naturais em sua composição, o que é o diferencial da distribuidora.
12 melhores marcas de cosméticos para revender
Mas, e entre as marcas, quais se destacam na revenda de cosméticos?
Veja agora mesmo um compilado com as melhores, para que você possa escolher as que mais têm a ver com a sua proposta de negócio e com seu público.
1. Avon
Essa é uma marca clássica para quem quer começar. Os produtos da Avon têm boa qualidade e contam com um valor acessível.
Por isso, ter um catálogo da Avon em mãos é sinônimo de sucesso nos negócios. Principalmente pelo fato de ter uma excelente variedade de produtos, que vão de cosméticos a utensílios domésticos e livros.
A margem de lucro da empresa varia de 20% a 38% nos primeiros meses. O investimento também é um dos mais baixos do mercado.
2. Eudora
A Eudora é uma marca que faz parte do Grupo Boticário. É muito bem consolidada no mercado de revenda de cosméticos, e os lucros chegam a 40%.
As revendedoras costumam concorrer a prêmios, viagens e participação em eventos exclusivos. É possível ainda vender digitalmente, com ferramentas oferecidas pela própria marca.
O catálogo apresenta mais de mil produtos. E, para começar a vender, não há necessidade de adquirir um kit inicial, mas a Eudora oferece algumas opções para quem quer esse material em mãos.
3. O Boticário
Você provavelmente conhece O boticário como loja física. No entanto, há alguns anos a marca investiu pesado no sistema de revenda.
As consultoras conseguem ter ganhos de até 30% com seu trabalho. Ao se cadastrar, é preciso comprar um kit inicial com os demonstradores de produtos.
O diferencial, aqui, é que os produtos praticamente se vendem sozinhos. Afinal, a própria marca realiza a divulgação.
4. Natura
Ser consultora Natura é uma ótima forma de se garantir nas vendas diretas de cosméticos. A marca é uma das mais fortes no mercado brasileiro.
E também permite que as vendas sejam tanto online quanto offline. Os ganhos variam de acordo com o nível de consultora que você preenche, e chegam a 35%.
Para se cadastrar e começar a vender, é só acessar o site e se cadastrar. Não é preciso de um investimento inicial, e não há necessidade de kit para começar a vender.
5. Mary Kay
A Mary Kay é uma marca que tem conquistado um espaço cada vez mais sólido no mercado. As consultoras são treinadas para prestar um atendimento único e diferenciado.
Os produtos, por sua vez, são bastante tecnológicos e de qualidade. A margem de lucro chega a 40% na revenda.
As consultoras ainda aproveitam um monte de benefícios, entre ele o plano de carreira. Ao alcançar uma determinada meta, o prêmio é o famoso carro rosa zero quilômetro.
6. Jequiti
Acredite: a marca do grupo Sílvio Santos, Jequiti está entre as melhores para revender. Isso porque consegue atingir uma margem de lucro de 100%.
Para começar a vender, você faz um investimento inicial em um kit, que pode custar até R$ 139,00. Depois, é preciso fazer um cadastro, que pode levar 20 dias para ser finalizado.
A partir do momento em que você começa a trabalhar pode participar do programa Roda a Roda Jequiti. E concorre a 1 milhão de reais em barras de ouro.
7. Hinode
A Hinode é outra marca muito consistente no mercado. Seu principal propósito é o empreendedorismo, ou seja, fazer com que você seja dono de seu próprio negócio.
Seus lucros podem chegar a 100%. Para se aperfeiçoar, ainda é possível participar de projetos como a Universidade Hinode, que oferece cursos de vendas e desenvolvimento profissional.
Para se tornar consultor, é preciso investir em um kit de negócios. Também há uma meta mínima mensal de vendas, para que você se mantenha ativo no plano de carreira da marca.
8. Racco
A Racco é uma marca que vende cosméticos, perfumaria e utilidades domésticas. Está presente em 6 países, além do Brasil.
O lucro se mantém em cerca de 50%, mas é possível atingir a margem de 100%. O pedido inicial é bastante acessível, o que facilita o início nas vendas.
Para completar, é uma marca que oferece treinamentos e aperfeiçoamento para seus consultores. Basta se cadastrar no site e aguardar o contato de um líder Racco para começar a vender.
9. L’Oreál
A L’Oreál é uma das marcas de cosméticos para cabelos mais famosas do Brasil. Portanto, pode ser uma ótima alternativa para quem quer atuar junto a um público mais específico.
A marca conta com uma página completa na internet voltada para revenda. Os preços são diferenciados, e os produtos incluem desde clássicos da marca até os mais recentes lançamentos.
As margens de lucro dependem da quantidade e dos produtos que você escolher para ter em sua loja. A marca não trabalha com um catálogo físico específico ou kits iniciais, basta adquirir os produtos online.
10. Ruby Rose
A Ruby Rose é uma marca que tem ganhado bastante popularidade no Brasil nos últimos tempos. Em especial, porque tem preços bastante acessíveis para seus produtos.
Apresenta versões muito parecidas a de outros produtos famosos e que são muito mais caros. A marca preza muito pela embalagem, o que torna o visual de seu catálogo mais atrativo.
É possível comprar uma quantidade expressiva de produtos para revenda no atacado. Os preços também são diferenciados para revendedores.
11. Dailus
O portfólio da Dailus já é bem conhecido pelo público. A linha de produto tem como foco um público infanto-juvenil e preços acessíveis.
Seu catálogo conta com itens de maquiagem, esmaltes, cremes e demaquilantes. Tudo que o público-alvo adora! Gerando bastante oportunidade de venda.
Atualmente a marca traz a cantora Luísa Sonza como garota propaganda o que traz muita visibilidade.
Vale a pena conhecer e adicionar esses produtos à sua revenda. A tendência é que a marca ganhe cada vez mais destaque.
12. Cosméticos Akmos
A Akmos é uma empresa focada em cosméticos para cuidados pessoais, produtos para saúde e bem-estar, perfumaria e maquiagem.
É 100% brasileira e tem mais de 10 anos de credibilidade no mercado.
Todos os produtos são de fabricação própria. Os revendedores participam de um plano de marketing e carreira para absorverem o potencial e o diferencial competitivo dos produtos.
E, assim, alavancarem seu trabalho. A empresa também é bastante focada na qualidade de vida de seus revendedores e reforça essa mensagem por meio de várias ações direcionadas a eles.
E, então, gostou de saber mais sobre a revenda de cosméticos? Sem dúvidas, esse é um território rentável e promissor para quem quer renda extra ou cuidar de seu próprio negócio.
Com essas opções e dicas, você consegue traçar seu planejamento e se programar para começar a revender o quanto antes.
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