Como foram as vendas da Black Friday na sua empresa? Muitos portais relataram que este ano houve uma queda expressiva no resultado da oferta.
Segundo dados da Neotrust, por exemplo, a data não performou tão bem e apresentou uma queda no faturamento
Foram cerca de R$ 5,2 bilhões em vendas — uma redução de 15% em relação a 2022.
Seria o fim do sucesso da Black Friday?
Aumento no faturamento
Com notícias tão desanimadoras assim, muitos lojistas podem pensar que a data não possui mais o impacto que possuía antes, mas a verdade é que sim, a data ainda é e sempre será promissora para comércio eletrônico.
A Tray, plataforma de e-commerce, líder de mercado com os melhores recursos para quem já vende online ou quer começar em 2024, revelou em dados inéditos, como foram as vendas de seus clientes.
Registrando cerca de R$ 260 milhões em vendas online durante a Black Friday 2023, (período entre 19/11 e 26/11).
O resultado foi cerca de 28,2% maior quando comparado com o mesmo período de 2022.
O que anula a ideia de que a Black Friday está enfraquecendo e deixando de ser a melhor data para o comércio eletrônico e físico.
Segmentos que foram sucesso na data
Com o resultado positivo, você deve estar se perguntando quais foram os segmentos destaques da data.
Moda, Casa & Decoração, Artigos Esportivos, Eletrônicos, Itens Automotivos e Beleza & Saúde foram os que mais fizeram sucesso durante a promoção.
Recursos mais utilizados durante a oferta
Durante as vendas, existem alguns recursos que são indispensáveis para o sucesso da loja online.
Por isso, o levantamento trouxe ainda, quais recursos foram mais usados para impulsionar a estratégia de venda da Black Friday dos clientes Tray.
Conheça os que mais foram utilizados:
- E-mail marketing: o recurso é uma poderosa ferramenta de contato com o cliente, sendo possível disparar campanhas de forma automática e alcançar muito mais pessoas em questão de segundos.
- WhatsApp: com o recurso, ficou muito mais fácil automatizar comunicações de recuperação de carrinhos e fornecer um atendimento direto ao cliente da marca.
- API/Pixel do Meta: o recurso foi desenvolvido com o intuito de facilitar o processo de criação de campanhas no Instagram e Facebook.
Os recursos acima tiveram um aumento impressionante de 80% em comparação com o GMV médio das lojas virtuais no mesmo período.
Isso só destaca a importância de ter funcionalidades tão relevantes disponíveis durante um grande evento como o da Black Friday.
Confira outros recursos que também se destacaram:
- TikTok cresceu 73%;
- Chat apresentou um aumento de 40%;
- Meta Ads cresceu 15,2%;
- Google Shopping Pmax apresentou um crescimento de 18.4%;
- Dropshipping saltou 12.6%.
Live Shop foi rei
Quem apostou no Live Shop para a data não se arrependeu.
O recurso de apresentar produtos ao vivo e interagir com clientes é muito favorável para as vendas.
Dois clientes Tray utilizaram muito bem o recurso em sua Black Friday e se tornaram cases poderosos que podem inspirar outros lojistas a darem o primeiro passo no ao vivo.
Conheça as lojas:
Bruno Suplementos
O e-commerce Bruno suplementos, que vende itens do universo fitness foi destaque.
A empresa paulista, que possui dois pontos físicos no litoral, fez uma live commerce dois dias antes da data oficial da promoção.
O resultado foi surpreendente e em apenas um dia, a loja vendeu o equivalente a 17 dias de vendas.
Zig Online
Já a marca Zig Online de Caruaru (PE), especializada em artigos elétricos e de decoração, já costumava fazer lives shops mensais, mas no período da Black Friday, conseguiram um resultado ainda mais significativo.
A ação gerou 2.100 pessoas acompanhando no Instagram ao vivo, cerca de 1.200 conversas no WhatsApp e mais de 3.900 usuários simultâneos na loja virtual às 22:00 hs da noite da promoção.
Confira também:
Como você pode ver, a Black Friday continua sendo a maior data do comércio brasileiro, só é preciso se planejar com antecedência para vender na data.
Por isso, comece a sua loja online agora mesmo para ser você o próximo sucesso da data em 2024.
QUERO COMEÇAR A MINHA LOJA NA TRAY
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