Quando temos um negócio, seja ele uma loja física ou um e-commerce, é fundamental conseguirmos estruturar boas estratégias de marketing digital para a empresa crescer.
Mas isso só é possível quando identificamos o que funciona e o que deve ser aperfeiçoado.
Para realizarmos todas essas avaliações, não podemos ter como base intuições e achismos, e é necessário sempre estarmos atentos ao que os dados querem nos apresentar.
Por sorte, existem diversas ferramentas que podem ajudar, como o Google Analytics.
Por meio de um relatório do Google Analytics, você conseguirá entender muito melhor diversos episódios da sua empresa, e a partir disso, aprimorar como ela funciona.
Independentemente de qual seja a dificuldade, o foco deve ser identificar essas questões e o motivo de suas ocorrências, para, então, corrigi-las.
Ficou curioso?
Então, continue conosco para saber mais sobre o que os relatórios do Google Analytics podem fazer para o seu e-commerce!
O que é Google Analytics?
O primeiro passo para começarmos a falar sobre os relatórios do Google Analytics é entendermos o que exatamente é essa ferramenta.
Na prática, o programa funciona como uma espécie de monitor de análise de sites e aplicativos, sendo ele a ferramenta desse estilo mais utilizada em todo o mundo.
Existem muitos motivos para a sua popularidade, mas um dos principais é a sua imensa facilidade de integração com outras ferramentas do Google.
Alguns bons exemplos desses outros programas que podem ser facilmente integrados são o Google Ads e o Search Console.
No fim das contas, com a ferramenta instalada, você consegue monitorar o perfil das pessoas que acessam o seu portal, além de entender também o comportamento do usuário naquela ocasião.
Informações como quais as páginas dentro do seu portal são as mais acessadas e qual a conversão delas.
De quais cidades vem os acessos e, até mesmo, quais foram os dispositivos usados são apresentadas para você por meio dos tais relatórios.
O que é um relatório do Google Analytics?
Como nós comentamos, o que torna o Google Analytics algo tão relevante é justamente a quantidade e a qualidade das informações que ele nos fornece sobre o nosso site.
Independentemente de ser um blog ou um e-commerce, o programa consegue recolher os dados dos visitantes, permitindo identificar uma série de fatores que poderão ser utilizados para a otimização das estratégias.
Entretanto, o meio pelo qual nós temos acesso a essas informações não é de forma jogada ou desorganizada, mas, sim, a partir de relatórios realizados pelo próprio programa.
Neles, haverá diversas informações e dados, que vão apresentar para você um verdadeiro retrato da situação da sua página online.
Entretanto, você sabe como funcionam esses relatórios?
Confira a seguir!
Como funciona um relatório do Google Analytics?
Antes de tudo, é muito importante entendermos que, para que seja possível realizar o monitoramento do seu site, é necessário que ele possua um código de rastreio.
Isso independe do portal ser um blog, um e-commerce, ou uma landing page, pois a função desse código é permitir que o seu site possua um banco de dados que irá reter as informações relevantes.
Entretanto, é importante lembrar que para você ter acesso ao código que deverá ser colocado em seu site, é necessário criar uma conta no próprio Google Analytics.
Feito isso, basta ir até o item “administrador” e copiar o código de rastreio que está ali, para, então, inseri-lo na página de feedback, que será visualizada pelo usuário ao finalizar uma compra.
Nesse caso, nós estamos assumindo que você possua um e-commerce, mas, para isso, deve informar ao Google analytics que o seu site é uma loja virtual.
Afinal, por mais que todos precisem do código, as informações que cada tipo de site necessita são diferentes e, por isso, ele deverá ser posto em locais diferentes, a depender da situação.
Com esse código inserido no seu site, o próprio programa começará a criar relatórios tratando de diversos temas diferentes e complementares, que você deverá avaliar.
Com isso, será possível identificar o que precisa melhorar no seu portal, aprimorando-o gradativamente.
Quais os principais relatórios do GA?
Os relatórios do Google Analytics são a sua principal fonte de dados e informações sobre o seu portal, apresentando para você um retrato bem completo da situação do mesmo.
Basicamente, eles funcionam como verdadeiros diagnósticos sobre algum ponto específico da sua empresa, apresentando as informações sobre o ponto observado.
Entretanto, a tarefa de saber observar, interpretar e entender os dados para começar a formular onde está o problema é inteiramente sua.
A partir daí, se torna uma questão de identificar o problema e buscar soluções para aprimorar o portal.
Uma das grandes questões, é o fato de existirem diversos tipos de relatórios diferentes, trazendo informações distintas.
Todos esses dados podem acabar deixando você confuso e sem saber exatamente para o que olhar — ou dar a devida atenção.
Por isso, nós decidimos ajudar você, separando, aqui, alguns dos relatórios mais importantes e uteis que são fornecidos pelo Google Analytics.
Dessa forma, será possível direcionar melhor o seu foco e atenção, para obter os melhores resultados.
1- Relatório de Aquisição de Tráfego
O primeiro dos relatórios que nós iremo falar é também um dos mais importantes, sem sombra de dúvidas.
Trata-se do Relatório de Aquisição de Tráfego, e o motivo de ele ser tão importante é porque ele mapeia a origem de cada um dos acessos que o seu site recebe.
Ou seja, estamos falando de você identificar e entender de quais fontes está vindo o seu tráfego, como essas pessoas o estão encontrando.
Por isso, você não deve tirar o olho desse relatório, afinal, por meio de uma análise bem feita dos dados apresentados.
Você consegue entender quais estratégias de marketing estão sendo mais efetivas para melhorar o seu alcance.
Redes sociais, links externos, busca orgânica ou, até mesmo, mídia paga.
Se você consegue entender de quais desses meios estão vindo mais acessos, consegue aprimorar a sua estratégia.
Além disso, você também pode identificar quais abordagens não estão sendo uteis e talvez mereçam ser reformuladas ou deixadas de lado.
Se as buscas orgânicas têm sido mais eficientes, talvez a chave esteja em investir mais em boas estratégias de SEO, e deixar a mídia paga um pouco de lado, por exemplo.
Ou, então, pode ser que as redes sociais sejam a sua principal fonte de tráfego, enquanto os links externos não apresentam tantos resultados.
Tudo isso deve ser devidamente avaliado para buscar o desempenho mais eficiente.
2- Relatório de Taxa de Rejeição vs Taxa de Saída
Outro relatório que também é importantíssimo na gestão de qualquer site ou portal online é o Relatório de Taxa de Rejeição vs Taxa de Saída.
Apesar disso, para conseguir entender bem do que se tratam esses dados, você precisa ser apresentado, ou, pelo menos, relembrado, sobre os significados de ambos os conceitos.
Começando pela taxa de rejeição, provavelmente você já deve ter escutado falar nela, que basicamente consiste em quantas pessoas acessaram o seu site e saíram dele sem realizar uma ação.
Ou seja, se de cada 10 pessoas que acessam o seu portal, 4 delas não realizam nenhuma ação e depois deixam o site, você possui uma taxa de rejeição de 40%.
Já a taxa de saída possui uma proposta diferente, mostrando qual foi a última página visitada pelo usuário antes de deixar de forma definitiva o seu site.
Ou seja, é uma estatística mais específica para uma sessão em especial do seu site, e não para ele como um todo.
O grande benefício desse relatório é justamente fornecer as ferramentas e informações necessárias para identificar quais as partes do site que estão prejudicando o seu engajamento.
Dessa forma, você entende onde está o problema na experiência do usuário, podendo estudá-lo, e buscar uma resolução.
3- Relatório de Análise de Coorte
O Relatório de Análise de Coorte também cumpre uma função fundamental na análise dos resultados do seu e-commerce e, com certeza, não poderia ser deixado de lado em nossa lista.
A sua função é basicamente apresentar o percentual de visitantes do seu portal que retornaram dentro de um determinado período do tempo.
Ou seja, na semana 1, todas as pessoas que acessarem o seu portal estarão supostamente entrando nele pela primeira vez.
Já na semana 2, apenas um certo percentual estará retornando.
E assim por diante, o relatório vai sempre mostrando quantas pessoas têm retornado ao seu site, blog, ou e-commerce dentro daquele período de tempo.
A importância desse indicador está em diversos pontos, como, sinalizar se o seu conteúdo está sendo útil para o visitante ou não.
Afinal, se ele tem retornado, é porque, possivelmente, algo ali o agrada.
Outra análise possível é a de identificar quantas vezes, em média, o visitante costuma acessar o site antes de realizar uma compra.
Com isso, você pode realizar diversos testes para diminuir esse número, aprimorando tanto a experiência do usuário quanto a estratégia de marketing utilizada.
Para ter acesso a esse relatório, basta ir até a sessão “Público-alvo” e, em seguida, em “Análise de Coorte”, e, então, você encontrará o que procura.
4- Relatório de Páginas de Entrada
A função do Relatório de Páginas de Entrada é retratar quais são as principais páginas de entrada do seu site, ou seja, por onde os usuários costumam entrar quando acessam o portal.
Por mais que, normalmente, exista uma página inicial pensada para isso, muitas vezes os usuários podem acessar o portal por meio de links ou propagandas.
Sendo assim, a depender da capacidade da sua página de reter o público, você pode perder muitos clientes, pelo fato de eles conhecerem o site pelo lugar errado.
Se muitas pessoas acessam o seu site por meio de um link compartilhado nas redes sociais, por exemplo, é bem possível que elas não sejam direcionadas para a sua página de entrada.
Por meio desse relatório, você pode identificar quais são essas páginas e verificar a taxa de rejeição delas, a fim de buscar uma forma de aperfeiçoá-las, garantindo a continuidade do público no seu site.
Para conseguir ter acesso a esses dados, basta ir em “Comportamentos”, seguido por “Conteúdo do site” e, então, por fim, “Páginas de destino”.
Com isso, você terá acesso ao relatório de Páginas de Entrada e poderá utilizá-lo para aprimorar o seu site, diminuindo tanto a sua Taxa de Rejeição quanto a Taxa de Saída.
Viu só como estes relatórios são uteis?
5- Relatório Google Analytics de Conversões Assistidas
O próximo documento é o Relatório Google Analytics de Conversões Assistidas!
Quando realizamos uma venda por meio de um portal online, normalmente, o nosso site não foi o único canal envolvido, não é mesmo?
Afinal, existem diversos outros meios que estão colaborando para a realização da venda, como as propagandas, os posts em redes sociais ou, até mesmo, a localização do site nos mecanismos de busca.
A intenção desse relatório é identificar quais são os canais que mais têm colaborado para a realização das vendas por parte do seu e-commerce.
Dessa forma, você consegue verificar qual meio é mais efetivo e ajustar o investimento para buscar os melhores resultados com os custos mais semelhantes.
Supondo que você venha realizando um alto investimento em mídia paga e simultaneamente, esteja deixando as suas redes sociais bem movimentadas, qual das duas práticas será que está tendo mais impacto?
Conseguir identificar isso é fundamental, e é justamente para isso que serve esse relatório!
Nesse cenário hipotético, você poderia concluir, por exemplo, que a maioria dos seus melhores retornos na conversão estão vindo do desempenho das redes sociais.
Então, talvez não precise investir tanto em mídia paga, podendo redirecionar esses recursos.
6- Relatório Google Analytics de Desempenho Mobile
Com os diversos meios que existem de acessar um site, foi se tornando cada vez mais importante que os portais conseguissem se adaptar a qualquer que fosse o dispositivo utilizado pelo usuário.
Essa prática ganhou tanta importância que o Google passou a penalizar o alcance de sites que não são adaptáveis para dispositivos móveis, prejudicando muito o seu fluxo de acessos.
Por isso mesmo é tão importante garantir que os seus sites sejam responsivos, para que eles se adaptem melhor a qualquer que seja o dispositivo e impeçam eventuais penalizações do Google.
O Google Analytics também pode ajudar com isso, por meio do Relatório de Desempenho Mobile!
Por meio do relatório, você consegue identificar o quão otimizado é o seu portal para os dispositivos móveis e, até mesmo, entender o que pode melhorar.
Analisando diversos pontos, o documento apresenta dados como a taxa e rejeição em dispositivos móveis e o temo médio nas páginas.
Assim, você consegue identificar quais são os possíveis pontos que estão prejudicando as experiências dos usuários mobile e buscar uma solução.
7- Relatório sobre Comportamento do Consumidor
Você já deve ter notado que, dependendo do tipo de consumidor, os seus hábitos e comportamentos serão diferentes, não é mesmo?
Sendo um pouco mais específico, essa questão fica ainda mais clara quando observamos o comportamento de visitantes novos e daqueles mais recorrentes de um site.
A partir disso, o objetivo do Relatório sobre Comportamento do Consumidor é justamente o de identificar os padrões de comportamentos de cada grupo e, então, compará-los.
Ou seja, identificar quais são as diferenças no comportamento dos visitantes recorrentes e dos novos.
Com isso, é possível ter alguns insights sobre o porquê dessas diferenças e o que pode ser feito para agradar mais a um grupo ou outro.
Isso sem falar da ajuda na formulação de estratégia para a fidelização de alguns visitantes, não é mesmo?
Vale lembrar que esse não é um relatório tradicional da empresa, e precisa ser customizado dentro da ferramenta.
No caso, ele foi desenvolvido poro Peter Van Klinken, que é um verdadeiro expert do marketing digital, e pode ser baixado online sem dificuldades.
8- Relatório de Análise de Palavra-chave
Outro item que também pode ser muito útil para o seu e-commerce é o Relatório de Análise de Palavra-chave, disponibilizado pelo Google Analytics.
Por meio dele, você consegue comparar a efetividade de resultados de todas as palavras-chave utilizadas em seu site, sendo elas orgânicas ou pagas.
Dessa forma, você pode utilizar o relatório para verificar as palavras-chave que mais geram retorno enquanto faz a limpa naquelas que não são tão úteis assim.
Outra coisa que também é possível fazer é buscar pelas palavras-chave que mais levam os usuários a encontrarem a marca — e passe a utilizá-las em maior quantidade.
No fim, esse relatório irá ajudar a fazer uma seleção muito mais específica e eficiente de palavras-chave, o que será extremamente útil para o seu site.
Feito isso, você ainda poderá passar a utilizá-las em seus anúncios, redes sociais, blog posts e outros materiais de campanha.
9- Relatório de Eficiência de Conteúdo
Outro relatório que não é próprio do Google Analytics, mas pode ser feito de forma personalizada é o Relatório de Eficiência de Conteúdo.
Criado pelo especialista em web analytics, Avinash Kaushik, esse relatório tem como intenção apresentar quais conteúdos têm sido mais eficientes na hora de melhorar a conversão e atrair mais leitores.
Para conseguir realizar esse feito, o relatório apresenta dados como: quais são os conteúdos mais compartilhados pelos usuários, quais os tipos de materiais que mais retêm atenção do público e quais conteúdos têm convertido mais leitores em clientes.
Dessa forma, você consegue analisar qual conteúdo tem funcionado mais para cada dinâmica que busca, sabendo onde focar.
Esse relatório é especialmente útil para marcas que produzem conteúdo para blogs, por exemplo.
Personalizando os relatórios do Google Analytics
Se você pretende usar o Google Analytics em seu e-commerce, uma boa dica que damos é que comece fazendo perguntas para descobrir quais informações precisa para, a partir disso, começar a utilizar relatórios que fazem sentido para o negócio.
Outra dica interessante é sobre os relatórios pré-configurados.
Apesar de eles já virem prontos, existe uma ferramenta, o personalizador de URL, que consegue contar os parâmetros da URL.
Ela permite ter informações completas sobre uma campanha no Facebook Ads, por exemplo, além daquelas fornecidas nos relatórios tradicionais do Analytics.
Caso você ache difícil fazer isso, o Google oferece um tutorial sobre como fazer essa configuração.
Basta seguir as orientações informadas lá.
O que fazer com as informações coletadas no Google Analytics?
Por meio de todos esses relatórios, diversos dados e informações são apresentados para você, e é natural que ficar, até mesmo, um pouco perdido.
Por isso, nós decidimos ajudar você com isso!
Com todas essas informações apresentadas pelos relatórios, você começa a ter uma visão muito mais completa de todos os elementos que estão relacionados ao seu e-commerce.
Essa visão mais ampla pode ser útil quando analisada com calma, pois permite que você tenha uma tomada de decisão mais racional e eficiente, melhorando o desempenho da sua empresa.
Veja um bom exemplo disso: você pode ter muitos acessos, porém, poucas vendas no seu portal!
Por meio de um relatório demográfico, por exemplo, é possível perceber de onde vem a maioria dos acessos, e verificar se não é o preço do frete que pode estar interferindo na conversão.
Isso pode ser feito em diversas outras circunstâncias, com tantos outros relatórios, que poderão esclarecer muitas coisas sobre o seu site.
Com todas essas informações, fica muito mais prático descobrir o que precisa melhorar — e como fazer isso.
No fim, um relatório Google Analytics pode ser muito útil, principalmente para quem souber observar, entender e interpretar os dados apresentados por ele.
Dessa forma, as suas decisões se tornam menos tiros no escuro e passam a ter um embasamento muito mais completo, aumentando as chances de trazerem melhores retornos para você e a sua empresa.
Cuidados que devem ser tomados com o uso do Google Analytics para e-commerce
Um erro que deve ser evitado a todo custo é se deixar enganar pelas métricas de vaidade.
No caso de um e-commerce, quando há muito tráfego, mas que não gera venda, esse tráfego não serve para nada, a menos que você esteja utilizando o Google Adsense para ganhar com publicidade de terceiros.
O interessante é utilizar o Google Analytics para analisar se o tráfego e as campanhas pagas são de qualidade e trazem o retorno esperado para seu negócio.
Além disso, é essencial que o Google Analytics seja configurado para fornecer apenas informações que sejam úteis para o negócio.
Isso evita que você passe muito tempo configurando coisas que nunca vai utilizar em seu e-commerce.
Como você viu, os relatórios do Google Analytics são bastante úteis para seu negócio e podem ajudar o e-commerce a crescer exponencialmente, desde que você saiba usar a ferramenta da forma correta.
O importante é ter foco e não gastar energia usando a ferramenta para obter dados que não gerem valor para sua empresa.
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