O marketing e as estratégias de divulgação de uma marca são uma das coisas mais importantes para o sucesso de qualquer negócio.
Afinal de contas, para que as pessoas comprem um determinado produto, elas precisam primeiro saber que ele existe, para só então começarem a se interessar, e quem sabe, adquiri-lo.
No mundo onde os mercados digitais têm se tornado cada vez mais protagonistas, os anúncios e as estratégias de marketing voltadas para o mundo virtual são definitivamente fundamentais.
Dentro dessa concepção, uma das ferramentas mais úteis que você poderia usar no seu e-commerce, definitivamente é a Rede de Display do Google.
Com ela, o alcance da sua marca se tornará muito maior, o que ajudará você a atrair novos clientes e impulsionar as suas vendas.
Mas calma, se por acaso você não sabe o que é, ou não está muito familiarizado com o que é uma Rede de Display, você pode ficar bem tranquilo porque esse texto é para você!
Quer conhecer mais sobre essa ferramenta?
Então continue a leitura para entender tudo sobre Google Display!
O que é a Rede de Display do Google?
Começando do básico, vamos tentar entender o que exatamente é a Rede de Display do Google.
Muito provavelmente você já se deparou com aqueles anúncios que aparecem nos cantos ou nas partes laterais das páginas que você acessa, não é mesmo?
Pois a Rede de Display é justamente isso!
No caso, essa rede se trata de uma categoria de anúncios do Google Ads, onde os sites se associam, e aceitam receber publicidade paga em suas páginas.
Assim, as empresas que desejam ter seus anúncios veiculados nesses sites, portais e aplicativos inclusos nessa rede, devem adaptar suas propagandas a esse modelo, e posicioná-los na Rede de Display do Google.
Para termos uma ideia do potencial de alcance que esse tipo de anúncio possui, é interessante notarmos que cerca de 95% dos sites no Brasil estão associados a essa rede.
Isso significa que apenas 5 de cada 100 sites não se disponibilizam para receber os anúncios da Rede de Display do Google!
Impressionante, não é verdade?
Por que utilizar a Rede de Display?
Agora que você compreendeu um pouco melhor como funciona a Rede de Display do Google, talvez você esteja se perguntando se, afinal, realmente vale a pena utilizá-la.
Afinal, existem outras ferramentas de propaganda e divulgação do Google, então o que exatamente essa tem a te oferecer de tão útil assim? É isso que vamos descobrir!
Com mais de 2 milhões de sites, e ainda estando conectada a diversos outros apps e propriedades do Google, como o YouTube, e o Gmail, a Rede de Display pode te oferecer um alcance gigantesco.
Não restam dúvidas de que o fluxo de pessoas que passa por cada um desses sites e aplicativos diariamente é muito grande.
Portanto, ter anúncios do seu e-commerce aparecendo pode ser uma ótima forma de aumentar o reconhecimento da sua marca.
Com isso, as chances de você melhorar tanto o tráfego quanto as conversões do seu site são significativamente grandes, o que terá impacto direto sobre as suas receitas.
Ou seja, essa estratégia de propaganda pode ser muito importante para o desenvolvimento da sua marca!
Categorias de anúncios permitidas na Rede de Display
Com certeza você está bem mais interessado em começar a fazer anúncios na Rede de Display do Google, agora que você conseguiu visualizar algumas das suas vantagens, não é mesmo?
Entretanto, é natural existirem diversas dúvidas pairando sobre a sua cabeça, sobre como é a forma correta de se fazer isso.
Uma das questões mais comuns, e que costumam atormentar a mente de muitas pessoas, diz respeito aos tipos de anúncios que podem ser utilizados nessa modalidade.
Afinal, existem várias formas diferentes de se fazer propaganda da sua marca, e convenhamos que é bem possível que nem todos sejam suportados por essa ferramenta, não é mesmo?
Por isso, preparamos uma lista com todos os tipos de anúncios que podem ser feitos na Rede de Display do Google!
Gostou da iniciativa?
Então continue com a gente para conhecer todas as suas opções!
Anúncio de texto
O primeiro tipo de anúncio é bem simples, mas também muito eficaz, podendo trazer um ótimo retorno.
Os anúncios de texto são bem populares e comuns, e se você prestar um pouco mais de atenção, naturalmente deve encontrar um deles, nas laterais dos sites que você acessa, predominantemente do lado direito.
Basicamente, eles consistem em um título, acompanhado de mais duas linhas de descrição do anúncio, que estarão preenchendo a caixa de texto.
Ou seja, na prática, eles são os mesmos anúncios que costumam ser utilizados nas redes de pesquisa, com a diferença de estarem adaptados para essa outra modalidade de divulgação.
Eles são bem simples, e costumam pesar bem pouco no orçamento, o que é ótimo quando se tem em vista que quase sempre trazem um ótimo retorno.
Anúncio de imagem
O modelo seguinte, é definitivamente um dos mais populares entre todos os possíveis, afinal, poucas coisas são melhores do que anúncios com imagens, não é mesmo?
É extremamente natural que as imagens tenham uma capacidade consideravelmente maior de chamar a atenção do usuário, o que, inevitavelmente, fará com que aumente as probabilidades de engajar e converter novos clientes.
Basta pensar nas inúmeras opções de banners e layouts possíveis, que você conseguirá compreender como essa modalidade pode ser eficiente e versátil.
Além disso, com boas ideias aplicadas em um design interessante, as chances de se atrair ainda mais gente aumentam, o que é apenas mais um sinal da força dessa modalidade de anúncio.
Quanto às recomendações para o uso de anúncios de imagem na Rede de Display do Google, não há muitas restrições para falar a verdade.
Tudo o que você precisa fazer é garantir que as imagens da campanha estejam dentro das recomendações definidas pelo Google Ads, e então elas poderão ser utilizadas sem grandes problemas.
Uma boa campanha de divulgação baseada em imagens na Rede de Display do Google pode ter grandes resultados, então é bom caprichar na sua!
Anúncio de mídia rica
Em um primeiro momento, ao bater o olho nesse modelo, talvez você não reconheça exatamente do que se trata, não é mesmo?
Mas pode ficar tranquilo que explicaremos isso para você!
Os anúncios em mídia rica são os dos modelos mais versáteis no qual você pode investir, e costumam trazer grande interatividade também.
Eles costumam consistir em formatos diversificados, de todos os tipos, indo desde animações, até carrosséis de itens e produtos, que permitem que o usuário selecione e visualize aquilo que deseja.
Anúncio de vídeo
Uma das coisas mais úteis da Rede de Display do Google, e que nem todo mundo conhece, é a sua conexão com o YouTube.
Apesar de ser de conhecimento público que a rede social com mais de 1,9 milhão de usuários ativos por mês faz parte do Google, não são todas as pessoas que ligam os pontos, e muito menos as que pensam em usar os anúncios em vídeos na plataforma.
Toda a visibilidade que essa plataforma traz, é justamente o principal fator que torna as campanhas de divulgação nela tão promissoras assim.
No caso, as campanhas são realizadas normalmente no modelo de banner, e costumam ser veiculadas ou nos rodapés, ou então nas barras laterais dos vídeos, enquanto as pessoas estão assistindo aos mesmos.
Outro ambiente onde também é possível anunciar no YouTube, é na sua página inicial, onde novamente costumam aparecer banners tanto em imagens, quanto em vídeo.
Independentemente se os seus anúncios estarão aparecendo mais na página inicial, ou ao lado dos vídeos enquanto são assistidos, o YouTube pode ser uma ótima ferramenta para divulgação de uma marca, principalmente se você identificar uma parcela boa do seu público que esteja presente na rede social.
Direcionamento de campanhas permitidos
Demos uma pincelada de leve nesse assunto no final do tópico anterior, afinal, em toda campanha de divulgação, é fundamental direcionar as suas propagandas.
O raciocínio é bem simples: nossos recursos são infinitos, então quanto menos gastarmos com quem não precisa ou não se interessa, melhor tiramos proveito deles.
Isso significa que precisamos identificar quem tem mais ou menos chances de se identificar pela nossa marca, e eventualmente vir consumir em nosso e-commerce.
Para que isso seja possível, existem uma série de técnicas, recursos e ferramentas diferentes que podem ser utilizadas, cada uma com as suas próprias vantagens.
A grande questão, é saber quais podem ou não ser utilizadas dentro da Rede de Display do Google, não é verdade?
Por isso, decidimos separar quais são os direcionamentos de campanha permitidos nessa rede.
Ficou curioso? Então continue com a gente para descobrir mais!
Segmentação de público
Realizar a segmentação do seu público é uma das coisas mais importantes que toda empresa deve fazer, não só para campanhas de marketing, mas também para todo o seu bom financiamento.
Sendo um dos pilares do marketing digital, a segmentação ajuda campanhas de divulgação com orçamentos menores a terem resultados bem mais expressivos.
A premissa principal desse direcionamento é bem simples, levar as suas propagandas até aquelas pessoas que têm mais chance de se interessar por elas, e passar a consumir o seu e-commerce.
Esse processo é feito por meio de filtros que garantem que as suas propagandas chegarão apenas para aquele público-alvo que foi previamente definido.
No próprio Google Ads, é possível realizar a configuração que deseja, definindo de forma detalhada o alcance e os usuários em quem você está mirando.
Direcionamento para sites relacionados
O direcionamento para sites possui um funcionamento semelhante ao da segmentação, com a diferença de que em vez de mirarmos diretamente no público, o foco estará nos sites.
Ou seja, os anúncios aparecerão não para pessoas que se encaixem nas características almejadas, mas em sites que se enquadrem nessas condições.
A ideia é que as pessoas que estão acessando esses portais, terão interesse no conteúdo que estamos divulgando neles.
Um exemplo disso, é se você vende tênis esportivos, você colocar seus anúncios em sites, blogs, e canais de conteúdo esportivo, assim, quem estiver acessando essas plataformas é que receberá os anúncios.
Campanhas de remarketing
As campanhas de remarketing são aquelas que as pessoas normalmente acusam de “o Google está me espionando”, mas que obviamente não se trata disso.
O conceito é bem simples para falar a verdade.
Quando alguém acessa um site de compras, e faz todo o processo de aquisição de algum produto, mas no fim, opta por não concluir, o portal guarda aquela informação.
Assim, a marca passa a entender que se o cliente quase comprou aquele item, talvez falte apenas um empurrãozinho, e passar a enviar mais propagandas dele com frequência.
Dessa forma, você aumenta as chances de que o consumidor retorne, e conclua aquela aquisição!
Deu para entender?
Nada de espionagem por aqui!
Foco em anúncios gráficos
Outro direcionamento interessante, é o maior foco em anúncios gráficos e de vídeo, visando o público que se vê mais interessado por essas alternativas.
Essa é uma estratégia bem simples, mas que costuma ser bem eficiente, uma vez que muita gente é facilmente atraída por bons gráficos e layouts.
Essa alternativa é particularmente interessante para campanhas que se baseiem na imagem e, principalmente, no uso de vídeos.
Como anunciar na Rede de Display do Google
Chegando até aqui, você já deve ter entendido quais as vantagens, e as ferramentas que você tem a sua disposição na hora de anunciar na Rede de Display do Google.
Estamos falando do alcance gigantesco, dos anúncios com imagem e em vídeo, sem falar das possibilidades de direcionamento via segmentação do público, redirecionamento de sites ou campanhas de remarketing.
Entretanto, existe um assunto muito importante que não abordamos até agora, e que é fundamental para a sua campanha na Rede de Display do Google.
Afinal, você sabe o que deve ser feito para conseguir anunciar nessa rede?
Pensando nisso, decidimos montar esse passo a passo, que vai ajudar você a colocar os seus anúncios nessa plataforma, e então aproveitar os benefícios.
Estabeleça seus objetivos de marketing
Iniciando a sua campanha por meio do Google Ads, a ferramenta solicitará que você indique qual é a proposta da campanha que você quer formular, ou seja, o objetivo dela.
Podem ser vendas, leads, melhora no tráfego, consideração da marca ou de algum produto, ou até mesmo o alcance do seu e-commerce.
O importante, é ter claro em sua mente qual é o objetivo dessa campanha, para saber qual selecioná-lo nessa primeira etapa.
Faça o direcionamento da audiência
Aqui nessa etapa, é onde você realizará o direcionamento do seu anúncio, ou seja, quem é o público que você deseja que veja ele.
É nessa etapa que você deverá utilizar daquelas ferramentas que falamos anteriormente para definir quem é o melhor público para o seu anúncio.
Então, bastará selecionar a opção que você deseja utilizar, podendo ser remarketing, sites relacionados, segmentação por interesses, assuntos, ou targeting por palavra-chave.
Tendo decidido qual o público que você quer focar, basta selecionar uma dessas opções, e então realizar o direcionamento.
Crie o anúncio
Neste ponto, você deve criar o anúncio que aparecerá para o público, e deverá escolher entre as opções de anúncios existentes.
Ou seja, se eles serão textos, banner, vídeos, ou conteúdos ricos, assim como já havíamos visto lá atrás.
O mais importante aqui, é prestar muita atenção no Google Ads, pois nele você verá as restrições sobre os tamanhos e formatos dos anúncios, e deverá segui-las à risca.
Haverá várias opções de formatação, e o ideal é escolher aquela que melhor se enquadraria se o anúncio fosse aparecer no seu site.
Faça o acompanhamento de conversões
Nesse ponto, você deverá se manter atento às métricas desenvolvidas e definidas por você para a sua campanha.
Sua função é monitorá-las, para saber por meio dos dados, como está o desempenho da sua estratégia, e se os objetivos estão sendo atendidos.
Uma das coisas mais importantes de se observar, é o número de conversões que a sua campanha está realizando, o que pode ser feito por meio de um código de acompanhamento.
Tendo acesso a ele, você conseguirá monitorar todas essas métricas, para então poder realizar uma avaliação dos resultados da sua estratégia.
Otimize as visualizações
A otimização é uma ferramenta que permite que você restrinja ainda mais os locais onde os seus anúncios serão veiculados.
Isso te dá garantia de que o público que terá acesso a eles tem mais chance de se interessar em consumir o que aparece nas suas propagandas.
Dessa forma, as chances de conversão aumentam, e o desempenho da sua estratégia também.
Ou seja, você otimiza os resultados da sua campanha!
4 dicas para criar uma campanha de sucesso na Rede de Display
Criar uma campanha de divulgação na Rede de Display do Google com certeza te trará muitos ganhos e benefícios com relação ao alcance e à conversão da sua marca.
Entretanto, é muito importante deixar claro, que não basta fazer as coisas de qualquer jeito, e esperar que elas deem resultado.
É óbvio que é necessário um certo grau de cuidado e dedicação com a sua estratégia, para ela conseguir ser bem-sucedida dentro do meio digital.
Por isso mesmo, separamos 4 dicas que vão ajudar você a fazer uma boa campanha na Rede de Display do Google!
1- Tenha atenção às segmentações
Uma das coisas mais importantes de se ter em mente quando você está fazendo campanha na Rede de Display é que dificilmente alguém que já não tem interesse nos seus produtos será convertida.
Ou seja, o foco tem que ser naquelas pessoas que talvez não conheçam o produto, e que já tem uma tendência a se interessar por ele.
Para tal, é necessária uma segmentação extremamente precisa e muito criteriosa, para que você consiga focar nas pessoas certas.
Lembre-se sempre que quanto mais específicas forem as pessoas que você está mirando, maiores as chances de conversão, portanto, maiores os retornos para esse investimento.
2- Repense os anúncios em games mobile
Um elemento muito importante de se considerar, diz respeito ao foco dos anúncios em mobile.
Sabe aqueles jogos de celular que podem ser jogados em tablets e smartphones?
O ideal é focar o mínimo possível neles.
O motivo disso é que, na imensa maioria das vezes, quem está usando o aparelho não é um adulto, mas sim uma criança jogando o game.
Como consequência, muitas delas acabam clicando sem querer nos banners, gerando uma cobrança para você sem que haja qualquer chance de conversão.
No fim, investir nos games mobile acaba corroendo o seu orçamento e trazendo pouquíssimo resultado.
3- Foque no remarketing
Um dos investimentos que mais trazem retorno na Rede de Display do Google, definitivamente é o foco em remarketing.
Como nesse cenário, você focará os seus anúncios em pessoas que já estiveram muito próximas de concluir a venda, significa que você está lidando com alguém que já conhece o produto.
Portanto, essa pessoa não precisa ser apresentada ao item, e nem convencida da sua utilidade, pois ela já sabe de tudo isso.
O que essa pessoa precisa, é de um último empurrãozinho, uma vez que ela já se encontra na etapa final da tomada de decisão.
4- Tenha um orçamento para testes
Antes de começar a investir nas campanhas digitais, é sempre muito interessante realizar alguns testes, não é mesmo?
Então, separe um percentual do seu orçamento, e faça diversos experimentos com estratégias e abordagens diferentes em menor escala, para assim, já ter uma estratégia mais bem estruturada na hora de investir de verdade.
Assim, você evita investir muito em uma abordagem que pode não conseguir aproveitar o seu orçamento, trazendo pouco retorno.
Realizando testes e verificando os resultados para aperfeiçoar a sua estratégia principal, as chances de sucesso são bem maiores.
Enfim, a Rede de Display do Google é uma ótima ferramenta para investir no marketing e divulgação da sua marca.
Com uma boa estratégia, e ações bem pensadas, você conseguirá não apenas aumentar o alcance do seu e-commerce, como também, fazer com que a conversão se torne muito maior, focando no público mais adequado.
Gostou do texto?
Aproveite então para entender um pouco mais sobre como anunciar no TikTok: