Abrir um negócio próprio é um objetivo comum no mercado nacional.
Algo que está aliado à vontade do brasileiro de empreender, junto das diversas oportunidades que vão surgindo no meio comercial.
Contudo, para ter sucesso nessa área é importante estar atento a todas as mudanças que surgem.
De modo a manter o seu negócio sempre atualizado, atraindo o interesse do seu público.
Uma das formas de trabalhar com tal evolução é por meio das maquinas de cartão.
Equipamentos que vêm se tornando essenciais para o empreendedor brasileiro, acompanhando os novos métodos de pagamento.
Dados da Associação Brasileira de Cartões, por exemplo, apontam para um aumento de 10% no uso do cartão de crédito em 2023, em relação aos anos anteriores.
Realidade que acompanha então o uso das maquininhas, de modo a oferecer o método de pagamento ideal para os seus clientes.
Contudo, isso acaba levantando uma dúvida na cabeça do empreender.
Afinal, qual a melhor maquininha de cartão da atualidade?
Uma questão importante, que pode ser respondida ao analisar tópicos como:
- Melhores maquininhas de cartão do mercado;
- Maquininha ideal para quem está iniciando seu negócio;
- Maquininha de cartão ideal para cada negócio;
- Dicas para escolher a melhor maquininha de cartão.
Frente a isso, vamos então navegar por esses temas e ajudar você a descobrir qual a melhor maquina de cartão disponível no mercado.
Melhores maquininhas de cartão do mercado
Da mesma forma em que existe uma grande demanda por esse tipo de aparelho no mercado, há também uma oferta variada quando pensamos na quantidade de maquininhas disponíveis.
Cada uma delas é mantida por uma instituição financeira específica, oferecendo assim diferentes benefícios, taxas de juros, entre outras características.
Uma variedade que acompanha a própria pluralidade do mercado e dos seus setores.
Tal diversidade, no entanto, pode deixar um empreendedor em dúvidas sobre qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio, considerando características como:
Pensando nisso, vamos destacar algumas opções de destaque, que podem ajudar o seu empreendimento a obter os melhores resultados, segundo os seus objetivos de mercado.
1. Stone
A Stone é uma fintech brasileira que chegou no mercado há cerca de 10 anos, tornando-se nesse período uma das grandes empresas nacionais no ramo financeiro, com um destaque em especial para o campo das maquininhas.
Isso porque a companhia financeira começou justamente apostando no mercado desses equipamentos financeiros, até evoluir para outras áreas do setor econômico.
Não à toa, um dos slogans da Stone é “muito mais que uma maquininha”.
Ela destaca-se não apenas pelo seu foco nesse campo de mercado, mas também por sua variedade de modelos, acompanhando o nível de faturamento do seu negócio, sendo encontrada nos formatos T1, T1 Chip, T2+ e T3.
A maquininha da Stone pode ser adquirida por meio de diferentes planos, que acompanham o perfil de vendas do negócio e o modelo de taxas de juros que melhor se adeque às suas transações, sendo esses formatos de plano:
- Plano básico;
- MegaTon;
- GigaTon;
- UltraTon.
Tendo o plano básico como comparação, as taxas da Stone para as principais transações:
- Cartão de débito: a partir de 1,99%
- Cartão de crédito: a partir de 4,99%
- Crédito parcelado: a partir de 22,59%
Esses valores diminuem conforme o plano assinado, na medida que o valor de compra das maquininhas cresce. Ou seja, existe uma flexibilidade que faz da Stone uma opção a ser considerada.
2. Ton
Pode parecer estranho, mas não estamos falando da Stone de novo. Não diretamente pelo menos.
O Ton é uma empresa parte do grupo Stone, focada em uma oferta específica de maquininhas, voltada a pequenos empreendedores, sejam eles Microempreendedores (MEI), pequenos negócios ou até mesmo pessoas físicas, isto é, sem CNPJ.
Mais abaixo iremos destacar as diferenças entre esses perfis de negócio, não se preocupe.
O Ton segue o mesmo modelo de assinaturas da Stone, mas o seu equipamento conta com um design diferenciado, mantendo a cor predominante verde da empresa, porém em um modelo mais compacto, acompanhando as taxas do equipamento.
Falando da média de taxas do Ton, os valores cobrados são:
- Cartão de débito: a partir de 0,79%
- Cartão de crédito: a partir de 0,79%
- Crédito parcelado: a partir de 8,99%
Além de uma taxa menor, ideal para pequenos e novos empreendedores, o Ton conta com a cobrança gratuita para vendas feitas por meio do PIX, além da oferta de cashback em relação à compra da maquininha, a partir de um faturamento de R$ 15 mil.
3. Mercado Pago
A maquininha do Mercado Pago está associada às soluções financeiras oferecidas pelo grupo Mercado Livre.
Esse equipamento segue as ofertas que a companhia oferece para os vendedores da sua plataforma, expandindo seus serviços para qualquer empreendedor disponível no mercado.
O Mercado Pago oferece uma variedade de modelos de maquininha, sendo válido destacar o Point Mini NFC 1, um equipamento do tamanho de uma calculadora, ajudando um pequeno empreendedor a adquirir um equipamento de vendas prático e acessível
A taxa de juros cobrada pela máquina do Mercado Pago é de:
- Cartão de débito: a partir de 1,99%
- Cartão de crédito: a partir de 3,03%
- Crédito parcelado: a partir de 4,59%
Um dos destaques deste modelo de maquininha é que o Mercado Pago oferece a possibilidade ao vendedor de repassar as taxas de crédito parcelado ao consumidor ou, ele mesmo, arcar com esse valor.
Algo a ser considerado por parte de um negócio que queira trabalhar com ofertas diferenciadas aos seus clientes, considerando o valor da venda, por exemplo.
4. Cielo
Seguindo nossa lista de opções em relação à qual a melhor maquininha de cartão, a Cielo é uma das empresas populares nesse ramo.
Uma das companhias que há mais tempo trabalha com esse tipo de oferta no mercado nacional, a Cielo destaca-se por sua especialização no cenário das maquininhas, contando com um bom sistema de assistência ao vendedor.
De modo a não confundir a mente do empreendedor, a Cielo concentra suas atividades em 3 modelos de maquininhas, sendo elas do formato ZIP, Flash e LIO On, com as funções e acessórios mais avançados sendo encontradas no último modelo citado.
A média de taxas da empresa é de:
- Cartão de débito: a partir de 1,89%
- Cartão de crédito: a partir de 3,49%
- Crédito parcelado: a partir de 4,49% (valor adicional de 1,99% por parcela)
Contudo, um dos diferenciais da Cielo é o modelo Tap, um serviço que funciona diretamente no seu smartphone, contanto que ele possua a função de pagamento por aproximação.
Praticidade ideal para vendas rápidas, como via pagamento em PIX.
Substituindo a maquininha tradicional, o Cielo Tap também atua com vendas em cartão, disponibilizando um link no qual basta o cliente inserir as suas informações, tal como em uma venda online.
5. PagSeguro
Pertencente ao grupo Uol, a PagSeguro é uma empresa que oferece soluções financeiras com todo o suporte digital de uma companhia que atua há anos no mercado digital.
No mercado das maquininhas a sua oferta é o PagBank, uma maquininha disponível nos mais diferentes formatos, adequando-se assim aos mais variados perfis de negócio, desde pequenos empreendimentos até mercados maiores.
A PagSeguro é uma das companhias que veio popularizando o uso das maquininhas no país nos últimos, com uma variedade de modelos que se dividem entre a linha Minizinha e Moderninha.
Uma variedade não apenas de formatos de taxas, como também de modelos físicos, facilitando o vendedor a realizar suas vendas.
Em relação aos juros, os valores da PagBank são:
- Cartão de débito: a partir de 1,99%
- Cartão de crédito: a partir de 3,19%
- Crédito parcelado: a partir de 3,79%
Outro destaque é a oferta de preços acessíveis também em relação à compra da maquininha, sendo uma boa opção para quem está iniciando o seu negócio.
6. GetNet
Um dos desafios do empreendedor é a instabilidade do mercado, o que faz com que muitos empresários busquem apoio por uma companhia financeira de renome.
O mesmo pode acontecer em relação ao aluguel e compra de uma maquininha.
Nesse sentido, o destaque acaba ficando com a GetNet, empresa atrelada ao banco Santander desde 2014, quando foi adquirida pelo grupo bancário.
Esse suporte financeiro faz com que a GetNet ofereça algumas opções interessantes ao público, a começar pela possibilidade de receber a sua maquininha sem pagar nenhuma taxa de adesão.
Isso porque a empresa trabalha com planos que funcionam por meio de mensalidade, junto também do tradicional sistema de compra do equipamento, tal como faz as outras maquininhas já citadas até aqui.
Entre os seus modelos estão a Get Mini, Clássica, Smart e Tap, este último funcionando similar ao sistema da Cielo, tornando o seu smartphone em uma maquininha de vendas.
- Cartão de débito: a partir de 1,89%
- Cartão de crédito: a partir de 2,99%
- Crédito parcelado: a partir de 5,74%
No sistema de aluguel, a GetNet trabalha com um sistema que pode ser interessante para o vendedor, no qual o valor da mensalidade pode ser zerado, caso o seu negócio alcance um valor específico de vendas.
Uma tabela que acompanha, também, o modelo adquirido, sendo importante acompanhar isso para definir qual a melhor maquininha de cartão para a sua média de lucro.
7. SafraPay
Outra opção a ser considerada quando pensamos sobre qual a melhor maquininha de cartão é a da SafraPay.
Trata-se de outra alternativa de maquininha que está diretamente ligada a uma entidade bancária, nesse caso o Banco Safra.
Seguindo o exemplo da Cielo, a SafraPay também oferece um número mais limitado de modelos, sendo apenas três, com as versões Pro, Slim e Mini, cada uma trazendo uma praticidade maior, de acordo com o nível de investimento e faturamento do seu negócio.
As maquininhas da SafraPay podem ser adquiridas também por compra parcelada, como por aluguel, facilitando assim o acesso para recém-empreendedores.
- Cartão de débito: a partir de 1,89%
- Cartão de crédito: a partir de 4,49%
- Crédito parcelado: a partir de 5,66%
Outra facilidade da maquininha da Safra é o artifício de mensalidade zero para CNPJ de faturamento inferior a R$ 4 mil mensais.
Contudo, é válido estar atento à taxa de juros a partir de 0,99% para transações em PIX, diferente de outras opções disponíveis no mercado.
8. Infinite Pay
O equipamento da Infinity Pay acompanha as soluções financeiras digitais oferecidas por essa companhia de tecnologia.
Graças a esse perfil moderno, é uma opção que se destaca para quem atua tanto com vendas físicas como para a internet, facilitando assim a integração entre esses dois sistemas de comércio.
Junto das principais bandeiras de cartões, a Infinity Pay também trabalha com um número variado de carteiras digitais, permitindo ao seu negócio oferecer um número amplo de alternativas aos seus clientes.
Tudo isso com uma taxa de juros de:
- Cartão de débito: a partir de 1,59%
- Cartão de crédito: a partir de 3,49%
- Crédito parcelado: a partir de 3,49% (valor adicional de 1,99% por parcela)
Os valores acima estão associados ao principal modelo da Infinity Pay, que garante ao vendedor ter acesso ao dinheiro em até um dia útil, feita a venda.
Em outros modelos, essa transferência pode ser garantida em até mesmo 6 segundos.
9. Rede
A Rede é uma empresa maquininha ligada ao banco Itaú, contando assim com a estabilidade da entidade bancária.
Entre os seus modelos de máquina encontram-se os formatos Wi-Fi, Smart, sem fio e Pin Pad, alguns contando com um sistema de impressão de comprovante, digital ou até mesmo ambos.
As taxas de juros são iguais para todos os modelos citados, sendo elas de:
- Cartão de débito: 1,99%
- Cartão de crédito: a partir de 3,49%
Um ponto benéfico das maquininhas da Rede é o rendimento imediato em relação às compras via crédito, sem a necessidade de esperar por um certo limite de tempo.
10. Sumup
Quando se trata de apoio aos pequenos empreendedores, a Sumup é uma empresa que não deve ser deixada de lado.
A companhia destaca-se pelo seu valor mais acessível, estando disponível em três modelos, as versões Sumup Top, Solo e Printer.
Cada modelo conta com funcionalidades específicas, podendo ser adquiridas unicamente por meio de aquisição do dispositivo, sem o sistema de aluguel.
Um ponto a se apontar, é que todos os modelos da Sumup trabalham com o mesmo sistema de juros, sendo as taxas de:
- Cartão de débito: 0%
- Cartão de crédito: a partir de 3,10%
- Crédito parcelado: 9,8% (para parcelamento em 12x)
Essas são apenas algumas entre as diversas maquininhas que podem ser encontradas no mercado, cada uma indicada tanto para o perfil como para o momento específico do seu negócio.
11.C6 Pay
Se você é um empreendedore precisa de apoio na hora de vender, a C6 Pay pode ser uma opção. Ela é maquininha de cartão, conta em banco e até cartão de crédito.
A maquininha aceita as principais bandeiras de pagamento, link depagamento para pagamentos à distância e gestão rápida e simplificada.
Confira abaixo as vantagens em escolher uma maquininha C6 Pay:
- Conta Digital;
- Link de pagamento;
- App paa gestão de recebíveis para PJ, MEI e PF.
12.Azulzinha
A Azulzinha é a maquininha da CAIXA.
Se você precisa simplificar seu dia a dia e gerenciar seu negócio de forma simples e eficaz, essa maquininha de cartão promete ser buma opção viável.
Indicada para qualquer tipo de negócio, a maquininha de cartão da Caixa aceita as principais bandeiras, além de possuir leitor de QR Code, Pix e venda por aproximação.
13.Granito
Essa é a maquinha de cartão do Banco Inter e promete ser bastante útil para pequenas e médias empresas.
A máquininha possui taxas personalizadas, antecipação de recebíveis, além de conta digital completa integrada.
Confira abaixo outros atributos da maquininha Granito do Banco Inter:
- Link de pagamento;
- Conta digital com Pix ilimitado;
- Crtão de crédito sem anuidade e acesso a linhas de crédito.
O que considerar na hora de escolher a Maquina de cartão?
A busca pela maquininha de cartão é comum para quem está dando os primeiros passos no seu negócio.
Até mesmo como uma forma de alcançar a posição de outras empresas já presentes no mercado, oferecendo assim a melhor forma de venda aos seus clientes.
Por sorte, muitas são as opções disponíveis, com as empresas de finanças e tecnologias oferecendo até mesmo modelos apropriados para esse novo empreendedor.
Nesse sentido, é importante observar alguns pontos como:
- Taxa de juros;
- Se a empresa trabalha com a venda ou aluguel do equipamento;
- Se existem benefícios para pequenos empreendedores.
Qual a Maquininha de cartão ideal para cada tipo de negócio?
Existe atualmente uma grande variedade de modelos no qual você pode atuar junto ao seu negócio, sendo importante entender melhor como funciona cada um.
Até mesmo para escolher a maquininha que atenda suas necessidades e dos seus clientes.
Pessoa física
Uma pessoa física, isto é, sem nenhuma empresa em seu nome, pode trabalhar com vendas no país, tanto no meio informal, como formal (com a emissão de uma nota fiscal).
É o caso de pequenos empreendedores, como vendedores de doces, bolos ou artesanato, por exemplo.
Se antes essas pessoas só podiam trabalhar com dinheiro físico, hoje a venda via cartão é permitida, bastando recorrer à aquisição de uma maquininha, existindo opções específicas para pessoas físicas, com uma taxa de juros de valores normalmente inferiores.
Delivery
As vendas via delivery cresceram muito nos últimos anos, principalmente a partir de 2020, após o período de isolamento da pandemia de covid-19.
Caso o seu negócio trabalhe com esse sistema de entrega, é necessário recorrer a uma maquininha que trabalhe com as mais diferentes bandeiras e sistemas de pagamento.
Tudo isso para não ocorrer que o entregador não consiga fechar a venda, justamente devido a algum tipo de incompatibilidade em relação ao método de pagamento.
Pequenos negócios
Empreendimentos menores sofrem com particularidades específicas, como um número menor de clientes ou até mesmo um rendimento mais limitado, principalmente nos primeiros meses, nos quais a empresa está sendo conhecida pelo público.
Nesse período é essencial oferecer a melhor experiência de venda aos clientes, o que faz da presença da maquininha ser tão essencial.
Contudo, é válido ficar atento à taxa de juros do modelo adquirido ao seu negócio, considerando que um percentual de cobrança muito alto pode acabar prejudicando o rendimento da sua pequena empresa.
Profissional liberal
No caso de atuar como profissional liberal, não necessariamente você precisa abrir uma empresa para prestar os seus serviços, como acontece com advogados ou psicólogos, por exemplo, mas é importante contar com um bom sistema de pagamento.
Por isso é indicado para profissionais liberais recorrerem também ao uso da maquininha de cartão, de modo a facilitar a transação a ser feita com os seus clientes.
Buscar por empresas que ofereçam planos específicos para esse tipo de profissional é uma boa saída, sendo possível encontrar por equipamentos que condizem com a sua média de rendimento, por exemplo.
MEI
O MEI (Microempreendedor Individual) é um sistema de negócio bastante popular no mercado, permitindo com que uma pessoa jurídica possa atuar de forma legal, com todo o apoio possível, junto de um sistema de taxas baixíssimas.
Acompanhando isso, boa parte das operadoras de maquininha de cartão, incluindo as citadas anteriormente, trabalham com modelos e planos exclusivos para esse tipo de profissional.
Tudo para não só reduzir o índice de encargos a serem pagos por esse empreendedor menor, mas também para facilitar a sua vida profissional.
Dicas para escolher a melhor maquininha de cartão
Com tantos sistemas, seja de maquininhas, seja de possibilidades profissionais, acaba sendo difícil para um empreendedor decifrar qual é a melhor maquininha de cartão para si.
Caso você esteja nessa posição, fique atento a algumas dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão:
Estude as opções do mercado
Como vimos antes, muitas são as opções de maquininhas disponíveis no mercado, logo, é importante conhecê-las antes de tomar qualquer tipo de decisão.
Visitar o site das empresas, ou até mesmo voltar aos tópicos acima, pode te ajudar nesse sentido.
Conheça as funcionalidades oferecidas
É comum para uma empresa oferecer um número variado de modelos de máquina de cartão de crédito, cada uma com suas características específicas.
Com base nisso, é válido analisar cada uma das funções oferecidas na sua maquininha, de modo até mesmo a descobrir benefícios que você pode estar deixando de utilizar.
Analise o perfil e necessidade do seu negócio
Conhecendo as maquininhas, o próximo passo é conhecer a realidade do seu próprio empreendimento.
E não estamos falando apenas do seu perfil de venda, mas também de quais são as necessidades do seu negócio no momento, como a quantidade de vendas a serem feitas, os sistemas de pagamentos necessários, entre outros tópicos similares.
Avalie a qualidade dos atendimentos
Da mesma forma que os clientes podem buscar na internet pela média de avaliação do seu negócio, você também pode fazer o mesmo em relação aos operadores de maquininha.
Ao avaliar o atendimento oferecido por essas empresas é possível encontrar por aquela que pode ser a melhor opção de trabalho em conjunto, considerando a necessidade de um suporte frequente por parte de quem você compra ou aluga tal equipamento.
Compare os valores das taxas e mensalidades
Por último, é essencial fazer um trabalho de comparação, observando o valor das taxas e mensalidades cobradas por cada companhia.
Só tenha cuidado ao se guiar por tais valores, sendo importante também considerar as funcionalidades oferecidas por cada tipo de maquininha ou plano.
Optar por uma opção mais barata, mas que não cubra alguma necessidade do seu negócio pode acabar prejudicando-o.
Por outro lado, você pode estar deixando de negociar com uma empresa que oferece tudo aquilo que você procura em uma maquininha por um valor muito mais atrativo.
Ao seguir essas etapas, o seu negócio poderá contar com todo o apoio possível, munido de um equipamento que torne suas vendas mais práticas e acessíveis aos clientes.
E no fim, o veredicto sobre qual a melhor maquininha de cartão é que a resposta está naquela que mais responde às suas expectativas e necessidades como vendedor.
Conteúdos que podem te interessar:
➞ O que é Hub de Pagamentos? Entenda seu funcionamento e opções do mercado
➞ Pix: como utilizar a forma de pagamento no seu e-commerce?
➞ Como abrir uma conta PJ: tudo que você precisa saber!