Quais as melhores práticas para categorizar produtos no e-commerce?

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Categorizar os produtos corretamente é essencial para o funcionamento do e-commerce. Aliás, essa prática é fundamental para que a loja alcance o número de vendas necessário para manter o negócio competitivo no mercado.

Quando os produtos não são categorizados corretamente, o cliente se perde no site e tem dificuldade em encontrar o que deseja. Isso prejudica as vendas e ainda transmite uma impressão de loja desorganizada, o que é muito ruim para a imagem da marca.

Mas nós não queremos que isso aconteça. Por isso, criamos este post para você, que ainda tem dúvidas sobre como categorizar produtos no e-commerce.

Qual a importância da categorização de produtos no e-commerce?

Categorizar os produtos no e-commerce é uma forma de deixar sua loja organizada. Assim, quando o cliente acessar o site em busca de um produto, não terá dificuldade em encontrar o que deseja. Itens organizados por categoria proporcionam uma experiência de compra positiva para o consumidor, pois a navegabilidade se torna mais fácil.

Falando em poucas palavras: a categorização dos produtos é um fator essencial para conversão em um e-commerce, pois os clientes não ficarão “horas” procurando por algo, caso as mercadorias não estejam organizadas.

Além disso, a categorização de produtos ajuda no ranqueamento do site nos mecanismos de busca. Isso porque o e-commerce é encontrado por meio de palavras-chave específicas, que devem ser utilizadas de forma estratégica para que a loja tenha um bom volume de visitas.

Ferramentas como SEMrush, planejadores de palavras-chave do Google Ads ou Ubersuggest, do Neil Patel são bastante úteis no processo de categorização de produtos. É importante usar uma ferramenta para pensar na categoria de forma bem pontual, considerando o volume de tráfego daquela palavra juntamente com a taxa de conversão ou com a intenção de compra do cliente.

O mais importante é escolher palavras que ajudam a trazer tráfego para o site e aumentar a taxa de conversão.

Como categorizar produtos no e-commerce?

A árvore de categorias da loja é praticamente como se fosse o esqueleto do ser humano. Ela manterá todas as partes do corpo conectadas. Quando você monta uma árvore de categoria, principalmente se tem um mix de produtos muito grande, é preciso saber identificar em qual categoria cada produto vai se encaixar.

Há categorias que são muito abrangentes, por isso, é necessário cadastrar subcategorias, como se fosse uma hierarquia. Vamos dar um exemplo sobre a categoria esportiva. Como ela é muito ampla, você pode criar subcategorias como futebol, basquete e vôlei. Dentro de futebol, mais subcategorias, que seriam futebol de salão, futebol society, futebol de campo, futebol de rua etc.

É fundamental lembrar-se de fazer no máximo até 3 vezes, pois se cadastrar muitas subcategorias, vai prejudicar a experiência do cliente dentro da loja.

Como fazer a descrição de cada categoria?

Todo tipo de texto presente na internet é indexável no Google. Então, quando uma página de categoria de produtos tem um texto explicativo sobre aquela mercadoria, ela tem chances de ser ranqueada e ficar nas primeiras páginas do buscador. Esse fator é útil para gerar mais tráfego orgânico para sua loja.

Mas, para fazer a descrição de cada categoria, é preciso usar o princípio de pesquisa de palavra-chave. Termos relacionados àquela categoria específica ajudam a usabilidade, pois o usuário abre a página e já se depara com um conteúdo explicativo.

Então, caso o usuário tenha alguma dúvida sobre o produto ou se interesse por mais informações sobre ele, não precisa recorrer a outro canal. As informações já estarão ali, disponíveis, e esse fator diminui as chances de ter gargalos por falta de entendimento do usuário sobre as mercadorias pelas quais ele se interessa. No entanto, é preciso que a descrição seja detalhada, interessante e de acordo com as técnicas de SEO, pois, dessa forma, a indexação será melhor.

Além disso, a descrição do produto deve ser feita com uma linguagem adequada para atingir o público-alvo do negócio. O texto deve conter informações técnicas e vantagens do produto, pois isso aguça o interesse do consumidor. Utilizar gatilhos emocionais, contando uma história que apresente os pontos positivos do produto, é uma boa estratégia para gerar conteúdo de valor para a persona e deixar a descrição dos produtos mais interessante.

Quais são as melhores práticas de descrição e categorização?

Não há como deixar todas as categorias visíveis na página principal do e-commerce, principalmente quando o mix de produtos é grande. Nesse caso, o ideal é deixar à mostra na homepage as categorias com maior volume, que têm palavras-chave com mais buscas e mais chances de conversão.

No entanto, o e-commerce não pode contar com visitas vindas apenas com o tráfego orgânico. É preciso investir em propagandas pagas no Google e no Facebook Ads. Nesses casos, quando a propaganda é feita, a homepage do site recebe um volume maior de visitas. Por isso, deixar visíveis as categorias de produtos que são mais procurados pelos consumidores é sempre mais proveitoso para o e-commerce, pois o objetivo do empreendedor é vender.

Vale ressaltar que, quando falamos em técnicas de SEO, precisamos tomar cuidado para não utilizar a estratégia apenas para gerar tráfego orgânico para o site. As boas práticas de SEO são essenciais para aumentar as vendas de um e-commerce e devem ser utilizadas para esse fim.

Além disso, é importante diversificar os conteúdos, ou seja, criar um texto diferente para cada categoria de produto. Essa prática é fundamental para que sua loja fique bem posicionada nos mecanismos de busca, e conteúdos duplicados prejudicam o ranqueamento da página.

O uso de variações de palavras-chave é fundamental para que elas sejam consistentes com os termos mais utilizados pelos consumidores na hora de buscar informações sobre produtos na internet.

Como você viu, categorizar produtos em um e-commerce não é uma tarefa difícil, mas exige boas práticas.Cada categoria precisa ser pensada estrategicamente e, por isso, o lojista deve conhecer detalhes dos produtos vendidos em seu e-commerce. Dessa forma, ele consegue ter uma visão ampla de como encaixar cada produto numa categoria e subcategoria e deixar sua loja bem organizada.

Gostou do post sobre categorização de produtos? Que tal descobrir como vender mais com as vitrines inteligentes?

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