Produtos para Idosos: o que vender para conquistar esse público

Os produtos para idosos mais vendidos são: tecnologia, artigos de vestuário, itens para saúde e bem-estar, produtos de higiene e beleza, itens para academia, além de livros e malas de viagens.
produtos para idosos

Principais tópicos

Não há como negar que os idosos, representam grande parte da população brasileira, por isso, saber quais produtos vender para o público se tornou algo essencial no varejo de hoje em dia.

Para se ter uma ideia, segundo o IBGE, a população idosa em 2022 chegou a 10,9% da população brasileira, cerca de 22.169.101 de pessoas com 65 anos ou mais.

O que representa uma alta de 57,4% quando comparamos com o ano de 2010.

Além disso, o público está cada vez mais ativo. Um estudo realizado pela Fundação Seade aponta que 26% das pessoas com 60+ do Estado de São Paulo, ainda estão no mercado de trabalho (dados de 2022).

Com uma vida muito mais ativa e conectada, a população idosa desperta o interesse de muitos lojistas que investem cada vez mais em produtos para terceira idade.

Nesse post, vamos apresentar por que vale a pena investir no público e quais são os produtos mais populares para conquistá-los.

Vale a pena vender produtos para idosos?

A resposta para essa dúvida é SIM, e podemos comprovar com dados:

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a AGP identificou os “Hábitos de Compra do Consumidor 60+” e descobriu algumas informações interessantes.

A pesquisa de 2023, revelou que 83% dos consumidores idosos no Brasil estão mais independentes. Ou seja, eles mesmos são responsáveis pelo controle de suas finanças e decisões de compra.

Com um perfil bastante ativo, eles costumam fazer compras semanalmente. 44% dos entrevistados, por exemplo, afirmam que vão ao supermercado toda semana.

Já 20% afirmam que visitam os estabelecimentos há cada quinze dias, enquanto 30% fazem compras pelo menos uma vez ao mês.

Dessa forma, não podemos negar que já passou da hora da indústria dar a devida atenção que esse público merece. Certamente, os idosos de hoje não são mais os mesmos de antigamente.

Ou seja, eles podem aquecer o mercado de vendas do Brasil através de produtos específicos.

Produtos para idosos: conheça o que mais agrada o público

A população idosa evoluiu muito.

Hoje temos pessoas que fazem atividade física, trabalham, aproveitam a vida em viagens e muito mais, por isso, os produtos para esse tipo de público pode ser bem amplo.

Pensando nisso, preparamos uma lista que pode ser uma boa opção para você vender na sua loja física ou virtual. Vamos lá?

1. Tecnologia desenvolvida especialmente para a terceira idade

Aparelhos eletrônicos como celulares, notebooks e tablets, já fazem parte da nossa rotina.

Consequentemente, com a digitalização da maioria dos serviços e a utilização de internet banking, por exemplo, ter acesso facilitado à internet tornou-se indispensável na vida da maioria das pessoas.

No entanto, o consumidor da terceira idade, muitas vezes necessita de uma atenção especial para aprender a manusear esses aparelhos.

Por isso, já existem aparelhos celulares destinados especialmente para idosos. 

A ideia é genial e facilita o dia a dia deles. Imagine um smartphone com letras e ícones maiores, agenda com contatos de emergência acessíveis e muito mais vantagens.

Incrível não é mesmo?

Ter esse tipo de produto exclusivo em seu e-commerce de eletrônicos, por exemplo, seria um diferencial competitivo da sua loja.

2. Artigos de vestuário

Não há dúvidas que independente da idade, vestir- se bem e estar feliz consigo mesmo é uma das melhores coisas para o nosso bem-estar e autoestima.

Dito isso, investir em roupas e calçados para o público 65+ é uma ótima opção para sua loja virtual.

Como já vimos anteriormente, grande parte da população brasileira com mais de 60 anos, continua trabalhando, assim como os aposentados que também mostram desejo de continuar no mercado de trabalho, mesmo após a aposentadoria.

Então, investir em peças elegantes e confortáveis para esse público pode ser um diferencial do seu e-commerce de moda.

3. Itens para saúde e bem-estar

Realmente nessa fase da vida, podemos nos deparar com algumas necessidades que não tínhamos antes, o que é extremamente normal. 

Por isso é preciso tomar um cuidado maior com a saúde. No entanto, isso é o que essa faixa etária faz de melhor, pois estão sempre atentos às suas visitas médicas. 

Dessa forma itens como: bengalas, medidores de pressão, meias de compressão, almofadas lombares e ortopédicas, colchões especiais e andadores são alguns dos itens mais comprados pela faixa etária, por exemplo.

4. Higiene e beleza

Não há dúvidas, que os idosos amam se cuidar e também presentear seus entes queridos com produtos de higiene e beleza.

Dessa forma, se você possui um e-commerce de perfumaria, os produtos mais vendidos para a terceira idade nesse segmento são:  hidratantes e óleos corporais, perfumes e sabonetes.

5. Academia para terceira idade

A terceira idade investe muito na saúde. Consequentemente, boa parte deles, escolhem exercícios para melhorar seu condicionamento físico.

Dentre as atividades indicadas, os médicos normalmente prescrevem aquelas que possuem baixo impacto nas articulações como: Hidroginástica, natação, yoga e pilates, por exemplo. 

Seguindo esse raciocínio, a prática desses exercícios  movimenta o mercado de roupas de banho como: maiôs, sungas e uma diversidade de acessórios para praticar exercícios debaixo d’água.

Yoga e pilates para a faixa etária também são atividades indicadas. 

Se você possui um e-commerce que vende itens como: tapetes para yoga, artigos para alongamento ou bolas para a prática desses exercícios, também já pode atender essa faixa etária.

6. Invista na venda de livros

Leitura faz bem para todas as idades e para o público 65+ não é diferente.

A atividade intelectual já foi comprovada que ajuda evitar ou retardar doenças neurológicas degenerativas como Alzheimer, por exemplo.

Então, montar uma loja virtual de livros fará com que você encante todas as faixas etárias com belas histórias.

É importante lembrar, que você também poderá vender seu produto para a terceira idade, que está cada vez mais interessada em leituras de livros dos mais variados gêneros.

7. Malas e itens para viagens 

Já percebeu como a terceira idade gosta de viajar?

Após trabalharem uma vida inteira, nada mais merecido que conhecer novos lugares. Principalmente, com um pouco mais de tempo e dinheiro, devido à aposentadoria.

Dessa forma, a terceira idade adora investir parte de seu dinheiro em malas de qualidade e itens  para viajar, o que acaba sendo uma grande oportunidade de negócio.

8. Casa e decoração

Quem não gosta de ter uma casa aconchegante e com uma decoração ao seu gosto?

Bom, o público da terceira idade gosta muito de investir neste setor. Principalmente, porque muitas vezes, precisam adaptar suas casas à sua condição atual de saúde.

Portanto, móveis planejados com: bordas arredondadas e firmes para servirem de apoio, armários mais baixos para ficarem acessíveis a eles, barras de apoio para evitar acidentes no banheiro, por exemplo, são algumas ideias que visam facilitar o dia a dia dos idosos.

9. Alimentos e suplementos nutricionais

Outro produto muito importante para qualquer fase da vida é a alimenção.

É comum que nessa fase, as pessoas consumam mais alimentos ricos em vitaminas e minerais.

Por isso a venda de suplemento alimentar, cálcio e proteínas são produtos em alta para o público que está investindo muito mais em saúde e dietas balanceadas.

Como vender produtos para idosos?

Na hora de vender online para a terceira idade, é importante levar considerar alguns fatores específicos que facilitem a venda para esse tipo de público.

A seguir, vamos mostrar alguns pontos importantes que devem ser considerados se você quer apostar em um e-commerce ou loja física que atenda esse tipo de público.

Facilite o processo de compra

É importante lembrar que o grupo da terceira idade não nasceu na era digital e muitas vezes tem dificuldade para acessar e finalizar a compra.

Sendo assim, é importante facilitar o processo de compra o máximo possível e oferecer uma boa experiência de compra para o público 65+.

Tenha um layout simples e intuitivo para agradar a terceira idade

Depois de uma certa idade a visão pode não ser mais a mesma.

Por isso, pense no layout do seu site. Evite colocar excesso de textos com letras minúsculas, por exemplo.

Tenha algo que seja bom e atenda o público mais maduro.

Ofereça o máximo de informações sobre os produtos vendidos

Crie descrições completas e focadas no público da terceira idade. Explique detalhadamente como o produto funciona, pode ser por texto, vídeos ou imagens.

Crie combinações e sugira produtos complementares. Isso vai te ajudar a se conectar com esse público. 

Facilite a forma de pagamento

As formas de pagamento oferecidas pela sua loja são muito importante.

Afinal, não adianta deixar sua loja pronta para atender o público mas na hora do pagamento o processo ser muito difícil ou burocrático.

Além disso, o processo de checkout precisa transmitir segurança para o usuário.

Busque oferecer as melhores e mais variadas formas de pagamento. Dessa forma, você inspira confiança e facilita que os clientes finalizem a compra, sem medo e sem grandes dificuldades.

Divulgue os produtos nas redes sociais

Já sabemos que antes de comprar muita gente vai até às redes sociais, buscar informações sobre uma loja, produto ou serviço.

Por isso, que a sua marca deve estar presente nas redes sociais para passar a confiança necessária para os usuários.

Utilize  principalmente canais como Facebook, Instagram e WhatsApp para apresentar produtos, tirar dúvidas e construa uma relação entre sua marca e o seu público-alvo.

Interaja, tire dúvidas e esteja disponível para os seus clientes.

Vender para a terceira idade é uma boa opção para alavancar suas vendas do seu e-commerce!

Neste artigo foram mencionados os mais comprados para inspirar você a montar sua loja virtual e atender este público, tão carente de atenção e opções de marcas para consumo. 

Apostar em produtos para idosos é uma ideia promissora que com certeza renderá bons frutos. Aposte nessas dicas e planeje seu e-commerce!

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