Os itens mais vendidos na Black Friday tornaram-se um tema de destaque e curiosidade anual para consumidores e varejistas.
A Black Friday, que ocorre na última sexta-feira de novembro, é um evento de vendas que tem conquistado destaque no Brasil, especialmente no cenário digital.
Dados anteriores destacam que, a cada ano, esta ocasião vem se fortalecendo de forma mais digital, com marcas lançando ofertas competitivas e proporcionando experiências de compras otimizadas para a clientela.
E, assim, conseguirem vender pela internet ou na loja física.
Então, se você não sabe quais produtos colocar em promoção este ano, conheça as estatísticas dos produtos mais vendidos para se basear nelas.
Quais foram os produtos mais vendidos da Black Friday?
O ano de 2023 trouxe um cenário mais conservador, onde especialistas esperavam um crescimento em torno de 12%, o que não aconteceu.
Apesar dos números retraídos, pesquisas mostraram os produtos que tiveram mais saída na data mais esperada do varejo brasileiro.
O site de promoções e ofertas Promobit, mostrou os produtos que mais tiveram ofertas durante a Black Friday do ano passado.
E, segundo o levantamento, é possível concluir que os produtos Black Friday mais vendidos foram aqueles com mais ofertas divulgadas.
- Produtos de informática;
- Smartphones e tablets;
- Produtos eletrônicos, de áudio e vídeo;
- Vestuário e calçados masculinos;
- Eletroportáteis;
- Perfumes e produtos de beleza;
- Utensílios domésticos;
- Games;
- Produtos de supermercado;
- Móveis.
Categorias que mais faturaram na Black Friday
Segundo o levantamento Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as categorias que mais venderam durante a Black Friday de 2023, foram:
- Cosméticos & Higiene Pessoal, com alta de 18,2%.
- Móveis, Eletro & Depto: alta de 10,5%;
- Óticas & Joalherias: alta de 9,7%
- Turismo & Transporte: alta de 9,6%.
Faturamento do E-commerce na Black Friday 2023
Como já sabemos, a data não performou tão bem e apresentou uma queda no faturamento. Foram cerca de R$ 5,2 bilhões em vendas — uma redução de 15% em relação a 2022.
Ticket Médio e o número de pedidos na Black Friday 2023
Apesar disso, o ticket médio subiu 1,7% em comparação com 2022.
O valor médio dos pedidos ficou em R$ 636,66. Enquanto o número de pedidos, a queda foi ainda maior, representando 17,6%, com 8,21 milhões de pedidos.
Mesmo com cenário retraído, a Black Friday continua sendo uma data importante para o e-commerce brasileiro.
Mas que também exige adaptação e planejamento diante das mudanças no comportamento do consumidor.
Expectativa para a Black Friday 2024
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores brasileiros e mesmo com números que não refletem otimismo, a expectativa para a Black Friday deste ano é bastante alta.
Segundo pesquisas da Plataforma Gente Globo, consumidores acreditam em um cenário confiante para o segundo semestre, o que pode ser considerado o principal motivo para um aumento nas vendas durante a Black Friday.
Ainda segundo o estudo:
- 39% dos respondentes estão se planejando e PRETENDEM COMPRAR NA DATA;
- 81% disseram que para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante;
- Quase 50% do público começa a pesquisar com 1 mês ou mais de antecedência
E quando perguntados sobre os motivos para escolher entre uma loja e outra:
55% dos respondentes considera optar por uma loja ao invés de outra se ela oferecer frete grátis.
Quando perguntados o que possivelmente comprariam na Black Friday deste ano, os respondentes da pesquisa disseram:
Viu só, a Black Friday 2024 promete ser um evento ainda mais relevante para o varejo brasileiro, com a retomada da confiança dos consumidores.
Por isso, é importante que varejistas ofereçam uma experiência integrada e personalizada para os clientes em todos os canais.
A Black Friday é uma oportunidade única para os varejistas aumentarem suas vendas e fidelizarem seus clientes.
Para isso, é preciso estar atento às tendências e expectativas do mercado e dos consumidores, e oferecer ofertas atrativas, produtos de qualidade e um atendimento diferenciado.
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