Como vender produtos femininos + lista de itens em alta!

Os produtos femininos mais vendidos de todos os tempos são: blusas, calças, sapatos dos mais variados tipos, acessórios como bolsas, brincos e colares, além, de maquiagens e itens de cosméticos para skincare.

Principais tópicos

O varejo online vem crescendo exponencialmente ao longo dos últimos anos e, nesse cenário, o ramo de venda de produtos femininos ganha ainda mais destaque.

Dados apontam que as mulheres lideram o consumo de itens de moda e isso abre muitas possibilidades para os lojistas e para as pessoas que desejam empreender, principalmente pela variedade de produtos que podem ser comercializados.

Pensando nisso, criamos este artigo que falará justamente sobre o mercado de produtos femininos.

Entenda os hábitos de compra desse público e como você pode abrir o seu próprio negócio aproveitando as melhores oportunidades.

Confira a seguir!

Por que vender produtos femininos?

Quando pensamos em abrir um negócio, uma das primeiras dúvidas que surgem é sobre o público que se deseja atingir.

Saber disso e conhecer o perfil desse consumidor é fundamental para a criação das estratégias de venda e para dar os primeiros passos para a abertura de uma empresa.

Assim, podemos fazer essa escolha levando em consideração diversos aspectos, entre eles o gênero do consumidor.

Nesse contexto, a venda de produtos femininos pode ser um ramo bastante promissor, devido à variedade de itens disponíveis no mercado, que abre um leque de possibilidades e aumentam as chances de venda.

Veja algumas vantagens de atuar nessa área:

Mulheres influenciam umas às outras

O comportamento feminino é marcado pela influência que as mulheres têm umas sobre as outras.

Como costumam conversar entre si sobre aspectos pessoais de suas vidas, acabam apresentando para o seu ciclo de amizade as marcas e empresas que costumam consumir.

Essa troca constante, muito mais presente no público feminino que no masculino, faz com que as mulheres sejam verdadeiras promotoras de uma marca.

Inclusive, em termos de marketing de influência, elas dominam o mercado, representando mais de 70% do ramo.

Ampla variedade de produtos

Outra vantagem de vender produtos femininos é a variedade de itens voltados para esse público.

É importante salientar que as mulheres costumam ser mais exigentes com as marcas que os homens e, por isso mesmo, sabe distinguir melhor um produto de qualidade.

Essa característica faz com que a concorrência aumente, possibilitando às marcas o desenvolvimento de produtos cada vez melhores e personalizados.

Mercado sempre em alta

Estudos comprovam que 82% das compras em e-commerces de moda são realizadas por mulheres.

Ou seja, elas representam a maioria esmagadora de consumidores de lojas virtuais voltadas para os nichos de vestuário e joias, por exemplo.

Com o mercado sempre aquecido pelo público feminino, as empresas podem contar com as mulheres para fortalecer a marca e aumentar o número de vendas, apresentando para elas produtos de qualidade e voltados para os mais diversos perfis.

Alta lucratividade

O Brasil é um dos países que lidera o ranking do mercado de cosméticos no mundo. Além disso, o ramo de vestuário também cresce, mesmo com a alta de preço.

Então, podemos dizer que a lucratividade é algo inerente à venda de produtos femininos.

Dessa forma, oferecer esses produtos para as mulheres, que constituem a maioria do público consumidor no país pode ser algo bastante promissor.

O que as mulheres mais compram na internet?

Apesar de o mercado de cosmético e vestuário serem os mais relevantes quando tratamos de produtos femininos, existem outros que também são muito procurados e se apresentam como uma excelente oportunidade de negócio.

O mais importante é que as marcas estejam sempre atentas às tendências e as preferências das mulheres, que costumam mudar com uma certa frequência.

Dessa forma, garante-se a satisfação do público e, ao mesmo tempo, o fortalecimento da imagem da organização.

Veja, a seguir, os produtos mais procurados pelas consumidoras na internet!

Roupas

As roupas femininas são um dos itens que lideram a venda de produtos na internet e as possibilidades de nicho são inúmeros: plus size, casual, esportivos, de gala, entre outros.

E ainda existe a variedade de itens: blusas, calças, camisas, saias, vestidos, shorts e macacão, por exemplo.

A grande vantagem da venda de roupas é que elas são artigos de necessidade básica e são sempre procuradas.

No entanto, é fundamental contar com bom fornecedores e ter políticas de gestão de estoque para que as peças não fiquem paradas entre as estações.

Jovem escolhendo roupas femininas

Sapatos

Os calçados também são produtos bastante consumidos pelas mulheres e contam com uma infinidade de opções de itens.

A sua loja pode vender sapados de diversos estilos, sempre atrelados a ocasiões específicas, como festas, práticas esportivas e dia a dia.

Nesse sentido, a loja deve unir qualidade e conforto a um excelente atendimento ao cliente.

Para tanto, firmar boas parcerias para fornecimento é crucial. Dessa maneira sempre haverá boas oportunidades de vendas e de fidelização.

Mulher escolhendo sapatos femininos

Acessórios

As mulheres são exímias consumidoras de acessórios, como colares, pulseiras, anéis, lenços, bolsas e carteiras.

Por esse motivo, o ramo costuma ter sempre um volume significativo de vendas, facilitando a rotina da mulher, que costuma ser agitada, com diversos compromissos.

Para quem atua na área de venda de acessórios é fundamental se atualizar constantemente sobre as principais tendências e aliar moda à praticidade.

Além disso, é necessário oferecer à cliente a qualidade necessária para que suas peças possam ter uma boa durabilidade.

Acessórios femininos

Maquiagem

O uso de maquiagem sempre esteve presente na vida das mulheres, mas, recentemente, com o crescimento significativo de influenciadoras, esse item tem ganhado força, tornando-se um produto-chave no mercado da beleza.

Assim, as oportunidades de venda de itens como batons, lápis, paletas de sombras, máscara para cílios, curvador de cílios são cada vez maiores e melhores, tanto nas lojas físicas como nas virtuais.

E, para que a sua loja ganhe bastante visibilidade e amplie o seu alcance, vale apostar no marketing de conteúdo, com a realização de tutoriais e experimentação dos itens, mostrando a sua qualidade e beleza.

Paleta e pincéis de maquiagem

Lingeries

As lingeries são itens muito importante para as mulheres, pois promovem conforto no seu dia a dia, ao mesmo tempo que as fazem se sentir bonitas e confiantes.

Portanto, comercializar calcinhas, sutiãs, roupão, baby doll e pijamas pode ser bastante promissor.

É importante lembrar que, mesmo sendo um público único, existe dentro desse universo uma variedade de mulheres com corpos e modos de pensar diferentes. Por isso, oferecer variedades é essencial.

Dessa forma, considere vender opções tanto para quem deseja mais conforto e praticidade, quanto para aquelas que preferem itens mais sexys, voltados para momentos especiais.

Levar em conta a pluralidade de tamanhos também ajudará a ampliar o número de clientes e até mesmo fidelizá-las.

Lingeries

Cosméticos

Outro ramo que cresceu bastante junto ao marketing de influência e às novas tendências de saúde e autocuidado foram os cosméticos.

Esse crescimento passou a ser notado durante a pandemia, que trouxe consigo um alerta para a necessidade de atenção com o próprio corpo e mente.

Hoje as pessoas têm se preocupado mais com a saúde e a aparência e produtos como cremes corporais, protetor solar, itens para skincare e perfumes tem sido cada vez mais procurados.

Por isso, a venda de cosméticos também é considerada promissora no mercado de produtos para mulher.

Cosmésticos

Produtos fitness

Como já foi mencionado, a busca por uma vida com mais qualidade e saúde vem sendo uma grande tendência nos últimos anos, por isso a venda de produtos fitness está fazendo muito sucesso, principalmente entre as mulheres.

Aqui, podemos encontrar opções variadas, desde a comercialização de suplementos para auxiliar nos treinos, quanto roupas e acessórios para a prática de atividade física.

Trata-se de um mercado amplo, que pode ser bastante explorado.

Produtos fitness para mulheres

Eletrônicos

Vivemos em um mundo superconectado e a tecnologia é um recurso que permeia toda a nossa realidade.

Por isso, a venda de eletrônicos, como celulares, carregadores, tablet, notebook, fones de ouvido e caixas de som está sempre em alta.

Entretanto, é preciso muito investimento para desenvolver uma loja de produtos tecnológicos.

E, mesmo o retorno sendo muito significativo, o capital de giro precisa ser capaz de garantir a saúde do negócio até os lucros começarem a surgir.

Eletrônicos

Como vender produtos do nicho feminino?

O público feminino domina o consumo na internet e é considerado altamente exigente.

Dessa forma, para que a sua loja conquiste e fidelize as clientes, é preciso desenvolver estratégias eficazes e apostar na excelência da qualidade dos produtos e do atendimento.

Porém, antes de tudo, é preciso muito planejamento para que os objetivos sejam definidos e as metas traçadas.

Veja, a seguir algumas dicas de como vender produtos do nicho feminino, tanto em lojas físicas, como em virtuais.

Defina o seu tipo de produto

Como vimos, o mercado de produtos femininos é altamente variado.

No entanto, para que possamos abrir um negócio coeso, é preciso, antes, definir o tipo de item que será comercializado.

Isso ajudará no fortalecimento da imagem da empresa e no desenvolvimento da sua reputação até se tornar autoridade no ramo.

A partir da escolha do produto é possível escolher a abordagem de vendas e afunilar um pouco mais o público.

Conheça o seu público

Embora as mulheres componham, por si só, um nicho de mercado, elas possuem características diversas como idade, estilo e comportamentos.

Por isso, é necessário conhecer melhor quais as mulheres a sua marca deseja atingir.

Isso pode ser realizado por meio de formulário de pesquisas ou análises de segmentação de público realizada pelas redes sociais, além de diversas outras ferramentas que auxiliam na criação da persona ideal para a marca.

Essa etapa é muito importante, pois depois dela, poderemos selecionar os produtos que serão vendidos e elaborar as estratégias de marketing (canais de comunicação, tipo de linguagem, entre outras).

Realize uma pesquisa de mercado

O comportamento de consumo das pessoas mudam a todo instante.

O que hoje é uma grande tendência, daqui a uns meses pode cair no esquecimento. Além disso, fatores sociais, culturais e econômicos interferem diretamente no modo em que as pessoas compram.

Por isso, surge a necessidade dos empreendedores realizarem pesquisa de mercado para avaliar quais produtos tendem a ter um consumo maior e quais são aqueles que não passam de modismos.

Com essas informações disponíveis, fica mais fácil tomar decisões embasadas e realizar investimentos maiores naqueles itens de maior estabilidade, evitando gastos excessivos.

Como vender produtos femininos na internet?

Uma vez definido o tipo de produto e a persona, começamos a desenvolver o nosso negócio, que pode ser físico ou virtual.

Atualmente, o e-commerce vem ganhando muita força, principalmente por conseguir atingir um público significativo e pela praticidade de compra.

Veja como abrir a sua loja virtual e conquistar muitos clientes!

Escolha uma plataforma de e-commerce

O primeiro passo para ter uma loja virtual é escolher uma plataforma de e-commerce.

Essa plataforma é, na verdade, o próprio site responsável pelas vendas dos produtos. No entanto, existe uma parte visível apenas para os administradores e outra apenas para os visitantes.

O layout disponível para os administradores é voltada para a gestão do conteúdo e das vendas, constando informações essenciais, como entrada e saída de produtos.

Já o layout público é a loja virtual propriamente dita, com os produtos exibidos com valores e condições de pagamento. É preciso que a plataforma possibilite um uso intuitivo e adaptável a qualquer dispositivo.

A Tray e-commerce oferece tudo o que você precisa para começar a vender online com segurança.

Conte com a expertise de quem possui mais de 20 anos no mercado, realizando sonhos de empreendedores como você!

Para conhecer um pouco mais sobre a Tray e a sua tecnologia incrível, assista o vídeo abaixo:

Registre um domínio

O domínio de um site é como chamamos o seu nome.

É preciso que ele represente os valores e a cultura do seu empreendimento e, ao mesmo tempo, seja de fácil assimilação para os consumidores.

Assim, as pessoas lembrarão com facilidade da sua página e terão acesso ágil a ela.

Para que um domínio seja registrado, é preciso pagar um valor anual e escolher um nome original.

Tenha um site responsivo

A responsividade é a capacidade que uma página tem de se adaptar a qualquer tela.

Ou seja, independente do dispositivo que o site estiver sendo acessado, ele carregará sem dificuldade e os elementos que o compõe se organizarão para que o usuário não tenha dificuldades de acesso.

Sabemos que um visitante que não tem uma boa experiência de navegação tende a abandonar a página e não mais voltar para ela.

Isso acaba gerando uma frustração e, consequentemente, uma visão negativa da marca.

Aposte em multicanais

As pessoas cada vez mais conectadas e com a informação na palma da mão.

Por isso, é preciso que as empresas estejam presentes em diversos canais, sempre prontas a atender com cortesia e prontidão os seus clientes.

Assim, a criação de perfil em todas as redes sociais, a disponibilização de canais de mensagem instantâneas como o WhatsApp e de chats dentro dos sites garantem que o cliente será sempre amparado.

Faça o uso de chatbots

Os chatbots são assistentes virtuais que podem ser disponibilizados em qualquer rede social ou site, capazes de manter uma certa interação com o cliente, independente do dia ou horário da sua solicitação.

Trata-se de um software que une recursos de inteligência artificial aliadas a machine learn (aprendizado da máquina), que, a cada interação consegue identificar melhor qual a necessidade do cliente, podendo resolver o seu problema, ou encaminhá-lo a um atendente humano.

O uso de chatbots é bastante positivo, pois, além de garantirmos ao cliente um atendimento integral, conseguimos reduzir custos operacionais com pessoal.

Invista em marketing digital

O marketing digital é um ramo do marketing voltado para a internet e suas plataformas.

Trata-se, basicamente, do modo como nos comunicamos e divulgamos os produtos para os nossos clientes, tanto nas redes sociais, como em anúncios ou em blogs.

Assim, elabore estratégias eficazes de captação, conquista e fidelização de clientes, que estão, cada vez mais online e dominando as principais tendências de consumo.

Aposte no feedback

Saber a opinião do cliente em relação à loja é muito importante para podermos manter as ações positivas e rever aquelas que estão sendo alvo de críticas.

Então, coloque-se à disposição do cliente, principalmente após a venda para que ele possa dar a sua opinião sobre a sua experiência.

Esse feedback é, geralmente, enviado ao e-mail do cliente, questionando-o sobre a sua satisfação e solicitando que ele descreva o que ele mais gostou e o que mais desagradou na jornada de compra.

A partir da análise desses dados, será possível tomar decisões mais precisas sobre as melhorias que devem ser aplicadas, principalmente em relação à qualidade do atendimento prestado e do produto vendido.

Como vender produtos femininos em lojas físicas?

Apesar do grande sucesso do e-commerce em todo mundo, as lojas físicas ainda são grandes opções de pontos de consumo e apresentam diversas vantagens, como a possibilidade de interação do cliente com a loja, seus vendedores e seus produtos.

Veja a seguir o que é necessário para abrir uma loja física e vender produtos femininos!

Escolha um ponto de venda

A escolha do ponto comercial é crucial para o sucesso de um negócio.

Essa escolha evolve tanto o ponto comercial em si, quanto a sua localização.

Tudo isso interfere para que a cliente possa ter uma experiência positiva de compra e possa a voltar a fazer negócio com a sua marca.

Portanto, escolha um ponto de venda amplo, arejado, aconchegante e com espaço para que a cliente possa se locomover confortavelmente.

Além disso, atente-se para a localização do ponto de venda, que deve, preferencialmente estar num bairro seguro e rodeado de outros comércios.

Verifique a documentação para abrir a nova loja

A abertura de uma loja física exige a emissão de diversas documentações e pagamento de impostos que, geralmente, não são exigidos para os e-commerces.

Portanto, para que a sua loja possa estar quite com a legislação, é necessário verificar, junto à prefeitura, quais os documentos necessários para que a sua abertura seja autorizada.

Isso é fundamental tanto para evitar o pagamento de multas e outras sanções que possam acarretar transtornos financeiros, quanto para a imagem da loja frente ao mercado.

Aposte na exibição de produtos na vitrine

Assim como as lojas virtuais devem se preocupar com o layout da página em que serão exibidos os produtos, as lojas físicas precisam se atentar para a disposição dos produtos na loja e, principalmente, nas vitrines.

As vitrines são recursos muito eficazes para chamar a atenção do público que passa pelo lado de fora da loja.

Nelas devem constar as novidades e as promoções da loja, além disso, precisam estar sempre organizadas de modo a convidar o visitante para o interior do negócio.

Leia também: Como fazer vitrine de loja? 15 maneiras de encantar clientes e vender mais

Escolha o tipo de produto que será vendido

A escolha do produto definirá a quantidade de espaço você precisará para que a sua loja seja confortável não apenas para as clientes, mas também para os colaboradores.

Por exemplo, uma loja de acessórios costuma depender de menos espaço que uma loja de roupas.

A questão do estoque também deverá ser levada em consideração para que a necessidade do cliente possa sempre ser atendida.

Não devemos esquecer que uma boa experiência de compra é capaz de fidelizar o público, revertendo-se em resultados positivos a longo prazo.

Treine os seus colaboradores

Ao contrário das lojas virtuais, as lojas físicas precisam de funcionários para atender o seu público.

E essa primeira interação é crucial para que a cliente saia do seu empreendimento com uma visão positiva dele.

Por isso, promover treinamento constante para os colaboradores é um trabalho essencial para toda loja física.

Além disso, promover reuniões periódicas também ajudam a alinhar as expectativas e a melhorar os pontos de falha.

Coloque-se à disposição do cliente no pós-venda

Geralmente as lojas possuem políticas criteriosas de atendimento que privilegiam a jornada do cliente até o momento da compra.

Isso é algo bastante positivo, no entanto, essas práticas devem ser estendidas até mesmo depois que a compra foi concluída.

Ou seja, a empresa precisa se colocar à disposição do cliente para possíveis dúvidas, devoluções, reembolsos, caso não tenha ficado satisfeito com a sua aquisição.

Tratar o cliente com cortesia e com disposição para sanar o seu problema no pós-venda faz toda a diferença.

A venda de produtos femininos é bastante promissa, tanto pela variedade de itens disponíveis, quanto pela presença ostensiva das mulheres no mercado consumidor.

Entretanto, quem deseja empreender na área deve saber que as mulheres são um público muito exigente e bem informado.

Portanto, disponibilizar produtos diversificados e de qualidade é essencial para conquistá-las.

Conteúdos que podem te interessar:

Como vender produtos importados e lucrar com a tendência do momento!
Experiência sensorial: descubra como utilizá-la para aumentar as vendas
Nomes para brechó: as opções mais criativas para nomear o seu negócio!

Adquira sua Loja Online em Minutos!

Vamos ajudar você a abrir sua loja virtual na Tray agora mesmo.

Preencha as informações abaixo e te ligamos em até 1 minuto.

Em 1 minuto mesmo! Preencha aqui que nós ligamos para você

Loja Virtual + Cursos por R$ 59!

Descubra como impulsionar suas vendas online com uma loja virtual + cursos por apenas R$ 59! Clique aqui para aproveitar esta oferta incrível.

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

449
Economize R$600
R$ 5.388 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!