Presente de natal: 20 ideias de itens lucrativos para vender na sua loja em dezembro!

Os presentes de natal mais comprados na data são: enfeites de natal, panetones e chocotones, brinquedos, perfumes, fritadeiras elétricas, roupas e sapatos.
Presente de natal

Principais tópicos

O Natal está batendo na porta. E para quem trabalha com vendas, essa é uma época do ano em que tudo muda. Os clientes estão a todo vapor procurando o presente de Natal ideal para amigos, familiares.

Mas não adianta só esperar que as pessoas comprem. É preciso oferecer exatamente o que elas estão procurando. E sabe qual é a boa notícia?

Alguns produtos têm a cara do Natal e praticamente se vendem sozinhos!

Vamos falar sobre os melhores produtos para você aproveitar esse momento e transformar dezembro no mês mais lucrativo do ano? Vem comigo! 

Presente de natal: entenda a origem da tradição

A tradição de dar presentes no Natal vem de uma mistura de histórias e culturas.

A mais conhecida é a ligação com os três Reis Magos, que levaram ouro, incenso e mirra como presentes para Jesus após seu nascimento. 

A tradição também foi influenciada por São Nicolau, um bispo generoso do século IV que ajudava pessoas pobres e deixava moedas e presentes para as crianças.

Com o tempo, ele inspirou a figura do Papai Noel que conhecemos hoje.

Mais tarde, a prática ganhou força com o Cristianismo, que associava os presentes ao amor e ao espírito de generosidade.

Hoje, dar presentes é uma forma de mostrar carinho e compartilhar a alegria da época com quem amamos. Simples assim!

Categorias populares de presentes de natal 

Algumas categorias de presentes são muito populares porque agradam diferentes públicos e possuem alta procura. Conheça agora cada uma delas!

Tecnologia

Em dezembro, a demanda por produtos tecnológicos dispara. Gadgets estão entre os presentes mais desejados tanto por jovens quanto por adultos.

Eletrodomésticos

Fritadeiras, cafeteiras e outros aparelhos que ajudam a organizar a rotina são muito procurados na reta final, quando os consumidores priorizam presentes “úteis” e sofisticados para familiares ou amigos próximos.

Moda e beleza

Roupas, acessórios e produtos de beleza são campeões de vendas no Natal. Essa categoria dispara porque agrada quem adora estar na moda e quem ama se cuidar.

Bebidas e alimentação

Os produtos dessa categoria são clássicos de fim de ano: chocolates, vinhos, panetones, kits gourmet e muito mais.

As vendas sobem ainda mais porque esses itens combinam com o clima de celebração e são fáceis de presentear.

Itens personalizados e artesanatos

Os presentes feitos à mão também são vendidos em dezembro.

As vendas dessa categoria crescem rapidamente, porque esses presentes têm um toque de exclusividade e mostram um cuidado extra com quem será presenteado.

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20 Produtos mais vendidos no natal

Basta dar uma olhada nas categorias de “mais vendidos” nos maiores marketplaces, como Amazon, para perceber que itens natalinos, utilitários e presentes práticos dominam a lista. 

Abaixo, você encontra 20 produtos que vendem muito nessa época do ano.

1. Luzes de Natal

Luzes em LED, com diferentes cores e modos de piscar. Podem ser usadas na árvore ou em áreas externas.

Faixa de preço: R$ 20 a R$ 200.

Luzes de Natal
Luzes de Natal – Site Amazon

2. Árvores de Natal

Árvores artificiais em diferentes tamanhos, desde modelos compactos até versões grandes.

Faixa de preço: R$ 50 a R$ 500.

Árvores de Natal
Árvores de Natal – Site Amazon

3. Bolas de decoração

Bolas para árvore de Natal, vendidas em kits com cores variadas e acabamentos foscos ou brilhantes.

Faixa de preço: R$ 15 a R$ 100.

Bolas de decoração
Enfeites de natal – Site Amazon

4. Panetones e chocotones

Panetones de 500g a 1kg, com opções tradicionais ou recheadas com chocolate e outros sabores.

Faixa de preço: R$ 15 a R$ 90.

Panetones e chocotones
Panetones e chocotones – Bauducco

5. Guirlandas

Guirlandas artificiais para portas, feitas com materiais plásticos ou naturais.

Faixa de preço: R$ 30 a R$ 200.

Guirlandas
Guirlanda – Site Amazon

6. Mini árvore de mesa

Árvores pequenas de 20cm a 50cm, para decoração de mesas e escritórios.

Faixa de preço: R$ 10 a R$ 80.

Mini árvore de mesa
Árvore de natal de mesa – Amazon

7. Brinquedos

Bonecas, carrinhos, blocos de montar e jogos de tabuleiro para crianças de diferentes idades.

Faixa de preço: R$ 30 a R$ 300.

Brinquedos
Brinquedo Divertidamente – Site Amazon

8. Perfumes

Perfumes em frascos de 50ml a 100ml, vendidos individualmente ou em kits com loções ou desodorantes.

Faixa de preço: R$ 50 a R$ 500.

Perfumes
Perfume Natura – Site

9. Fritadeiras elétricas

Fritadeiras sem óleo com capacidades entre 3L e 5L.

Faixa de preço: R$ 250 a R$ 700.

Fritadeiras elétricas
Fritadeira Elétrica – Britânia

10. Roupas e sapatos

Um dos produtos que mais vendem no período de natal são roupas e sapatos, que podem ser feminino, infantil ou masculino.

Faixa de preço: R$ 50 a R$ 300.

Roupas e sapatos
Camiseta Colcci – Site Dafiti

11. Kits de maquiagem

Paletas de sombra, batons e acessórios vendidos em conjuntos temáticos.

Faixa de preço: R$ 50 a R$ 200.

Kits de maquiagem
Paleta de maquiagem – Quem disse Berenice?

12. Itens de cama, mesa e banho

Conjuntos de lençóis e fronhas para camas de solteiro, casal e queen size, toalhas de banho e toalhas de mesa são alguns exemplos.

Faixa de preço: R$ 100 a R$ 400.

Itens de cama, mesa e banho
Cobre leito – Site Linda Casa

13. Canecas personalizadas

Canecas com frases, desenhos ou fotos, feitas de cerâmica ou vidro.

Faixa de preço: R$ 20 a R$ 50.

Canecas personalizadas
Canecas personalizadas – ES Presentes

14. Smartwatches

Relógios inteligentes com monitoramento de saúde, notificações e conexão Bluetooth.

Faixa de preço: R$ 150 a R$ 1.500.

Smartwatches
Smartwatche – Site Amazon

15. Livros

Livros físicos em diferentes gêneros, incluindo ficção, autoajuda e biografias também são ótimas opções para presentes.

Faixa de preço: R$ 30 a R$ 100.

Livros
É assim que acaba – Amazon

16. Acessórios

Acessórios como carteiras, bolsas e lenços são alguns dos itens mais vendidos na data.

Faixa de preço: R$ 50 a R$ 500.

Acessórios
Pulseira – Vivara

17. Panelas e Utensílios Domésticos

Panelas de inox, jogos de talheres e utensílios como tábuas de corte.

Faixa de preço: R$ 50 a R$ 500.

Panelas e Utensílios Domésticos
Conjunto de Panelas – Mercado Livre

18. Headphones e fones de ouvido

Fones de ouvido com fio ou sem fio, para uso no dia a dia ou atividades esportivas.

Faixa de preço: R$ 80 a R$ 800.

Headphones e fones de ouvido
Headset – Kabum

19. Kits de cervejas artesanais

Conjuntos com garrafas de diferentes sabores, muitas vezes acompanhados de copos temáticos.

Faixa de preço: R$ 50 a R$ 200.

Kits de cervejas artesanais
Kit de cerveja – Mercado Livre

20. Mochilas e bolsas

Mochilas escolares ou para viagens, além de bolsas para uso casual ou social.

Faixa de preço: R$ 100 a R$ 500.

Mochilas e bolsas
Mochila de Bolsas – Magazine Luiza

[EXTRA] 5 dicas para vender mais durante o natal

O Natal está chegando e, com ele, uma das melhores épocas do ano para quem vende online.

Todo mundo está atrás de presentes, decoração e tudo o que ajuda a criar aquele clima mágico de fim de ano. 

Mas, para se destacar no meio de tanta concorrência, é importante ter boas estratégias.

Pensando nisso, separamos cinco dicas que vão te ajudar a aproveitar o máximo desse período e aumentar suas vendas. Vamos lá?

1. Prepare sua loja para o clima da época

Natal é emoção, magia e muitas cores.

Se a sua loja online não estiver nesse clima, você pode acabar perdendo clientes para quem está mais preparado.

Entrar no espírito natalino é uma forma de criar conexão com seus clientes e incentivá-los a comprar.

Estratégias para aplicar:

  • Crie banners e imagens com temas natalinos, como árvores, presentes e neve (mesmo que seja verão por aqui);
  • Personalize os textos do site com frases como “Presentes perfeitos para este Natal” ou “Surpreenda neste fim de ano”;
  • Ofereça uma categoria especial no site só com produtos para o Natal, como kits prontos ou sugestões de presentes.

2. Crie promoções que chamem atenção

O consumidor em dezembro adora uma boa oferta. Mas aqui vai o segredo: promoções rasas ou mal elaboradas não chamam atenção.

É hora de criar descontos irresistíveis, combos e vantagens que façam seu cliente agir rápido.

Alguns exemplos de estratégias para aplicar:

  • Ofereça descontos progressivos, como “Compre 2 e leve 1 com 50% de desconto”;
  • Crie kits de produtos com preço especial para facilitar a vida de quem busca presentes;
  • Trabalhe com ofertas relâmpago em datas específicas, como Black Friday Natalina ou promoções de última hora;
  • Ofereça brindes como cartões de presente personalizados ou pequenos mimos;
  • Faça frete grátis para compras acima de um valor mínimo.

3. Invista em anúncios e redes sociais

O público está mais ativo do que nunca nas redes sociais em dezembro.

É a hora certa para aparecer e mostrar seus produtos. Anúncios bem segmentados e um bom trabalho nas redes podem fazer toda a diferença nas vendas.

Estratégias para aplicar:

4. Ofereça experiências de compra mais fáceis

No Natal, ninguém tem tempo a perder. O consumidor quer uma experiência sem complicações. Se o processo for lento ou confuso, ele pode desistir e comprar em outro lugar.

Estratégias para oferecer experiências de compra mais fáceis nos seus canais de vendas:

  • Disponibilize métodos de pagamento variados, como Pix, cartão e boleto;
  • Tenha um botão de “Compre agora” visível em todas as páginas de produto;
  • Ofereça uma seção de “Perguntas Frequentes” para tirar dúvidas rapidamente;
  • Use um chatbot ou atendimento via WhatsApp para facilitar a comunicação com o cliente.

5. Trabalhe com urgência e prazo

O Natal tem data certa, e os clientes sabem disso. Por isso, criar um senso de urgência pode ajudar muito a acelerar as decisões de compra.

Promoções com prazo, últimas unidades e prazos de entrega claros são fundamentais.

Veja como usar a urgência do jeito certo nesse período:

  • Destaque prazos de entrega no site para garantir que o presente chegue antes do Natal;
  • Adicione contadores regressivos em promoções para mostrar o tempo restante;
  • Trabalhe com mensagens como “Poucas unidades disponíveis” para aumentar o senso de exclusividade;
  • Ofereça um serviço de “entrega expressa” para compras de última hora.

Planeje seu estoque com base nessas sugestões de presentes de Natal e aproveite o melhor da temporada para lucrar mais!

O segredo é planejar bem, investir na experiência do cliente e entrar de cabeça no clima natalino.

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