O pré-lançamento é uma etapa muito importante para as estratégias de marketing e vendas quando um produto novo entra no mercado.
Afinal, ela antecede o lançamento oficial de um produto e ainda oferece informações muito valiosas, além de servir como um aquecimento das vendas para o grande público.
Contudo, muitas empresas têm dúvidas sobre o que é e como colocar essa estratégia em prática para gerar os resultados esperados e conquistar o sucesso nas vendas.
Há uma série de ações que devem ser realizadas para planejar um pré-lançamento que, quando feitas de maneira adequada, garantem o sucesso do pré-lançamento.
Portanto ainda auxilia as etapas posteriores, que também são fundamentais para o sucesso do negócio.
Com a concorrência cada vez mais acirrada entre empresas especialmente para os negócios do setor de e-commerce, é fundamental que um produto tenha maior visibilidade quando lançado no mercado.
Isso é claro, ajuda muito no número de vendas que também deve ser positivo desde a estreia desse produto no varejo.
Quer saber tudo sobre como fazer um pré-lançamento de sucesso? Então, confira este artigo. Nele, vamos explicar tudo o que é preciso para fazer a estratégia certa e garantir mais vendas.
O que é o pré-lançamento
O pré-lançamento é uma estratégia utilizada com os esforços das equipes de marketing e vendas para que os consumidores conheçam uma marca ou um produto antes do lançamento oficial.
Ou seja, as vendas efetivas, estejam disponíveis para os clientes.
É comum, também, que apenas um número muito limitado de produtos seja disponibilizado para um grupo muito específico de pessoas, antes dele estar disponível para o grande público.
Essa prática é muito utilizada para melhorar o relacionamento com um público já fiel da marca.
Ou seja, o principal objetivo é conquistar novos “evangelizadores” da empresa, fazendo com que se sintam parte de um grupo especial de clientes.
Não somente isso, mas quando um pré-lançamento é feito corretamente, as empresas conseguem entender mais sobre a aceitação de determinado produto.
Entender sobre essa percepção do público-consumidor junto a marca é extremamente importante até mesmo, para despertar o interesse de novos clientes.
Essa estratégia gera uma grande curiosidade em torno dos consumidores que passam a desejar o produto que será lançado.
Esse é um importante gatilho mental para aumentar as vendas e garantir que, quando o lançamento oficial ocorrer, o faturamento será satisfatório.
Como funciona o pré-lançamento?
O pré-lançamento funciona como uma forma de divulgar e vender produtos antes dele ser oficialmente lançado no mercado.
Portanto, é preciso investir esforços qualificados para a divulgação do pré-lançamento.
Essa é uma atividade muito importante porque os clientes que terão acesso aos produtos lançados devem saber desse evento e ficar interessados em comprá-los.
Na verdade o pré-lançamento funciona como um parâmetro medidor das vendas futuras.
Caso a ação não tenha o sucesso esperado, quando os produtos forem lançados oficialmente, provavelmente ela poderá gerar prejuízos muito significativos para o empreendimento.
Veja alguns fatores que devem ser considerados para garantir que as estratégias de pré-lançamento funcionem.
Boa comunicação
A comunicação para essa estratégia deve ser muito clara e eficiente.
Isso porque existem ocasiões onde o pré-lançamento é disponibilizado apenas para a compra antecipada, sem que o produto seja previamente adquirido.
Essa é uma atividade muito comum, e os clientes que compraram os produtos antecipadamente devem estar cientes que ele será entregue no futuro.
Caso contrário, o consumidor pode se sentir enganado e criar uma repercussão muito ruim para a imagem do negócio.
As políticas de cancelamento, de entrega e prazos para o produto chegar devem estar bem claras e informativas.
Utilizar os gatilhos mentais certos
Como em muitas estratégias de marketing e vendas, senão em todas, o desejo deve ser despertado no consumidor para que ele sinta a necessidade de comprar da empresa.
Isso não seria diferente com o pré-lançamento.
Um dos principais gatilhos que podem ser utilizados é o da exclusividade.
Afinal, poucos consumidores vão poder comprar aquele produto antes da hora, fazendo com que eles se sintam exclusivos e especiais para a marca.
Outro gatilho muito eficiente para auxiliar na implementação dessa estratégia é o gatilho da escassez.
Muitas vezes, essa estratégia também conta com um número limitado de produtos que serão disponibilizados, fazendo com que os clientes que foram contemplados com a possibilidade de comprá-los sintam urgência em efetivar essa compra.
Essa estratégia ajuda muito a empresa a realizar vendas logo que um produto é lançado.
Gatilhos mentais para aumentar a conversão da sua loja virtual.
Gerenciar o estoque e a operação
É importante ter muito cuidado com o gerenciamento do estoque para que não sejam ofertados mais produtos do que os que estão disponíveis.
Além disso, essa é uma antecipação das vendas para gerar mais exclusividade e testar o mercado.
Se todo o estoque for vendido nessa etapa, quando o lançamento oficial for feito, não haverá produtos para os demais consumidores.
É preciso garantir um pequeno estoque para que produtos danificados ou com problemas possam ser trocados sem prejudicarem as vendas futuras.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a logística das operações.
Caso a ação seja um sucesso, a empresa vai lidar com um número grande de vendas em um curto espaço de tempo.
Logo, é preciso garantir que os canais de vendas estão aptos e seguros para suportar um grande número de visitantes e compradores.
Necessário também, assegurar que o processo de embalagem e envio dos produtos seja feito dentro do prazo garantido e com a qualidade necessária para manter a integridade dos produtos enviados.
Principais benefícios de um pré-lançamento
Um pré-lançamento é uma etapa muito importante para garantir boas vendas, conquistar novos clientes e fazer com que os consumidores tenham um relacionamento muito mais produtivo com a marca.
Existem muitos benefícios de aderir a essa estratégia e, é isso que você vai ver nas próximas linhas. Vamos lá!
Agilidade no processo de vendas
Quando um produto fica disponível para um grupo de consumidores antes do seu lançamento oficial, o processo de vendas é agilizado.
Afinal, o interesse já foi despertado e muitos clientes já desejam esse novo produto.
Além disso, como um grupo seleto de consumidores já adquiriram os produtos e de alguma forma, estão divulgando ele para o mercado consumidor.
Quando ocorre o lançamento oficial, a empresa já tem um grande número de clientes a espera desse produto.
Do contrário, ainda seria preciso educar esse mercado.
Ou seja, esperar as ações de marketing fazerem sucesso para depois surgirem os potenciais clientes dispostos a testar e comprar os novos produtos disponibilizados.
Prova social
Quando um grupo segmentado de clientes têm acesso a produtos que ainda não estão disponíveis para os consumidores, ele passa a se sentir pertencente à empresa de uma maneira exclusiva.
Porém, outro ponto importante do pré-lançamento, é que ele também funciona como uma forma de gerar prova social para os demais consumidores.
Isso porque um grupo seleto vai utilizar e falar sobre o produto previamente adquirido e faz com que os demais clientes da marca tenham uma validação dos produtos de maneira muito mais eficiente.
Prova social: como trabalhar essa estratégia no e-commerce?
Fidelização de clientes
Os clientes que vão ter acesso aos produtos de maneira antecipada vão se sentir muito mais engajados e satisfeitos com a marca por se sentirem clientes exclusivos.
Ao contarem com vantagens por serem clientes recorrentes e compradores assíduos, as chances de eles se tornarem clientes fiéis e evangelizadores da marca é muito maior.
Com isso, a empresa passa a ter uma percepção de marca muito maior, conta com vendas otimizadas e clientes que são comprometidos com a empresa.
Atração de novos clientes
As ações geradas para divulgar o pré-lançamento, bem como a aquisição dos novos produtos por parte de um grupo seleto de consumidores, vão atrair a atenção de outros consumidores.
Essa é uma grande vantagem, porque além de garantir algumas vendas, as ações realizadas despertam o interesse e o desejo de clientes que ainda não podem comprar o produto lançado.
Logo, com consumidores ansiosos para adquirir um produto, o lançamento oficial tende a ser muito mais comentado.
Consequentemente as vendas são realizadas com maiores chances de sucesso e a empresa aumenta o seu faturamento.
Maior diferencial competitivo
Existem cada vez mais empresas e produtos sendo lançados e disputando um espaço acirrado no mundo dos negócios.
Para os e-commerces, esse fator é ainda mais relevante, já que existem diferentes maneiras de divulgar uma ação e oferecer canais de vendas diversificados para os clientes.
Logo, com um pré-lançamento, as vantagens citadas acima garantem um diferencial competitivo muito grande.
Já que os consumidores recorrentes sentem que determinada empresa se importa com eles e, por isso, eles dão prioridade para fazer negócios com uma marca, e não com a marca concorrente.
Teste do produto
Quando um produto é lançado antecipadamente e existe a sua entrega antecipada, é possível entender muito mais sobre o produto, a aceitação do mercado e o seu funcionamento.
Logo, um pré-lançamento ajuda a realizar um “teste” mais prático, por meio de clientes reais que vão fazer o uso em diferentes situações que podem não ter sido previstas.
Isso é muito importante para que os potenciais erros sejam identificados e as soluções possam ser encontradas antes desses produtos serem vendidos para um número muito grande de clientes.
Caso erros significativos sejam identificados, recolher esses produtos é muito mais fácil, já que poucos consumidores tiveram acesso a ele antes do lançamento oficial.
Como fazer um pré-lançamento de sucesso
Para fazer um bom pré-lançamento, é preciso contar com algumas ações que ajudam a otimizar o resultado e garantir o melhor aproveitamento dessa importante etapa de vendas.
Confira a seguir quais são as ações que devem ser tomadas!
Defina o público
Definir e conhecer o público consumidor é indispensável para essa estratégia.
Com isso, você vai entender mais sobre os compradores, quais são os desejos e as necessidades que o produto comercializado deve atender.
É fundamental que a marca tenha uma buyer persona já definida e bem trabalhada.
Ou seja, uma personificação dos clientes ideais do negócio, como desejos, necessidades, interesses, anseios e muito mais.
Caso a sua empresa ainda não tenha feito essa definição, é importante fazer pesquisas sobre os clientes para entender seus hábitos de consumo e seu comportamento de compras.
Essas informações ajudam muito na hora do pré-lançamento, da venda e da fidelização de clientes.
Afinal, eles que precisam que suas necessidades sejam sanadas e as suas expectativas sejam supridas com máxima eficiência.
Analise o histórico de vendas
A análise do histórico de vendas é outra maneira potente de obter informações valiosas para guiar a estratégia.
Lá, você encontra dados e informações sobre o comportamento de compras dos clientes que já fizeram negócios com a sua marca.
Tornando assim, as ações de pré-vendas mais adequadas e condizentes com as necessidades dos consumidores.
Com uma análise do histórico de compras, a empresa descobre dados importantes.
Informações como: o que os clientes gostam de comprar, quais os produtos mais comprados, quais as principais resistências de compra e muito mais.
Através dessa análise, a empresa consegue descobrir como funciona a jornada do cliente.
Assim, as resistências são contornadas, os anseios sanados e os desejos atendidos.
Outra informação valiosa dessa análise é que você consegue identificar quais são os clientes que mais compram.
Ou seja o que são mais engajados e que melhor se relacionam com a sua marca. Esse é um importante grupo para fazer parte do pré-lançamento.
Estude o mercado
Quando um novo produto vai ser lançado, é preciso contar com informações passadas, como o histórico de compras, mas também com as recentes inovações.
Isso porque novas ferramentas surgem e é preciso conhecer as novas preferências do público-consumidor.
Os concorrentes devem fazer parte desse estudo.
Dessa forma será possível identificar semelhanças e diferenças entre as marcas que podem ser decisivas para criar um diferencial competitivo que faça com que seja um sucesso.
Ofereça condições especiais
O fato de disponibilizar a compra antecipada de produtos já é visto como um potente diferencial para o negócio.
Mas, sempre que possível, é interessante oferecer comodidades e condições que façam com que os clientes se sintam ainda mais especiais e percebam essa como uma oportunidade imperdível.
Caso contrário, o cliente pode entender que esse produto pode ser adquirido com as mesmas condições em qualquer momento, sem a necessidade de participar do pré-lançamento.
Não existe uma fórmula pronta, é preciso entender bem a persona do negócio, identificar as oportunidades no mercado e oferecer um diferencial que torne essa estratégia realmente especial.
Estabeleça um cronograma
Esse é um bom momento para criar outras oportunidades em cima do pré-lançamento.
Estabelecer um cronograma com ações relacionadas é uma boa forma de despertar o interesse dos demais consumidores para fazerem parte dos próximos lançamentos.
Com um cronograma eficiente, os clientes vão perceber as vantagens de fazerem parte de um grupo mais seleto da marca e passam a se interessarem pelas novidades e pelos lançamentos futuros.
Invista na divulgação
Após toda a preparação para deixar o produto com as condições ideias para os clientes e planejar um pré-lançamento otimizado e com grandes chances de sucesso, não é possível negligenciar a sua correta divulgação.
Essa é uma etapa decisiva para definir o fracasso ou o sucesso da empreitada. Existem muitas formas de divulgar essa ação, bem como inúmeros canais para isso.
Não se restrinja apenas aos clientes que terão acesso antecipado aos produtos. Apesar de todas as ações serem destinadas a eles, os outros consumidores devem saber sobre o produto.
Portanto, utilize as estratégias eficientes de marketing digital, conteúdo, e-mail marketing, redes sociais e tudo o mais que fizer sentido para a sua empresa e para os seus clientes.
A mensagem passada também é muito importante, já que deve deixar nítido que o produto está em fase de pré-lançamento e que apenas um grupo seleto terá acesso a ele.
Nessa mensagem, os demais consumidores devem entender as qualidades do produto, mas também os benefícios de fazer parte desse grupo exclusivo da empresa.
Mensure os resultados
Como em todas as estratégias, os resultados devem ser analisados com cuidado.
Com isso, é imprescindível estabelecer os KPIs importantes para gerar os dados de desempenho necessários.
Essa definição é feita por meio da identificação da persona e do mercado.
As informações geradas vão mostrar o desempenho da ação e devem gerar dados sobre as vendas que foram realizadas, o número de clientes efetivos que aderiram a ação e muito mais.
Essas informações guiarão as estratégias seguintes.
Fases posteriores ao pré-lançamento
Por mais que o foco seja no pré-lançamento, é preciso lembrar que essa é uma estratégia que complementa todo o processo de vendas.
Portanto, é preciso considerar e planejar as etapas de vendas e pós-vendas.
A venda efetiva, nesse caso, é quando o produto é aberto para consumo do público em geral. Logo, o foco desse momento é entender o desempenho das vendas durante o lançamento.
Nesse momento, os consumidores já devem estar desejosos e um número grande de pedidos deve ser realizado.
As estratégias apresentadas até aqui devem ser mantidas e focadas em aumentar cada vez mais as vendas dos produtos.
Já o pós-lançamento diz respeito às ações estratégicas feitas posteriormente ao lançamento do produto.
Afinal, é preciso garantir que as vendas continuem utilizando as etapas anteriores como ferramentas de aumento das vendas.
Após lançado, é possível preparar conteúdos mais completos sobre o produto, mostrar os cases de sucesso e avaliações dos compradores do pré-lançamento e muito mais.
O pré-lançamento de um produto é uma fase muito importante para os negócios que estão com novidades e desejam otimizar os resultados de vendas com ações que antecedem a venda dos produtos para o grande público.
Ao oferecer a oportunidade de comprar um novo produto para um grupo mais enxuto, a empresa conquista muitos benefícios.
É preciso entender muito bem sobre os clientes e o mercado, bem como o histórico de vendas para preparar estratégias que façam com que o pré-lançamento seja um sucesso e prepare o mercado para o lançamento e o pós-lançamento.
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