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Prateleira infinita: o que é, como funciona e como ela pode ajudar o seu negócio

Prateleira infinita é um recurso que permite unificar estoques físicos e online, sem a necessidade de manter os produtos em um único local. O método ainda pode ser utilizado por empresas que tenham um centro de distribuição e pessoas que vendem sem estoque, processo conhecido como dropshipping.
Prateleira infinita

Principais tópicos

O crescimento do e-commerce coloca esse modelo de negócios como um dos mais vantajosos para empreender atualmente.

Para você ter uma ideia, a expectativa é que haja um aumento de 9,5% no setor, podendo alcançar cerca de R$ 186 bilhões até o final de 2023, os dados são da ABComm.

E em um cenário altamente competitivo atualmente, os varejistas estão em busca de inovações para se destacar dos concorrentes e oferecer diferenciais importantes para seus clientes.

Uma das mais utilizadas atualmente é o conceito de “prateleira infinita”.

Nesse artigo, vamos explorar o que é a prateleira infinita, suas vantagens, como implementá-la e quais ferramentas podem ajudar a tornar sua adoção bem-sucedida. Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é prateleira infinita?

Prateleira infinita é uma estratégia que pode ser adotada nas lojas online e que permite escalar o número de produtos comercializados pelo seu negócio sem implicar no aumento de gastos para armazenamento em um único local.

É uma estratégia muito utilizada por marcas que possuem tanto a loja física quanto a virtual, além de um centro de distribuição. Também costuma ser adotado por lojas de dropshipping.

Ela funciona da seguinte forma: os estoques das lojas físicas e online são compartilhados, além de ter mais de um centro de distribuição disponível.

Ou seja, a venda pode ter sido feita em um canal, mas o envio do produto ser feito de outro espaço.

Ok, vamos a um exemplo prático. Uma loja possui um e-commerce, com um centro de distribuição próprio e, também, diversos pontos de venda no país.

Um cliente, que está próximo de uma das lojas físicas, faz uma compra. Pode ser mais interessante que o envio parta do espaço físico.

Ela está intimamente alinhada com uma abordagem omnichannel, no qual as diferentes lojas contam com a centralização dos canais. Isso ajuda a potencializar ainda mais a experiência do cliente.

Vantagens de utilizar a estratégia no seu negócio

Adotar a prateleira infinita em seu negócio pode ser uma estratégia que colocará sua marca a frente dos concorrentes, possibilitando uma experiência única para seu cliente.

Mas não é só isso que a torna extremamente vantajosa. Confira outros benefícios a seguir.

Aumento do catálogo em canal digital

Essa é uma das maiores vantagens na adoção da prateleira infinita nos negócios, sejam eles e-commerces ou para quem atua com dropshipping: permite expandir virtualmente o catálogo de produtos, de forma que os varejistas possam oferecer uma gama muito maior de opções.

Isso porque a restrição de espaço físico não é mais um obstáculo, permitindo que os negócios vendam uma variedade de produtos que atendam a diversas necessidades e preferências dos consumidores.

Para alguns segmentos, perfis de lojas ou modelos (como no dropshipping), há uma limitação na formação dos estoques.

E a estratégia de prateleira infinita permite contornar isso, podendo atender a essa demanda de expansão do portfólio da empresa, diversificando mercadorias vendidas.

Redução de custos operacionais

Uma das limitações para alguns negócios menores ou determinados segmentos são os custos com armazenamento logístico, o que tornaria o negócio inviável.

E a prateleira infinita ajuda a contornar essa questão.

Com ela, os varejistas podem otimizar o uso de espaço de armazenamento e reduzir significativamente os custos associados a essa etapa logística.

Ela permite que os produtos sejam mantidos em centros de distribuição e locais estratégicos.

Ou seja, não é necessário manter o alto custo de centralização em um único espaço. A descentralização pode ser uma aliada fundamental para sua loja.

Promove maior flexibilidade

Negócios que não consigam operar com flexibilidade atualmente podem ficar atrás de seus concorrentes e terem dificuldade de expandirem suas atividades no mercado.

E a prateleira infinita ajuda nisso.

Com essa estratégia, os varejistas podem facilmente adicionar ou remover produtos de seus catálogos, responder às mudanças nas tendências do mercado e às demandas dos consumidores.

Além disso, ela evita o risco de ter produtos obsoletos ou excesso de estoque.

Com isso, reduzem-se as chances de prejuízos graves que podem atrapalhar seu fluxo de caixa.

Poder distribuir produtos a partir de diferentes pontos gera uma maior capacidade de adaptação em relação às demandas.

Os clientes sentem esse impacto, com uma experiência de compra mais ágil e maior satisfação com seu negócio, que consegue atender rapidamente às novas demandas e tendências do mercado.

Melhoria na experiência do cliente

Outro ponto essencial é que a prateleira infinita contribui para uma melhor experiência do cliente.

Com um catálogo expandido e uma variedade de opções de produtos, os consumidores têm acesso a um maior portfólio de mercadorias.

Com isso, é possível a eles encontrar exatamente o que desejam. Isso gera aumento da satisfação e, consequentemente, fidelização.

Mas não é só isso que proporciona benefícios para a experiência do cliente.

Como há redução de custos operacionais, é possível que a loja ofereça preços mais competitivos e prazos de entrega mais atrativos.

Esse pode ser um ponto decisivo na escolha da pessoa, que está em busca de um negócio que atenda a essas demandas.

Como utilizar a prateleira infinita? 4 dicas para começar

Ok, agora é o momento de saber como utilizar a prateleira infinita e incorporar os seus benefícios em seu negócio. Para isso, separamos 4 dicas que ajudarão nessa adoção eficientemente. Confira a seguir.

1. Prepare a integração de canais

Como você viu, a estratégia de prateleira infinita está intimamente ligada com o omnichannel. E, por isso, seus canais de venda precisam estar bem integrados. Mas como conseguir isso?

Isso envolve a implementação de um sistema de gestão financeira e de estoque (ERP) eficiente e uma plataforma omnichannel que gerencie sua loja virtual.

Isso ajuda para identificar como atender a demanda do cliente e verificar a disponibilidade do produto em tempo real nos diferentes canais.

Essa estratégia só funcionará bem se as informações estivem atualizadas e sincronizadas entre as outras soluções. Com isso, será possível ter uma experiência de compra contínua e sem interrupções.

2. Avalie as condições de entrega e armazenagem

Como você viu na explicação sobre o que é a estratégia de prateleira infinita, as questões logísticas, principalmente sobre armazenagem e transporte, são cruciais para obter os benefícios esperados.

E, por isso, um diagnóstico da situação atual e como otimizar esses processos é necessário.

Outro ponto importante é ter parceiros confiáveis para os processos de entrega e armazenagem, caso você opte por terceirizar essa etapa.

Sempre pesquise a reputação deles para evitar problemas e dores de cabeça futuras.

3. Acompanhe as métricas

Como é um modelo muito mais flexível, o acompanhamento das métricas tem uma dimensão fundamental aqui. A partir delas, é possível:

  • Identificar problemas que possam surgir;
  • Redirecionar rotas;
  • Potencializar o que está dando certo (por exemplo, investir em um portfólio maior sobre um nicho), entre outros pontos.

Isso envolve a análise de taxas de conversão, tempos de entrega e a identificação dos canais que mais contribuem para o processo de compra.

Também é importante fazer uma análise regional, de quais pontos são mais favoráveis para potencializar as vendas.

Outro ponto importante de avaliação é a taxa de retirada de produto em lojas físicas e quais cumprem um papel central para isso (por exemplo, que estão localizadas em regiões com maior fluxo de pessoas).

Esse tipo de avaliação permite identificar quais são as lojas mais estratégicas que podem operar como um mini centro de distribuição e que devem concentrar um maior volume de produtos em seu estoque próprio.

4. Conte com as ferramentas necessárias

E, como você viu, essa é uma estratégia que está ligada com o uso de recursos tecnológicos para o seu sucesso. Por isso, algumas precisam estar presentes nas dinâmicas do seu e-commerce. Estão entre elas:

Mais a frente, vamos falar mais sobre cada uma delas e suas funções nesse contexto!

Ferramentas que permitem implantar a prateleira infinita

Como você viu no item anterior, a prateleira infinita depende de ferramentas tecnológicas para viabilizar a estratégia.

Separamos aqui as principais que fazem parte desse processo e veja como elas ajudam nessa adoção.

Plataforma de e-commerce

Uma plataforma de e-commerce confiável, atualizada e alinhada com as principais tendências do mercado fundamental para uma boa gestão de prateleira infinita.

Para isso, é importante avaliar se ela conta com funcionalidades que darão base para essa estratégia. 

São elas:

  • Gerenciamento de Estoque Avançado:  ela deve proporcionar o gerenciamento de estoque de forma eficiente, incluindo a atualização em tempo real da disponibilidade de produtos. Isso garante que os clientes vejam apenas produtos disponíveis para compra e evite problemas que possam prejudicar sua satisfação.
  • Integração com Marketplaces: a plataforma deve ser capaz de listar produtos em diversos marketplaces. Isso também ajuda a expor os itens em mais locais e expandir a visualização pelo público, escalando as vendas.
  • Facilidade de Customização:  ela deve ser customizável, permitindo atender às necessidades específicas do varejista. Para isso, ela deve poder criar páginas de produtos exclusivas, configurar promoções e personalizar a experiência do cliente.
  • Gestão de Pedidos: uma plataforma de e-commerce eficaz deve oferecer recursos de gerenciamento de pedidos, rastreamento de envio e comunicação com os clientes. Com isso, é possível ter dados essenciais atualizados em tempo real e que darão suporte à prateleira infinita.

Sistema de ERP

Os Sistemas de Gestão Empresarial (ERP ou, em inglês, Enterprise Resource Planning) são ferramentas gerenciais essenciais para o e-commerce, independentemente da adoção da prateleira infinita.

Mas, nesse caso, ela precisa estar presente para gerar a integração de informações necessárias para a estratégia.

As principais características que a ferramenta escolhida deve ter são:

  • Gestão de estoque: ele deve fornecer recursos avançados de gestão de estoque, permitindo o monitoramento da disponibilidade de produtos em tempo real. Isso ajuda a evitar problemas como a falta de estoque e o excesso de produtos, bem como também evita o envio de informações equivocadas para a plataforma de e-commerce.
  • Integração com e-commerce: a capacidade de integrar o ERP com a plataforma de e-commerce é essencial para manter sincronizados todos os sistemas e canais de venda. Isso é essencial nessa estratégia.
  • Gestão financeira: uma solução eficiente deve incluir recursos de gestão financeira para acompanhar as transações, receitas e despesas.
  • Relatórios e análises: ela deve ser capaz de gerar relatórios detalhados para avaliar o desempenho do negócio e tomar decisões baseadas em dados.

Ferramentas de integração

E, por fim, mas não menos importante, as ferramentas de integração omnichannel estão no cerne dessa estratégia, permitindo automação de atividades essenciais para que ela flua bem.

As melhores plataformas para este fim devem conter a possibilidade de:

  • Comunicação em tempo real: soluções produzidas especificamente para omnichannel sempre priorizam uma boa comunicação em tempo real – afinal, isso tá no cerne dessa estratégia, não é mesmo? Por meio dela, é possível ter trocas de informação com profissionais responsáveis pelo gerenciamento de sistemas, fornecedores e parceiros de logística. Isso garante que todas as partes estejam atualizadas sobre pedidos, estoque e status de envio.
  • Automatização de processos: a automação de processos em omnichannel reduz erros e economiza tempo. Com isso, é possível que os dados entre canais diferentes circulem sem a necessidade de serem solicitados previamente, encurtando processos.
  • Integração com fornecedores: elas devem permitir a integração perfeita com os fornecedores. Com isso, as reposições são feitas mais rapidamente, já que uma notificação é encaminhada assim que um produto chegar a um determinado patamar em estoque. Com isso, a extensão de atuação estará alinhada com uma melhor experiência do cliente.

A prateleira infinita é uma estratégia inovadora e permite aos varejistas ampliarem seu portfólio, proporcionando uma ampla variedade de produtos aos consumidores.

Para que você possa aproveitar todas as vantagens listadas ao longo deste artigo, é preciso que a implementação seja bem-sucedida, com um planejamento cuidadoso, com integração de canais feita eficientemente, entre outros pontos trazidos aqui.

Com este conteúdo, você está preparado para fazer essa transformação em seu negócio e trazer uma estratégia bem-sucedida, com resultados incríveis, atendendo às expectativas dos consumidores em um mercado digital em constante evolução.

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