13 Plataformas digitais indispensáveis na gestão do seu negócio

Algumas plataformas digitais importantes para o seu negócio são: Tray E-commerce, Google Analytics, Search Console, Hubspot, Semrush, Trello, WhatsApp Business, Pipedrive, Chatbots, ActiveCampaign e Monday.
a imagem mostra um homem em sua estação de trabalho. Ele está trabalhando com 3 telas, um computador e dois notebooks. Provavelmente ele faz uso de plataformas digitais para otimizar seus processos.

Principais tópicos

O mundo mudou. Com a chegada do digital, muitas tarefas cotidianas que eram difícies de fazer, foram automatizadas através do uso de plataformas digitais.

Elas são variadas e podem auxiliar o trabalho de muitas frentes do e-commerce e também do varejo físico.

Mas, você sabe quais são as plataformas digitais indispensáveis na gestão do seu negócio? Neste artigo nós vamos te informar isso e muito mais, acompanhe para saber tudo!

O que são plataformas digitais?

As plataformas digitais são ferramentas, que podem ser utilizadas por pessoas ou empresas, e tem como função auxiliar os mesmos em algumas tarefas do dia a dia. 

Num primeiro momento isso pode parecer um tanto quanto abstrato, mas com certeza você utiliza algumas delas no seu dia a dia.

Um clássico exemplo de plataforma digital, são os aplicativos utilizados durante a pandemia para a realização de chamadas de vídeo, ou então, até mesmo aplicativos de locomoção, como a Uber e a 99. 

Além disso, sites utilizados no dia a dia e até mesmo e-commerces podem entrar para essa conta, sendo considerados, plataformas digitais.

Vantagens de usar uma plataforma digital no seu negócio

Agora que você entendeu o conceito de uma plataforma digital, que tal falarmos um pouco sobre as suas vantagens? 

Se você conseguiu se lembrar de algumas utilizadas por você no seu dia a dia, já deve ter notado que elas realmente podem ser bem úteis.

Entretanto, será que elas podem ser tão úteis assim quando se trata da gestão de uma empresa? 

Acreditamos que sim!

Por isso, decidimos separar algumas das principais vantagens de utilizar plataformas digitais no seu negócio. Vamos lá?

Redução de custos

Com a utilização de plataformas digitais, a tendência é que além de mais ágil e eficiente, a sua empresa também consiga se tornar consideravelmente mais econômica. 

Isso ocorre pelos mais diversos motivos, mas alguns dos principais deles é, por exemplo, a possibilidade de ter uma equipe mais enxuta, em função da automatização de diversos processos.

Outro ponto relevante a se levantar, é a economia com coisas como papel, uma vez que com boas plataformas digitais a disposição, você pode facilmente adotar o uso de documentos digitais.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, isso ajuda na organização, e reduz seus custos inclusive com espaço, uma vez que esses documentos não vão precisar ser guardados em um local físico.

No fim você gasta menos, facilita a sua organização, e se torna mais eficiente.

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Automatização de processos

Outra grande vantagem já foi parcialmente citada no tópico anterior, e diz respeito justamente a automatização de diversos procedimentos, antes realizados por uma pessoa. 

Com esses procedimentos agora sendo feitos de forma automática por uma plataforma, além de economizar dinheiro, você ainda reduz os riscos de erro, e ganha agilidade.

Outro ponto importante, é que se você não vai precisar gastar seu tempo com atividades burocráticas que agora são feitas pela plataforma, você poderá focar em outras atividades. 

Dessa forma você torna o seu tempo e o dos seus funcionários mais produtivo, e a sua empresa fica ainda mais eficiente.

Alguns exemplos de práticas que podem ser automatizadas são a interação com clientes por meio de chatbots, ou até mesmo o e-mail marketing da sua empresa.

Maior alcance de clientes

Por fim, a grande vantagem das plataformas digitais é a mesma que a do e-commerce, a capacidade de alcançar qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer momento. 

No mundo digital simplesmente não existe distância nem barreiras, e como a maioria das pessoas vive com o celular na mão, é bem provável que elas quase sempre estejam em condições de conhecer a sua marca.

Saber se aproveitar dessa vantagem das plataformas digitais com relação ao mundo físico é fundamental para garantir a expansão do alcance da sua empresa, trazendo também melhorias no seu faturamento.

Tipos de plataformas digitais disponíveis no mercado

Com certeza você se viu convencido de que utilizar as plataformas digitais a favor da sua empresa é uma ótima ideia, não é mesmo? 

Entretanto, se você está entrando agora nesse mundo, já deve ter percebido que dizer que algo é uma plataforma digital acaba não dizendo muita coisa, não é mesmo?

Afinal, existem plataformas tão diferentes umas das outras que é até difícil encontrar algo em comum entre elas, exceto pelo fato de serem digitais. 

É justamente aí que está a questão! 

O motivo do termo “plataforma digital” englobar ferramentas, portais e sites tão diferentes, é porque existem diversas categorias distintas de plataformas, cada uma com suas vantagens e peculiaridades.

Pensando nisso, nós decidimos separar aqui, algumas dessas categorias, e explicar para você! 

Assim, você vai conseguir se localizar de forma bem melhor quando estiver procurando alguma!

Está preparado? Então continue com a gente para descobrir quais são os principais tipos de plataformas digitais!

Plataformas de gestão de redes sociais

As redes sociais foram uma das coisas que mais transformaram o mundo nos últimos anos, e mesmo assim, elas também foram se atualizando. 

Enquanto no começo a interação principal era de pessoas com outras pessoas, com o passar do tempo, cada vez mais as empresas e marcas foram aprendendo a utilizar essas plataformas, e as mesmas também criaram ferramentas e dinâmicas para essas entidades.

Hoje em dia, é praticamente impossível imaginar uma empresa, seja ela e-commerce ou não, que consiga sobreviver muito tempo negligenciando as suas redes sociais. 

Essa importância se traduziu em estudos de táticas e estratégias de marketing voltadas para as redes, e no fim, começaram a surgir também outras plataformas com a finalidade de ajudar nessa tarefa.

É claro que a parte criativa de formular o conteúdo dos posts, e a interação dos mesmos com o público, precisa ser feito por um profissional do marketing. 

Entretanto, uma plataforma de gestão de redes sociais permite automatizar a parte operacional, deixando programadas postagens em certos horários, ou então recebendo relatórios de dados de desempenho de cada postagem, ou até mesmo organização de calendário dentro da mesma.

Plataformas de gestão de marketing digital

O e-mail marketing é uma das abordagens mais importantes para as empresas, principalmente quando pensamos em e-commerces, trazendo resultados bem interessantes. 

Entretanto, esse trabalho pode se tornar muito demorado e burocrático, principalmente quando levamos em consideração a quantidade de e-mails enviados para grupos específicos em função de alguma estratégia de segmentação.

Plataformas que te permitam automatizar esse processo, além de minimizar a possibilidade de erros, ainda contribuem com a produtividade da sua empresa, permitindo que você dedique o seu tempo e o dos seus funcionários a outras atividades.

Plataformas de gestão de projetos e equipes

As plataformas de gerenciamento de projetos e equipes, permite que você consiga organizar melhor as suas ideias e tarefas, dimensionando melhor aquele projeto em questão. 

É possível dividir obrigações entre pessoas da empresa, e até mesmo estabelecer prazos para a realização dessas atividades em questão.

No fim, essas plataformas acabam oferecendo um grande suporte para qualquer planejamento estratégico, facilitando muito a vida do gestor.

Plataformas de relacionamento com o cliente (CRM)

Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, acaba sendo um dos modelos de plataformas digitais mais úteis para empresas. 

Assim como o seu nome leva a crer, esse tipo de plataforma ajuda a organizar o seu contato com o consumidor da sua empresa, segmentando os seus contatos por meio dos seus dados, permitindo uma interação automatizada, porém personalizada para cada indivíduo.

Com isso, a comunicação da sua empresa com o cliente se torna muito mais eficiente e atrativa para o mesmo, melhorando a relação dele com a sua marca. 

Você consegue garantir que a pessoa certa vai receber a mensagem certa na hora certa, de acordo com a sua segmentação.

Plataformas de atendimento

O atendimento ao cliente também pode ser automatizado por meio das plataformas digitais, tendo um dos seus maiores exemplos nos famigerados chatbots

Para quem não está familiarizado, os chatbots nada mais são do que robôs que ficam responsáveis por realizar o atendimento de clientes por meio do chat.

Normalmente esses robôs ficam integrados a algum site ou aplicativo em questão e ficam ali aguardando a solicitação do cliente. 

Quando o cliente envia uma mensagem, eles respondem automaticamente, e realizam então o seu atendimento.

Apesar de ser um atendimento automatizado, tende a ter bons resultados com o público, por ser no ambiente das mensagens, onde todos estamos à vontade e familiarizados para interagir.

Plataformas de conteúdo

As plataformas de gestão e distribuição de conteúdos digitais também são muito importantes, principalmente pelo nicho específico que tem ganhado tanta importância. 

São nelas que são hospedados, comercializados e distribuídos os mais diversos conteúdos do mundo virtual, como cursos, aulas, e-books, e outras ferramentas.

Vale lembrar que essas plataformas não trabalham com absolutamente nada do mundo físico, ou seja, que precise ser entregue na casa das pessoas. 

O foco delas é 100% no conteúdo virtual, e quem está em considerável alta nos últimos tempos.

Plataformas de gestão de e-commerce

Outro tipo de plataforma muito popular são as que permitem fazer a gestão de e-commerces.

A facilidade de usar esse tipo de plataforma para vender online em múltiplos canais, tem chamado a atenção de milhares de pessoas que sonham em ter seu próprio negócio.

As opções do mercado são diversas, é importante escolher aquela que ofereça segurança para vender online e recursos importantes para a conquista do cliente como: emissor de notas, e-mail marketing, meios de pagamento, logística integrada e muito mais.

13 plataformas digitais que podem impulsionar o seu negócio

Após falarmos de tantos tipos de plataformas digitais diferentes, cada uma com seus focos e prioridades, talvez você tenha se sentindo um pouco perdido em saber quais são as melhores para o seu negócio.

Por isso, decidimos separar algumas das principais plataformas que podem ajudar você a impulsionar a sua empresa. 

Está interessado? Então continue com a gente para descobrir!

1- Tray

Queremos iniciar nossas dicas, sugerindo a você, uma plataforma segura para quem sonha em começar um negócio online, mas não sabe por onde começar!

A Tray é uma plataforma de e-commerce feita para você vender de verdade! Deixe de lado, gastos extras na contratação de ferramentas complementares.

A Tray possui tudo o que você precisa para começar ou escalar suas vendas online.

Conte com recursos valiosos como: emissor de notas, e-mail marketing, redes sociais, logística e o melhor — integração direta com outros canais de vendas!

Já pensou em expor seus produtos nas maiores vitrines do mundo como: Mercado Livre, Shopee, Shein, Amazon e muito mais? A Tray possui integração com todas elas!

Basta escolher o melhor marketplace para a sua estratégia de vendas e começar!

Conheça um pouco mais sobre a plataforma no vídeo abaixo:

2- Google Analytics

As plataformas do Google sempre costumam ser úteis, mas mesmo entre elas o Google Analytics acaba se destacando. 

A facilidade de se instalar e utilizar, somada à enorme variedade de dados disponíveis na mesma, torna extremamente prático entender o comportamento dos visitantes do seu site, para preparar novas estratégias e se adaptar.

3- Search Console

Outra ferramenta do Google, o Search Console, permite com que você veja como o próprio Google vê o seu portal. 

Com isso, você consegue entender o que o Google vê como um problema na sua página, e utilizar disso para aprimorá-la, melhorando seu desempenho nos mecanismos de busca.

4- Hubspot

Agora, vamos falar um pouco sobre gerenciamento de redes sociais.

Toda empresa precisa ter uma ferramenta que possa auxiliar nessa difícil tarefa, especialmente se for uma empresa grande com muitos seguidores.

A Hubspot promete otimizar seu tempo de atendimento e interações nas redes sociais te conectando assim com o que realmente importa — seu cliente!

Além disso a ferramenta possui recursos para automatizar outras tarefas também, basta entender a sua necessidade.

5- Semrush

O Semrush é uma plataforma voltada principalmente para o gerenciamento de marketing de conteúdo e presenças digitais. 

Com a ferramenta, é possível otimizar a visibilidade do seu conteúdo, além de organizá-lo em diferentes canais, tudo isso sem falar nos dados oferecidos pela plataforma que também podem ser extremamente úteis.

6- Trello

A Trello é uma plataforma especializada na gestão de tarefas e projetos. 

Com ela, você consegue construir algumas áreas de trabalho e distribuir quadros que irão te auxiliar na sua organização.

Com isso, você consegue estabelecer prazos para as tarefas, criar checklists, dentre tantas outras coisas que podem otimizar o seu trabalho.

7- WhatsApp Business

O WhatsApp já é muito conhecido por todos nós, mas indo para além do convencional, o WhatsApp Business oferece à empresa uma série de ferramentas que permitem automatizar e melhorar o atendimento dos seus clientes.

As funções vão desde mensagens automáticas, até a possibilidade de pagamentos por meio da própria plataforma.

8- Pipedrive

Se você precisa de uma ferramenta de CRM, conheça o Pipedrive.

Ele é ótima para gestão de leads e oportunidades, tudo para a sua empresa vender mais!

Conheça alguns recursos da plataforma: planejamento de ações, gestão do funil de vendas,
automatização do fluxo de trabalho, gestão de leads, insights e relatórios de vendas.

9- Chatbots

Outras ferramentas muito usadas no mundo corporativo, especialmente no atendimento são os famosos chatbots.

Algumas pessoas adoram ser atendidos por eles, outros no entanto podem estranhar falar com o robozinho, mas a verdade é que o recurso quando bem utilizado pode ser uma “mão na roda” para facilitar o atendimento.

Afinal, eles permitem oferecer atendimentos ininterruptos, que mesmo fora do horário comercial não deixam o cliente ou futuro cliente sem resposta.

O interessante da estratégia é que se pode configurá-lo conforme a necessidade da empresa deixando-o mais humanizado quando preciso.

10- ActiveCampaign

O ActiveCampaign é uma ferramenta de automação de marketing.

Com ela é possível enviar e-mails direcionados a diversos públicos, fazer a criação de e-mails promocionais, newsletters, criação de landing pages e muito mais.

Além disso, eles contam com 4 tipos de planos para que você escolha o que mais faz sentido para o momento da sua empresa.

11- Monday

A Monday é uma plataforma intuitiva, que ajuda no gerenciamento de tarefas e projetos em tempo real.

Sendo possível criar planos detalhados, monitorar o processo e criar relatórios com o resultado.

Para iniciar é possível começar até mesmo com o plano gratuito para até 2 usuários.

12- Asana

A Asana, também auxilia no gerenciamento de projetos e tarefas, colocando equipes de trabalho em um só lugar!

Além disso, a plataforma conta com o auxílio de IA para facilitar tarefas e entregar projetos com mais precisão e organização.

13- Adobe Premiere Pro

Nossa última dica, é para você que procura uma ferramenta para te auxiliar na edição de vídeos.

Com a crescente viralização das redes sociais, está cada vez mais necessário criar conteúdo de qualidade e poder contar com uma ferramenta como a Adobe Premiere Pro que fornece recursos para criação de vídeos incríveis em sua estratégia é uma boa opção, confira os planos!

Como implementar uma plataforma digital em seu negócio?

Após passar por todos esses pontos, e inclusive conhecer algumas plataformas incríveis, você deve estar louco para implementá-las na sua empresa.

Mas quais plataformas escolher? Veja algumas dicas!

Conheça a persona

O primeiro passo, antes de tudo, é saber com quem você está lidando, ou seja, o seu público! 

persona, é um dos muitos recursos estratégicos existentes para conseguirmos visualizar quem são os nossos clientes, suas características, e então entender o que desejam e pretendem, e compreendê-la é fundamental.

Conhecendo bem a persona, você será capaz de idealizar com maior precisão os desejos e anseios dos seus consumidores, e a partir disso, alinhar estratégias e objetivos com a sua equipe para desenvolver a melhor plataforma para o seu público.

Tenha uma boa base comercial e técnica

Ter um corpo de funcionários bem capacitados e preparados é fundamental para qualquer empresa, em qualquer área, seja ela física ou online. 

Agora, imagine a importância desse corpo técnico para cuidar da manutenção de uma plataforma digital com os seus clientes? 

E a coordenação disso com a equipe comercial também, que entende melhor como o consumidor deve ser tratado, claramente não é uma tarefa simples!

No fim, sem uma equipe eficiente, não tem uma plataforma que funcione, então garanta que seus colaboradores estejam aptos a lidar com essa missão.

Faça o alinhamento entre times

Ainda pensando na sua equipe técnica, quando falamos na área da tecnologia, é muito importante notarmos como ela tem se desenvolvido numa velocidade aceleradíssima nos últimos anos. 

Não por menos, grandes empresas e plataformas vivem em constante atualização, com receio de serem deixadas para trás pelos seus concorrentes.

Imagino que você já suspeite aonde queremos chegar! 

Assim como essas empresas e plataformas, os seus colaboradores também devem estar sempre se atualizando, do contrário não conseguirão acompanhar o ritmo frenético de mudanças e transformações que o mundo digital nos traz.

Até porque, é importante lembrar que o seu consumidor também vive nesse mundo virtual de mudanças frequentes, e pode mudar de ideia, desejos e anseio em um ritmo bem semelhante! 

Por isso, sua equipe precisa estar preparada para conseguir acompanhá-lo.

Desenvolva ofertas

Convenhamos que todos gostamos de uma boa oferta ou promoção quando vamos comprar algum produto ou serviço, sendo assim é de se imaginar que nossos clientes também se sentirão atraídos!

 Essa abordagem é importante, porque em meio a tantos e-commerces e a ausência de barreiras dentro do mundo virtual, o consumidor fica exposto à vasta quantidade de opções de lojas virtuais para consumir.

O resultado disso é um consumidor muito mais exigente, que está constantemente tentando ser conquistado, e que por tanto, se tornou bem mais difícil de agradar. 

Com uma boa oferta, bem planejada, e benéfica para ele, não temos dúvidas que as chances dele se interessar pela sua empresa são bem maiores!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, e se por acaso ele foi útil para você, gostaríamos de te convidar a continuar a sua leitura em nosso blog para aprender mais sobre o mundo digital!

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