Plataforma de e-commerce é uma solução digital que permite criar, gerenciar e expandir uma loja virtual com eficiência. Ela oferece recursos essenciais para o lojista, como personalização do layout da loja, cadastro de produtos, controle de estoque, integração com diferentes meios de pagamento e ferramentas de análise de desempenho.
Escolher a plataforma de e-commerce para o seu negócio virtual é uma decisão importante.
A experiência do cliente com a sua loja e a gestão de vendas e pedidos dependem diretamente dessa ferramenta.
Por isso, é essencial conhecer as melhores opções do mercado.
Neste artigo, vamos explicar melhor a você como funciona uma plataforma de e-commerce e como escolher a ferramenta que melhor atenda ao seu negócio. Além isso, reunimos as melhores plataformas de e-commerce que estão à disposição para os lojistas no Brasil.
Acompanhe agora para saber tudo e tomar a melhor decisão.
O que é plataforma de e-commerce?
Uma plataforma de e-commerce é um sistema que fornece todas as ferramentas necessárias para criar, gerenciar e operar uma loja virtual. Ela oferece recursos prontos de personalização, com duas interfaces principais: a loja visível ao cliente, com páginas de produtos e checkout, e o painel do lojista, onde são controlados pedidos, entregas e os pagamentos.
Essas soluções proporcionam autonomia ao empreendedor e garantem uma boa experiência de compra ao cliente, aumentando as chances de fidelização e vendas recorrentes. Tudo isso sem burocracia e grandes investimentos em infraestrutura e manutenção do site.
Como escolher uma plataforma de e-commerce?
Escolher uma plataforma de e-commerce vai muito além do preço. É essencial avaliar recursos, suporte e aderência às necessidades do seu negócio. Veja os principais pontos para acertar na decisão:
1. Entenda seu negócio e o mercado
Antes de tudo, analise seus produtos, time, orçamento e expectativas. Avalie também as plataformas usadas pelos concorrentes para identificar padrões e oportunidades.
2. Avalie os recursos da plataforma
Escolha uma solução que ofereça:
- Templates personalizáveis e responsivos
- Boa apresentação de produtos
- Checkout otimizado e seguro
- Ferramentas de SEO e recuperação de carrinho
- Painel fácil de usar e com relatórios de desempenho
- Integrações com redes sociais, marketplaces e sistemas de gestão
3. Verifique as integrações disponíveis
A plataforma deve se conectar com os sistemas que você já usa, como:
- Marketplaces (Shopee, Amazon etc.)
- Social commerce (Facebook, Instagram)
- Pagamentos, logística, CRM, ERP e marketing digital
4. Pesquise sobre o fornecedor
Investigue a reputação da empresa. Verifique:
- Estabilidade e segurança
- Qualidade do suporte
- Frequência de atualizações
- Facilidade de migração
- Escalabilidade da solução
Evite escolher apenas pela aparência ou pelo menor preço. Pesquise bem e opte pela plataforma que realmente apoie o crescimento do seu e-commerce.
As 15 melhores plataformas de e-commerce do mercado
Reunimos aqui as plataformas mais indicadas pela nossa equipe.
Reconhecidas no mercado online, utilizadas por milhares de lojistas.
Contudo, elas apresentam diferentes características e planos que podem atender a diferentes perfis de negócio.
Por isso, conheça agora as melhores opções de plataformas de e-commerce para considerar na hora de montar sua loja virtual:
1. Tray
A Tray é a escolha da Escola de E-commerce.

Uma das plataformas líderes no Brasil, a Tray foi fundada em 2005 e adquirida pela Locaweb em 2012.
Ela oferece uma ferramenta robusta, segura, estável, totalmente customizável e integrada com os maiores marketplaces do mercado e redes sociais.
Mercado Livre, Shopee, Shein, Amazon, Magazine Luiza e Americanas são apenas alguns exemplos disponíveis para integração.
A lista é grande e a plataforma conta hoje com mais de 30 marketplaces!
Tudo isso, para facilitar a venda de diferentes nichos.
Recursos como Loja do Facebook, Sacolinha do Instagram e WhatsApp Business também estão presentes na plataforma.
Tudo isso para que você possa vender online nos principais canais e administrar todas as vendas em um só painel.
Além de marketplaces e social commerce, a plataforma também conta com integrações com plataformas de anúncios como: Google Shopping, Facebook Ads, TIkTok Ads e muito mais.
Google Analytics, intermediadores de pagamento, comparadores de preço, sistemas de ERP e dropshipping também ficam a disposição do cliente para vender mais.
Na verdade, são mais de 500 aplicativos para turbinar a sua loja virtual.
Recursos nativos e gerenciamento em um único painel para facilitar a gestão
A plataforma Tray conta com inúmeros recursos nativos, como a ferramenta de desconto progressivo, programa de fidelidade, recuperação de carrinho, personalização de fluxo de pedidos e muito mais.
Dessa forma, você não precisa contratar outros diversos serviços para executar as tarefas do seu e-commerce.
A Tray oferece suporte técnico desde a implementação por e-mail em todos os planos e, nos planos mais avançados, por chat e telefone também.
São cinco opções de planos para atender a diferentes perfis de e-commerce e crescer com o seu negócio.
Quer conhecer detalhes de como funciona a Tray e saber se ela realmente é a melhor opção para o seu negócio?
Veja o vídeo abaixo que explica tudo o que você precisa saber antes de decidir!
Quer começar a sua loja virtual agora mesmo?
Venha para Tray e descubra todos os recursos para vender de verdade!

2. Bagy
A Bagy é uma plataforma brasileira, criada em Belo Horizonte (MG) e adquirida pela Locaweb.
Seu objetivo é profissionalizar a atuação de pequenos lojistas e microempreendedores, que ainda não tenham uma loja virtual ou vendam apenas por WhatsApp e Instagram.
Para isso, oferece um app fácil de mexer, até mesmo por leigos no universo digital, que podem criar a loja em apenas alguns passos, usando apenas o celular.
Na plataforma, é possível adicionar produtos, imagens e descrições rapidamente e integrar a loja com marketplaces (Mercado Livre e Shopee).
Os lojistas podem também integrar as vendas com a Sacolinha do Instagram e a Loja do Facebook e publicar seus produtos nas redes sociais.

3. Wake Commerce
A Wake Commerce também é uma plataforma do grupo Locaweb.
Seus recursos permitem gerenciar pedidos, estoques, conectar diversos canais de venda, além de integrar diversos métodos de pagamentos.
Sua tecnologia OMS possibilita um melhor controle de estoque evitando problemas como a ruptura de estoque, por exemplo.
A plataforma possui APis abertas o que facilita muito a sua customização.
Além disso, a sua segurança, garante uma alta performance que permite suportar grandes volumes de transações, sem prejudicar seu negócio.
Plataforma ideal para quem quer escalar o negócio. Vale a pena a pesquisa e ver se ela é a ideal para o seu tipo de empresa.

4. WooCommerce
WooCommerce é um plugin em código aberto, gratuito, que oferece todas as funcionalidades de uma plataforma de e-commerce.
O plugin pode ser instalado em qualquer site desenvolvido em WordPress, com recursos customizáveis e fáceis de mexer.
A plataforma é facilmente gerenciada pelo painel administrativo do WordPress, que costuma ser intuitivo até mesmo para iniciantes.
Os recursos básicos de um e-commerce são nativos do plugin.
É possível ainda utilizar temas e extensões do WooCommerce para personalizar a loja virtual, inclusive integrar com sistemas de pagamento, logística, marketing e vendas.
Destaques da plataforma
- Ferramenta gratuita
- Altamente customizável
- Suporte da comunidade do WordPress
Pontos negativos
- Funcionalidades avançadas exigem extensões (gratuitas ou pagas)
- Limitado a sites em WordPress.

5. Magento Open Source
Magento Open Source é uma plataforma de vendas online de código aberto, baseada em PHP e MySQL, lançada em 2008.
É a versão gratuita da Adobe Commerce, plataforma de e-commerce com uma taxa de licença, voltada para médias e grandes empresas.
Em 2018, a Adobe adquiriu a Magento.
Então, em 2021, a empresa reposicionou a marca com um novo nome, Adobe Commerce, mas manteve a versão gratuita Magento Open Source.
Que tem uma comunidade ativa de desenvolvedores, sempre em busca de melhorias e novas soluções.
A plataforma em código aberto da Magento é voltada para pequenas empresas e permite adicionar funcionalidades e extensões para potencializar as lojas virtuais.
Destaques da plataforma
- Plataforma gratuita em código aberto
- Altamente customizável
- Suporte da comunidade Magento
Pontos negativos
- Depende de conhecimento em programação
- Baixa escalabilidade.

6. Shopify
Shopify é uma plataforma de e-commerce global, fundada em 2004 e sediada no Canadá.
Atualmente atende mais de 1,7 milhão de empresas em 175 países.
Desde 2018, a plataforma está disponível em português, inclusive no suporte ao cliente.
A Shopify oferece diversas opções de temas responsivos, pagos e gratuitos, que foram pensados para diferentes segmentos de negócio e podem ser personalizados pelos lojistas.
A plataforma pode ser integrada a mais de 6 mil aplicativos, que potencializam os recursos das lojas virtuais.
Além da mensalidade do plano, a Shopify cobra uma taxa por transação, que chega a 2% no plano básico.
Você pode testar a plataforma por 14 dias gratuitos.
Destaques da plataforma
- Variedade de temas e layouts
- Variedade de aplicativos para integração
Pontos negativos
- Dependência de aplicativos externos;
- Preços sujeitos à variação do dólar.

7. Nuvemshop
A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce brasileira voltada para pequenas e médias empresas.
Oferece uma solução completa e profissional para criação de lojas virtuais.
A Nuvemshop oferece integração com marketplaces, redes sociais, logística, além de meios de pagamento variados.
A plataforma é otimizada para dispositivos móveis e tem mais de 60 temas gratuitos para customizar a loja.
A ferramenta tem um plano gratuito para iniciantes, com produtos ilimitados.
Para negócios com operações mais robustas, a empresa oferece o Nuvemshop Next.
Destaques da plataforma
- Plano gratuito para iniciantes
- Temas profissionais gratuitos
Pontos negativos
- Suporte limitado no plano gratuito
- Integração com marketplaces não nativa.

8. Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce simples e fácil de usar, ideal para quem quer começar no comércio eletrônico.
Oferece um plano gratuito para até 50 produtos e 5 mil visitas ao mês.
Essa opção serve para quem deseja entrar no mercado online e testar as vendas dos seus produtos, sem pagar mensalidades nem taxas.
A Loja Integrada tem uma loja de aplicativos para integração com ferramentas de atendimento, pagamento, frete, gestão, vendas, entre outras.
Além disso, tem também uma loja de temas, com opções inclusas nos planos pagos, para você criar um layout diferenciado e customizado para o seu e-commerce.
Destaques da plataforma
- Plano gratuito para iniciantes
- Facilidade de uso
- Variedade de integrações
Pontos negativos:
- A plataforma não oferece suporte telefônico.

9. JET Commerce
A JET foi criada em 1999 com foco em e-commerce e hoje tem mais de 15 mil lojas ativas, entre negócios B2C, B2B e marketplaces.
A Plataforma JET oferece soluções e integrações para permitir operações omnichannel, com uma gestão integrada de pedidos, estoque, logística e marketing.
Você pode vender em marketplaces, lojas físicas, WhatsApp, redes sociais, televendas e revendedores.
Além de otimizar a sua loja tanto para desktop quanto para mobile commerce.
É possível explorar mais de 40 formas de promoção da loja virtual, utilizar o sistema otimizado de checkout e ainda aproveitar o modelo de clube de assinatura que a plataforma disponibiliza.
Destaques da plataforma
- Experiência no mercado
- Solução para clubes de assinatura
- Checkout otimizado
Pontos negativos
- Planos sob consulta.

10. VTEX
A VTEX, fundada em 1999 no Rio de Janeiro (RJ), é uma multinacional de tecnologia com que atende grandes marcas como Sony, Walmart, Carrefour, Nestlé e Coca-Cola.
Seu principal produto é a plataforma de comércio eletrônico VTEX Cloud Commerce.
A plataforma VTEX é bastante robusta, voltada para grandes empresas, com todas as soluções para vendas online B2C e B2B, marketplaces e operações omnichannel.
É uma ferramenta ideal para integrar diferentes canais de venda em um só lugar, com a gestão centralizada de pedidos, estoque, logística e marketing.
A plataforma é totalmente personalizável, com um conjunto de APIs, apps e componentes open-source para atender às demandas específicas de cada negócio.
Com o armazenamento na nuvem, a ferramenta também garante segurança, disponibilidade e escalabilidade para as operações da loja virtual.
Soluções de logística para seu e-commerce: quais estratégias utilizar?
Destaques da plataforma
- Solução completa para B2C, B2B e marketplaces;
- Boa reputação no mercado.
Pontos negativos
- Planos focados em grandes empresas.

11. OpenCart
OpenCart é uma plataforma gratuita e de código aberto, baseada em PHP, para criação e gestão de lojas virtuais.
É uma ferramenta simples e fácil de usar, com todas as funcionalidades de e-commerce que outras plataformas também oferecem.
Para quem tem conhecimento em códigos e bancos de dados, o OpenCart pode ser instalado facilmente e permite explorar uma grande variedade de recursos.
Foi desenvolvida para ser leve, rápida e intuitiva.
A ferramenta oferece cadastro ilimitado de produtos, temas responsivos, meios de pagamento e frete já embutidos no sistema.
Além de diversas extensões (pagas e gratuitas) para expandir suas funcionalidades.
Destaques da plataforma:
- Plataforma gratuita e em código aberto;
- Tutoriais e suporte da comunidade de desenvolvedores.
Pontos negativos:
- Exige conhecimentos em código e programação;
- Muitas extensões pagas para turbinar a loja.

12. Webnode
Webnode é uma plataforma de criação de sites que conta com uma funcionalidade de criação de lojas virtuais.
Você pode criar um e-commerce do zero ou adicionar a loja online ao seu site já criado.
A plataforma oferece um painel de gestão de pedidos, templates responsivos e customizáveis.
Métodos de pagamento e frete já incluídos, contas de e-mail com o seu domínio, entre outros recursos básicos de e-commerce.
Apesar de não ter muitas integrações disponíveis, pode ser uma boa opção para quem quer ter uma loja virtual simples, com planos acessíveis.
A ferramenta é tcheca, mas a empresa tem uma equipe dedicada ao Brasil, com todos os recursos em português e preços em reais.
Destaques da plataforma:
- Plataforma completa de criação de sites;
- Configuração simples;
- Planos acessíveis.
Pontos negativos:
- Poucas integrações com outras ferramentas.

13. Wix
Wix é uma das principais ferramentas de criação de sites da web, que também permite criar a sua loja virtual.
O construtor de sites do Wix é bastante intuitivo, com um recurso de arrastar e soltar que facilita a criação.
Você pode começar o layout do zero ou usar uma série de templates customizáveis que a ferramenta oferece.
O e-commerce do Wix oferece cadastro ilimitado de produtos e categorias, pagamentos online com intermediadores ou com a sua própria solução (Wix Pagamentos).
Além disso, oferece também ferramentas de SEO e integração com soluções de marketing.
Se você vende em outros canais, como Facebook, Instagram e Amazon, pode gerenciar todos os pedidos e estoques pela plataforma.
A ferramenta ainda oferece um recurso de dropshipping de produtos de impressão sob demanda (camisetas, bonés, acessórios para celular etc.).
O serviço é ideal para oferecer itens customizados aos seus clientes.
Destaques da plataforma:
- Plataforma completa de criação de sites;
- Configuração simples;
- Mais de 500 templates disponíveis.
Pontos negativos:
- Integrações e plugins limitados.

14. iSet
A iSet é uma plataforma de e-commerce brasileira fundada em 2007, na cidade de Belo Horizonte.
A plataforma é bem completa e oferece integração com marketplaces, redes sociais e meios de pagamento.
Além disso, ela também disponibiliza alguns temas gratuitos para iniciar o site de e-commerce.
A empresa possui apenas planos pagos.
E os valores variam de acordo com o número de visitas mensais à página de venda e também a quantidade de produtos cadastrados na loja.
Destaques da plataforma:
- Integração com marketplaces e redes sociais.
Pontos negativos:
- Não há planos gratuitos e pagamento variável de acordo com o número de visitantes dos sites e produtos cadastrados.

15. CartPanda
A CartPanda é um ecossistema de vendas que oferece a construção de uma loja online com checkout transparente e pagamentos.
Seu plano de entrada custa apenas R$ 4,99 por mês e inclui temas e suporte via live chat.
Destaques da plataforma:
- Preço atrativo para começar a loja virtual.
Pontos negativos
- Suas funcionalidades são básicas perto de outras plataformas disponíveis no mercado.

Quais são os tipos de plataformas de e-commerce?
Na lista que apresentamos neste artigo, você deve ter visto que existem diferentes tipos de plataformas de e-commerce.
Elas podem ser classificadas em três tipos: SaaS, Open Source e On-Premise.
Embora o modelo SaaS seja o mais utilizado atualmente, é importante conhecer as outras opções para escolher a melhor plataforma para o seu negócio.
Entenda agora o que são e quais as diferenças entre eles:
SaaS
Plataformas de e-commerce SaaS funcionam no modelo software-as-a-service (software como um serviço).
Esse serviço inclui um software completo para o lojista, disponibilizado na nuvem e pronto para as operações de comércio eletrônico, com inúmeras funcionalidades de vendas e gestão.
Nesse modelo, os lojistas contratam o serviço da plataforma como se fosse um aluguel e podem usá-la enquanto estiverem com sua assinatura ativa.
Geralmente as plataformas adotam o pagamento mensal ou anual, mas também podem ser cobradas taxas por transação.
Entre as plataformas que apresentamos, a maioria funciona como SaaS. Como exemplos, temos a Tray, a Dooca e a Bagy.
Open Source
As plataformas Open Source são disponibilizadas em código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode utilizar sua estrutura para criar uma loja virtual e personalizá-la como quiser.
Na prática, isso quer dizer que, o download e o uso do código são gratuitos, mas geralmente há custos de implementação e customização.
Uma vez que é necessário ter profissionais com conhecimentos em codificação e bancos de dados.
Geralmente existem comunidades de desenvolvedores que se ajudam e fazem melhorias para que esses sistemas se mantenham seguros e atualizados.
Entre as plataformas que listamos acima, a Magento Open Source e a OpenCart são exemplos desse modelo.
On-premise
O modelo on-premise consiste na cedência de uma licença para uso da plataforma de e-commerce.
Dessa forma, os lojistas adquirem a propriedade da plataforma, que deve ser instalada em seus servidores e desenvolvida pela sua equipe.
De froma geral, esse modelo é o menos utilizado e costuma atender grandes empresas.
Já que esse tipo de plataforma demanda altos custos de aquisição, implementação e manutenção.
Além disso, plataformas sob licença costumam oferecer maior segurança sobre o código, o que também é uma preocupação das grandes empresas.
Entre as plataformas de e-commerce que citamos na lista, não há nenhuma sob licença.
Mas a Adobe Commerce, que adquiriu a Magento, é um dos exemplos de plataformas on-premise.
Benefícios de uma plataforma de e-commerce para o seu negócio
Você já entendeu a importância da plataforma de e-commerce, não é? Porém, talvez ainda pense se é necessário investir nisso.
Afinal, você ainda pode vender apenas em marketplaces, redes sociais ou até pelo WhatsApp.
Porém, existem vantagens importantes em criar a sua própria loja virtual com uma plataforma de e-commerce. Vamos elencar agora quais são as principais:
1. Profissionalizar as vendas online
Outros canais de vendas da web são importantes para expandir suas operações online.
Porém, podem não demonstrar profissionalismo aos clientes.
Assim, muitos se sentem inseguros com as compras.
A loja virtual, por outro lado, profissionaliza as suas vendas pela internet e transmite confiança aos clientes.
2. Oferecer segurança aos clientes
Não é por acaso que as lojas virtuais são canais confiáveis.
As plataformas de e-commerce contam com protocolos de segurança que protegem os dados das transações.
Dessa forma, você não apenas transmite confiança aos consumidores, mas também corre menos riscos de roubos e fraudes e cumpre as determinações da LGPD.
3. Aumentar a satisfação do cliente
Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer os melhores recursos de usabilidade e navegação aos clientes.
Por isso, essa ferramenta pode proporcionar uma melhor experiência aos consumidores, que têm mais segurança e praticidade para fazer suas compras.
4. Otimizar a gestão das vendas
As plataformas de e-commerce oferecem um painel completo para a gestão da loja virtual, que inclui desde o cadastro dos produtos até a análise das conversões.
Dessa forma, você tem maior controle sobre o seu negócio e pode obter melhores resultados.
5. Integrar com o ecossistema digital
As integrações das plataformas de e-commerce com outras diversas ferramentas potencializam as suas vendas online.
Você pode integrar a loja a outros sistemas de marketing digital, vendas, atendimento, frete, logística etc., que nem sempre estão disponíveis em outros canais de vendas.
6. Contar com o atendimento da plataforma
As plataformas de e-commerce têm equipes de suporte técnico e sucesso do cliente.
Enquanto o suporte resolve qualquer dúvida ou problema que você tiver, o sucesso do cliente se preocupa em fazer com que você tenha os melhores resultados com a plataforma.
Portanto, você está sempre acompanhado.
7. Monitorar os resultados e conversões
Outro grande benefício das plataformas de e-commerce é oferecer relatórios de desempenho, que podem ser nativos ou integrados a ferramentas de análise como o Google Analytics.
Assim, você pode monitorar o comportamento dos usuários e as métricas de e-commerce para melhorar suas estratégias.
acordo com o perfil e as necessidades do seu e-commerce.
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