O que é um plano de negócio, sua importância e como criar o seu!

O plano de negócios é um documento escrito que tem como objetivo direcionar o empreendedor a seguir o melhor caminho para começar ou expandir seu negócio. O documento tem como intuito minimizar riscos e incertezas comuns no começo de um novo empreendimento.
Plano de negócios - colegas de trabalho criando um plano de negócios

Principais tópicos

O mundo tem se transformado de forma cada vez mais rápida e dinâmica, e cada vez mais o empreendedorismo tem ganhado destaque nessas mudanças.

Seja no mundo virtual, ou no mundo físico, a inovação, criatividade, e coragem que os novos empreendedores trazem, tem se mostrado algo fundamental.

Entretanto, isso não significa, de forma alguma, agir de forma inconsequente, e desproporcional, largando toda a sua estabilidade e segurança atrás de um sonho.

É claro que os riscos de realizar um investimento para abrir o seu próprio e-commerce ou outro tipo de empresa existem, porém devem ser tratados com seriedade, organização, e planejamento.

É justamente por isso que a construção e elaboração de um bom plano de negócios é tão importante, pois é justamente ele que trará a robustez necessária para que o seu sonho seja posto em prática.

Entretanto, não são todas as pessoas que estão familiarizadas com o que é um plano de negócios, e muito menos estão preparadas para formular um.

Pensando nisso, decidimos preparar este texto especialmente para você que quer entender mais sobre o que é um plano de negócios, porque ele é tão importante, e principalmente, o que fazer para conseguir criar o seu!

Ficou curioso? Então continue com a gente para descobrir tudo sobre como montar um bom plano de negócios!

O que é um plano de negócio?

O plano de negócios, é a principal base sobre a qual toda a sua empresa deverá ser construída, sem ela, a tendência é que a organização, e o planejamento do seu negócio, fique muito abaixo.

Esse documento será o responsável por traçar os objetivos e metas da empresa dentro de um determinado período e, por meio disso, passar a antecipar eventuais desafios e riscos com os quais você tenha que lidar.

Um bom plano de negócios deverá responder, dentro do formato proposto, a diversas perguntas sobre como a empresa se organiza, quem são os seus clientes, fornecedores e outros fatores.

Sendo justamente nesse momento, que você precisará formular todo o funcionamento da empresa, o que necessitará de muito estudo e preparação.

É justamente com todo esse planejamento que você conseguirá elaborar de forma mais realista o funcionamento da empresa, aumentando as suas chances de sucesso.

Tudo bem que o processo pode parecer bem trabalhoso pelo que foi descrito, mas esse documento é fundamental para dar um norte da direção que a empresa deve tomar.

Mas para que todo esse trabalho não desanime você, decidimos falar um pouco sobre o porquê de o plano de negócios ser tão importante para uma empresa.

Está preparado? Então continue com a gente para descobrir mais!

Por que criar um plano de negócios?

O plano de negócios é uma das coisas mais importantes que todo empreendedor deve ter em mente antes de abrir um e-commerce, ou qualquer outro tipo de empresa.

A sua importância é tão grande, justamente por ser o responsável por determinar a viabilidade da empresa, e ajudar você a visualizar quais são as brechas de mercado que sua empresa pode aproveitar, e quais as possíveis dificuldades que serão enfrentadas.

O motivo pelo qual é tão importante investir em um bom plano de negócios é que todo o estudo necessário para concretizá-lo nos ajuda a observar tudo por lentes mais calmas, isentas e confiáveis.

Isso tudo sem falar na transparência que esse documento nos ajuda a ter também, facilitando a comunicação.

Mas calma, sabendo da importância do plano de negócios para uma empresa, desde as MEI até empresas de maior porte, decidimos separar alguns tópicos para falar individualmente das suas principais vantagens.

Está preparado? Então continue com a gente para conhecer as principais vantagens de se montar um plano de negócios!

Manutenção do foco

Talvez a principal vantagem ou benefício da criação de um plano de negócios, esteja ligado muito mais ao seu processo do que ao resultado.

O que é ocorre, é que normalmente, quando estamos para abrir um empreendimento e colocar aquela nossa ideia genial em prática, tendemos a ficar apaixonados demais pelo que vamos construir, o que acaba atrapalhando o nosso julgamento.

Para nós mesmos, a nossa ideia parece tão boa, que acabamos desconsiderando eventuais riscos, não enxergando falhas ou defeitos, e em alguns casos, nem mesmo considerando a possibilidade de as coisas não saírem como o planejado.

Tudo isso é natural, mas pode cobrar um preço muito alto na administração de uma empresa.

Por isso mesmo, o processo de formulação de um plano de negócios é tão importante. Basicamente, esse processo demanda tanto estudo, e a explicação de tantos detalhes relacionados a objetivos, organização e estratégias, que se torna muito difícil continuar naquele estado de veneração ao nosso projeto.

Nesse caso, uma das principais vantagens do plano de negócios, não está no seu resultado, ganho de organização, ou melhora do planejamento, mas sim na sua experiência de construção.

Compreensão profunda do empreendimento

Como já mencionamos, durante a elaboração do plano de negócios, será necessário realizar muitos estudos a respeito de todo o ambiente envolvendo a empresa.

Será necessário estudar profundamente o mercado que estão se inserindo, quem são seus fornecedores, qual o seu público-alvo, eventuais concorrentes, quais as vantagens e o que a sua empresa pode fazer de diferente deles, dentre outras coisas.

Tudo isso, sem nem começarmos a falar sobre todo o estudo da parte legal e das regulamentações do setor, que também serão importantíssimas para se evitar problemas jurídicos.

Em meio a tudo isso, a grande vantagem, é que os sócios, ou o empreendedor, obterá um conhecimento extremamente completo e profundo, não só sobre a sua empresa, mas também sobre todo o seu entorno.

Isso significa, que na hora da implementação, e de efetivamente começar a construir a empresa, a probabilidade de erros serem cometidos reduz consideravelmente.

Ajuda na comunicação

Mais uma vantagem do plano de negócios, é que tendo todas essas informações condensadas e organizadas em um único documento, ele acaba se tornando uma forte ferramenta de comunicação.

Ou seja, se você estiver procurando por algum tipo de financiamento externo, as chances de você conseguir são consideravelmente maiores, quando se tem um projeto tão bem formulado e estruturado para apresentar.

Com isso, as chances de conseguir algum investimento de venture capital, ou investidores anjo, saltam bastante, o que pode fazer toda a diferença para um negócio que está nascendo.

Como criar um plano de negócios eficiente?

Após ter sido apresentado a todas essas vantagens que um bom plano de negócios pode gerar, você com certeza está interessado em formular um para o seu e-commerce.

Entretanto, como você deve ter visto, essa não é a tarefa mais simples do mundo, e por mais que não seja nada impossível de se fazer, requer algum conhecimento prévio sobre o assunto.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos para ajudar a entender o que precisa constar nesse documento, para que você consiga construir o seu próprio plano de negócios. Vamos lá?

1. Sumário executivo

Para quem for ler o seu plano de negócios, o sumário executivo será a primeira coisa com a qual ele se deparará.

Entretanto, para quem está formulando o plano, esse é o último item a ser adicionado ao documento, justamente por se tratar de algo como um resumo de todos os pontos mais importantes do seu projeto.

Alguns exemplos de informações que devem constar no sumário executivo é o diferencial do projeto no mercado, além disso é preciso apresentar:

  • a missão da sua empresa;
  • uma descrição do perfil dos empreendedores e dos empregados;
  • quais serão os produtos, serviços e benefícios oferecidos;
  • quem são os potenciais clientes;
  • a localização da empresa;
  • sua forma jurídica;
  • enquadramento tributário.

2. Análise de mercado

A análise de mercado é um dos pontos mais importantes que devem ser colocados no documento, e deve ser realizada com muita atenção e cuidado.

É esse estudo que vai permitir que você obtenha maior conhecimento sobre o ecossistema no qual você está se colocando, ou seja, as condições daquele mercado que você está entrando.

É nessa etapa que você deverá buscar entender como está a concorrência, quem são seus potenciais clientes, qual o seu público-alvo, e assim por diante.

Ou seja, as informações obtidas aqui serão de extrema relevância para todas as estratégias que serão formuladas mais adiante.

3. Análise de concorrência

Essa etapa é muito semelhante à anterior, com o diferencial de ser algo mais focado exclusivamente nos seus concorrentes.

Nesse caso, você deverá priorizar o entendimento das principais características dessas empresas que estarão disputando espaço no mercado com você.

Entenda quais são os seus pontos fortes e fracos, o que a sua empresa tem em comum com eles, quais erros deles você pode utilizar para se aprimorar, e assim por diante.

Dessa forma, você consegue aprender com as falhas dos outros, absorver o que eles fazem de melhor, e oferecer um serviço ou produto de qualidade bem superior para os clientes.

4. Análise de fornecedores

Os fornecedores são os responsáveis por fornecer para você a matéria-prima ou os serviços que servirão de base para que a sua empresa consiga funcionar adequadamente.

Sendo assim, fica claro que eles possuem um papel importante demais para serem deixados de lado.

Por isso mesmo, assim como nas outras etapas, você deve realizar uma análise completa, visando compreender as diferentes características dentre as opções de fornecedores que você possui.

Buscar melhores preços e qualidade nos produtos, além de entender aqueles com os quais você pode construir uma relação de maior parceria, que pode resultar em condições especiais no futuro.

5. Plano de marketing

O marketing é uma parte fundamental de qualquer negócio, portanto, ele não poderia ficar de fora de um bom plano de negócios.

No caso, será no plano de marketing que será desenvolvida toda a parte que dará objetividade ao seu negócio.

Ou seja, é aqui onde você deve buscar uma descrição mais detalhada dos seus produtos ou serviços, e como e quando eles poderão ser úteis para os clientes.

Além disso, a abordagem comercial também será abordada aqui, ou seja, qual será a estratégia de marketing.

Isso sem falar da discussão de como fazer com que o produto ou serviço chegue ao cliente, que também é um ponto desse tópico.

6. Plano operacional

Esse é um dos tópicos mais importantes de todo o seu plano de negócios, pois é aqui que você deverá apresentar e explicar como se dará o funcionamento cotidiano da empresa.

Ou seja, todas as engrenagens que estarão girando para que a empresa exista devem ser explicadas aqui, e como se dará essa dinâmica no dia a dia.

É nessa etapa também que você deverá se preocupar em explicar cada um dos passos necessários para que o seu produto ou serviço consiga ser vendido.

Mais uma vez voltando ao ponto de como se dará essa organização institucional no dia a dia da empresa.

Mais um ponto importante, é que é nessa parte do seu plano de negócios que você deverá buscar explicar quanto você consegue vender do seu serviço ou produto em um determinado período.

Parece bastante coisa? Calma, que ainda temos mais um ponto para ver sobre o que deve constar no seu plano de negócios. Então chega de enrolação e vamos nessa!

7. Plano financeiro

Como o seu próprio nome diz, o plano financeiro será o momento de apresentar tudo que está envolvido com dinheiro e realizar a sua contabilização.

Despesas correntes, investimentos, capital de giro, tudo que envolve dinheiro deverá ser contabilizado nessa etapa.

Todos os custos de tudo que você planejou até esse momento devem ser considerados, estimados e então contabilizados.

Estamos falando de fornecedores, matéria-prima, estabelecimentos físicos, softwares, domínios, salários, tudo, sem exceção deve entrar nessa conta, e após ser organizado, deverá ser apresentado como o seu plano financeiro.

A partir disso, você conseguirá ter uma noção mais clara do investimento total que será necessário para o seu empreendimento começar a funcionar.

É claro que na grande maioria das vezes acabamos subestimando alguns números, e algumas coisas saem mais caras do que imaginávamos, entretanto, é muito melhor preparar um investimento com alguma base, do que totalmente no escuro.

Exemplo de plano de negócio para te inspirar

Após todos esses detalhes, sobre o que deve constar no seu próprio plano de negócios, você deve estar começando a pensar em como fazer o seu, não é mesmo?

Entretanto, é normal que algumas dúvidas acabem te assombrando, até mesmo uma certa insegurança, então, decidimos dar um exemplo de plano de negócios para te ajudar.

Nesse plano, trataremos de um e-commerce fictício, que é especializado na venda de alimentos, que chamaremos de Good Food.

Com base nisso, criaremos toda uma estrutura básica para a formulação de um plano de negócios! Ficou curioso? Então continue com a gente!

Conceito da empresa

O Good Food será um aplicativo disponível para Android, Apple, e outras plataformas, voltado para entrega de alimentos, focado principalmente nas classes A e B.

O serviço deverá priorizar a qualidade do produto, disponibilidade e oferta deles, além de buscar uma maior eficiência nas entregas, garantindo um menor prazo e maior satisfação do cliente.

Equipe

A equipe que vai compor o Good Food contará a princípio com 3 sócios, com um deles possuindo 40% da participação da empresa, e os outros dois 30% cada.

Um deles trabalhou muito tempo na administração de supermercados, enquanto os outros têm mais experiência em gestão.

Além dos sócios, a equipe do Good Food será composta por mais alguns nomes, sendo um deles um entregador terceirizado, e um conselheiro administrativo.

Este último apenas será contratado após o 12º mês, uma vez que a empresa tem a intenção de mudar de patamar antes do seu 4º ano de vida.

Além disso, ainda haverá um programador na equipe, voltado para a criação e manutenção do funcionamento do aplicativo.

Esses serão os principais nomes que contribuirão para a construção, desenvolvimento e a execução da estratégia de negócios da Good Food.

Além disso, haverá ainda um assistente de operações no primeiro ano, aumentando para 2 no segundo ano, 3 no terceiro, e assim por diante.

A expansão se manterá sucessivamente até a contratação do 5º assistente de operações no 5º ano.

Mercado e competidores

Nos últimos anos, principalmente durante e após a pandemia da COVID-19, houve uma expansão significativamente grande, em tempo recorde, da entrega de alimentos em domicílio.

Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apenas entre março e abril de 2020, o número de usuários de delivery saltaram 155%, ante previsão de crescimento de apenas 30%.

Nessa direção, o número de pedidos, segundo essa mesma fonte, aumentou em mais de 900% no mesmo período, um montante surpreendente.

Segundo a Abras, o supermercado Carrefour é a maior rede do país, com um faturamento de mais de 81 bilhões em 2021.

Marketing e vendas

O Good Food utilizará uma estratégia de marketing baseada em obter e fidelizar usuários atraídos para o aplicativo por meio do uso de palavras-chave patrocinadas no Google.

Além do uso de técnicas de SEO para alavancar o engajamento orgânicos das páginas nas redes sociais do aplicativo.

O download e o cadastro no app serão completamente gratuitos, e com todas as funcionalidades disponíveis, incluindo promoções e outros recursos.

Por meio dessa estratégia, o objetivo é conseguir alcançar a marca de 2.500 usuários até o final do primeiro ano de atividade.

Ao longo dos próximos anos, espera-se a marca de 5.600 usuários ao final do segundo ano e de 9.000 ao término do terceiro, caracterizando assim um crescimento constante e contínuo da Good Food.

Além disso, a empresa deverá faturar cerca de R$ 500.000,00, chegando a R$ 3.000.000,00 ao final do quinto ano.

Produtos e serviços

O principal diferencial da Good Food será a agilidade das entregas, somada a altíssima qualidade dos produtos, atendendo a demanda extremamente exigente do público-alvo.

A região de atuação da empresa deverá abranger toda a região metropolitana da cidade de São Paulo, ao longo dos 3 anos iniciais.

Passado esse período, a empresa deverá expandir, e começar a realizar atendimento em toda a região metropolitana da grande São Paulo, incluindo até mesmo o ABCD.

O intuito é conseguir se consolidar ao longo dos próximos 5 anos como um dos principais players do mercado na região.

Estrutura e operações

A sede de operações da empresa se encontrará na cidade de São Paulo, onde terá à disposição toda a infraestrutura necessária para garantir o seu pleno funcionamento, e operacionalização.

Os procedimentos referentes ao funcionamento cotidiano se darão de forma a manter a equipe enxuta, focando nas principais e mais importantes atividades para o fim da empresa.

O serviço de entrega será terceirizado.

Os principais fornecedores da empresa já se localizam nas proximidades da cidade, o que facilitará consideravelmente a logística.

Além disso, a logística de recebimento se dará em um único ponto, com o intuito de tornar mais prático e menos custoso essa tarefa.

Plano financeiro

Para que se operacionalize e comece a funcionar, a Good Food necessitará de um investimento inicial de R$ 60.000,00, enquanto o primeiro fluxo de caixa positivo apenas se dará no mês 8.

A empresa encontrará o equilíbrio financeiro entre os meses 25 e 26.

É claro que tudo isso que nós fizemos até aqui, serviria no máximo como um sumário executivo em um plano de negócios, entretanto, é bem razoável tomar isso como base, para entender como construir o seu próprio.

Lembre-se sempre de que você deverá se aprofundar bem mais, e realizar estudos bem robustos sobre cada um dos tópicos, além de poder adicionar até mais itens se eles se mostrarem relevantes.

Enfim, construir um plano de negócios é algo fundamental para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

Sem ele, as coisas ficam sempre muito vagas, além de se manterem exclusivamente na sua cabeça, onde a fantasia acaba ficando escondida dos desafios da vida real.

Para colocar seus sonhos em ação, e finalmente abrir a sua empresa, crie um plano de negócios, com muito estudo e atenção.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, e se quiser descobrir mais sobre como descobrir o nicho de mercado ideal para o seu negócio, convidamos você a continuar a leitura em nosso blog!

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