Não há nenhuma dúvida de que, nos dias atuais, os meios digitais se tornaram peça central de qualquer empresa que tente ter sucesso em seu mercado.
Independentemente de estarmos tratando de um e-commerce ou qualquer outro tipo de empreendimento, ser presente no meio digital é fundamental tanto para a venda direta quanto para a identificação do seu público-alvo.
Conseguir observar e entender o comportamento dos usuários, a fim de identificar aqueles que têm mais chances de se interessar pelos seus produtos e serviços, é algo cada vez mais importante.
Da mesma forma, para realizar bem esse trabalho, é preciso saber com quais ferramentas você pode contar, que farão um bom serviço em te auxiliar nessa tarefa.
Um dos principais e mais úteis recursos nesse sentido é o pixel do Facebook, que te ajudará a obter informações muito mais completas e precisas para segmentar o seu público.
Você não sabe o que é o pixel do Facebook?
Então continue com a gente que vamos te apresentar a esse recurso incrível!
O que é o pixel do Facebook?
O uso de dados e informações sobre os usuários que acessam seu site, além do mapeamento das suas ações, é algo fundamental para conseguir direcionar suas campanhas de forma prática.
O pixel do Facebook é uma ferramenta que existe justamente com a intenção de te ajudar nessa tarefa!
Basicamente, esse recurso consiste em um código JavaScript que permite que você rastreie e identifique todas as ações dos usuários dentro da sua página.
Ou seja, ao inserir esse código dentro do seu site, você pode saber quais páginas o usuário acessou, onde ele clicou, quais itens ele chegou a colocar no carrinho de compras e assim por diante.
Essas informações são de extrema utilidade, tanto para quem pretende direcionar suas campanhas de marketing quanto para recuperar alguns clientes que não concluíram suas compras.
Isso sem falar na possibilidade de identificar as razões dessas desistências, conseguindo corrigir esses pontos e diminuir os seus casos de abandono de carrinho.
Como funciona o pixel do Facebook?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o pixel do Facebook, é hora de começarmos a explicar um pouco mais do funcionamento desse recurso.
Para isso, devemos começar desvendando um pouco mais sobre o termo “pixel”, que você provavelmente conhece como os pontos mínimos de uma imagem, e pode estar te confundindo um pouco.
Nesse caso, não são desses pontos que estamos tratando, mas sim dos chamados “pixels de rastreamento”, que possuem um conceito um pouco diferente.
Essa ferramenta consiste em um código que aciona um servidor sempre que algum usuário realiza alguma ação de conversão, como clicar em um banner, por exemplo.
Por sua vez, o servidor responde ao código em questão por meio de uma imagem imperceptível, que é o pixel.
No caso específico do pixel do Facebook, o que acontece é que o servidor acionado é o do Facebook, que em seguida responde.
Dessa forma, você consegue todo tipo de informação sobre diversos tipos de ações realizadas pelos usuários do seu site, permitindo um melhor planejamento da sua estratégia.
Como instalar o pixel do Facebook no seu site?
Agora que você entendeu melhor como funciona o pixel do Facebook, possivelmente você deve estar curioso sobre qual é o procedimento para instalá-lo, não é verdade?
Apesar de haver um receio por parte de muitas pessoas, que temem que seja algo muito complexo de ser feito, o processo todo é bem simples.
Antes de tudo, você precisará criar um pixel, e para isso, você deverá fazer login na conta da sua empresa no Facebook.
Feito isso, acesse o painel chamado “Gerenciador de Anúncios”, que está localizado na barra superior, vá até a coluna “Medir e Informar” e selecione o item “Pixels”.
Em seguida, aparecerá uma tela com a opção “Criar um Pixel”, na qual você deve clicar.
Feito isso, preencha todas as informações solicitadas e clique no botão “Continuar”.
Uma nova tela será aberta, e nela, você deve nomear o pixel, para facilitar o gerenciamento, já que você pode criar outros futuramente, e informar a URL do seu site.
Essa última informação deve ser preenchida para que o Facebook verifique a instalação do pixel posteriormente.
Após ter concluído esse processo, você finalmente terá criado o seu pixel, o que nos leva ao próximo ponto: a realização da sua instalação.
Instalação do pixel do Facebook
Após ter criado o seu próprio pixel, você precisará instalá-lo em seu site, para que só então ele passe a registrar e mapear as ações dos seus visitantes.
Quer entender como adicionar essa ferramenta ao seu portal e conseguir usufruir dos seus benefícios? Então continue com a gente para descobrir!
Assim que você tiver concluído todos os procedimentos do tópico anterior, uma nova página será aberta para você, com o título “Instalar Pixel”.
Nela, serão disponibilizadas alternativas para você: conectar com a plataforma de algum parceiro, realizar a instalação de forma manual ou enviar as informações de instalação por e-mail para outra pessoa.
Na primeira opção, o pixel será instalado no seu site por meio de um processo de integração com uma plataforma parceira.
Já na segunda alternativa, você mesmo realizará a instalação, de forma manual, copiando o código que será disponibilizado para você e colocando-o no HTML do seu portal.
Por fim, a última alternativa é para aqueles que possuem um programador responsável pela sua página.
Ou seja, ao selecionar essa opção, as informações de como instalar o código serão enviadas por e-mail para ele, que realizará o restante do serviço.
Após passar por esse processo, você terá, enfim, instalado o pixel do Facebook em seu portal.
Entretanto, as coisas não terminam por aqui. Isso porque você ainda precisará testá-lo, para garantir que está funcionando e coletando todas as informações que você precisa.
Para conseguir verificar isso, é recomendado que você instale uma extensão do Chrome chamada “Auxiliar de Pixel do Facebook”, que te ajudará nesse processo, além de indicar e verificar se há erros no seu pixel.
Quais são as vantagens de instalar o pixel do Facebook em um site?
Agora que você já sabe até mesmo como instalar essa ferramenta, é hora de começarmos a tratar dos benefícios que ela pode trazer para a sua empresa.
Afinal de contas, será que ela é mesmo tão útil assim?
Quais são as vantagens em usá-la?
Por isso, decidimos apresentar alguns dos principais benefícios do pixel do Facebook para você, como forma de te ajudar a decidir se realmente vale a pena utilizar ou não esse recurso. Ficou curioso?
Quer descobrir quais são as vantagens que esse recurso pode oferecer para o seu e-commerce?
Precisão dos dados
O primeiro grande benefício do qual iremos tratar é também o mais óbvio: a retenção de dados sobre as ações do seu público.
Com essa ferramenta, você tem registro de todas as ações dos visitantes dos seus sites, desde os locais em que eles clicaram até os itens adicionados aos carrinhos de compra ou pesquisados no portal.
A lista de eventos que podem ser registrados é ampla, e tendo acesso a eles, quando somada a outros dados obtidos de outras plataformas, você consegue fazer uma leitura muito mais precisa tanto sobre o seu público quanto sobre o seu site.
Dessa forma, você conseguirá identificar os pontos que precisam ser ajustados tanto na sua estratégia de marketing quanto no funcionamento da sua plataforma.
No caso de um e-commerce, por exemplo, é possível identificar se os clientes estão desistindo de realizar alguma compra em função de algum procedimento como preenchimento de formulário, ou algo do gênero.
Lembre-se de que informação é um dos pontos mais importantes para um negócio digital, pois são justamente elas que te permitem alterar sua rota, aprimorando estratégias e recursos.
Rastreamento de conversão
Outro grande benefício que o pixel do Facebook pode proporcionar para você e sua empresa é o rastreamento das conversões realizadas.
Lembrando que, nesse caso, não estamos falando apenas das vendas concretizadas, mas também das entradas de leads ou cadastros em newsletter, por exemplo.
Resumidamente, essa ferramenta permite que você acompanhe de forma instantânea cada uma dessas conversões que ocorrem na sua plataforma.
Isso ajuda você a entender quais itens estão sendo mais eficientes para conversão no seu site.
Além disso, esse tipo de dado também auxilia na medição de quanto você gastou com anúncios e quanto isso gerou de retorno.
Dessa forma, calcular o ROI (Retorno Sobre Investimento) se torna consideravelmente mais prático.
Campanhas de remarketing
Uma boa estratégia de remarketing é um dos pontos mais importantes para um comércio digital de sucesso, e o pixel do Facebook também pode te ajudar com isso.
Por meio das informações obtidas, você pode identificar o caminho que o visitante percorreu no seu site e onde ele parou antes de ser convertido.
Com isso, você pode criar estratégias mais focadas e eficientes para resolver o problema e reconquistar esse usuário, trazendo-o de volta para o seu portal.
Quem pode usar o pixel do Facebook?
Agora que você já conheceu algumas das principais vantagens que o pixel do Facebook pode oferecer para você e a sua empresa, você deve estar ansioso para começar a usá-lo, não é verdade?
Entretanto, existe uma dúvida que talvez possa te atormentar um pouco: afinal de contas, quem pode usar essa ferramenta?
Será que existe alguma limitação?
Calma, que vamos te explicar!
Indo direto ao ponto, já te respondemos que praticamente qualquer pessoa pode usar esse recurso tão incrível.
Para isso, basta ser um usuário do Facebook Ads e possuir um site, blog ou página de captura.
Pouco importa se você é pessoa física, agência ou empresa, tudo que você precisa é ter acesso ao código do site em questão.
Assim, basta utilizar o Facebook Ads para realizar todos os procedimentos já ensinados, e você poderá tranquilamente aproveitar os benefícios dessa ferramenta.
Como os cookies ampliam as possibilidades dos pixels?
Você sabe o que são os cookies? É bem comum se deparar com pedidos de autorização para utilizá-los, quase sempre que você acessa um site, não é verdade?
Eles têm uma interação muito interessante com o pixel do Facebook, que pode ser muito útil na hora de proporcionar uma melhor experiência para o usuário.
Falando primeiro sobre os cookies, eles nada mais são do que pequenos códigos armazenados nos navegadores da internet, com informações de navegação.
Ou seja, sempre que você visita uma página, novos cookies são gerados, registrando informações e garantindo que, na próxima vez que você acessar aquele portal, a experiência seja otimizada de acordo com o seu comportamento online.
Existem dois tipos principais de cookies: os internos e os de terceiros, e o pixel do Facebook trabalha com ambos.
De forma resumida, os internos são aqueles gerados pelo seu site, enquanto os de terceiros trazem informações sobre as interações do indivíduo em outras páginas.
Ou seja, quando o pixel do Facebook trabalha de forma integrada com esses cookies, ele tem acesso a informações sobre os interesses e pesquisas daquela pessoa em quase toda a internet.
Isso permite que você trate cada visitante de forma diferenciada, com anúncios e conteúdos direcionados especificamente para cada um, além de ajudar no planejamento de campanhas de marketing.
Quais são as funções do pixel do Facebook?
Com tantas informações sendo apresentadas até aqui, talvez tenha faltado falar de algo um pouco mais específico do pixel do Facebook, que são as suas funcionalidades.
Afinal de contas, quais são as tarefas que essa ferramenta pode executar, de forma a auxiliar tanto você quanto o seu e-commerce?
De fato, esse recurso possui muitas funcionalidades, então decidimos separar 4 delas que são fundamentais para que você consiga fazer bom uso dessa ferramenta.
Sabendo utilizá-las de forma eficiente, essas ações podem ter um grande impacto na sua empresa digital.
Redirecionamento de público
O primeiro recurso que abordaremos se trata justamente de algo que pode ser extremamente útil para as suas campanhas de marketing e segmentação de público-alvo.
Estamos falando da possibilidade de automatizar a personalização do seu público.
Traduzindo, por meio dessa ferramenta, você poderá condicionar a exibição de determinados anúncios para certas ações realizadas pelas pessoas no seu site.
Por exemplo, você pode determinar que apenas quem acessar a página de certo produto em seu site receberá determinados tipos de anúncios da sua empresa.
Isso é muito eficiente do ponto de vista da criação de campanhas de remarketing, uma vez que, no caso de um cliente não realizar a compra, constantemente os anúncios aparecerão para ele, o que pode levá-lo a retornar.
Rastreamento de conversões em diferentes dispositivos
Com o pixel do Facebook, você pode configurar diferentes tipos de conversão para o seu site, como conclusão de cadastro, assinatura de newsletter ou compra de algum produto.
Com isso, você poderá medir quantas conversões foram realizadas a partir de usuários que acessaram o seu portal após clicarem em um anúncio no Facebook.
Ou seja, o seu rastreamento de conversões se torna muito mais preciso e eficiente, o que ajuda no planejamento de estratégias e campanhas de marketing.
Além disso, essa ferramenta também possui a capacidade de identificar de qual tipo de aparelho ocorreu a conversão, ou seja, se foi tablet, celular, computador ou qualquer outra opção.
Informações do público
Outra grande vantagem do pixel do Facebook é que ele te permite ter acesso a diversas informações distintas sobre o público que acessa o seu portal.
Coisas como idade, gênero, nível educacional, região onde mora e até os relacionamentos são algumas delas.
Além disso, ainda é possível identificar os aparelhos mais utilizados pela pessoa e até mesmo a frequência de atividades na internet, como curtidas, compartilhamentos e comentários.
Todas essas informações podem ser extremamente valiosas se forem bem utilizadas em estratégias de anúncios pagos, ou até mesmo para a segmentação do público-alvo.
Otimização de conversões
Por fim, mas nem de longe menos importante, a otimização de conversões é uma das ferramentas mais importantes que você pode utilizar no pixel do Facebook.
A partir do rastreamento de conversões, o pixel consegue identificar todo o perfil da audiência mais propensa a realizar cada tipo de ação dentro do seu site.
Com esse perfil traçado, você consegue direcionar seus anúncios e campanhas para pessoas que estejam próximas dessa persona gerada, o que tende a ser bem mais efetivo.
Dessa forma, você otimiza completamente as chances de conversão do seu site.
Quais tipos de ações o Facebook é capaz de rastrear?
Independentemente de qual seja a sua intenção e estratégia a partir do pixel do Facebook, o rastreamento de ações é a sua principal utilidade.
Entretanto, você sabe quais são as ações que esse recurso consegue rastrear e registrar?
Todo o monitoramento é realizado com base na ocorrência de eventos, que consistem na execução de uma ação no seu site.
Existem nove tipos de eventos principais que podem ser criados e, portanto, registrados.
São eles:
- Visualização de conteúdo: visualizações de posts, páginas de produtos e de destino;
- Adicionar à lista de desejos: itens adicionados à lista de desejos do consumidor, indicando seus interesses;
- Iniciar check-out: registro do momento em que o usuário realiza o check-out, ou seja, finaliza a compra;
- Pesquisa: monitoramento das pesquisas conduzidas em seu site;
- Efetuar compra: número de compras realizadas em sua loja virtual;
- Adicionar ao carrinho: visualização dos itens adicionados ao carrinho de cada consumidor;
- Lead: notificação de quando alguém se torna lead;
- Adicionar informações de pagamento: visualização de quando o usuário adiciona suas informações de pagamento;
- Registro completo: aviso da conclusão do preenchimento do formulário de registro por parte do cliente.
Esses eventos e as informações extraídas deles podem ser utilizados para avaliar diversos pontos da sua estratégia, como o direcionamento dos anúncios ou os procedimentos internos do seu portal.
Dessa forma, você otimiza a sua estratégia por meio dessas avaliações, que podem incluir até mesmo o desempenho do seu funil de vendas, permitindo um ganho de eficiência do seu site.
Como realizar campanhas de marketing com o pixel do Facebook?
Com todas as informações que o pixel do Facebook disponibiliza para você, ele acaba se tornando uma ferramenta crucial para a elaboração das campanhas de marketing da sua empresa.
Entretanto, você sabe como pode utilizar essa ferramenta para ajudar nesse processo? É disso que trataremos a seguir!
O primeiro passo definitivamente é estudar as características do público que acessa o seu portal, ou seja, de onde são, idade, gênero e todas essas outras informações.
Depois disso, você deve buscar identificar como essas pessoas utilizam o seu site, o que pesquisam, quais os eventos que realizam e quais deixam de realizar.
Quando você soma essas informações com os registros de conversão, incluindo os aparelhos nos quais elas ocorrem, você começa a ter uma boa noção do público do seu site.
Ou seja, você identifica quais tipos de pessoas são mais propensas a realizar cada tipo de ação e quais são os seus interesses, podendo criar campanhas baseadas nessas informações.
Além disso, identificando os aparelhos que mais convertem, você tem uma ideia de quais os canais que devem ser mais eficientes na comunicação com o seu público-alvo.
Como mensurar as conversões do Facebook?
Por fim, talvez você ainda tenha algumas dúvidas sobre como se dá o processo de mensuração das conversões do Facebook, não é verdade?
Pois é isso que vamos te explicar agora!
Todas as conversões que são rastreadas pelos seus pixels ficarão disponíveis no Gerenciador de Anúncios e também no painel do Facebook Analytics.
Quanto melhor for feita a configuração de eventos em cada página do seu site, focando principalmente nos caminhos que a audiência monitorada deve realizar, mais precisos e úteis serão os dados obtidos.
Todas essas configurações podem ser realizadas por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook.
O pixel do Facebook é um código para identificação e rastreamento de ações no seu site, que pode ser extremamente útil no mapeamento do seu público.
Utilizando da forma correta, você pode ter acesso a uma vasta gama de dados e informações sobre quem acessa o seu site, o que permitirá traçar estratégias muito mais eficientes para melhorar a sua conversão.
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