Pesquisa revela que frete alto, site duvidoso e poucas informações desencorajam as compras online

Estudo da Hedgehog Digital aponta os principais motivos para desistência de compras online no Brasil, afetando as estratégias e o desempenho de um e-commerce. 
pesquisa State of Search Brasil 5

Principais tópicos

No processo de compra de um e-commerce, existem inúmeras etapas. Desde o impacto de uma propaganda até a finalização no carrinho de compras, o comprador se depara com diversos fatores que podem impactar em sua decisão.

A pesquisa State of Search Brasil 5, realizada anualmente pela Hedgehog Digital, analisou o comportamento de busca e os interesses de compra da população brasileira. 

Principais dados revelados na pesquisa

O levantamento mostrou que os cinco principais fatores que desmotivam os consumidores a finalizar uma compra são:

  1. Site parecer duvidoso (70%);
  2. Frete caro (69%);
  3. Falta de informações sobre o produto (57%);
  4. Não ter comentários de outros usuários (49%);
  5. Não ter informações sobre a empresa (47%).

O estudo contou com mais de 4 mil respondentes de todas as regiões do Brasil, abrangendo diferentes gêneros e classes sociais.


                                Fonte: State of Search Brasil 5, Hedgehog Digital

Para Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital, agência de SEO, esses dados têm um impacto significativo sobre o sucesso de e-commerces.

“Se o seu site não transmite confiança, não oferece conteúdo relevante sobre sua loja e produtos, e a experiência de navegação é ruim, você pode estar perdendo clientes”, diz Felipe.

UX e SEO são estratégias para aumentar suas vendas

Grande parte das respostas dos usuários sobre os motivos que levam à desistência da compra está diretamente relacionada à aparência e navegação de um site. 

Investir em UX (User Experience) e SEO (Search Engine Optimization) são estratégias necessárias para quem possui um e-commerce. Ações de UX ajudarão a deixar o seu site mais intuitivo e agradável, passando confiança para o usuário. 

Além disso, técnicas de SEO ajudam o site a alcançar um carregamento rápido e trabalhar com um conteúdo completamente otimizado.

Uma boa prática de SEO envolve otimizar o tamanho das imagens, melhorar o código e utilizar servidores de alta performance, o que contribui para reduzir o tempo de carregamento.

Esse é um fator que precisa de atenção, já que, segundo a pesquisa, 30% dos consumidores abandonam sites que demoram muito para carregar.

Estratégias para frete em e-commerce 

No e-commerce, uma estratégia eficiente de frete é fundamental para melhorar a experiência do cliente e aumentar as taxas de conversão. 

Oferecer opções variadas, como frete econômico, expresso ou frete grátis em compras acima de um valor mínimo, pode influenciar positivamente a decisão de compra.

💡 Leia mais: Tipos de frete: confira as melhores formas de envio para seu negócio


Quando mencionamos sobre frete, é interessante que não só o valor seja colocado como análise.

O comprador que aceita o preço do frete proposto aguarda uma entrega rápida e segura, com seus novos itens totalmente intactos. 

Por isso, forneça qualidade no transporte, avaliando as melhores opções de entrega do mercado. 

Em caso de qualquer atraso ou recebimento incorreto do produto, o grande diferencial de uma loja virtual é o atendimento, principalmente em casos de demandas negativas. 

A resolução rápida de situações indesejadas na entrega contribui para a fidelização, já que um cliente satisfeito com o serviço de entrega tem maior probabilidade de realizar novas compras no futuro.

Plataforma de e-commerce como aliada

Escolher uma plataforma de e-commerce que possua uma boa infraestrutura e usabilidade te ajudará a atrair e reter clientes. 

A plataforma deve contar com funcionalidades que permitam a personalização do seu site, a integração com outras ferramentas e também espaços para sua otimização SEO.

Um site que passa confiança e é fácil de navegar ajuda a conquistar o consumidor e impulsionar as vendas, reduzindo a taxa de abandono do carrinho e aumentando a taxa de conversão.

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Confira a pesquisa e entenda o comportamento de busca dos brasileiros

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 Decifrando a experiência do usuário: um guia sobre UX;
 Como recuperar carrinho abandonado no e-commerce.

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