No processo de compra de um e-commerce, existem inúmeras etapas. Desde o impacto de uma propaganda até a finalização no carrinho de compras, o comprador se depara com diversos fatores que podem impactar em sua decisão.
A pesquisa State of Search Brasil 5, realizada anualmente pela Hedgehog Digital, analisou o comportamento de busca e os interesses de compra da população brasileira.
Principais dados revelados na pesquisa
O levantamento mostrou que os cinco principais fatores que desmotivam os consumidores a finalizar uma compra são:
- Site parecer duvidoso (70%);
- Frete caro (69%);
- Falta de informações sobre o produto (57%);
- Não ter comentários de outros usuários (49%);
- Não ter informações sobre a empresa (47%).
O estudo contou com mais de 4 mil respondentes de todas as regiões do Brasil, abrangendo diferentes gêneros e classes sociais.
Fonte: State of Search Brasil 5, Hedgehog Digital
Para Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital, agência de SEO, esses dados têm um impacto significativo sobre o sucesso de e-commerces.
“Se o seu site não transmite confiança, não oferece conteúdo relevante sobre sua loja e produtos, e a experiência de navegação é ruim, você pode estar perdendo clientes”, diz Felipe.
UX e SEO são estratégias para aumentar suas vendas
Grande parte das respostas dos usuários sobre os motivos que levam à desistência da compra está diretamente relacionada à aparência e navegação de um site.
Investir em UX (User Experience) e SEO (Search Engine Optimization) são estratégias necessárias para quem possui um e-commerce. Ações de UX ajudarão a deixar o seu site mais intuitivo e agradável, passando confiança para o usuário.
Além disso, técnicas de SEO ajudam o site a alcançar um carregamento rápido e trabalhar com um conteúdo completamente otimizado.
Uma boa prática de SEO envolve otimizar o tamanho das imagens, melhorar o código e utilizar servidores de alta performance, o que contribui para reduzir o tempo de carregamento.
Esse é um fator que precisa de atenção, já que, segundo a pesquisa, 30% dos consumidores abandonam sites que demoram muito para carregar.
Estratégias para frete em e-commerce
No e-commerce, uma estratégia eficiente de frete é fundamental para melhorar a experiência do cliente e aumentar as taxas de conversão.
Oferecer opções variadas, como frete econômico, expresso ou frete grátis em compras acima de um valor mínimo, pode influenciar positivamente a decisão de compra.
💡 Leia mais: Tipos de frete: confira as melhores formas de envio para seu negócio
Quando mencionamos sobre frete, é interessante que não só o valor seja colocado como análise.
O comprador que aceita o preço do frete proposto aguarda uma entrega rápida e segura, com seus novos itens totalmente intactos.
Por isso, forneça qualidade no transporte, avaliando as melhores opções de entrega do mercado.
Em caso de qualquer atraso ou recebimento incorreto do produto, o grande diferencial de uma loja virtual é o atendimento, principalmente em casos de demandas negativas.
A resolução rápida de situações indesejadas na entrega contribui para a fidelização, já que um cliente satisfeito com o serviço de entrega tem maior probabilidade de realizar novas compras no futuro.
Plataforma de e-commerce como aliada
Escolher uma plataforma de e-commerce que possua uma boa infraestrutura e usabilidade te ajudará a atrair e reter clientes.
A plataforma deve contar com funcionalidades que permitam a personalização do seu site, a integração com outras ferramentas e também espaços para sua otimização SEO.
Um site que passa confiança e é fácil de navegar ajuda a conquistar o consumidor e impulsionar as vendas, reduzindo a taxa de abandono do carrinho e aumentando a taxa de conversão.
Conheça a Tray e crie sua loja virtual com uma plataforma que permite a integração com diversos marketplaces do mercado, além de oferecer diversos recursos para a criação do seu site.
Confira a pesquisa e entenda o comportamento de busca dos brasileiros
Conteúdos que podem te interessar:
➞ Site responsivo: O que é, importância e como criar o seu de um jeito simples;
➞ Decifrando a experiência do usuário: um guia sobre UX;
➞ Como recuperar carrinho abandonado no e-commerce.