Certamente, em algum momento da vida todo mundo já pensou, em abrir um negócio para chamar de seu.
E há quem diga por aí, que todos nós temos uma veia empreendedora e somos capazes de iniciar uma empresa própria, desde que tenhamos a vontade certa para isso.
Mas será que é verdade? A resposta é: depende.
Apesar do empreendedorismo no Brasil estar em alta e o mercado de lojas online não parar de crescer, é impossível dizer que empreender é uma realidade para todos.
A edição 2022 do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Anegepe, detectou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo.
Seja porque já tem um negócio, está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo para ajudar você a entender sobre o perfil do empreendedor brasileiro.
O que é ser um empreendedor?
Ser empreendedor é mais do que simplesmente começar um novo negócio.
É algo que envolve, também, a capacidade e a disposição de iniciar, desenvolver e gerenciar projetos e pessoas, fazendo com que uma marca obtenha o sucesso e expanda suas vendas e ganhos ao longo do tempo.
Ser empreendedor significa assumir riscos calculados, identificar oportunidades de mercado, mobilizar recursos e tomar decisões estratégicas para transformar uma ideia em realidade.
Ou seja: é mais do que uma receita de bolo ou a assinatura de alguns contratos.
É um estilo de vida e um perfil que deve ser constantemente desenhado e desenvolvido.
Qual o perfil do empreendedor brasileiro?
O perfil do empreendedor brasileiro pode variar amplamente devido às diferentes circunstâncias econômicas, culturais e sociais do país.
No entanto, podemos dizer que o empreendedor é um indivíduo cheio de criatividade, jogo de cintura e pronto para lidar com qualquer tipo de adversidade, tal qual o nosso povo!
Para o meio digital, isso também é muito importante.
Afinal, estamos competindo não só com as empresas nacionais, mas também com estabelecimentos, serviços e até marketplaces de outras partes do mundo.
Assim, saber mostrar o valor, desenvolver competências e trazer serviços e produtos de altíssima qualidade são desafios constantes para o empreendedor brasileiro.
Mas que podem ser “tirados de letra” com uma boa dose de resiliência e persistência.
Quais as principais competências necessárias ao empreendedor brasileiro?
Agora, é hora de você entender quais são as habilidades e características que fazem parte do perfil do empreendedor no Brasil.
E fique de olho: embora o nosso foco seja nos negócios virtuais, essas dicas são válidas para qualquer tipo de empreendedorismo.
Vamos lá!
Gostar de desafios
O gosto por desafios é uma competência vital para o empreendedor brasileiro.
Encarar obstáculos como oportunidades de crescimento e estar disposto a enfrentar situações complexas demonstra a disposição de se superar e encontrar soluções inovadoras.
É possível dizer que uma das competências de um bom empreendedor é investir no bom e velho “tentativa e erro”, sabendo extrair lições dos equívocos e aplicando tais conhecimentos em uma nova fase do processo.
Ser resiliente
Já que começamos a falar sobre tentativa e erro, vamos aproveitar a deixa para abordar um outro importante aspecto do perfil do empreendedor: a resiliência.
Para ser bem-sucedido no meio digital, o empreendedor precisa ser capaz de enfrentar adversidades e lidar com contratempos sem desanimar.
Mas atenção: isso não significa ser teimoso e insistir em ações ou estratégias equivocadas, ok?
Na verdade, significa usar as dificuldades para gerar oportunidades de crescimento e aprendizagem.
Busque o equilíbrio e saiba dosar tais características.
Não ter medo de assumir riscos
A habilidade de não temer assumir riscos é crucial para os empreendedores brasileiros.
O ambiente empresarial está repleto de incertezas, e os empreendedores que conseguem avaliar e assumir riscos calculados têm mais chances de identificar oportunidades valiosas.
E isso tem tudo a ver com as questões de desafio e resiliência, sobre as quais falamos acima.
Assim, é possível relacionar todas as competências.
Ser criativo, visionário e criador de soluções
Ainda falando sobre desafios, é impossível impedi-los de cruzar nosso caminho.
E o perfil do empreendedor envolve saber lidar com tudo isso com o devido jogo de cintura, a fim de não prejudicar o negócio e, ainda, fazê-lo crescer diante das situações.
Assim, a criatividade e a capacidade de ser visionário são competências essenciais para os empreendedores brasileiros.
Encontrar maneiras inovadoras de abordar desafios, antecipar tendências e criar soluções únicas. Quando a vida trouxer limões… faça uma limonada!
Alto senso de oportunidade
Ter um alto senso de oportunidade é uma competência valiosa para empreendedores brasileiros.
A capacidade de identificar lacunas no mercado, antecipar demandas dos clientes e tirar proveito de tendências emergentes é fundamental para o sucesso dos negócios.
E embora isso seja algo que está praticamente em nosso DNA, segue sendo fundamental desenvolver o olhar analítico e o “faro” para oportunidades que surgem, muitas vezes, uma única vez em nossas vidas.
Assim, estar de olho nas tendências mundiais é imprescindível.
Responsabilidade em todas as situações
Por fim, o perfil do empreendedor também envolve ser responsável.
Essa é uma competência fundamental para quem busca o lugar ao sol ao desenvolver um projeto, marca ou empresa própria.
Assumir a responsabilidade pelas decisões, ações e resultados do negócio demonstra maturidade e confiança na condução do empreendimento, contribuindo para a construção de uma imagem sólida no mercado.
Quais as competências de um bom empreendedor?
Dito isso, continue a leitura para entender, também, quais são outras competências gerais que fazem parte do perfil de bons empreendedores em qualquer lugar do mundo, nicho e situação.
Organização
Um bom empreendedor possui habilidades organizacionais sólidas.
Ser capaz de planejar, priorizar tarefas, gerenciar recursos e manter processos eficientes contribui para a operação suave e o crescimento do negócio.
Lembrando que essa é uma competência que pode ser aprendida.
Obtenha ajuda para desenvolvê-la, pois é um ponto essencial do perfil do empreendedor em absolutamente qualquer tipo de empresa.
Metas, objetivos e prazos definidos
O empreendedor de sucesso estabelece metas e objetivos claros para si mesmo e para o negócio.
Definir metas mensuráveis e prazos realistas ajuda a orientar a tomada de decisões, concentrar esforços e medir o progresso ao longo do tempo.
Sendo assim, conte não apenas com as suas próprias habilidades, mas também com o apoio de uma equipe devidamente preparada e que saiba ler métricas, desenvolver estratégias e possa guiá-lo rumo ao sucesso.
Não se esqueça de que nenhum homem é uma ilha, tudo bem?
Foco na solução de problemas
Problemas fazem parte do dia a dia de qualquer tipo de empreendedor e saber lidar com eles sem perder a compostura é algo essencial para o sucesso das empresas, especialmente quando estão começando.
Sendo assim, um bom empreendedor tem uma mentalidade orientada para a solução.
Em vez de ficar preso aos problemas, eles procuram identificar maneiras de superá-los e encontrar soluções criativas que agreguem valor ao negócio.
Visão inovadora
Pensar “fora da caixinha” também é algo que deve ser trabalhado pelos futuros empreendedores.
Afinal, não se esqueça: há muitas pessoas por aí focadas no senso comum e que são boas nisso.
Ir além é o que vai trazer destaque para sua marca e fazê-la crescer.
Estar antenado com as inovações tecnológicas é sim uma característica essencial para o perfil do empreendedor.
Contudo, também é preciso encarar os demais aspectos do seu negócio com os olhos voltados para novas tendências!
Persistência
A persistência é uma característica essencial de um empreendedor bem-sucedido.
Enfrentar desafios, rejeições e momentos difíceis com determinação e perseverança é fundamental para superar obstáculos e alcançar os objetivos de longo prazo.
Tenha em mente que no início não vai ser fácil, mas é necessário persistir, estudar e aprender soluções.
Assim, pouco a pouco, você desenvolverá não só experiência, mas também uma marca sólida e respeitada pela clientela.
Ser flexível
A capacidade de ser flexível e adaptar-se às mudanças é uma competência importante para empreendedores.
O mercado e as circunstâncias podem evoluir rapidamente, e aqueles que são flexíveis conseguem ajustar suas estratégias e abordagens conforme necessário.
Por isso, não se esqueça: saber dar dois passos para trás para dar um para a frente é algo natural. Nem sempre venceremos todas as batalhas, mas a guerra continua.
Olho no prêmio, foco e muita perseverança!
Boa liderança
Empreendedores devem ser líderes.
Quando você sonhou em montar um negócio próprio, um de seus objetivos era não ter um chefe, certo?
Portanto, agora cabe a você guiar uma equipe de profissionais rumo aos objetivos da empresa.
Para isso, opte por liderar pelo exemplo, sendo um ponto de referência para a atuação profissional e ética dos seus colaboradores.
Mantenha os canais de comunicação abertos com sua equipe de trabalho, tanto para receber e esclarecer questões quanto para dar feedbacks e fazer cobranças por resultados.
Sempre prezando por transparência e justiça.
Criatividade
A essa altura, você já está a par das novidades tecnológicas que impactam no seu negócio e está atento às tendências do mercado.
Mas você não teria um perfil empreendedor caso se contentasse apenas em seguir as modas do momento, não sendo capaz de criar suas próprias soluções inovadoras!
Saiba que, ao contrário do que muita gente pensa, a criatividade não é um dom de privilegiados.
É, na verdade, uma característica que pode ser desenvolvida e aprimorada todos os dias.
Assim, mantenha sua mente aberta para absorver novos conhecimentos e foco na imaginação!
Estar aberto para fazer networking
Lembra que dissemos, em algum momento do nosso bate-papo, que nenhum homem é uma ilha? Isso continua sendo uma verdade e algo que você não pode deixar de lado.
Desenvolver boas parcerias e ter amigos no ramo é imprescindível para quem quer desenvolver uma marca sólida e respeitada.
Por isso, construir e manter relacionamentos profissionais com outros empreendedores, clientes, fornecedores e parceiros pode levar a oportunidades de colaboração, aprendizado e crescimento do negócio.
Não se isole!
Ter uma boa dose de conhecimento tecnológico
É simplesmente impossível falar em empreendedorismo digital sem pensar nas tecnologias que fazem esse meio funcionar e se diferenciar do mercado tradicional.
Seja no varejo ou na prestação de serviços, é preciso estar atento às soluções para a divulgação da sua marca, onde entram o marketing digital e o uso de redes sociais, por exemplo.
E mesmo quando o negócio não sobrevive no digital, investir em tecnologia é muito importante.
Uma boa gestão pode ser guiada quase que completamente com o apoio de ferramentas tecnológicas.
Ajudando na rotina, reduzindo a possibilidade de erros e fazendo com que o trabalho fique focado em outras áreas do negócio.
Boa comunicação
O tópico anterior trouxe à tona a liderança, característica que exige uma boa capacidade de comunicação com os liderados.
Mas, na prática, a interação interpessoal deve estar presente na vida do empreendedor além do escritório.
É preciso manter canais de diálogo abertos com fornecedores, ter jogo de cintura para encontrar e convencer investidores e ser capaz de interagir de maneira produtiva com a clientela.
Não ter preguiça de aprender sempre
Tudo bem que conhecer as tecnologias que podem ajudar seu negócio no presente é muito bom, mas será que assim você está preparado para as possíveis mudanças em um curto espaço de tempo?
Não se esqueça: o empreendedorismo se alimenta de inovação e o mercado digital é famoso também graças a esse aspecto!
Por isso, você deve estar disposto a sempre aprender, desenvolvendo cada vez mais novas capacidades e habilidades.
Os estudos nunca param para quem empreende!
Gostou de saber mais sobre o perfil empreendedor?
Tenha em mente que caso você não tenha essas habilidades, é perfeitamente possível desenvolvê-las antes de dar esse novo passo.
Assim, os seus resultados serão muito melhores!
Agora que você já tem todas essas informações, aproveite para aprender a divulgar a sua loja virtual da maneira correta!
Afinal, a propaganda segue sendo parte da alma do negócio.
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