O e-commerce já é uma realidade no Brasil, devido às vantagens que traz ao empreendedor, já que empreender na internet é mais barato que iniciar uma loja física.
Provavelmente você deve se perguntar: “Quão difícil é abrir um e-commerce?” ou talvez ,“o que eu preciso fazer para ter um e-commerce de sucesso?”.
Pois bem, vamos abordar o conceito de “fácil” e “simples”, que parece o mesmo, mas não é.
- Simples – aquilo que não é complicado.
- Fácil – aquilo que se faz com pouco esforço.
Pensando nesses dois conceitos, podemos afirmar agora: montar um e-commerce é simples, apesar de não ser fácil.
Exige bastante dedicação e trabalho para que seu e-commerce prospere, porém o processo em si é simples e pensando nisso, separamos 8 passos para você ter sucesso na sua loja virtual:
1. Defina seu nicho
Abrir uma loja que vende de tudo um pouco.
À primeira vista, pode parecer um bom negócio, mas sejamos sinceros: se você precisa de um tênis, você vai em uma loja diversificada ou numa loja de calçados?
Numa loja de calçados, obviamente!
Na internet, quando você tem seu nicho definido, fica muito mais fácil segmentar seu público, ou seja, saber quem é o seu cliente, onde ele está e o porquê ele vai comprar de você.
💡 Leia mais: Como definir o nicho perfeito para o seu negócio]
2. Planeje suas ações
Como tudo na vida, um passo importante não pode ser feito sem um bom planejamento.
Você com certeza não compra uma casa por impulso, certo?
Para ter sucesso no e-commerce, você precisa colocar sua ideia no papel, pensar em todas as etapas como: você vai fabricar seu produto ou terá fornecedores? Vai vender em marketplace? vai trabalhar com Dropshipping?
Outras perguntas que você deve fazer é:
Você tem condições de manter um estoque?
Tem capital de giro suficiente para fazer o negócio caminhar no começo?
Além de muitos outros detalhes.
Portanto, sempre planeje muito bem seus passos para evitar riscos desnecessários.
💡 Leia mais: Como fazer um planejamento operacional para seu negócio
3. Escolha a plataforma de e-commerce
A plataforma de e-commerce é como o coração do seu negócio virtual.
É esse ambiente que operacionaliza o negócio e onde acontece a relação comercial com os seus clientes. Portanto, escolher uma plataforma que atenda suas necessidades é determinante para o sucesso das vendas.
A plataforma Tray conta com inúmeros recursos nativos, integrações com os maiores marketplaces, possibilidade de trabalhar por dropshipping nacional e internacioal.
Além de ferramentas de desconto progressivo, programa de fidelidade, recuperação de carrinho, personalização de fluxo de pedidos e muito mais.
Dessa forma, você não precisa contratar outros diversos serviços para executar as tarefas do seu e-commerce.
🎥 quer saber como funciona a Tray? Assista:
4. Trabalhe a imagem do seu produto
Não tenha medo em investir em uma boa captação de fotografias dos seus produtos.
Segundo algumas pesquisas, as pessoas levam aproximadamente 0,2 segundos (isso mesmo, um quinto de segundo!) para julgar imagens na internet e decidir se ficam ou não naquela página.
Então uma boa foto de produto vai ajudar seu negócio.
Além disso, você consegue descrever tecnicamente o seu produto?
Pois, ter uma boa descrição ajuda nos sistemas de busca e melhora o tráfego para sua loja virtual.
💡 Leia mais: Como tirar fotos para loja virtual? Dicas infalíveis
5. Defina as formas de pagamento
Hoje existem inúmeras formas de pagamento que você pode oferecer ao seu cliente, então você deve estudar e definir quais são mais vantajosas para você empreendedor digital.
Sempre analise as taxas quando o pagamento for no cartão (à vista, parcelado, débito, crédito), se você vai aceitar pagamento por boleto, se você mesmo vai gerar os links de pagamento ou vai contratar uma empresa para cuidar disso para você.
Sempre analise e chegue a um ponto de equilíbrio que seja vantajoso para você e para o seu cliente também.
💡 Leia mais: Como gerar boletos no seu e-commerce
6. Determine como serão realizadas as entregas da sua loja
Qual vai ser o tipo de entrega utilizado? Correios? Transportadoras? Aplicativos de entrega?
Saber disso ajuda a estimar o quanto custa para seu produto chegar às mãos do cliente.
Sabendo disso você pode até definir um valor de compra mínimo para isentar o cliente do frete, o que é uma prática muito eficiente de marketing para fazer seu cliente comprar mais na sua loja.
💡 Leia mais: Correios ou transportadora: qual a melhor opção?
7. Invista em marketing
O marketing digital é uma das melhores erramentas de divulgação do seu negócio e trabalhar com as ferramentas certas vai te fazer vender mais.
Se você quer ter um tráfego mais intenso na sua loja, você precisa investir em publicidade, redes sociais, impulsionamento, links patrocinados etc.
E como citado anteriormente, existe uma gama muito grande de ferramentas que você pode utilizar para gerar tráfego pago à sua loja.
Definir qual utilizar, vai depender muito do seu produto e do seu público-alvo, mas uma coisa é certa: sempre será necessário separar um valor do seu faturamento para investir em marketing.
8. Se interesse pelo cliente
Essa é uma das dicas de maior relevância. Já foi comprovado que o principal motivo de alguém não retornar a um estabelecimento é o mau atendimento.
E isso se aplica a lojas virtuais também.
Para evitar feedbacks negativos, se interesse pelo seu cliente e o atenda como você gostaria de ser atendido.
Além disso, sempre que possível, faça um pós-venda de qualidade para que o cliente nunca se esqueça que você e sua loja realmente se importam com ele.
💡 Leia mais: Como fidelizar o cliente através do pós-venda
Não perca a oportunidade de fidelizar clientes!
Gostou das dicas? Como aboramos no ínicio do texto, montar um e-commerce exige dedicação e esforço, mas contando com as ferramentas certas a jornada fica mais fácil e muito mais assertiva.
Planeje sua loja virtual e conte com a Escola de e-commerce para te ajudar a ter sucesso nas vendas.
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