Passo a passo: saiba como ganhar dinheiro no Facebook

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Uma das ferramentas de relacionamento mais importantes da atualidade: sim, estamos falando do Facebook! E o mais interessante é que, além de um mecanismo interação social, a rede se tornou uma plataforma comercial com grande poder de impactar pessoas. Para se adaptar melhor às mudanças de consumo, é fundamental que sua empresa entenda como ganhar dinheiro no Facebook.

Criado em 2004 por Mark Zuckerberg, o Facebook já mobiliza mais de 1,9 bilhão de pessoas ao redor do mundo. Justamente por isso, pode ser considerado o canal de relacionamento mais importante da atualidade. Mas Zuckerberg não parou por aí.

Acompanhando as transformações sociais e comportamentais do público, a plataforma também passou a disponibilizar diferentes mecanismos voltados para a gestão e a comunicação de marcas. Assim, além de mecanismo de interação social, a rede se tornou uma plataforma comercial com grande poder de impacto.

Nesse contexto, para melhor se adaptar às mudanças de consumo, sua empresa precisa entender como ganhar dinheiro no Facebook. Sabia que, hoje, além de interagir com amigos e clientes, é possível criar lojas virtuais totalmente integradas à rede social? Lembrando que as pessoas buscam cada vez mais praticidade no momento da compra, aí está uma forma revolucionária de combinar interação, comunicação e consumo em um só lugar!

Pronto para transformar o Facebook da sua empresa em uma poderosa plataforma de vendas? Então acompanhe o passo a passo a seguir!

Crie uma fanpage

Criar uma fanpage é o primeiro passo para quem deseja usar a rede social para vender. Para isso, acesse a home do Facebook e escolha a opção criar uma página para uma celebridade, banda ou empresa. Lá, você encontrará um campo específico para criar o perfil do seu negócio.

Na sequência, escolha uma das opções de segmento e outras subcategorias a fim de enquadrar seu empreendimento adequadamente. Depois, basta fazer o login em sua conta pessoal e finalizar o cadastro. Prontinho, sua fanpage está criada!

Agora é preciso pensar na experiência do usuário. Para tanto, alguns pontos são fundamentais, como padrão de imagens (sejam de perfil, capa ou de conteúdo), linguagem usada para dialogar com o consumidor, frequência de atualização e interação na página. Acredite: focar nesses pontos já ajuda a criar um bom fluxo de acesso orgânico em sua fanpage.

Anuncie seus produtos no Facebook

O gerenciador de anúncios do Facebook é uma das ferramentas mais poderosas do mercado, com ele você consegue de maneira simples criar anúncios altamente seguimentos, além disso o Facebook automaticamente ajusta seu anúncio baseado na sua meta, por exemplo se sua meta é vender um produto o Facebook automaticamente tenta mostrar seu anúncio para pessoas que estão mais propensas a comprar.

Escolha as formas de pagamento

Cartão de crédito, boleto bancário, transferência e muito mais: hoje em dia, o mercado oferece uma infinidade de formatos que permitem ampliar o acesso às compras online. Mas atenção: é preciso entender qual modelo é mais viável para o giro da sua empresa!

Se você já tem um e-commerce e sua página no Facebook será apenas uma ponte para as vendas, é possível usar os modelos de pagamento oferecidos em sua loja. No entanto, se você pretende ter uma operação totalmente independente e criar uma loja virtual apenas na sua fanpage, o Facebook oferece parcerias com algumas empresas.

Pense na comunicação da loja

Empreender no comércio virtual parece ser um território bem seguro e simples de gerenciar, não é verdade? Mas não se engane, pois esse formato de interação exige que as empresas estejam muito atentas à forma de diálogo com o consumidor. Como o Facebook permite um contato direto entre marca e cliente, é importante que alguns pontos sejam levados em conta. Veja!

Linguagem

Crie um padrão para sua marca se comunicar com o consumidor, entendendo que esse modelo deve englobar tanto aspectos visuais como textuais. É preciso imprimir linearidade ao discurso da empresa.

Assiduidade

Com a mudança nos hábitos de consumo, os clientes adquiriram o costume de buscar referências sobre qualquer marca em ferramentas como Facebook, Google ou Instagram. Por isso, é muito importante manter as redes sociais sempre atualizadas com novidades sobre a empresa, seu mercado de atuação e até sobre as tendências do segmento.

Inovação

Consolidado como uma plataforma comercial, o Facebook vem aprimorando o modelo de diálogo entre marca e consumidor. Aproveite as ferramentas que ele oferece! Explore o poder das stories, aqueles pequenos vídeos que ficam disponíveis por 24 horas, bem como a opção de customização da fanpage e demais recursos para melhorar a interação com a audiência.

Anuncie para ampliar a visibilidade

As ferramentas de anúncio do Facebook são grandes aliadas das empresas que desejam aumentar o alcance de seus produtos. O site dispõe de formatos distintos que permitem impulsionar postagens mesmo com orçamentos pequenos, a partir de 1 real por dia!

Para começar a anunciar via Facebook, você precisará criar uma conta para a empresa no gerenciador de anúncios, incluindo forma de pagamento e budget disponível para investimento. Após esse primeiro passo, será possível criar campanhas divulgando a loja em si, seus produtos, suas promoções e até mesmo seu site.

E atenção: uma das grandes vantagens do Facebook Ads está na possibilidade de acompanhar o desempenho das campanhas. Ao reunir estatísticas sobre o comportamento do seu público-alvo, fica mais fácil desenvolver projetos realmente direcionados, praticamente certeiros. Além disso, é possível replicar seus anúncios no Instagram, aumentando assim sua rede de relacionamento.

Como vimos, as redes sociais se integram cada vez mais à vida das pessoas, o que faz com que o comércio virtual tenha que se adaptar a esses novos modelos. Hoje, ter uma loja online não só é um desejo viável para muitas pessoas como é mais que possível ter um bom desempenho com seu comércio eletrônico. Para isso, é fundamental entender como ganhar dinheiro no Facebook.

Por fim, depois de todas essas dicas, que tal seguir nossas redes sociais para continuar conferindo as novidades que postamos sobre o universo e-commerce?

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