Com a chegada da páscoa, sempre fica aquela expectativa de como serão as vendas no varejo daquele ano.
Quais serão as preferências dos consumidores? E quais estratégias adotar para aproveitar a data da melhor forma possível?
Para responder essas perguntas, alguns levantamentos que antecedem a data, costumam prever esse comportamento — o que pode ser um norte, para conquistar vendas em datas sazonais como a Páscoa.
União do físico e digital para melhores resultados
Segundo um levantamento realizado pelo Google, o varejo necessita estar atento às novas tendências de consumo dos consumidores.
Dentre elas, a venda “casada” entre digital e física estará em alta neste ano, e na páscoa não será diferente.
A estratégia leva o nome de phygital e promete ser uma das principais dos próximos anos.
Mais brasileiros pretendem celebrar a páscoa
Em 2021, em parte por causa da pandemia, menos brasileiros celebraram a data.
Porém, para este ano, está previsto que 64% dos brasileiros aproveitem a páscoa, 13% a mais em comparação com o ano passado.
O estudo ouviu 500 pessoas no mês de março e destes, 46% pretendem fazer suas compras de chocolates e afins, em locais físicos como supermercados, atacado ou varejo.
Já para 19% a melhor alternativa é comprar através de aplicativos de entrega ou 16% por mensagem ou telefone.
O que mostra que apesar da diminuição das restrições por causa da covid-19 os brasileiros se adaptaram ao e-commerce e consideram cada vez mais consumir dessa forma.
Cerca de 16% responderam que farão suas encomendas por mensagem ou telefone.
Produtos mais buscados
O Google revela que em questão de produtos, chocolates e ovos de Páscoa são os protagonistas.
Para se ter uma ideia, dos entrevistados, 68% afirmam que têm a intenção de comprar os produtos típicos da data.
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Qual o público da data?
A pesquisa trouxe ainda, qual público que irá aproveitar o dia da Páscoa.
Segundo o Google, 51% dos entrevistados afirmam que irão presentear crianças com os doces, enquanto 18% irão comprar para adultos e 46% irão investir em consumo próprio.
Então o que você achou desses dados? A páscoa é uma boa data para o seu comércio eletrônico?
Se você ainda tem dúvidas sobre nicho de mercado e não sabe onde atuar, este material irá te ajudar a ter clareza de qual caminho seguir.
Nichos de mercado para e-commerce: como escolher o segmento para atuar?