Você precisa aumentar a taxa de conversão das suas estratégias digitais? Uma Página de Vendas pode ajudar seu negócio a persuadir visitantes e leads a fazer uma compra.
Mas, por onde começar, se você nunca fez uma Página de Vendas antes?
Neste guia, explicamos o que você precisa saber para criar uma página estratégica que realmente converta no seu e-commerce.
Vamos dar uma olhada no que toda Página de Vendas de sucesso deve ter, independentemente do produto ou serviço que ela ofereça. Confira!
O que é uma Página de Vendas?
A Página de Vendas existe para vender um produto ou serviço disponível no varejo.
Ela faz isso demonstrando claramente como um produto/serviço vai resolver um problema específico e quais são os seus benefícios.
Todas as informações ficam organizadas em uma única página.
Título, contextualização, oferta e todos os outros elementos colaboram para o objetivo final, que é a conversão do visitante ou lead em cliente.
Ao longo da página, o visitante encontra o convite para realizar a conversão.
Embora a definição de uma Página de Vendas não seja complicada, muitos elementos estão envolvidos para que ela alcance o seu objetivo.
Quais são os elementos de uma Página de Vendas?
A anatomia de uma Página de Vendas bem-sucedida possui 8 características básicas:
1. Título
O headline ou título é a primeira impressão que os visitantes têm da Página de Vendas.
Se não for atrativo, eles logo descartam a leitura do que vem em seguida.
Por outro lado, se for interessante, o título chamará a atenção até dos menos curiosos.
As principais características do título devem ser concisão, simplicidade e objetividade.
Se você não tem experiência na criação de títulos, foque nesses três aspectos e busque exemplos de páginas que vendem produtos semelhantes ao seu.
Você vai perceber que existem tipos de títulos, mas todos eles oferecem uma promessa.
Veja alguns termos e estilos que podem tornar essa promessa mais persuasiva:
- inserir uma numeração, como “10 benefícios do produto” e “3 passos”;
- estabelecer um tempo para comprar o produto, como “Experimente por 15 dias” ou “Você tem até 00h para comprar X produto”;
- Usar palavras de suspense para gerar curiosidade, como “Descubra”, “Revelações”, “Surpreenda-se”;
- usar o resultado adquirido com o produto, como “Aumente a produtividade da empresa” ou “Gerencie o relacionamento com os clientes”.
Essas são algumas palavras que podem ajudar na persuasão dos títulos, mas é apenas testando que você saberá quais opções geram os melhores resultados.
Confira também: Importância do Título do Produto Para vender no Mercado Livre.
2. Benefícios e diferenciais
Uma Página de Vendas deve apresentar as características que o cliente precisa conhecer de um produto ou serviço.
Quando você está listando as características, você não está falando apenas do produto, mas também sobre os benefícios que podem transformar a vida do cliente.
Digamos que você criou uma Página para vender um infoproduto como um curso online e quer falar sobre os materiais, o certificado, a equipe de professores e os brindes do curso.
Em vez de simplesmente listar todos esses itens, você pode descrever em poucas palavras como será a vida do cliente usando cada item.
Uma Página de Vendas também pode usar os diferenciais do produto/serviço para aumentar o desejo do cliente.
Frases como “O único curso com professores especialistas” ou “A ferramenta com o menor preço do mercado” merecem destaque na Página de Vendas.
3. Depoimentos
Os depoimentos de clientes antigos servem como uma prova social.
Eles reforçam a confiabilidade e a qualidade do produto oferecido na Página de Vendas.
Ao perceber que outras pessoas endossam os benefícios e diferenciais do produto, o cliente se sentirá mais seguro em ir adiante e fazer a compra.
Os depoimentos podem ser escritos ou em formato de vídeo. Você também pode usar notas de avaliação dadas pelos clientes.
4. Planos
A oferta da Página de Vendas pode estar associada à escolha de um dos planos.
Nesse caso, é importante não diferenciar os planos simplesmente pelo preço.
Ao nomeá-los com informações específicas, você ajuda o cliente a memorizar as opções e fazer a escolha certa.
É importante que o nome de cada plano signifique alguma coisa.
O nome deve refletir aquilo que o plano tem a oferecer para o cliente e como ele se diferencia dos demais.
Se a principal diferença entre os planos é o tempo de duração, por exemplo, faz sentido usar os nomes “mensal”, “trimestral” e “anual”.
Se não conseguir pensar em nomes mais atrativos e tiver uma oferta dividir em três planos, você pode usar a tríade: “básico”, “intermediário” e “premium”.
5. Botão de CTA
O que o potencial cliente precisa fazer para adquirir o produto?
Clicar no botão de Call-to-Action (CTA) que está em destaque na Página de Vendas.
A Chamada para Ação precisa transmitir o valor que o cliente em potencial poderá adquirir ao comprar o produto e criar um senso de urgência, mas sem soar exagerado.
Muitas Páginas de Vendas não convertem porque usam um CTA fraco ou exagerado.
O CTA precisa ser simplesmente o próximo passo do seu cliente em potencial e criar um senso de urgência que corresponda aos benefícios adquiridos com o produto.
Alguns exemplos: “Acessar o e-book agora”; “Quero comprar agora o meu ingresso”; “Assistir ao curso”, “Sim! Quero aprender a ganhar dinheiro” ou “Criar meu negócio na internet”.
Você começou falando sobre um problema e apresentou um produto como solução. O CTA é o direcionamento final.
O botão de CTA não precisa ser inserido apenas uma vez no final da Página de Vendas.
Você também pode colocar o botão em destaque uma ou duas vezes no meio da página.
6. FAQ
A seção de FAQ também é conhecida como Perguntas e Respostas.
É uma lista no final da Página de Vendas dedicada a responder dúvidas comuns sobre o produto que você está oferecendo.
O objetivo da FAQ é antecipar as perguntas que atrasariam a conversão.
Se você responde todas as dúvidas já na Página de Vendas, o cliente não precisará enviar um e-mail para você ou procurar alguma informação no site antes de clicar no CTA.
O FAQ resolve rapidamente qualquer objeção antes que elas apareçam para o visitante.
É importante que a página não deixe espaço para nenhuma dúvida sobre o produto.
Você pode colocar a seção FAQ abaixo do CTA ou logo abaixo das opções de oferta.
7. Chat ao vivo
Quer eliminar de vez qualquer dúvida na Página de Vendas?
Você tem a opção de criar um ícone no canto inferior da página para o usuário interagir em tempo real com você ou com alguém da equipe.
A interação humana real é uma ótima maneira de tirar dúvidas específicas e transmitir mais segurança para o visitante da Página de Vendas.
É possível adicionar esse chat em tempo real durante a configuração da página na ferramenta que você escolheu.
Quando o cliente usar o chat, você ou a sua equipe receberá um aviso pelo canal escolhido.
Chatbot para E-commerce: Dicas para usar a solução de forma efetiva!
8. Informações para contato
O último elemento da Página de Vendas pode ser os ícones das redes sociais da sua empresa.
Você também pode optar por colocar um e-mail para contato direito ou número de telefone.
Quais são os benefícios?
O principal benefício de uma Página de Vendas é que você converterá mais visitantes em clientes, mas há mais do que isso.
Com uma Página de Vendas bem construída, você também ganha:
Ranqueamento mais alto no Google
Uma Página de Vendas pode trabalhar estratégias de SEO para aumentar o tráfego orgânico da marca, levando a mais conversões e oportunidades de remarketing.
Aumento de receita
Mais leads cativados e conquistados pela Página de Vendas significa mais ganhos para o seu fluxo de caixa.
Aparência mais profissional
Uma Página de Vendas profissional deixará uma impressão duradoura em seus leads.
Confira também: Por que o layout personalizado é um diferencial para o e-commerce?
Mais vendas boca a boca
À medida que sua presença online profissional começa a criar confiança nos clientes, eles divulgam seu produto ou serviço para outros.
Como criar uma Página de Vendas matadora do zero?
Agora, vamos às dicas que não podem ficar de fora do processo de criação de uma Página de Vendas.
Escolha uma ferramenta de criação
Existem muitas plataformas online para a criação de loja virtual, Landing Page padrão e Páginas de Vendas.
Cada uma das plataformas oferece modelos diferentes e funcionalidades que agilizam a criação da página, tornando essa tarefa mais simples.
O guia completo e definitivo para escolher uma plataforma de e-commerce.
Use a técnica FOMO
FOMO é uma sigla para “Fear of Missing Out”, que significa medo de perder.
É uma técnica de persuasão poderosa porque as pessoas não gostam de perder ofertas.
Elas enlouquecem ao saber que não estão aproveitando algo que outras já estão.
Podemos dizer que o texto inteiro de uma Página de Vendas deve trabalhar com a FOMO, porque todas as informações da página conduzem o visitante a aproveitar uma oferta.
Ao falar sobre o produto, não use “Ao comprar o produto, você terá X, Y e Z de benefícios”.
Em vez disso, use “Se você não comprar o produto, você não terá os benefícios X, Y e Z”.
Use os depoimentos de clientes antigos para mostrar que outras estão na frente porque já estão aproveitando os benefícios X, Y e Z do produto.
O medo de perder é um forte elemento para agilizar a conversão dos visitantes.
Faça teste A/B
O desempenho de uma Página de Vendas não dependerá de uma fórmula mágica, e apenas a prática dirá o que realmente funciona para converter visitantes em clientes.
Para não restar dúvidas sobre o potencial da sua Página de Vendas, faça testes A/B.
Ele oferece a possibilidade de comparar o resultado de duas versões da mesma Página de Vendas que se diferenciam apenas por uma característica específica.
Você pode testar duas versões de uma Página de Vendas idênticas, mas em uma delas o botão de CTA é vermelho e, na outra, o botão é azul.
Pode parecer um detalhe, mas isso faz a diferença na taxa de conversão.
Após um tempo, você pode comparar os resultados e manter ativa apenas a versão que converteu um maior número de clientes.
É possível testar formatos, imagens, cores, palavras e todos os outros elementos cruciais da sua Página de Vendas.
Existem plataformas específicas para você fazer testes A/B.
Nelas, você pode ativar as duas versões do material e fazer com que cada uma alcance um público diferente. Ao final, você terá os resultados em mãos.
Quais erros evitar?
Agora que você já sabe tudo (ou quase tudo) sobre Página de Vendas, vejamos o que você não deve fazer ao montar uma.
Desorganizar visualmente a Página de Vendas
O poder de conversão também depende da organização visual da Página de Vendas.
Um design limpo, sem anúncios e com um espaçamento grande entre as informações são aspectos que deixam a Página visualmente agradável para os visitantes.
Usar a voz passiva
É preferível que a mensagem da Página de Vendas seja clara e fácil de ser entendida na primeira leitura, o que pode não acontecer quando você usa a voz passiva.
Essa é uma construção sintática que deixa o texto mais distante do leitor e, por consequência, mais difícil de ser compreendido.
A voz passiva acontece quando o sujeito gramatical da frase é o paciente de uma ação praticada por um agente.
Por exemplo, “A ferramenta pode ser usada pela sua equipe para aumentar a produtividade da empresa”. O sujeito que sofre a ação é a palavra “ferramenta”.
Experimente colocar a frase na voz ativa: “A sua equipe pode usar a ferramenta para aumentar a produtividade da empresa”.
O sujeito passa a ser o agente que realiza a ação na voz ativa. No exemplo acima, o sujeito da frase é “equipe”.
Na Página de Vendas, sempre prefira usar a voz ativa para construir frases diretas e simples.
Use uma falsa escassez na oferta
Muitas Páginas de Vendas tentam enganar os visitantes ao dizer que está oferecendo um produto ou serviço limitado, quando na verdade não está.
Enganar os visitantes definitivamente não é uma maneira de fazer negócios.
Se você oferece um curso com vagas limitadas, mostre essa informação. Caso não, evite dizer que a oferta é limitada.
É isso, chegamos ao final! As dicas que separamos neste guia não pretendem ser exaustivas.
O nosso foco é fornecer a estrutura básica para você criar uma Página de Vendas persuasiva. Agora, o mais importante é colocá-las em prática e ver como funcionam no seu negócio.
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