Como otimizar a vitrine da loja virtual para a Black Friday? Dicas para destacar a sua loja!

Como otimizar a vitrine da loja virtual para a Black Friday

Principais tópicos

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do varejo brasileiro.

Milhares de pedidos são realizados todos os anos, e muitas vezes, o dia é o melhor período de vendas para muitos empreendedores, especialmente os que estão começando. 

Se esse for o seu caso, saiba que é normal ter algumas dúvidas na hora de vender na data. 

Uma delas seria de como otimizar a vitrine da loja para a Black Friday. 

Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a cessar essas dúvidas e o melhor — te dar dicas para que a Black Friday deste ano, seja a melhor da sua vida! Vamos lá? 

Quando será a Black Friday 2024?

Em 2024, a Black Friday será no dia 29 de novembro.

Sua origem ocorreu nos Estados Unidos e por lá o evento é um dia após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), que ocorre tradicionalmente na 4ª quinta-feira de novembro.

A data logo se popularizou no mundo e chegou no Brasil em 2010 e desde então vem sendo um sucesso anual.

Importância da vitrine para as lojas

Agora, vamos falar sobre as vitrines das lojas, seja física ou virtual, elas possuem um papel essencial nas vendas. 

Entenda os motivos pelo qual é muito importante investir tempo e dinheiro na sua vitrine. 

Loja Física

Promove a Primeira Impressão e Atração de Clientes

Não tem jeito, a vitrine é o primeiro ponto de contato entre o cliente e uma loja.

E uma vitrine bem elaborada pode despertar a curiosidade dos clientes e atrair a atenção deles para que visitem o interior da loja.

Estudos recentes mostram que 75% das decisões de compra são influenciadas pela vitrine.

Ou seja, não subestime a maior vendedora da sua loja!

Invista seu tempo em estratégias poderosas que chamem a atenção dos seus possíveis clientes.

Comunica a Identidade da Marca

A vitrine também é uma grande oportunidade de comunicar a identidade da marca para o mundo.

Através dela, é possível investir em cores, logos e outros elementos que ajudem a identificar aquela marca.

Exposição de ofertas 

As vitrines constantemente são usadas para destacar ofertas, sejam elas de datas especiais como Black Friday ou promoções relâmpagos ao longo do ano.

A estratégia de expor preços na vitrine é importante porque além de chamar a atenção de quem passa perto da loja, também existe a possibilidade do cliente realizar compras por impulso.

Exposição de novidades e lançamentos

Outro ponto crucial das vitrines é a exposição de novidades do mercado ou lançamentos de novas coleções.

Colocar algo novo na vitrine sempre chama a atenção e ajuda a otimizar as vendas.

Responsável por transmiter experiência e emoção

Por último mas não menos importante, temos a vitrine como uma aliada na hora de transmitir um misto de sentimentos no consumidor.

Alegria, emoção, entusiasmo dentre outros, são apenas alguns exemplos que podem ser explorados em uma vitrine.

Loja Virtual

Atração de novos compradores

Assim como nas lojas físicas, uma vitrine tem a intenção de atrair novos comprados.

Certifique-se que a sua vitrine online tenha fotos marcantes e detalhistas dos produtos, já que o cliente não pode vê-los pessoalmente.

Exposição de produtos e promoções

Toda vitrine tem a missão de expor produtos e promoções da melhor forma possível, e isso também acontece no virtual.

Destaque o que for novidade e também ofertas, especialmente em datas sazonais como a Black Friday, por exemplo.

Promove uma melhor experiência de compra

Sabemos que é desafiador vender pela internet. Afinal, é preciso oferecer uma experiência de compra completa mesmo sem atender o cliente pessoalmente.

Mas a pergunta é: como fazer isso?

Ofereça um site personalizado e responsivo, checkout transparente e um atendimento ao cliente impecável caso ele precise.

Apresenta a marca ao visitante

Um vitrine bem elaborada, pode ser usada como uma forma de apresentar uma marca ao mundo.

Assim como na vitrine de lojas físicas, coloque elementos na sua vitrine virtual para que todos saibam que aqueles produtos pertencem à sua marca.

Reduz a taxa de rejeição

Uma bela vitrine virtual, pode reduzir a taxa de rejeição da sua loja.

Afinal, os produtos quando expostos de uma forma confiável, pode ajudar a mostrar ao cliente que sua loja é de confiança.

Imagine entrar em um site bagunçado, sem informações e com fotos de qualidade duvidosas, você teria coragem de realizar uma compra nela?

É sempre esse questionamento que precisamos ter. Entender qual impressão nossa loja está passando.

Melhora o ticket médio

Uma vitrine virtual bem feita, também pode ser responsável por aumentar o valor de uma compra.

Ter produtos sugeridos em uma página, ajuda o cliente a comprar itens complementares e isso aumenta o ticket médio da empresa.

Como otimizar a vitrine da loja virtual para a Black Friday

Agora que você já entendeu a importância da vitrine para uma loja virtual, veja as melhores dicas para otimizar a sua vitrine no período de Black Friday e vender ainda mais.

Use o recurso de vitrine inteligente

Durante os dias da Black Friday deixe todas as vitrines inteligentes funcionando, para aumentar a possibilidades do consumidor encontrar o que ele procura.

Altere o título das vitrines

O título das vitrines pode ser alterado, para uma linguagem parecida com a utilizada pela loja virtual ou para datas especiais.

Um exemplo prático é se a vitrine em dias comuns possui o nome de “lançamentos”, por exemplo, pode ser alterada para “lançamentos da Black” durante os dias do evento.

Escolha as posições da vitrine

O lojista pode escolher qual posição as vitrines vão ser inseridas, as opções de páginas são: home, página de produto, busca sem resultado, carrinho de compras, fechamento do pedido e 404 página de erro.

Coloque as vitrines mais acessadas na home

Para chamar mais atenção do consumidor é interessante posicionar algumas das vitrines mais acessadas na home como por exemplo, “produtos similares”; “recomendado para você”; “o que os outros estão comprando”; “mais vendidos em (categoria)” e “isso combina com”.

Use o sistema de recomendação para otimizar as vendas

No momento que a loja começa a utilizar o sistema de recomendação, todas as vitrines são ativadas automaticamente, mas cada uma pode ser ligada ou desligada separado em qualquer momento que o lojista desejar.

Faça campanhas de retenção

É indicado manter ativas as campanhas de retenção.

Os pop-ups aparecem estrategicamente, incentivando que o cliente finalize uma compra, oferecendo uma promoção do produto que o consumidor já estava de olho.

Inicialmente os pop-ups estão pré configurados para aparecer na home, página de categoria, página de produto ou carrinho de compra, dependendo de qual for a retenção.

Nas campanhas de retenção o lojista tem a opção de escolher qual porcentagem de desconto vai ofertar aos consumidores e pode alterar quando quiser, o desconto é estratégico.

Faça um SEO estratégico na vitrine

É importante fazer uma pesquisa de palavras-chave mais usadas no período para que que sua vitrine esteja de acordo com o evento e use termos que os clientes usarão para pesquisar produtos.

Gostou das dicas? Temos certeza que fazendo tudo o que foi proposto aqui, você terá uma vitrine de Black Friday incrível que irá te trazer muitas vendas.

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