O período da pandemia mudou o uso de internet no Brasil e a forma de consumo. Diante dos decretos para fechamento de lojas e a necessidade de isolamento social, empresas de diversos portes precisaram rever as suas estratégias para manter o seu funcionamento e garantir a sua sobrevivência no último ano.
Nesse período, o e-commerce destacou-se entre os 100 sites mais acessado no país e, hoje, o Brasil destaca-se entre os 10 países com maior crescimento de vendas online.
Diante deste cenário de constante mudança e evolução, é preciso estar atento não apenas para as possibilidades, como, também, para os desafios no ambiente digital.
Pensando nas pequenas e médias empresas, hoje selecionei alguns pontos importantes para serem considerados no comércio online.
Atendimento personalizado
A instantaneidade do mundo digital é um desafio diário para quem trabalha com E-commerce. Se uma falha de comunicação rende diversas críticas que ficam expostas para qualquer pessoa, um atendimento personalizado e organizado não apenas pode fazer o seu negócio conquistar mais clientes, como, também, fidelizá-los.
Por isso, estabeleça uma comunicação ágil, direta e eficaz com o seu consumidor. Mesmo que ainda não tenha a solução para o problema, mostre interesse em achar uma saída que atenda às necessidades do seu cliente. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em como você gostaria de ser atendido. Com certeza essa reflexão vai melhorar seu atendimento.
Acompanhe as novidades das redes sociais
Um dos pontos cruciais é lidar com as constantes mudanças nas redes sociais. Agora não basta somente entender como funcionam os algoritmos das redes sociais, mas, pesquisar, analisar e entender quais os formatos e formatos de conteúdo que mais chamam a atenção.
Hoje temos diversas ferramentas gratuitas e de fácil manuseio para a criação de conteúdo. Com poucos recursos, mas muita criatividade é possível criar bons stories, reels, vídeos e posts para destacar o seu negócio nas redes!
Logística
Organize suas entregas e antecipe possíveis problemas que possam ocorrer no caminho, como devoluções, trocas de produtos, endereço não encontrado, entre outras adversidades.
Esteja sempre atento aos prazos e certifique-se de manter seu cliente informado sobre seus pedidos, um detalhe que faz toda a diferença se a sua empresa quer passar segurança e confiabilidade.
Plataforma responsiva
Há anos que o conceito de site responsivo virou prioridade para negócios online e com a multiconectividade de dispositivos cada vez mais modernos, não podemos deixar de reforçar que ter um site ou loja virtual responsivo é de extrema de importância.
Afinal, quantas vezes você não iniciou uma compra pelo desktop e finalizou pelo celular? Ou pelo tablet?
Para atrair esse público cada vez mais imerso nas facilidades do mundo digital, tenha em mente todas as possibilidades de dispositivos utilizados para compras e crie sua loja em cima de plataformas que seja funcional em diversas telas.
Agora que você já leu nossas dicas e sugestões para superar os desafios do comércio em âmbito digital, está na hora de colocar em prática. Monte um cronograma de acordo com cada setor (por exemplo: marketing, logística, atendimento, etc) e faça as mudanças de forma gradual.
Até a próxima!