Não há dúvidas que o ano de 2020 foi um divisor de águas para o e-commerce. Com um crescimento histórico, em anos anteriores o setor representava menos de 10% do varejo Brasileiro, por exemplo.
Porém, tudo mudou, quando no ano passado o setor alcançou 14,4% do setor varejista do Brasil e o melhor, com alta projeção de crescimento.
Os dados acima são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Com o aumento das vendas online a demanda por tecnologia também cresce
Segundo, Frederico Stockchneider, diretor de tecnologia da InfoWorker Tecnologia, o crescimento desse novo comportamento do consumidor, vem gerando novas demandas para as empresas.
“Essa digitalização do ambiente de compras exige que as empresas e comércios adotem uma resposta tecnológica à altura para lidar com essas demandas”,afirma Stockchneider.
O especialista, gerencia hoje, uma empresa especializada em desenvolver soluções tecnológicas para o mercado corporativo.
Segurança de dados e logística são pontos que precisam de suporte da tecnologia
O diretor aponta, que com o aumento das compras online a segurança dos dados dos usuários e preocupações com logística são pontos cruciais a serem trabalhados pelas empresas.
“Com o avanço das compras online, o controle dessas áreas fica cada vez mais complicado e o objetivo dos recursos tecnológicos é auxiliar nesse processo, garantindo às empresas maior competitividade e ao consumidor uma melhor experiência”, explica.
O especialista afirma, que o aumento das compras online consequentemente aumenta também a possibilidade de golpes online e vazamento de informações, por exemplo, o que é muito grave.
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O final de ano precisa deixar as empresas ainda mais alerta
Para Stockchneider as empresas necessitam reforçar os recursos de proteção, utilizados em seus sites, para garantir a segurança dos dados dos compradores e, claro, evitar invasões ao próprio sistema.
Principalmente em casos, como este de final de ano, onde tivemos um grande fluxo de compras online, com a chegada da Black Friday e em breve com o Natal, por exemplo.
“Acrescentar mais camadas de proteção, ter um servidor confiável para backups e redundância, por exemplo, que é quando mais de um servidor está preparado para realizar a mesma função. Essas são algumas das formas de proteger a empresa com ajuda da tecnologia”. Afirma o diretor.
Cuidados com a logística
O consumidor que adquire um produto, precisa recebê-lo. Dessa forma, a entrega hoje é motivo de maior preocupação para a maioria das empresas.
Todos sabemos que essa é uma parte delicada, e muitas vezes causa, por exemplo, a insatisfação do cliente e consequentemente prejudica o desempenho das vendas de uma loja.
Portanto, é necessário um maior cuidado com todo o processo logístico da empresa, que vai desde a produção do produto, passando pelo estoque e claro uma entrega correta e rápida para o destinatário.
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Tecnologias como Business Intelligence, Machine Learning e Automação de Processos são essenciais
Essas tecnologias como: Business Intelligence, Machine Learning e Automação de Processos são ideias para auxiliar nessa etapa, pois atuam como controle de demandas já existentes, fazem a previsão de novas e podem identificar necessidades.
“Os negócios precisam ter a tecnologia como aliada nesse momento, tanto para que a realidade seja mais prática e segura, quanto para conquistar e reter clientes, que hoje possuem novos hábitos de compra consolidados e com grandes referências nacionais e mundiais de comparação na própria internet”, finaliza o especialista.
Em resumo, o uso da tecnologia em sua loja virtual será inevitável. Sua empresa está preparada para esse futuro? Não deixe de conferir nosso artigo: Logística do futuro: conheça as principais tendências!