O que postar no Instagram: ideias de conteúdos que geram vendas

Os melhores conteúdos para postar no Instagram são: os produtos da sua marca, bastidores da sua marca, faça transmissões ao vivo (lives), publique conteúdos gerados por clientes, postagens de influenciadores e parceiros, além de vídeos criativos.
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O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e hoje conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos.

Por essa razão, é fundamental para as empresas criarem perfis nessa plataforma, aproximando-se do público e entendendo as suas principais demandas.

E para que a sua marca possa melhorar os resultados com as vendas pelas redes sociais, é preciso muita estratégia e planejamento.

Por isso, criamos este artigo que mostrará a você dicas valiosas sobre o que postar no Instagram e aumentar a relevância do seu negócio!

Por que utilizar o instagram na sua estratégia de vendas?

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo e vem sendo muito utilizada por marcas e influenciadores digitais com o intuito de ganhar relevância e ampliar o seu público.

Nesse sentido, existem muitas vantagens de explorar o potencial da plataforma nas estratégias de venda, aumentando consideravelmente o número de conversões.

Veja algumas vantagens que podem ser obtidas por meio desse trabalho:

Aumento de visibilidade

As redes sociais têm o poder de ampliar significativamente o alcance de uma marca e isso é fundamental para que as suas vendas aumentem.

Nesse sentido, ao serem comparadas com os métodos tradicionais de marketing, elas realizam esse trabalho bem mais rápido e com menos custos.

Hoje, podemos contar com os posts patrocinados, os anúncios pagos, o marketing de influência e muitas outras estratégias capazes de influenciar as pessoas e convertê-las em clientes.

Por isso, não basta disponibilizar seus produtos e serviços nessas plataformas, é necessário também realizar uma produção de conteúdo de qualidade, capaz de cativar o seu público e aumentar a visibilidade do seu negócio na rede.

Compreensão da marca

Outro aspecto positivo do uso do Instagram para alavancar as vendas do seu empreendimento é a possibilidade de explicar para o seu público do que se trata a sua marca, quais seus valores, cultura e identidade.

Esses são fatores que auxiliam na construção e fortalecimento da imagem e reputação da marca no mercado, algo essencial para quem busca o sucesso a longo prazo.

Com o Instagram é mais simples fazer com que as pessoas se interessem pela sua marca e se tornem verdadeiros fãs dela, indicando para mais pessoas.

Engajamento com o seu negócio

O engajamento refere-se a interação do público com a marca por meio de comentários, mensagens, curtidas e compartilhamento de posts.

Essa ação faz com que os algoritmos entendam que a página da empresa é relevante, chamando a atenção para ela.

Além disso, é possível dizer que quanto maior for o engajamento da página, mais leads qualificados a sua marca terá.

Ou seja, haverá mais conversões, o que, por sua vez, se reverterá em resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

Aproximação com o público

O Instagram permite uma interação direta entre cliente e as marcas, algo que é bastante positivo para ambas as partes.

Para o consumidor isso é importante, pois ele sentirá que as suas demandas estão sendo acolhidas.

Além disso, essa aproximação permite que a marca conheça melhor o seu público e possa oferecer a ele exatamente o que deseja, aprimorando, cada vez mais, as suas estratégias de marketing e abordagem com o cliente.

Essas ações são fundamentais para garantir excelência no atendimento.

Por outro lado, para as marcas, é uma excelente oportunidade de conhecer melhor o seu público e realizar melhorias contínuas no atendimento, na abordagem e na qualidade dos seus serviços ou produtos, por exemplo.

Aumento nas vendas

O aumento da aproximação entre marca e cliente somado ao aumento de visibilidade e à possibilidade de se realizar campanhas mais personalizadas resultam no aumento significativo das vendas do seu negócio.

Isso acontece principalmente porque com todo esse trabalho, a tendência é que a confiança do público seja conquistada.

Manter essa relação de confiança é crucial para promover a fidelização e a consolidação da marca, sobretudo na internet.

Além disso, seguindo a máxima “quem não é visto não é lembrado”, as marcas precisam estar onde o público está.

E, como estamos vivendo em um mundo altamente conectado, em que as pessoas estão consumindo sobretudo pela internet e por influência das redes sociais, manter esse contato direto e desenvolver, a partir disso, estratégias de venda, é um caminho que levará a sua marca ao sucesso.

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Como podemos perceber, o Instagram é um ambiente virtual propício para construir boas relações com o cliente e promover a marca.

E para que isso ocorra de maneira efetiva e duradoura, é preciso, entre outras ações, investir em um conteúdo de qualidade.

As publicações, além do seu caráter informativo e de entretenimento, também auxiliam as marcas no processo de conhecer as preferências do seu público, entender do que ele precisa, o que o agrada e o que ele busca nas mídias sociais.

Por isso, desenvolver um conteúdo de qualidade é crucial para conquistar bons resultados. 

Veja, a seguir, algumas dicas que ajudarão você a produzir posts capazes de conquistar o seu público e aumentar o engajamento da sua página!

1. Publique os seus produtos

O Instagram é uma plataforma que ficou conhecida pelo seu potencial de compartilhamento de imagens (tanto em formato de imagem, como em formato de vídeo) na internet.

Por isso, o seu negócio deve explorar esse potencial para promover os seus produtos.

Aposte em imagens bem feitas, capazes de mostrar os detalhes do seu produto e desenvolva legendas criativas que explicam do que se trata o item e quais as suas vantagens.

Esse trabalho ajuda a impulsionar o número de vendas, ao mesmo tempo em que promove a página da loja.

2. Facilite o processo de compra com os adesivos

Os adesivos são, na verdade, links que direcionam o usuário para a página da loja.

Esse recurso está disponível para posts e stories e visa trazer mais agilidade para a experiência de compra do cliente.

Hoje, grande parte dos brasileiros realizam suas compras pelo smartphone e garantir que isso seja feito com simplicidade e segurança é muito importante para oferecer uma jornada de compra positiva para o consumidor, que poderá voltar a fazer negócio com a marca.

3. Mostre os bastidores da marca

As pessoas costumam ter bastante curiosidade em relação ao que acontece por trás do trabalho de divulgação de uma marca.

Mostrar os “bastidores” de uma campanha publicitária ou o dia a dia de uma loja, ajuda a humanizar a marca e faz com que ela se aproxime ainda mais dos seus clientes.

Por isso, sempre que possível, mostre o estoque, o que acontece quando o cliente realiza a compra, o processo de preparar a encomenda e enviar para o destinatário, por exemplo.

Esse tipo de trabalho ajuda na criação de uma imagem transparente e positiva do seu negócio.

4. Realize lives

As lives começaram a ganhar muito destaque principalmente depois da pandemia, firmando-se como um instrumento valioso de engajamento e divulgação de uma marca.

Com elas, as empresas aumentam significativamente o número de seguidores e promovem conteúdos criativos, dinâmicos, capazes de conquistar a audiência e aumentar o número de vendas.

Confira algumas dicas de como fazer lives de sucesso no Instagram!

  • Antes de abrir a live, divulgue e anuncie ela para os seus seguidores. Isso fará com que eles possam se planejar e conseguirem estar presentes no momento em que a live acontecer;
  • Prepare um local com poucos ruídos e boa iluminação. Isso é importante para que as pessoas desejem permanecer na apresentação ao vivo;
  • Crie um roteiro para se basear e não fugir do tema proposto;
  • Antes de começar a anunciar os produtos, aguarde alguns minutos até que mais pessoas consigam entrar na live. Enquanto isso, converse com os que estão presentes;
  • Interaja com a sua audiência e responda o maior número possível de perguntas.

5. Publique conteúdos gerados pelos usuários

Publicar o conteúdo gerado pelos usuários é uma ótima maneira de divulgar os seus produtos, mostrar seu modo de uso e a satisfação do cliente.

Além disso, é uma forma de dizer que a sua marca acha importante a opinião dos seus seguidores.

Tais conteúdos também têm o poder de influenciar outras pessoas que, entendendo que os produtos estão sendo bem recebido pelos consumidores, acabam confiando mais na marca e se sentindo mais seguras para consumi-la.

6. Mostre o trabalho realizado pelos colaboradores

Exibir para o público o processo de produção e o trabalho de quem está por trás da marca também traz muito engajamento e humaniza a marca.

Isso ajuda a construir a relação de confiança que deve haver entre seu negócio e os clientes.

No entanto, é importante mencionar que embora aquelas pessoas estejam trabalhando na sua empresa, elas têm direitos sobre a sua imagem e não pode haver qualquer tipo de violação nesse sentido.

Então, sempre que for fazer imagens dos colaboradores, solicite antes a sua autorização para a gravação e a divulgação deles nas redes sociais.

7. Promova concursos e sorteio

Outra maneira eficaz de melhorar o engajamento da sua página e aumentar as vendas consideravelmente é por meio de concursos e sorteios.

Essas ações chamam a atenção do cliente e potencializa o alcance da marca, ao mesmo tempo em que presenteia o público.

Dessa forma, ofereça um prêmio que seja considerável para seu público e que esteja intimamente relacionado com os produtos vendidos na sua loja.

Isso despertará o interesse das pessoas nos itens da sua empresa e ajudará a aumentar o tráfego na sua página.

9. Aposte na divulgação das novidades da loja

Sempre que algum produto novo chegar no estoque da sua loja é fundamental fazer a sua divulgação.

As novidades costumam despertar nas pessoas uma necessidade de consumo acentuada, pois dá uma sensação de exclusividade.

Então, faça suspense nos stories, avisando que algo bom está por vir, realize contagem regressiva, abra live para mostrar os produtos e suas vantagens e ofereça desconto para os primeiros compradores.

10. Faça tutoriais

Os tutoriais são conteúdos bastante consumidos nas redes sociais e nada mais são do que o passo a passo para utilizar corretamente o produto, explorando todas as suas potencialidades.

Os tutoriais são muito úteis para que o consumidor entenda melhor sobre o que se trata o item e, ao mesmo tempo, desperta a sua curiosidade em consumi-lo. É, portanto, uma ótima forma de divulgação.

11. Depoimento dos clientes

Depoimento de clientes é uma estratégia muito eficaz para influenciar a audiência.

Uma vez que eles façam esses depoimentos por livre e espontânea vontade, o público, ciente que não se trata de uma publicidade, tende a ficar mais confiante para realizar a compra.

Isso é muito importante, principalmente para os consumidores que nunca provaram o produto e estão buscando avaliações ou experiências de outras pessoas para, enfim, decidir levar o produto.

11. Compartilhe frases e mensagens motivacionais

As frases e mensagens motivacionais têm um grande poder de engajamento, além de inspirarem os clientes e mostrarem a eles que a sua marca não está interessada apenas em gerar lucros.

Sabemos que, atualmente, a internet está permeada de informações falsas e negativas.

Então, trazer um respiro com mensagens positivas e capazes de mudar a perspectiva do seu público em relação a alguma dificuldade na sua vida pessoal é muito importante.

Use esse artifício principalmente quando sua equipe estiver com poucas ideias para publicações. É uma ótima maneira de alimentar o feed e interagir melhor com a sua audiência.

12. Compartilhe memes

Memes são publicações virais que costumam engajar todo o público na internet.

São publicações engraçadas que comunicam com as particularidades de cada um e fazem tanto sucesso porque as pessoas se sentem realmente identificadas.

Por isso, é importante que a sua marca esteja atenta às novidades dos memes na internet, mostrando para o púbico que é antenada e tem muito senso de humor.

Isso fará com que o engajamento da sua página cresça exponencialmente.

13. Produza vídeos criativos

O Instagram é uma rede social que ficou famosa inicialmente pela possibilidade de compartilhamento de imagens na internet.

Mas hoje, é possível criar conteúdo em diversos formatos e a sua marca deve aproveitar o potencial.

Nesse sentido, a produção de vídeos se torna uma excelente alternativa para quem deseja produzir conteúdo de valor, conquistando o público não apenas pela qualidade dos seus produtos, mas também pela qualidade informações compartilhadas.

Por isso, faça uso dos stories, dos reels e do IGTV para fazer vídeos criativos, divertidos e capazes de gerar engajamento para a sua página.

14. Engaje-se em uma causa social

Atualmente os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes, escolhendo comprar produtos de marcas mais conscientes e que se posicionem a favor de causas como igualdade de gênero, raça e valorização do meio ambiente.

Portanto, é essencial que a sua empresa mostre ao público que se importa com questões importantes que fazem a diferença para a sociedade e para o meio em que estamos inseridos.

Envolva ativamente o seu e-commerce em uma causa social que possa impactar a realidade local ou regional e estimule os seus clientes a ajudar nesse trabalho, compartilhando os posts ou consumindo produtos cujos lucros serão revertidos para essas atividades.

15. Faça parceria com outras marcas ou influenciadores

Parcerias são excelentes estratégias para ampliar o alcance da loja e conseguir um número maior de seguidores.

Isso acontece porque o conteúdo produzido em conjunto consegue chegar em um público que geralmente não seria alcançado organicamente.

No entanto, para preservar a imagem da marca, é importante realizar parcerias com pessoas que compartilhem a mesma visão e comprometimento ético da marca.

Isso é fundamental nesse momento em que as pessoas estão mais exigentes e esperam da marca mais que bons produtos, mas, sobretudo, uma visão de mundo que respeitem as diferenças e a humanidade das pessoas.

16. Faça carrosséis

Os carrosséis são um tipo de publicação no feed que permite que várias imagens e vídeos sejam colocados em um único post.

Os carrosséis geram muito engajamento, pois conseguem criar uma pequena narrativas com as imagens, cativando e divertindo o púbico.

Além disso, os carrosséis permitem que em um único post diversos produtos sejam divulgados, o que torna a publicação mais dinâmica e informativa.

17. Abra caixinhas de perguntas

As caixinhas de perguntas são excelentes maneiras de interagir com o público.

Funciona por meio de publicação nos Stories em que o administrador da página abre uma caixinha e a audiência pode realizar uma série de perguntas relacionada a marca ou a outras curiosidades sobre a área de atuação da sua loja.

Esse tipo de publicação podem se tornar grandes virais, dependendo da criatividade da pessoa que está respondendo às perguntas e pode ser uma ótima forma de sua marca conhecer melhor o público.

As pessoas nas redes sociais gostam de receber atenção, então oferecer essa oportunidade para que as pessoas sejam ouvidas e respondidas rende bons resultados!

18. Faça unboxings

Unboxing é uma expressão em inglês que quer dizer “tirar da caixa”, esse tipo de conteúdo costuma dar bastante audiência.

Trata-se da ação de tirar da embalagem produtos comprados pela internet. Você pode fazer isso quando o seu estoque chegar, como um método para aguçar a curiosidade dos seus seguidores.

Ou ainda, quando estiver prestes realizar um lançamento, desempacote os produtos que estarão à venda, mostrando para os consumidores as novidades que estarão por vir.

Crie uma atmosfera em que esses itens ganhem valor e apresente a sua qualidade e utilidade para o público.

[EXTRA] Como postar no Instagram?

Agora que você já sabe como o Instagram pode ajudar a alavancar as suas vendas, mostraremos o passo a passo de como realizar as publicações e aproveitar as vantagens da plataforma.

Antes de tudo, é necessário baixar o aplicativo pela loja virtual do seu aparelho ou acessar o site por meio do navegador do seu PC, cadastrar uma conta e escolher um nome de usuário que tenha tudo a ver com a sua loja.

Instagram no Google Play

Em seguida, siga as seguintes instruções:

Celular

Após baixar o aplicativo na loja do seu smartphone, realize o login no Instagram. Cada tipo de publicação acontecerá de maneira diferente. Veja:

  • Stories: para gravar story, pressione a sua foto de perfil e conceda permissão para que o aplicativo acesse a câmera do celular, em seguida, poste a foto ou faça um vídeo;
  • Reels: aqui precisamos acessar o símbolo de uma claquete que fica na parte inferior da tela. Nessa opção é possível gravar vídeos de até 1 minuto;
  • Demais publicações: para gravações no IGTV, para a realização de lives ou publicações no feed, basta clicar no símbolo de “+” que tem na parte inferior da tela.

Computador

No computador, o uso do Instagram é bastante limitado. Pelo navegador, o site permite apenas a publicação no feed e o envio de mídias já gravadas previamente nos stories.

Para isso, clique sobre a foto do perfil da sua loja e escolha a mídia que será compartilhada com os seus seguidores.

Para posts no feed, clique no símbolo “+”, localizado no menu lateral, em seguida, clique em Criar e faça o upload da imagem.

O Instagram é uma excelente ferramenta de prospecção, conquista e fidelização de clientes, capaz de impactar positivamente o resultado de um negócio.

Entretanto, é crucial para as marcas saberem o que postar no Instagram para oferecerem conteúdos de qualidade para o seu público, ganhando cada vez mais visibilidade.

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