A chave para o sucesso do marketing de pequenas e médias empresas é desenvolver uma marca reconhecível, capaz de fazer as pessoas lembrarem do seu produto rapidamente.
É por isso que um slogan pode ser tão poderoso.
Seja para uma loja física ou uma loja online, um slogan poderoso pode ser uma arma bastante atrativa.
No entanto, escrever uma frase cativante é mais difícil do que parece.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de slogan e os seus tipos.
Ao final, você ainda verá uma lista de cases de sucesso para se inspirar.
O que é slogan?
Slogan é uma frase memorável para associar um produto ou serviço diretamente a uma marca.
Essa frase precisa ser curta o suficiente para ser memorável e fácil para as pessoas repetirem, mas também deve ser original para permanecer na mente do público.
Os slogans costumam se referir a um determinado produto, embora também seja comum que as marcas criem slogans generalizados para campanhas ou para a própria marca.
Um exemplo clássico disso é o slogan “Just Do It”, da Nike, que por muitos anos foi apresentado no final dos anúncios e nas embalagens dos produtos da marca.
Desde 2020, a Nike aposentou seu slogan bem-sucedido para dar lugar ao “Don’t Do It”, que também tem as vantagens de ser curto e memorável.
A premissa do novo slogan tem ainda um cunho social: a frase é um posicionamento da Nike contra o racismo após o episódio da morte de George Floyd nos Estados Unidos.
Esse, no entanto, é apenas um exemplo de como um slogan expressa o posicionamento, valores, visão e missão de uma marca.
Quais são os tipos de slogan?
Existem muitos tipos de slogans para atingir uma série de objetivos diferentes para os produtos da sua empresa.
Aqui está uma visão geral dos seis tipos de slogans:
- slogans publicitários — é o tradicional lema que promove um produto, serviço ou programa específico para o público. Pode mudar à medida que seus produtos mudam ou pode mudar com diferentes campanhas publicitárias.
- slogans de negócios — um slogan de negócios é uma frase cativante que fala sobre a marca ou os serviços gerais da empresa;
- slogans criativos — slogans criativos são elaborados para ajudar a marca a se destacar da concorrência. Deve ser único e específico para a marca, mas ainda fácil de entender para que o público receba a mensagem imediatamente;
- slogans descritivos — um slogan descritivo descreve o que a empresa faz ou o que ela pode oferecer a clientes em potencial em uma frase memorável;
- slogans emotivos — slogans emotivos alavancam um produto como uma forma de dar ao público um sentimento particular ou satisfazer uma necessidade emocional, como relaxamento, alegria ou excitação;
- slogans persuasivos — um slogan persuasivo convence os clientes de que sua marca ou produtos podem ajudá-los a resolver um problema específico.
Quais as funções de um slogan?
Um slogan pode desempenhar muitos papéis na maneira como o público percebe e se sente atraído pela empresa.
Veja algumas das funções que um slogan memorável deve cumprir:
Definir sua oferta de produto
O slogan fornece informações adicionais à sua marca, principalmente quando o logotipo e o nome da empresa não são claros sobre qual produto ou serviço sua empresa oferece.
Uma frase curta e memorável pode explicar com mais facilidade ao consumidor o que sua empresa realmente tem a oferecer.
Afirmar sua identidade
Ao apresentar de forma simples e clara os valores, a visão e a missão da sua empresa, clientes e parceiros podem facilmente conhecer o posicionamento da sua marca.
Um slogan verdadeiramente bem-sucedido não é apenas um benefício, mas um compromisso: é o que a marca representa.
Este DNA da marca atrai não só os clientes, mas também encanta os colaboradores que trabalham sob a marca.
Destacar-se da concorrência
O slogan também é uma boa forma de se destacar dos seus concorrentes e de apresentar de forma eficaz o seu valor acrescentado.
Assim, você pode apresentar sua proposta única de venda de forma atraente.
Criar emoção
O slogan pode ser útil para criar um impacto emocional.
Dependendo da frase, sua marca pode parecer mais profissional, moderna ou honesta do que seus concorrentes.
Quais os elementos de um slogan?
Agora você já sabe o que é um slogan e suas funções, mas o que faz um bom slogan?
Aqui estão alguns elementos que todos os slogan bem-sucedidos têm em comum:
Poucas palavras
A maioria dos melhores slogans são curtos e direto ao ponto. E há uma razão para isso: as pessoas simplesmente não têm tempo para ler textos longos.
Lembra do icônico “Just do it” da Nike? Apostamos que você pode criar algo tão conciso quanto eficaz.
Apesar de não haver uma quantidade de palavras exatas para um slogan, você pode criar uma frase memorável para sua empresa entre 6 e 10 palavras.
Simplicidade
Os slogans eficazes são muito simples, como “Vem fazer Carrefour”.
É curto e usa palavras comuns. Por isso, é fácil de entender e, mais importante, fácil de lembrar.
Esse é o truque.
Uma ótima regra para verificar se você tem o slogan perfeito é se ele será facilmente compreendido pelas crianças.
Você pode achar isso um pouco bizarro, mas, se um aluno da quarta série puder entender e repetir o slogan, você tem um bom.
Identidade e diferencial
Um slogan deve mostrar aos clientes em potencial como sua empresa se destaca da concorrência.
“Grace, Space, Pace” ou “Graça, Espaço, Ritmo”, da Jaguar, mostra aos clientes como um Jaguar é diferente de outros carros.
Outro tremendo exemplo é o “Não há substituto” da Porsche.
Ele estabelece a Porsche como um produto único que ninguém mais pode igualar.
Em todos os casos, o slogan estabelece a identidade do negócio e diz ao cliente o que o diferencia da concorrência.
Memorável
Um slogan eficaz deve ficar na mente das pessoas que o veem.
Não só um slogan deve ser diferente, mas também deve ser memorável.
Uma ótima maneira de fazer com que as pessoas se lembrem de uma frase é torná-la engraçada, enquanto outra é torná-la ousada ou ultrajante.
Benefício
Uma frase de efeito eficaz deve dizer a um cliente em potencial como um produto o beneficiará.
Como fazer um bom slogan do meu produto?
Pode ser que você seja sua própria “equipe de marketing” e tenha que assumir a tarefa de criar um slogan para seu produto.
Mas não se preocupe! Você não precisa pensar em uma frase que entrará nos livros de história.
É possível desenvolver um bom slogan com algumas etapas simples. Confira a seguir.
Conheça o seu público-alvo
Seus clientes são locais, nacionais ou internacionais? Se você estiver atendendo a um público-alvo local, sinta-se à vontade para usar gírias ou termos locais.
Mas lembre-se de que isso pode deixar o público fora de sua região coçando a cabeça.
Se sua empresa atende a um mercado internacional, considere que traduzir seu slogan para um idioma diferente pode alterar significativamente seu significado.
Defina o que você quer transmitir
Anote o que sua empresa oferece e como você deseja agregar valor.
Lembre-se de que, quando você criou determinado produto, pode ter havido uma lacuna que você identificou e uma proposta de valor única que você entregaria para um nicho de mercado.
Faça a si mesmo as seguintes perguntas resumidamente para formar sua oferta, como: o que você fornece?
Quem são seus clientes? Por que os consumidores o usam? Responda a cada pergunta e descubra aquilo que mais importa transmitir aos clientes.
Entenda o que o seu produto tem de diferencial
O que exatamente torna seu produto diferente dos concorrentes?
Ressaltar o diferencial de sua marca é um objetivo fundamental ao estruturar um slogan cativante.
Se você fabrica relógios para um público de alto patrimônio e gosto luxuoso, provavelmente desejará se apoiar em palavras que diferenciem sua marca como sendo da mais alta qualidade, cobiçada por empresários de sucesso e um símbolo de status.
Por outro lado, se o seu diferencial competitivo é um produto de qualidade a um preço acessível, considere palavras que humanizem a marca e façam seus produtos parecerem acessíveis.
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Faça um brainstorming
Agora que você tem a matéria-prima para o seu slogan, é hora de debater um monte de ideias!
Recomendamos escrever de 5 a 10 slogans em potencial para um produto, com foco nos benefícios e na missão geral de sua marca.
Seu slogan não precisa ser super inteligente, mas não vai doer se você tiver a criatividade sem perder o significado da sua mensagem.
Evite palavras difíceis
Quase nenhum dos slogans de maior sucesso usa palavras difíceis de entender, pronunciar ou lembrar.
Muito raramente você verá uma palavra com mais de três sílabas usadas no slogan de uma grande marca.
Então, tenha em mente que é importante escrever o slogan com palavras simples.
Se quiser obter ideias, coloque seu slogan no Google para encontrar frases semelhantes.
Use a inteligência artificial
Caso você tenha dificuldade em pensar em ideias legais, você pode contar com a ajuda de uma ferramenta gratuita para a criação de slogans.
Esse tipo de ferramenta usa a inteligência artificial para gerar frases criativas que podem transmitir o valor da sua marca ou do seu produto.
10 exemplos de slogans para se inspirar
Está em busca de uma fonte de inspiração para escrever o próximo slogan da sua marca?
Aqui estão 10 exemplos de sucesso que talvez você já conheça.
1. Apple; “Pense Diferente”
Entre 1997 e 2002, a Apple Inc, então conhecida como Apple Computer, Inc usou o slogan “Think Different” (“Pense diferente”).
Esse slogan ajudou a marca a se diferenciar de seu principal concorrente, a IBM.
A frase também promoveu a simplicidade clássica pela qual seus produtos são conhecidos.
Antes do lançamento dessa campanha, muitas pessoas achavam que os computadores da Apple pareciam brinquedos e tinham um sistema operacional ruim.
A mensagem de seu slogan fez as pessoas perceberem que a simplicidade e o tamanho de seus computadores os tornariam diferentes.
A Apple não mudou seus produtos e conseguiu um ótimo slogan.
2. Burger King: “Faça do seu jeito.”
O Burger King revelou esse slogan cativante no início dos anos 1970, baseado na disposição da cadeia de fast food de personalizar pedidos de acordo com seus gostos e preferências únicos, em contraste com a inflexibilidade da sua concorrente McDonald’s.
No entanto, o famoso slogan utilizado pelo Burger King durante anos como forma de transmitir ao público seu principal diferencial foi atualizado para “You Rule” (Você faz as Regras), que mantém a mesma ideia de personalização do pedido.
3. Coca Cola: “Mágica Real”
Desde 2021, a Coca-Cola, famosa pelo marketing poderoso, atualizou seu slogan para “Real magic” ou “Mágica Real”, em lugar do “Taste the Feeling” ou “Sinta o sabor”.
A filosofia do “Real Magic”, segundo a multinacional, está enraizada na crença de que as diferenças podem tornar o mundo um lugar mais interessante.
4. AllState: “Você está em boas mãos”
A AllState é uma empresa de seguros que existe desde a década de 1950.
Desde então, a empresa foi conectada à frase “Você está em boas mãos”.
Por mais simples que seja, tornou-se um símbolo memorável.
O slogan foi cunhado por um dos executivos de vendas da empresa e foi baseado em uma frase semelhante que ele costumava usar para acalmar a esposa ao levar os filhos ao médico.
“Você está em boas mãos” é simples, direto e diz claramente aos clientes o que eles querem ouvir, sobretudo quando se trata de seguros.
5. McDonald’s: “Amo muito tudo isso”
A campanha com o slogan “I’m lovin’ it” do McDonald’s foi lançada em Munique, na Alemanha.
Foi a primeira campanha global da rede de fast-food e teve como objetivo reter clientes em todo o mundo e definir um posicionamento para a marca.
O slogan “I’m lovin ‘it” também funcionou como um jingle que era um ritmo doméstico.
Desde então, tornou-se uma parte reconhecível da marca.
A versão brasileira do slogan não foi uma tradução literal, que ficaria como “Estou amando isso”.
Tempos depois, personalizar o slogan para o Brasil se mostrou uma grande decisão.
O slogan do McDonalds no país ficou como “Amo muito tudo isso”.
Como o foco da marca é oferecer fast food saboroso a seus clientes, seu slogan faz um bom trabalho ao comunicar exatamente isso com um tom bem-humorado e informal.
6. KitKat: “Have a break. Have a KitKat”
O KitKat revelou esse slogan em 1957 e está em uso desde então.
Como muitos nesta lista, o que torna esse slogan tão icônico é sua simplicidade.
O slogan em inglês significa algo como a expressão “dê uma pausa”.
Por ser uma barra de chocolate pequena, o Kitkat é perfeito para lanchar entre um compromisso e outro.
Daí vem a motivação para o slogan: uma frase curta que resume toda a experiência com o produto.
Outro sentido no slogan vem com o significado da palavra inglesa “break” como “quebrar”, o ato que qualquer um faz ao morder uma barra de Kitkat.
Esse duplo sentido foi o ajuste perfeito para descrever a experiência com o produto.
7. Red Bull: “Red Bull te dá asas”
“Red Bull te dá asas” tornou-se o slogan que levou popularidade para a empresa, acrescentando um ar de mistério a uma bebida que é, basicamente, um energético que contém açúcar, cafeína e outros ingredientes que lhe conferem sabor.
Este slogan genial impulsionou a bebida energética a um fenômeno global como uma bebida energizante revitalizante.
A ideia da bebida “dar asas” era metafórica e ilustrava o aumento de energia que um indivíduo receberia após o consumo.
8. Mastercard: “Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard.”
Na década de 90, embora o Mastercard pudesse ser usado em lugares em mais todo o mundo em comparação com o cartão Visa, o concorrente ainda era visto como o cartão global aspiracional, enquanto o Mastercard era apenas mais um cartão comum.
Então, a equipe de criação do Mastercard buscou encontrar uma conexão emocional única que fosse além da natureza transacional dos cartões de crédito.
Com isso, foi criado o slogan “Existem algumas coisas que o dinheiro não pode comprar.
Para todo o resto, existe MasterCard.”
9. Marlboro: “Venha para onde está o sabor. Venha para o mundo de Marlboro.”
Nos anos 60, a multinacional Philip Morris lançou o “Mundo de Marlboro”, repercutindo a sua imagem com cowboys exibidos nas propagandas, chamados de “Marlboro Men”.
O lema das campanhas ainda é lembrado principalmente porque a propaganda foi proibida: “Venha para onde está o sabor.
Venha para o mundo de Marlboro”.
O personagem da Marlboro, o “Marlboro Man”, foi um dos responsáveis pelo sucesso da campanha por relacioná-la à ideia de liberdade.
10. Bis: “Quem pede um, pede bis”
Todo mundo que experimenta pede para comer mais um.
Eis a premissa que se reflete no incrível slogan da Bis que tem tudo a ver com os atributos do produto.
Se a marca vendesse chocolates em barra, talvez esse slogan não caísse tão bem.
Mas, como um bis pode acabar em uma única mordida, faz sentido a marca usar a experiência do consumidor para criar uma frase memorável.
Agora que você sabe o que é slogan, use as dicas para verificar se tudo está em ordem antes de começar o processo de criação.
Mesmo sendo uma quantidade mínima de palavras, o impacto do seu slogan pode ser enorme.
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