O consumidor digital vem ditando uma revolução silenciosa no varejo. Tão impressionante quanto foi a explosão do comércio eletrônico, nos anos 2000, vem sendo o atual deslocamento de e-consumidores dos computadores para os dispositivos móveis.
E não se engane: para se adaptar a essa mudança, não basta investir em um site responsivo.
É preciso ir além!
Você sabe o que é m-commerce? Pois acredite: não são poucos os especialistas que estimam que, em menos de 10 anos, quase todas as compras feitas pela internet serão consolidadas por meio de smartphones e tablets. Sua empresa está preparada para oferecer a melhor experiência para esse público conectado via celular?
Veja o que deve fazer!
Quais os impactos da era mobile no varejo?
Antes de mais nada, confira alguns dados interessantes:
- o Brasil é o 4º maior mercado de celulares do mundo;
- 9 em cada 10 brasileiros já têm um celular;
- o smartphone já é o principal meio de acesso à internet no Brasil, usado em 80% das casas com acesso à rede;
- 63% dos brasileiros consideram fácil comprar por meio de gadgets;
- em 2016, 30% das compras foram feitas a partir de smartphones;
- a estimativa para 2020 é de que haverá mais pessoas com celulares que com acesso a água e eletricidade no mundo.
Olhando rapidamente para esses dados, fica fácil entender por que o m-commerce cresce 300% mais rápido que o e-commerce, não concorda? Diante desse cenário, o varejo brasileiro precisa despertar para a necessidade de se preparar para as transações via mobile.
Afinal, hoje em dia, grande parte das lojas virtuais ainda insiste no site responsivo, não disponibilizando apps para seus clientes.
O que é m-commerce?
É simples: o m-commerce engloba as vendas online realizadas via dispositivos móveis. Com o desenvolvimento do 4G/5G, o crescimento das redes sociais, a popularização dos smartphones de baixo custo e o aprimoramento dos recursos de segurança nos gadgets, cada vez mais brasileiros se entregam às facilidades das compras em pouquíssimos cliques, tudo pelo celular.
Nos Estados Unidos, as vendas do varejo mobile registraram um impressionante volume de 123 bilhões de dólares só em 2016! Temos aí um sinal de que esse furacão deve chegar em breve ao Brasil, causando um aumento exponencial no número de lojas virtuais com apps e/ou versões de sites amigáveis ao ambiente mobile.
Vamos a algumas razões que mostram por A + B que o m-commerce é um caminho sem volta no varejo? Continue de olho!
Necessidade do consumidor de se apoiar em múltiplos canais
O consumidor moderno está presente em todos os canais ao mesmo tempo (omnichannel), mas usa o smartphone como base de referência. Nos Estados Unidos, por exemplo, 80% dos consumidores têm o costume de usar dispositivos móveis dentro de lojas físicas para pesquisar preços, encontrar pontos de vendas alternativos ou conhecer detalhes sobre produtos.
E tem mais: até 2020, a estimativa é de que metade das compras feitas na internet será exclusivamente via smartphone. Imagine o que sua loja vai perder se não se adequar a essa nova realidade!
Precisão na segmentação do público das lojas virtuais
Livros, eletrônicos, games e músicas: esses são os produtos mais consumidos nas vendas pelo celular. No entanto, indo além do que é efetivamente adquirido, as compras via smartphone permitem que a loja tenha acesso a dados que ajudam a mapear o comportamento de consumo dos clientes.
Com essas informações em mãos, a segmentação do público e a personalização de estratégias se tornam bem mais precisas. E acredite: essa vantagem é especialmente grande para quem tem um app mobile.
Possibilidade de se aproximar mais dos consumidores
No chamado mobile commerce, os negócios contam com a imensa vantagem de conhecer a localização de seus consumidores. Se você tiver esses dados, estimular a venda de produtos se torna muito mais simples.
Pense bem: se você sabe que um cliente está passando por sua loja física, por exemplo, pode enviar notificações de promoções no timing exato e de forma personalizada. A possibilidade de enviar mensagens e de interagir diretamente com o cliente também facilita o processo de conversão e fidelização.
Oportunidade de compras 24 horas por dia
Seu cliente nem sempre estará diante de um notebook ou de um PC para fazer uma compra. Entretanto, partindo do conhecimento de que o brasileiro fica a maior parte do dia conectado aos gadgets, ter um app ou um site mobile oferece ao consumidor a possibilidade de fazer compras em qualquer hora do dia.
Transmissão de credibilidade e profissionalismo
Ter uma versão amigável ao mobile sinaliza a força e o profissionalismo da marca — especialmente se a loja tiver um app. Por meio dessa ferramenta, o consumidor consegue acessar os produtos do celular com pouquíssimos toques. Com certeza facilita bastante, não acha?
Como e por que ir além do site responsivo?
Site
Adotar um único site para múltiplas plataformas pode não ser tão interessante quanto parece. Há estudos que mostram que até a trajetória que os olhos percorrem é diferente quando o consumidor está diante de um PC ou de uma pequena tela de tablet. E se a abordagem cognitiva do cliente é diferente, é preciso que seu site também seja!
Se você mantém um único site para alcançar todos os dispositivos, pode ter certeza: a experiência de compra de seus clientes não será tão boa quanto a que terão ao se depararem com um site exclusivamente mobile.
Entender o que é m-commerce, na prática, passa por essa questão.
Afinal, quando um site comum é aberto em um celular, a visualização das imagens e das descrições dos produtos em tamanho completo implica deslizar os dedos na tela para a direita, para a esquerda, para baixo e para cima. Não à toa, seu consumidor tem assim uma experiência bem frustrante, provavelmente chegando a perder a paciência e sair da sua loja.
Um site específico assegura que a loja tenha uma versão móvel com layout exclusivo. Assim, todo o front-end é planejado para proporcionar uma experiência intuitiva ao cliente, com botões maiores, textos menores, rolagem e checkout rápidos. Alguns arquivos da página, como os scripts, podem até ter o mesmo caminho do site tradicional, enquanto os arquivos html são outros. Há inclusive alguns sites mobile em subdomínios, com o programador javascript identificando o aparelho usado e encaminhando para o layout certo.
App
Um app é a forma mais eficiente de engajar os consumidores. Usando recursos do GPS do celular do cliente, você pode, por exemplo, enviar notificações de promoções quando ele passar perto de sua loja física. Um aplicativo para lojas virtuais oferece:
- facilidade na fidelização de clientes;
- canal direto de vendas;
- maior visibilidade;
- instrumento de recebimento de feedbacks;
- maior conhecimento sobre o comportamento do consumidor.
Para criar um app de sucesso, é necessário desenvolver a tecnologia, formatá-la aos sistemas operacionais de cada modelo de aparelho (Android, iOS e Windows Mobile), além de estimular seu target a baixar o app nas lojas de aplicativos. Pareceu complexo demais? Acredite: é menos complicado que recomendado!
Compreendeu o que é m-commerce e a importância que esse fenômeno terá no total de receitas do varejo nos próximos anos? Então continue conosco: siga nossos perfis nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!