O que é Linktree? Entenda como utilizar essa ferramenta na divulgação de seus produtos

Linktree é uma ferramenta que permite a criação de uma página personalizada com vários links em um só lugar. Utilizada geralmente nas redes sociais, é possível adicionar agrupar em apenas um link todas as informações que forem do seu interesse como: Site, Whatsapp comercial, outras redes sociais da empresa ou canal do Youtube por exemplo.
o que é linktree

Principais tópicos

Para aqueles que possuem um comércio, seja ele um e-commerce ou não, cada vez mais boas estratégias e planejamentos de marketing digital tornam-se fundamentais para a sua empresa.

O processo de divulgação dela dentro do mundo virtual não é algo simples e rápido de ser feito e, com certeza, precisará passar pelas redes sociais para ter o alcance desejado.

A divulgação por meio das redes sociais, muitas vezes, passa pelo uso de links para redirecionar o público para a página desejada.

A grande questão é que muitos desses sites têm limitado o número de links permitidos em um único post, com o intuito de reter o público por mais tempo em sua plataforma.

Assim, quem possui seu conteúdo separado ao longo de diversas fontes, possuindo uma página no Instagram e um canal no Youtube, acaba ficando limitado na sua divulgação.

Por sorte, existe uma ferramenta que pode ajudar a resolver esse problema, e o nome dela é Linktree.

Não conhece esse recurso?

Então continue com a gente, que vamos explicar o que é Linktree e como utilizá-lo na divulgação da sua marca!

O que é o Linktree?

Antes de aprender como utilizar o Linktree na divulgação da sua marca de forma eficiente, é fundamental entender em que consiste.

De forma resumida, é possível definir o Linktree como uma ferramenta de social-linking, focada especialmente no uso de redes sociais.

Ou seja, funciona como um agregador de links, de diferentes sites, e permite que você transforme todos em um único link pronto para ser compartilhado.

Assim, você não fica refém das limitações impostas por algumas redes sociais quanto ao uso de links em suas plataformas, facilitando a divulgação da sua marca.

Além disso, a própria ideia de juntar todos os diferentes links do seu trabalho em uma única fonte já é algo muito positivo do ponto de vista de marketing.

Penso no quanto ficará mais fácil para o público acessar o seu conteúdo se suas páginas do Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, e tantos outros, estiverem concentrados em uma única fonte.

Dessa forma, você não fica preso às limitações de espaço de descrição da bio e ainda consegue direcionar o público para mais conteúdos seus. É uma ótima forma de atrair mais audiência.

Por que o Linktree é importante para as vendas online?

Agora que você já entendeu melhor o que é o Linktree, talvez você esteja se perguntando se realmente vale apenas começar a utilizar essa ferramenta.

Afinal, sempre temos certa resistência ao novo, ainda mais quando não temos certeza de que essa novidade tem vantagens reais para nos oferecer.

O que muitas pessoas não imaginam é que, na verdade, o Linktree pode ter um bom impacto nas suas vendas online, principalmente, quando pensamos em todas as vantagens que ela oferece do ponto de vista do seu marketing digital e de divulgação da marca.

Isso tudo é extremamente versátil, uma vez que a ferramenta pode ser utilizada em cartões de visitas, e-mail marketing, no seu CTA, além de nas suas redes sociais, é claro.

Diante de tantas alternativas, separamos, aqui, três grandes vantagens que o uso do Linktree pode oferecer!

Ficou curioso? Então continue com a gente para descobrir mais!

Personalização

A plataforma Linktree é feita para ser descomplicada, simples e eficiente, entretanto, nem de longe isso quer dizer sem graça.

Principalmente, porque o layout é passível de personalização, permitindo que você o deixe mais alinhado com a identidade visual do seu e-commerce.

Além de você ter um domínio com o nome do seu negócio, ainda existem diversos itens personalizáveis nele, que deixarão aquela página única.

Cores e estilos dos botões, plano de fundo e imagens geradas para cada link são apenas alguns exemplos de coisas que podem ser alteradas e personalizadas na página, tornando aquele espaço digital, algo único.

Estatísticas sobre o tráfego da sua página

Toda boa estratégia de marketing precisa ser movida a dados, informações, parâmetros e outros itens que permitam que você realize comparações e análises de desempenho.

Diversos indicadores devem ser observados e levados em consideração, e quanto mais fontes de informação você tiver, mais completa será a visão que você terá sobre o desempenho daquela ferramenta.

Por isso mesmo, plataformas e ferramentas que permitam recolher dados enquanto você as utiliza são fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa.

Para a sua sorte, o Linktree também faz isso, ajudando você a entender melhor o que está acontecendo.

O Linktree simplesmente apresenta para você todas as estatísticas de tráfego de cada uma das URLs geradas.

Dessa forma, você consegue ter acesso a informações como taxa de cliques de cada link, a rede social da sua marca que é verdadeiramente mais popular, além de ter a possibilidade de baixar todos esses dados em um arquivo CSV.

Concentração de links

Por último, mas definitivamente não menos importante, temos possivelmente a principal vantagem que o Linktree tem para oferecer: a concentração dos links em uma única fonte.

Para muita gente, isso pode parecer pouco relevante, ou até mesmo não faz diferença nenhuma, mas a verdade é que esse fator pode fazer uma boa diferença.

O motivo é bem simples: com todos os links do seu e-commerce concentrados em uma única página, você acaba encurtando o caminho entre o consumidor e a sua loja.

Lembre-se sempre de que cada vez mais a agilidade é um fator determinante para as vendas online, com as pessoas tendo muito pouca paciência para procedimentos ou caminhos demorados até a conclusão da compra.

Justamente por isso, quanto mais rápido e fácil for para as pessoas conseguirem ter acesso a todas as informações que elas precisam, melhor será.

Isso pode ter um impacto relevante não só no tráfego da sua página, como, até mesmo, na sua taxa de conversão, melhorando-a consideravelmente.

Como utilizar o Linktree de forma estratégica?

Como você já deve ter percebido, o Linktree pode ser uma ferramenta extremamente útil, especialmente quando é bem utilizado em conjunto com uma boa estratégia.

Seu uso pode ser bem variado, podendo ser bem aplicado em diferentes redes sociais e, até mesmo, em contextos distintos, garantindo uma boa versatilidade na hora de formular a sua estratégia.

A questão-chave para entender o retorno que o uso dessa ferramenta pode dar é se você vai saber fazer bom uso dela ou não.

A sua estratégia possui um papel fundamental aqui, pois é justamente a forma como você vai aplicar essa ferramenta que vai ditar o quão eficiente ela será para a sua marca.

Mas é claro que você não é obrigado a já saber como utilizar o Linktree da maneira correta em uma boa estratégia.

Pensando nisso, decidimos separar algumas sugestões de como você pode utilizar o Linktree de forma a maximizar os seus ganhos.

Ficou curioso? Então continue com a gente para descobrir mais!

Divulgue suas outras redes sociais

A primeira, e também principal, vantagem que o Linktree pode oferecer ao seu e-commerce é a possibilidade de divulgar de maneira rápida e eficaz todas as suas redes sociais.

Ou seja, você não precisa escolher uma única rede para divulgar em sua conta do Instagram ou vídeo no Youtube.

Quando você unifica todos os links por meio da plataforma, você gera um novo link, que, quando o usuário clicar, o levará até uma página onde ele poderá escolher para qual opção ele deseja ir.

Sendo assim, evite limitar-se a apenas uma ou duas redes sociais e disponibilize para acesso todas as plataformas nas quais a sua marca possui uma conta.

Assim, independentemente de qual seja o gosto, a preferência e a intenção da pessoa, muito provavelmente você disponibilizou a melhor opção.

Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, Youtube, e tantos outros: lembre-se de disponibilizar todas as opções para o visitante escolher a de sua preferência.

Coloque o site da sua loja virtual

Entretanto, não é apenas de redes sociais que vive o Linktree. Afinal, você pode agrupar qualquer link aqui.

Então, por que se limitar apenas a elas? Uma boa estratégia é disponibilizar também o link da sua própria loja virtual.

Assim, o usuário poderá ser rapidamente redirecionado para lá, caso deseje.

Isso agiliza as coisas e facilita o caminho do cliente até o seu portal, o que aumenta o seu tráfego e as chances de conversão.

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Transmita promoções ou últimos lançamentos

Seguindo na mesma linha do tópico anterior, como o link que pode ser agrupado pela ferramenta, talvez seja inteligente utilizar isso de forma um pouco criativa.

Em toda loja, seja ela física ou virtual, existem aqueles produtos que costumam ser os mais vendidos, que saem com mais frequência e acabam tornando-se o seu principal chamariz.

Sendo assim, se você possui esses produtos identificados, por que não disponibilizar diretamente o link para as suas páginas?

Assim, você economiza o tempo dos consumidores, que não precisarão passar pela página principal e realizar uma pesquisa até encontrá-los, ou seja, a jornada de compra do cliente torna-se mais curta, mais rápida e mais ágil.

Além disso, essa estratégia não precisa limitar-se apenas a esses principais itens.

Afinal, também existem aqueles que possuem uma demanda mais sazonal.

Itens que, por algum motivo, estão em promoções especiais, lançamentos, ou até mesmo produtos que estão em alta por culpa de alguma festividade ou evento recente, também são ótimas opções para terem seus links agrupados pela ferramenta.

Dessa forma, as chances de o cliente desistir da compra no meio do caminho diminuem consideravelmente, já que ele terá poucas barreiras para a conclusão da compra.

Convenhamos que parece ser uma ótima estratégia.

Veicule seus canais de atendimento

Por fim, mas não menos importante, lembre que eventualmente o cliente poderá entrar em contato com a sua marca, seja para tirar alguma dúvida, seja para resolver eventuais problemas.

Para fazer isso, ele precisará conhecer e acessar os canais de atendimento do seu e-commerce, para apenas assim conseguir comunicar-se com a sua empresa.

O processo de achar esses canais pode ser trabalhoso, a menos que você já antecipe esse problema e decida dar uma ajudinha.

Agregue também, ao conjunto de links, todas as URLs que podem direcionar o consumidor para os seus canais de atendimento.

Assim, retirar dúvidas e resolver problemas tornar-se-á muito mais fácil e que causará uma impressão positiva ao cliente.

O Linktree é gratuito?

Após ser apresentado a tantos benefícios, e até mesmo a possibilidades de estratégias que visam a aumentar os seus retornos com essa ferramenta, você deve estar bem animado para utilizá-la.

Entretanto, uma dúvida bate à sua porta, e você começa a se questionar: será que uma ferramenta tão útil pode ser de graça? Calma, que nós vamos responder!

Sendo o mais direto possível, o Linktree é uma ferramenta que possui tanto versões pagas quanto uma gratuita, que pode ser escolhida por você.

Sendo assim, é, sim, possível utilizar a ferramenta sem que isso signifique qualquer tipo de despesa adicional para você, entretanto, você não terá acesso às funcionalidades oferecidas pelas outras versões.

A versão gratuita já é bem completa, permitindo que você personalize a sua página, agregue os links, utilize QR codes para redirecionamento dos usuários, dentre outras funcionalidades.

Entretanto, as versões pagas também podem ser muito úteis, com ferramentas que permitem a mensuração do desempenho de cada link, mais opções de temas personalizados e integrações com outras plataformas, como o Google Analytics.

Ao todo, são três pacotes pagos que existem:

  • Starter: mensalidade no valor de R$ 60,00;
  • Pro: mensalidade no valor de R$ 116,00;
  • Premium: mensalidade no valor de R$ 340,00.

Como criar seu Linktree?

Por fim, se você realmente ficou interessado no Linktree e em tudo que ele pode oferecer para o seu e-commerce, você certamente deve estar pensando em adquiri-lo.

Mas você sabe o que deve fazer para criar o seu Linktree?

Fique tranquilo, pois esse passo a passo foi feito!

O primeiro passo para criar uma conta é acessar o site oficial da plataforma e então clicar no botão “Get Started for Free”.

Depois disso, preencha o formulário que aparecerá, com informações como o seu nome e o seu e-mail, e ,em seguida, aceite os termos e as condições de uso, além da política de privacidade.

Depois disso, informe o nome completo da empresa ou do usuário da ferramenta e selecione as três categorias que melhor se enquadram com o seu perfil.

Então, basta escolher o seu plano, se ele será gratuito, ou alguma das opções pagas.

Com isso, o seu cadastro estará concluído, e você terá criado a sua conta no Linktree.

Viu só como é fácil?

O que é Lnktree é uma pergunta muito comum, já que a maior parte das pessoas não conhece essa ferramenta, e muito menos o seu potencial.

Entretanto, ela pode fazer uma grande diferença no seu e-commerce, causando impactos bem significativos, tanto no seu tráfego quanto nas suas taxas de conversão, se você souber como utilizá-la.

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