O que é e como aplicar a estratégia de Inbound Marketing no seu negócio em 2024

Principais tópicos

Como estão as estratégias de Inbound Marketing de 2024 na sua empresa?

Estão todas alinhadas com os seus objetivos de negócio?

Vale lembrar que essa é uma das estratégias mais eficientes para atingir seu público-alvo, principalmente em tempos de isolamento social.

Apesar de ações de inbound não serem novidade, nem sempre é fácil decidir quais estratégias utilizar para melhorar os resultados de sua empresa.

Por isso, criamos este post e nele vamos dar algumas dicas práticas para aplicar as melhoras táticas de inbound em seu negócio.

Antes vamos explicar o conceito de Inbound Marketing. Confira!

Entenda o que são estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing online que visam atingir o público-alvo com interesse nos produtos e serviços que a empresa oferece.

O objetivo desse tipo de tática é se promover através das redes sociais, blogs, vídeos newsletters, e-books e outras ferramentas.

O Inbound Marketing visa mais do que promover sua marca, mas gerar engajamento e criar relacionamento com os clientes.

Esses fatores são essenciais para adquirir a confiança do consumidor e aumentar a taxa de conversão da empresa.

Veja como aplicar estratégias de Inbound Marketing em 2024

Se você deseja ter sucesso em suas estratégias de Inbound Marketing em 2024, é preciso ter um bom planejamento e uma equipe eficiente para identificar quais são as melhores ações para seu negócio.

Esses fatores são importantes para que você consiga direcionar corretamente o investimento para as campanhas.

A seguir, vamos dar algumas dicas de como aplicar estratégias de Inbound Marketing em seu e-commerce. Vamos lá?

1. Conheça a jornada de compra da sua persona

Uma das maiores vantagens do Inbound Marketing é poder segmentar as campanhas para atingir o público-alvo certo na hora certa.

Mas, para saber se as informações estão chegando no perfil ideal de cliente de sua empresa, é preciso conhecer a jornada de compra do consumidor.

A jornada de compra se divide em 4 etapas:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema;
  • consideração e solução;
  • decisão de compra.

Identificar em qual etapa o consumidor se encontra é essencial para criar ações que vão ajudar na decisão dele pela sua empresa.

Quando a persona ainda está na fase de aprendizado e descoberta, ela deve receber conteúdos úteis para entender sobre o produto ou serviço que procura.

Já quando a persona chega na fase de consideração, e solução é hora de apresentar uma oferta.

2. Crie um blog e crie conteúdos otimizados para SEO

Ter um blog com conteúdos relevantes e otimizados para SEO é uma boa opção para que o seu potencial cliente entenda melhor sobre seu produto ou serviço.

Investir em conteúdos de qualidade otimizados com as regras de SEO farão com que a sua página seja facilmente encontrada pelo Google.

Entre as regras da otimização de SEO, está pesquisa de palavras-chave, criação de URLs amigáveis, títulos e descrições interessantes, que estejam de acordo com o conteúdo, e o site, que deve funcionar perfeitamente em smartphones e dispositivos móveis.

Dessa forma, você vai conseguir atrair um tráfego qualificado para o seu blog.

3. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma excelente ferramenta e deve ser utilizada para potencializar os resultados de suas ações de inbound. Isso porque se um consumidor informou seu e-mail para a sua empresa, significa que ele tem interesse em seus produtos.

No entanto, é importante segmentar sua base de dados de acordo com o perfil de interesses de seus contatos, enviando newsletters com conteúdos interessantes e úteis para seu público. Dessa forma, sua marca vai ficar na mente do consumidor e, quando ele precisar de um produto, vai lembrar de seu negócio.

4. Crie conteúdos ricos

Os conteúdos devem ser incluídos nas suas estratégias de marketing em 2024. No entanto, mais importante do que simplesmente produzir blog posts, e-books, webinars e outras estratégias, é necessário criar conteúdo relevante e útil, de modo a educar sua persona e gerar engajamento com a marca.

Conteúdos ricos e otimizados com regras de SEO tendem a alcançar melhores resultados nas páginas do Google. Dessa forma, seu negócio terá mais visibilidade na internet, mais geração de leads e consequentemente, mais vendas.

5. Invista em uma boa landing page

Ter uma boa landing page é essencial para gerar leads e aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce. Isso porque a função da página é capturar dados de contato como e-mails e telefones.

No entanto, a página deve ser funcional e atrativa ao mesmo tempo. Por isso, a página deve ser bem desenhada. Uma boa landing page deve ter:

  • títulos simples que vão direto ao ponto;
  • contraste de cores para ajudar na leitura;
  • CTA que ajude na conversão;
  • layout limpo e funcional.

Além disso, provas sociais, como depoimentos de clientes, atraem o público.

Vídeos curtos que fazem um resumo sobre o conteúdo ofertado também são interessantes para instigar a curiosidade dos usuários.

Testes A/B devem ser feitos para saber qual landing page é mais eficaz na captação de leads.

Saiba a importância de investir em estratégias de Inbound Marketing

No Brasil, cerca de 134 milhões de pessoas estão conectadas à internet.

Justamente por isso, o comércio online tem crescido bastante nos últimos anos.

É muito mais fácil entrar na internet, comprar um produto e receber na comodidade de seu lar do que ir a uma loja.

Esse fator é provado e comprovado pelo sucesso dos aplicativos de delivery.

Pedir comida em casa não é novidade há muito tempo, mas os apps facilitam a vida do usuário, pois reúnem diversos estabelecimentos em um único local, o que simplifica a vida na hora de pedir uma refeição.

Então, a internet já se tornou uma ferramenta com grande influência na decisão de compra.

Por meio dela, o consumidor pode pesquisar, buscar informações e tomar a decisão de compra de forma muito mais assertiva e dinâmica.

Por isso, seu e-commerce deve investir pesado em estratégias de Inbound Marketing em 2024.

Além de a internet ter todo esse poder de influência na decisão de compra, a concorrência é acirrada.

E como diz aquele bom e velho ditado: quem não é visto não é lembrado.

Então, sua loja deve estar presente na internet para dar visibilidade, criar autoridade para sua marca e gerar vendas.

Este conteúdo foi útil para você entender como aplicar estratégias de Inbound Marketing na sua loja online?

Então, agora é hora de conferir como trabalhar a prova social em seu e-commerce.

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