O Hotjar é uma ferramenta de marketing, usada para de análise e otimização de conversões amplamente utilizada nas estratégias de marketing digital de e-commerces.
Oferecendo uma série de vantagens e soluções para aperfeiçoar o desempenho no ambiente virtual.
Ao integrar o Hotjar à loja virtual, por exemplo, você pode visualizar como os usuários realmente interagem em cada página da loja.
Isso possibilita identificar problemas de navegação, assim como oportunidades de melhoria.
Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda o que é Hotjar, quais as principais funcionalidades e diferenciais que a ferramenta oferece para a estratégia digital.
Confira!
O que é Hotjar?
O Hotjar é uma plataforma especializada voltada para a análise do comportamento dos usuários que navegam em websites, páginas ou blogs.
Ele permite levantar inúmeras informações valiosas para a sua loja virtual.
Para isso, o Hotjar coleta dados dos visitantes, como cliques e toques, rolagem e gravações de tela.
Ao combinar os dados com feedbacks dos clientes, a ferramenta fornece uma visão geral dos pontos fortes e fracos da experiência de usuário.
Quando integrado a e-commerces, o Hotjar oferece soluções personalizadas para melhorar a conversão e aumentar a satisfação dos visitantes.
Isso porque o Hotjar combina, em uma única plataforma, um conjunto de funcionalidades essenciais.
Como o Hotjar foi desenvolvido especialmente para coletar dados e informações relevantes sobre o comportamento dos usuários, é possível utilizar os dados para aprender mais sobre como o público-alvo interage e engaja.
Sempre que um visitante acessa a sua loja virtual, por exemplo, o Hotjar gera registros que podem ser avaliados a qualquer momento.
Com isso, você pode desenvolver planos de ação específicos para otimizar a nutrição dos leads.
O Hotjar é uma ferramenta simples, intuitiva e bastante completa, que facilita o trabalho em equipe do time de marketing digital.
Ao assinar o Hotjar, você também tem acesso a diversos recursos que complementam a análise de dados.
Vantagens da ferramenta
Como vimos, o Hotjar é uma ferramenta de análise de dados que auxilia significativamente ao apresentar informações importantes sobre o comportamento dos usuários.
É uma plataforma imprescindível para profissionais de marketing digital, principalmente no momento de tomar decisões estratégicas.
Como reestruturar websites, revisar a performance das páginas e melhorar as taxas de conversão.
Sem dúvidas, o Hotjar faz toda a diferença para lojas virtuais por uma série de razões.
Veja a seguir!
Ajuda a compreender a jornada do usuário
O Hotjar permite mapear a jornada do cliente do ponto de vista do usuário.
Com isso, fica mais simples identificar padrões e tendências, tendo uma compreensão mais aprofundada dos visitantes da sua loja.
Aumenta a taxa de conversão
Com as funcionalidades do Hotjar, também é possível avaliar os fatores que podem, eventualmente, afetar de forma negativa o seu negócio.
Assim, você tem tempo para corrigi-los com rapidez, tendo mais chances de aumentar a taxa de conversão.
Coleta feedbacks direto dos usuários
Da mesma forma, o Hotjar permite que você colete feedbacks, diretamente dos usuários, por meio de comentários e sugestões.
Assim, fica mais simples compreender as necessidades, os desejos e as expectativas dos visitantes.
Melhora a satisfação dos usuários
Com as informações obtidas pelo Hotjar, você consegue entender o seu público e, consequentemente, aperfeiçoar a experiência dos usuários.
Tendo ainda mais oportunidades para converter os leads em clientes.
Auxilia na otimização dos conteúdos
Com base nos dados que o Hotjar apresenta, é possível visualizar a performance das páginas e personalizá-las de acordo com a preferência dos usuários.
Então se você deseja otimizar os conteúdos da sua loja virtual, vale a pena utilizar o Hotjar.
Quais são as principais funcionalidades do Hotjar?
Até aqui, vimos que o Hotjar oferece inúmeros diferenciais e vantagens aos empreendedores de negócios virtuais.
Isso se deve aos excelentes recursos e funcionalidades que integram a plataforma.
Acompanhe a seguir e confira!
Heatmaps (mapas de calor)
Os mapas de calor ou heatmaps (em inglês), realizam o registro das interações dos usuários com as páginas.
Os mapas apresentam diferentes cores para mostrar quais são as áreas que chamaram mais a atenção dos visitantes.
É possível gerar três tipos de heatmaps:
- de clique: apresenta as páginas mais clicadas do website;
- de movimento: aponta em quais áreas os usuários passaram o cursor do mouse;
- de rolagem: registra até que ponto o visitante navegou em sua página.
Os heatmaps são recursos muito úteis para o desenvolvimento de campanhas e anúncios, por exemplo.
Com a informação, é possível escolher onde posicionar os elementos do seu site e perceber áreas que estão sendo atrativas ou ignoradas.
Para cada mapa, você pode segmentar os relatórios por tipo de dispositivo, como desktop, tablet ou smartphone. Ainda é possível visualizar os mapas online ou compartilhá-lo externamente.
Visitor recordings (gravações de visitantes)
No Hotjar, você consegue visualizar gravações da tela de usuários, tendo a chance de acompanhar cliques, rolagem, as páginas visitadas e qualquer outro tipo de ação durante a visita ao website.
Além dos vídeos, a plataforma também lista a localização, a data da visita, entre outras informações dos usuários.
Com isso, você entende mais sobre o comportamento do visitante, a partir do momento em que ele acessou a sua página.
As gravações também funcionam de maneira eficiente para detectar problemas de usabilidade e navegação do site.
Por exemplo, você pode avaliar se as pessoas passam muito tempo em uma página buscando alguma informação.
O Hotjar ainda permite adicionar tags e notas aos vídeos, além de disponibilizar a opção de compartilhamento externo.
A vantagem é que os dados fornecem insights relevantes para potencializar a estratégia de marketing de conteúdo.
Funnel tracking (funis de conversão)
No Hotjar, você consegue ter acesso a uma análise completa do funil de conversão, verificando toda a trajetória do usuário até o momento da conversão para lead.
O recurso ainda ajuda a identificar problemas que estão impedindo as conversões.
A plataforma informa, por exemplo, o percentual de abandono em cada página e quantos visitantes chegam, efetivamente, até a conversão final.
Com as gravações das visitas, é possível descobrir o motivo que levou a pessoa a deixar o site.
Vale a pena organizar este tipo de dado por data sempre que o objetivo for o de monitorar o impacto de uma mudança em uma das páginas.
Se muitos usuários saem na página de pagamento, podem ter razões a serem investigadas.
Ao utilizar as gravações em vídeo em conjunto com a análise do funil de conversão.
Portanto, você tem mais facilidade para detectar os fatores que levam ao abandono, tendo mais eficiência e precisão para tomar decisões.
Form analysis (análise de formulário)
O Hotjar também é uma ferramenta indispensável se o seu objetivo é aumentar a performance dos formulários.
Na plataforma, você consegue identificar, por exemplo:
- quais campos demoram mais para serem preenchidos;
- quais campos precisam ser preenchidos mais de uma vez;
- quantos campos são deixados em branco;
- quais campos fazem o visitante abandonar a página.
No relatório apresentado pelo Hotjar, você ainda visualiza quantos usuários deixaram a página sem preencher os campos e quantos tiveram falhas para enviar as informações solicitadas.
Esta funcionalidade é interessante e pode ser muito bem aproveitada, já que o preenchimento de formulários é um ponto essencial para o sucesso da taxa de conversão.
Menu Feedback
Uma das funcionalidades mais interessantes que o Hotjar oferece são os recursos de feedback, como o feedback pools (pesquisas de feedback) e o incoming feedbacks (feedbacks recebidos).
Com isso, é possível configurar ferramentas para entender mais sobre a experiência dos usuários.
A opinião pode ser solicitada por meio de pop-ups, pesquisas de satisfação ou por compartilhamento de telas.
Você pode, por exemplo, configurar alguns tipos de respostas, como checkboxes, múltipla escolha, texto curto ou longo, entre outros.
Assim, você identifica facilmente mais em quais áreas do seu site os usuários estão tendo alguma dificuldade.
Este tipo de estratégia permite maior aproximação com os visitantes e também ajuda a promover melhorias em suas páginas.
O resultado são mais conversões e mais chances de conduzir o público às próximas etapas do funil de vendas.
Surveys (pesquisas)
O Hotjar também oferece a funcionalidade das pesquisas, que permite criar questionários mais longos quando o objetivo for o de conhecer e se aproximar ainda mais do público.
Por meio de pesquisas personalizadas, você pode interpretar o perfil de consumo e as necessidades do seu público com bastante eficiência e praticidade, tendo ainda mais chances de gerar satisfação nos visitantes.
Para isso, a plataforma disponibiliza um editor simples e intuitivo, com diferentes tipos de perguntas e respostas.
Ainda é possível inserir o link da pesquisa criada no Hotjar em outros canais de comunicação, como e-mails, redes sociais ou pop-ups.
A vantagem é que o Hotjar oferece um relatório visual para as respostas das pesquisas, facilitando significativamente a compreensão dos dados, assim como o compartilhamento com outros profissionais de marketing.
Recruit test users (recrutamento de usuários de teste)
O recrutamento de usuários de teste é uma funcionalidade interessante para melhorar a usabilidade das suas páginas.
O objetivo principal é garantir uma experiência eficaz e agradável para os usuários.
Além disso, os testes ajudam a descobrir pontos problemáticos na jornada do cliente, destacando oportunidades de melhoria e de otimização da experiência geral dos visitantes.
Os insights dos testes revelam, por exemplo, como o site funciona e se a navegação é funcional e eficiente.
Também é possível detectar pequenos erros, como links quebrados e falhas de gramática.
Para isso, o recurso do Hotjar avalia o comportamento das pessoas em seu site, considerando as interações e os feedbacks.
A vantagem é que você pode verificar se o seu website realmente atende às expectativas dos visitantes.
Como o Hotjar pode ser usado na estratégia digital?
Planejar as ações de marketing do seu e-commerce, baseado no comportamento dos usuários, é uma das principais indicações para quem deseja ter sucesso com negócios virtuais.
Nesse sentido, o Hotjar é uma das melhores ferramentas para obter resultados de conversão cada vez melhores.
Isso porque, como vimos, a plataforma reúne diversas informações interessantes sobre os visitantes da sua loja.
Mesmo assim, você ainda pode ter dúvidas sobre como utilizar a ferramenta na prática em sua estratégia de marketing digital.
Acompanhe a seguir e veja quais são as maneiras de implementar o Hotjar no seu site!
Otimização da taxa de conversão
Muitos donos de e-commerces adotam o Hotjar justamente para otimizar a taxa de conversão das páginas.
A avaliação dos funis de conversão, por exemplo, funciona bem para este objetivo.
Isso porque o recurso apresenta exatamente quais as áreas do site os visitantes mais abandonam.
As gravações das visitas, igualmente, mostram quais são as barreiras que inviabilizam a conversão.
Você ainda pode usar as pesquisas do Hotjar para identificar quais são as principais dificuldades que os usuários encontram ao acessar a sua loja.
Ou seja, as diferentes funcionalidades do Hotjar são hiper eficientes para o aumento da conversão.
Conhecimento sobre o público-alvo
Compreender as características do seu público-alvo fica muito mais simples com o Hotjar.
Isso porque a ferramenta é capaz de mostrar quais são os maiores interesses e necessidades da persona, e também como ela interage e se comporta.
A análise dos cliques, por exemplo, demonstra quais são as áreas da sua loja que mais chamam a atenção dos visitantes.
Com isso, vale a pena investir em conteúdos sobre determinados temas que realmente atraem os usuários.
As pesquisas, da mesma forma, também podem ser utilizadas para ter feedbacks mais precisos do público.
Conforme as opiniões, você consegue aprimorar a sua loja, baseado em dados altamente relevantes.
Design e usabilidade
Como vimos, com o Hotjar, você consegue ter mais informações para tomar decisões relacionadas com o design e a usabilidade do seu site.
Assim, fica mais simples realizar mudanças de layout ou trazer elementos atrativos para as vendas.
Com o recurso dos mapas de calor, por exemplo, você entende quais são as áreas do site que estão sendo ignoradas pelos visitantes.
Caso um elemento importante esteja em uma zona pouco acessada, é importante inseri-lo em outro local.
O objetivo deve ser sempre o de otimizar as páginas para que elas sejam atrativas e possibilitem a conversão.
Quando utilizado de maneira estratégica, portanto, o Hotjar melhora a experiência do usuário e gera mais vendas para o negócio.
Quanto custa contratar o Hotjar?
Atualmente, o Hotjar disponibiliza diferentes planos e preços para quem deseja assinar os seus serviços.
Basicamente, são oferecidos três produtos principais:
- Observe: permite visualizar o comportamento dos usuários com os mapas de calor e as gravações das visitas;
- Ask: oferece os recursos de feedback e pesquisas, ideal para descobrir como os usuários se sentem em seu site;
- Engage: possibilita automatizar o recrutamento, agendamento e hospedagem de entrevistas com os visitantes.
Também é possível escolher um pacote personalizado para as necessidades do seu e-commerce.
Para cada produto, você pode escolher um dos seguintes planos:
- Básico: totalmente gratuito, mas apresenta limitações;
- Plus: custa entre US$ 32 a € 82,5 por mês;
- Business: custa entre US$ 80 a € 332,5 por mês;
- Scale: a partir de US$ 171 por mês.
Cada site que você adiciona ao Hotjar tem acesso aos três produtos.
No entanto, a escolha do plano vai determinar quais recursos estarão disponíveis e as permissões para a quantidade de sessões.
Caso você queira rastrear diversos sites com o Hotjar, por exemplo, é possível escolher planos de produto específicos para cada um deles.
Isso significa que os preços são aplicados por site.
A indicação para quem está iniciando a usar o Hotjar é começar com o plano básico, que é totalmente gratuito.
Mesmo com limitações, esta ainda é uma opção interessante para conhecer mais sobre os recursos da plataforma.
Quais ferramentas são semelhantes ao Hotjar?
Além do Hotjar, existem outras inúmeras ferramentas de rastreamento e análise do comportamento dos usuários disponíveis no mercado.
Confira algumas alternativas a seguir!
Smartlook
O Smartlook é uma plataforma que ajuda a melhorar e otimizar os websites.
A ferramenta oferece análises completas que permitem acompanhar a satisfação dos usuários que acessam o seu site.
Além disso, o Smartlook também conecta as diferentes fases do funil de vendas ao sistema de gravação, de forma similar ao Hotjar.
A vantagem é que você pode experimentar a plataforma gratuitamente antes de realizar a assinatura.
Mouseflow
O Mouseflow é uma excelente ferramenta de análise comportamental que apresenta muitas das funcionalidades do Hotjar, como heatmaps, gravação de sessões e funis.
Facilitando a descoberta do porquê os visitantes não se convertem em compradores.
No entanto, ao contrário do Hotjar, o Mouseflow conta com um recurso de pontuação de fricção que ajuda a detectar problemas de usabilidade nas páginas.
O diferencial é que o valor da assinatura é mais acessível que o Hotjar.
Optimizely
O Optimizely é outra ferramenta que auxilia os profissionais de marketing a criar experiências digitais impulsionadas por dados.
O que o diferencia do Hotjar é o recurso Full Stack, com capacidades de testes A/B.
Com esta plataforma, é possível gerenciar e fazer os testes necessários em diversos elementos das suas páginas.
A solução ainda permite a personalização completa para cada cliente, sendo bastante útil para e-commerces de diferentes segmentos.
Agora você já sabe o que é Hotjar e como esta ferramenta pode auxiliar a ter melhores resultados de conversão em seu e-commerce.
Escolha um plano adequado às suas necessidades e aproveite ao máximo o potencial da plataforma.
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