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O que é o gift card e as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio!

O gift card ou cartão-presente é uma forma de pagamento pré-pago que dá ao presenteado o direito à serviços ou produtos de um determinado estabelecimento. A opção é uma ótima forma de presentear amigos e familiares com créditos de valores variados que podem ser trocados por produtos.
gift card

Principais tópicos

Na modalidade de vendas seja ela online ou não, existem diversas estratégias para otimizar os resultados e dentre eles, temos o gift card.

Eles são grandes alternativas que facilitam o processo de compra, ao mesmo tempo em que ajudam a divulgar uma marca.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o gift card e como ele pode ser utilizado de modo estratégico para melhorar os resultados do seu negócio. Veja a seguir!

O que é gift card?

Os gifts cards (também conhecido como vale ou cartão-presente) são formas de pagamento da modalidade pré-paga que dão acesso a serviços ou produtos de determinado estabelecimento.

Um dos grandes diferenciais do gift card é a possibilidade de cada empreendimento criar a sua política de uso, estabelecendo os valores mínimos e máximos, permitindo que ele seja comprado conforme a necessidade de cada cliente.

Assim, o gift card se constitui uma excelente maneira de o cliente presentear pessoas queridas e de a loja poder oferecer facilidades no pagamento, principalmente para quem não quer ou não deseja utilizar cartões.

Como os gifts cards são usados?

Os vale-presentes surgiram na era pré-internet (quando os meios de pagamento eletrônico ainda não eram tão democratizados) e até hoje são bastante utilizados, principalmente nos ambientes virtuais.

Na prática, o gift card funciona da seguinte forma: a loja, marca ou empreendimento (streamings, e-commerces ou loja física, por exemplo) produz um cartão físico ou virtual que contém um código de acesso a serviços e produtos que serão adquiridos pelo usuário.

Dessa forma, o cliente pode tanto comprar o cartão para si, como uma forma de obtenção de crédito em uma loja, ou presentear alguém, para que essa pessoa possa utilizar os valores do modo que desejar.

Quais são as vantagens dos gift cards?

Os gift cards facilitam o processo de compra e são alternativas de crédito para o cliente de uma loja, por serem personalizáveis, também podem ser uma forma de divulgar o negócio.

Veja, a seguir, outros benefícios que o gift card oferece para os empreendedores:

Ampliação do público

Os gift cards são cartões comprados por clientes de uma loja para ser utilizado por eles mesmos ou ofertados como presentes para outra pessoa.

Essa prática acaba funcionando como uma espécie de ação promocional, pois, outros consumidores passam a conhecer a marca, podendo se tornar clientes frequentes.

Praticidade no processo de compra

O vale-presente traz agilidade no momento da compra, uma vez que o cliente não precisa informar seus dados bancários, ou apresentar cartões de crédito e débito.

Nesse contexto, para que a venda seja concretizada, basta que o usuário insira o código do cartão nas lojas físicas ou virtuais.

Além disso, essa praticidade faz com que o cliente conclua o processo de compra mais rápido e isso evita que ele desista da compra.

Up selling e cross selling

Up selling e cross selling são estratégias de vendas utilizadas principalmente pelos e-commerces, cujo principal objetivo é convencer o cliente a levar outro produto relacionado ao que ele está comprando, ou que o complemente.

Como o gift card possui valor fixo (e a tendência é que o cliente queira gastar todo o crédito), é possível oferecer a ele outras opções que torne a sua compra mais completa, com itens que se relacionem.

Antecipação de faturamento

Antecipar os lucros é algo almejado por qualquer empresa e isso se torna possível com a venda de gift cards, uma vez que primeiro o cliente paga o valor e só depois consumirá o produto ou serviço disponível para a venda.

Nesse sentido, o empreendimento passa a ter um melhor fluxo de caixa, que pode ser utilizado em outras técnicas de marketing.

Fidelização

A fidelização do cliente é algo essencial para o fortalecimento da imagem de uma marca e para garantir a saúde financeira do negócio.

Por isso, é fundamental desenvolver estratégias para que os clientes voltem a visitar e a consumir em sua loja.

O vale-presente é uma opção para a realização desse trabalho, pois traz facilidade para o processo de compra, sendo uma ótima alternativa também para quem não tem ou não deseja utilizar cartão.

Isso qualifica positivamente a experiência do cliente, que terá mais chances de voltar a fazer negócio com a marca.

Gift cards e segurança: quais cuidados devemos adotar?

Os gift cards são excelentes ferramentas de venda que trazem benefícios tanto aos lojistas, quanto aos consumidores.

No entanto, o desenvolvimento acelerados dos sistemas digitais abre margem para a aplicação de golpes e falhas de segurança.

Para que esse problema seja evitado, devemos adotar medidas preventivas e reparadoras. Veja a seguir os principais golpes utilizados e as formas de lidar com cada situação:

Envio de e-mails falsos

Essa técnica é conhecida como phishing e tem como principal objetivo o envio de mensagens falsas para enganar o destinatário e fazer com que ele forneça informações de cunho sensível.

Muitos desses golpes acontecem com a utilização de vale-presentes falsos.

Acontece da seguinte maneira: o invasor envia um e-mail falso oferecendo um gift card falso, oferecendo prêmios ao remetente em troca de acesso a um link, a partir desse acesso, as informações são capturadas.

Portanto, os lojistas devem alertar os clientes em relação a esse perigo, oferecendo informações sobre como identificar um e-mail enviado pela sua loja. Dessa forma eles se sentirão mais seguros.

Account Takeover (ATO)

Esse golpe é bastante comum e acontece por meio da invasão de contas dos usuários, por meio de softwares ou invasore que testam as diversas combinações de senha possíveis.

Por isso, é imprescindível que a sua loja alerte o cliente sobre o uso de senhas muito simples, com sequências numéricas e datas de aniversários, por exemplo.

Esse tipo de senha é facilmente descoberta, deixando vulneráveis diversas informações das vítimas.

Quais são os principais tipos de gift cards?

Atualmente podemos contar com uma variedade muito grande de vale-presentes. Cada um deles destinado a suprir necessidades específicas, podendo ser utilizados por diversos tipos de público. Confira:

Gift cards de lojas de departamento

Os gift cards de loja de departamento são muito populares, podendo ser utilizados em lojas físicas e e-commerces para a compra de itens de vestuário, eletrônicos e perfumaria.

Gift cards de restaurantes

Ideais para os amantes da gastronomia, os gift cards são excelentes opções de presentes.

Os usuários podem tanto se dirigir aos restaurantes como optar pelo recebimento da refeição por meio de serviços de delivery.

Gift cards de entretenimento

Aqui, o usuário tem um diversas opções de entretenimento como livros, filmes, games, músicas, entre outros.

Os serviços de streaming tem disponibilizado cada vez mais essa alternativa para os usuários que não desejam, ou não podem ser assinantes contínuos, utilizando o serviço apenas por um tempo determinado.

Gift cards de viagem e hospedagem

Esse tipo de gift card é ideal para quem é ou deseja presentear viajantes.

Com eles é possível reservar hospedagem, aluguel de carros e, até mesmo passagens.

Também é disponibilizado para aplicativos de aluguéis temporários de casas.

Gift cards de bem-estar

Com esse tipo de gift card as pessoas podem presentear umas as outras com idas a spa, ou sessões de massagem.

Além disso, pode ser incluído também em serviços de salões de beleza, sendo, portanto, uma ótima opção para presente.

É possível personalizar o gift card?

A personalização do gift card é possível, além de ser uma ótima estratégia de divulgação da marca e do fortalecimento da sua identidade.

A personalização é fundamental também para deixar registradas informações importantes para o cliente, como endereço, site, perfil nas redes sociais e telefones para contato.

Aqui, é essencial usar a criatividade e inserir a logo e o slogan da sua loja, com os elementos que compõe a sua identidade.

Mas, cuidado com o excesso de informações, que acabam causando confusão e poluindo visualmente o cartão.

Qual o prazo de validade de um gift card?

Quando um cliente adquire um gift card, ele precisa estar ciente de que haverá um tempo para que ele possa utilizá-lo.

Esse tempo é variável, por exemplo, um gift card de streaming de música pode vender opções que ofereçam 1 mês ou 1 ano de assinatura, o preço desses vale-presentes vai variar também conforme esse período disponibilizado e, decorrido o prazo, ele é expirado.

É importante saber que esse tempo é contado a partir da emissão do cartão para as empresas de venda de produtos e, no caso das prestadoras de serviço, a partir da utilização do código de acesso nas plataformas.

Como adquirir e ativar um gift card?

Existem diversas maneiras de se adquirir um gift card: diretamente nas lojas ou em supermercados, lojas de departamento, entre outros.

Além disso, como sabemos, existem também o vale-presente virtual que pode ser encontrado diretamente na página da empresa ou de lojas parceiras.

Para que o vale-presente seja ativado é preciso que o usuário raspe o código (no caso de cartões físicos) ou os acesse por meio das indicações contidas no cartão virtual.

Com o código em mãos, basta apresentar na loja física ou no site e a compra é liberada imediatamente.

Como um gift card pode ser usado nas estratégias de Marketing?

Como vimos, os gift cards são uma ótima maneira de encantar o cliente e aumentar as conversões de uma loja.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso desenvolver estratégias de marketing que explorarão todo o potencial desse item. Veja algumas dicas:

Explore o uso dos gift-card nas datas comemorativas

Ao longo do ano, temos diversas datas comemorativas que impactam diretamente o comércio.

Por isso, os lojistas devem se preparar a cada momento desses para desenvolver e colocar em prática as suas estratégias de venda.

Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados são alguns exemplos de datas em que a compra do vale-presente precisa ser estimulada.

Por isso, ofereça essa opção para quem deseja mais liberdade de consumo, ou a quem não gosta de passar muito tempo escolhendo presentes, por exemplo.

Campanha de fidelidade

Outra maneira de utilizar o vale-presente nas estratégias de marketing é nas campanhas de fidelização de clientes.

A sua loja pode oferecê-lo em troca de cash back, por exemplo, que induzirá o cliente a voltar a fazer negócio.

As campanhas de fidelidade também podem se valer de programas de pontos, em que o cliente, ao fazer determinada compra, acumula pontos que poderão ser revertidos em valores disponibilizados nos vale-presentes.

Programa de indicação

Os programas de indicação é uma excelente estratégia para ampliar o alcance de uma marca.

Nesse sentido, ao indicar a marca para clientes ou amigos, os clientes ganham um bônus por cada indicação, que deverão ser usados por meio de vale-presentes.

Para os indicados, a loja pode oferecer, após a concretização de uma compra, um cartão-presente como estímulo à fidelização.

Conquista de novos clientes

Para conquistar novos clientes, a sua loja pode estimular o consumo oferecendo um vale-presente para ser usado na primeira compra.

Assim, no primeiro contato com a loja, o lead já ganha um desconto (algo muito valorizado pelo consumidor).

Não podemos esquecer que esse primeiro contato com a marca é determinante para que o cliente volte a fazer negócio com o seu empreendimento.

Então, oferecer para o consumidor excelência na jornada de compra, desde o interesse pela marca até o pós-venda é fundamental para conquistar a sua fidelização e fortalecer reputação do seu negócio.

Hoje, podemos contar com diversas estratégias para converter, conquistar e fidelizar clientes.

Por isso, saber o que é gift card, suas vantagens e modos de uso é fundamental para ampliarmos as possibilidades de desenvolvimento dessas práticas, garantindo o sucesso do nosso empreendimento.

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