O que é Estoquista: entenda funções, salário e da profissão

Um estoquista é um profissional que trabalha na gestão e no controle de estoque de uma empresa. Suas principais responsabilidades incluem o recebimento, armazenamento, organização e distribuição de produtos ou materiais. A profissão está em alta devido à popularização do e-commerce e possui uma média salarial de R$ 1.821,79.
o que é estoquista

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Muitas profissões fazem parte do nosso dia a dia. Um desses profissionais é o estoquista, que trabalha para que você receba sua encomenda com tranquilidade, no melhor prazo possível e em ótimo estado.

Porém, sua função vai muito além de simplesmente garantir a disponibilidade de um item e fazer a gestão do estoque.

Se você tem interesse em trabalhar na área de logística, ou está pensando em começar um negócio e quer entender um pouco mais sobre esse importante profissional, este post é para você!

Descubra tudo sobre o estoquista e suas habilidades, boa leitura!

O que é estoquista?

Um estoquista é um profissional que trabalha na gestão e no controle de estoque de uma empresa. Suas principais responsabilidades incluem o recebimento, armazenamento, organização e distribuição de produtos ou materiais.

O papel do estoquista é muito importante para garantir a organização logística como um todo, indo além de apenas armazenar e identificar os produtos.

Sem ele, uma empresa não saberia identificar detalhes do seu próprio estoque, como itens que mais saem, quais estão próximos de perder a validade e como priorizar determinados itens.

Ainda mais no varejo, onde o volume de itens de um inventário pode ser enorme, o estoquista é peça fundamental.

Devido ao alto volume de serviço, esse setor geralmente tem uma equipe robusta de profissionais, incluindo cargos em diferentes níveis hierárquicos dentro do mesmo segmento.

Cabe dizer, inclusive, que existem estoquistas em cargos mais iniciais, que lidam diretamente no manejo dos produtos.

Como também há aqueles que fazem o gerenciamento estratégico de um estoque.

Ambos são igualmente importantes e se complementam na rotina de uma empresa.

O que um estoquista faz?

O estoquista é responsável por receber, identificar, embalar, armazenar e distribuir todos os itens relacionados ao estoque de uma empresa.

Cada uma dessas etapas é igualmente importante e exige que o profissional esteja alinhado aos valores da empresa para tratar o produto com cuidado e atenção, além de garantir processos de qualidade.

Quando o estoquista utiliza softwares de gestão de estoque, sua função tem algumas facilidades.

Permitindo um controle mais rápido e acertado de todos os processos.

Ainda assim, todas as atribuições que mencionamos devem ser feitas independentemente da existência desse recurso.

Área de atuação de um estoquista

A área de atuação de um estoquista é muito ampla e abrange diversos setores da economia, principalmente empresas de e-commerce, que crescem constantemente no Brasil, movimentando bilhões todos os anos.

Devido à sua flexibilidade, ele pode trabalhar em empresas de diversos portes, desde pequenas lojas físicas até grandes indústrias.

Vale dizer que cada segmento oferece desafios específicos.

Na indústria alimentícia, por exemplo, o estoquista deve ter conhecimento mais avançado em recursos de preservação dos produtos.

Como temperatura, manejo, riscos de contaminação e diferentes tipos de embalagem.

Já para uma loja de roupas, esse profissional deve trabalhar mais a apresentação e velocidade do envio.

Garantindo que o consumidor tenha acesso ao produto rapidamente e na maior qualidade possível.

Qual a importância de um estoquista?

A principal contribuição do estoquista está relacionada à manutenção do equilíbrio entre oferta e demanda.

Ao monitorar os níveis de estoque e realizar pedidos de reposição de estoque quando necessário, ele evita tanto a escassez quanto o excesso de produtos, otimizando os recursos da empresa.

Além disso, o estoquista desempenha atua também na prevenção de perdas e danos.

Afinal, organizar o estoque eficientemente e realizar inventários regulares contribui para a identificação de possíveis problemas.

Como produtos vencidos ou que não fazem mais sentido para o público de maneira geral.

Em setores como o comércio eletrônico, a satisfação do cliente está diretamente ligada à disponibilidade de produtos e à maneira como eles são enviados.

Portanto, o estoquista tem um papel que vai além do trabalho do galpão, contribuindo para o fortalecimento da marca.

Quais são as principais tarefas de um estoquista?

Veja abaixo tarefas que fazem parte da rotina desse profissional:

  • reposição de materiais em linhas de produção;
  • organização do estoque;
  • expedição de itens para venda;
  • interface com empresas de transporte;
  • organização de vitrines;
  • carregamento e descarregamento de veículos;
  • embalo e despacho de produtos;
  • contagem;
  • identificação e registro;
  • compras;
  • elaboração de relatórios;
  • atendimento a clientes internos;
  • controle de validade.

Lembrando que estas são apenas algumas das atribuições.

Cada empresa pode ter demandas específicas que não estão listadas aqui.

Qual a média salarial de um estoquista?

De acordo com dados do site Salario.com, um estoquista ganha, em média, R$ 1.821,79 por uma jornada de 44 horas semanais.

Em empresas maiores ou mais específicas, esse valor pode aumentar para cerca de R$ 3.000,00.

Auxiliares, por outro lado, têm ganhos reduzidos: um salário-minimo (R$ 1.412,00 em 2024)

Para coordenadores de logística, o piso salarial é de R$ 3.303,00, chegando a R$ 7.000,00.

Profissionais ainda mais experientes, que se qualificaram e alcançaram cargos de gestão, como os gerentes de suprimentos.

Têm remuneração média inicial de R$ 6.019,00, chegando a R$15.554,00, dependendo da região, formação e empresa.

Como se tornar estoquista?

Para ser estoquista é preciso concluir o ensino médio, ter noções de informática, boa capacidade de fazer contas simples, atenção aos detalhes, organização e facilidade de trabalhar em equipe.

Contudo, cursos profissionalizantes, técnicos e até graduações aumentam significativamente as chances de crescimento na carreira.

Ou seja, se você deseja seguir essa carreira ou está pensando em contratar um estoquista, observe bem o nível de experiência para cargos de mais responsabilidade, além da qualificação geral.

O crescimento no setor logístico está altamente associado a esses fatores.

Existe um curso para se tornar estoquista? 

A resposta é Sim.

Além de cursos profissionalizantes e técnicos, existem graduações e especializações voltadas para a gestão de estoque.

As modalidades mais iniciantes geralmente têm duração de 120 horas-aula, tratando de atribuições simples que um estoquista terá no começo da carreira.

Para quem quer se aprofundar, no entanto, existe a opção de cursar uma faculdade.

Os principais cursos superiores são Administração, Logística, Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Comércio Exterior e Engenharia de Produção.

Já as pós-graduações envolvem até o armazenamento de produtos específicos, cadeias logísticas, técnicas de distribuição internacional e uma infinidade de possibilidades.

Quais são as principais competências profissionais de um estoquista?

Para desempenhar essa função de maneira eficaz, é importante ter uma variedade de competências profissionais.

Separamos uma lista com as principais:

  • organização: habilidade para organizar o espaço de armazenamento, facilitando a localização rápida e eficiente dos produtos;
  • atenção aos detalhes: capacidade de realizar verificações detalhadas durante o recebimento e expedição de mercadorias para evitar erros;
  • habilidades numéricas: precisão em cálculos e controle de inventário, garantindo a exatidão dos registros de estoque;
  • trabalho em equipe: colaboração efetiva com colegas de trabalho, especialmente em ambientes que exigem coordenação entre diferentes setores;
  • compreensão técnica: conhecimento de procedimentos e sistemas relacionados à gestão de estoque, incluindo o uso de softwares específicos;
  • comunicação: habilidade para comunicar claramente informações sobre o estoque, como relatórios de inventário, necessidades de reposição e eventuais problemas;
  • iniciativa: capacidade de antecipar necessidades e agir proativamente para manter níveis adequados de estoque;
  • adaptabilidade: flexibilidade para lidar com mudanças nas demandas ou processos, ajustando-se a novas situações conforme necessário;
  • raciocínio lógico: capacidade de analisar dados, identificar padrões e tomar decisões lógicas para otimizar o fluxo de trabalho;
  • gestão do tempo: eficiência no gerenciamento do tempo para cumprir prazos e realizar as tarefas de forma oportuna;
  • conhecimento de produtos: familiaridade com os produtos ou materiais armazenados, o que pode ser especialmente crucial em ambientes onde os itens têm requisitos específicos de armazenamento;
  • atenção à segurança: consciência e aderência às práticas de segurança no manuseio de produtos, especialmente em setores que envolvem materiais perigosos;
  • resolução de problemas: habilidade para identificar e resolver problemas relacionados ao estoque de maneira eficiente;
  • habilidades manuais: competências práticas para manusear mercadorias de forma segura e eficiente, especialmente em ambientes que envolvem carga e descarga.

Como ser um bom estoquista?

Como você viu ao longo deste conteúdo, ser um bom estoquista requer algumas habilidades organizacionais.

Assim como: atenção aos detalhes e a capacidade de manter o controle eficiente dos produtos e materiais.

Veja abaixo mais qualidades que fazem parte de um bom estoquista:

  • organização;
  • gerenciamento de estoque;
  • comunicação;
  • controle de qualidade;
  • atenção aos detalhes;
  • proatividade;
  • conhecimento dos produtos;
  • trabalho em equipe;
  • eficiência;
  • resiliência;
  • busca constante por qualificação.

Uma boa dica é conversar com estoquistas experientes ou seus superiores para entender o que é esperado de você dentro do contexto da empresa em questão.

Qual a diferença entre o estoquista e auxiliar de estoque?

Na prática, a principal diferença entre estoquista e auxiliar de estoque é o nível hierárquico.

Como o nome sugere, o auxiliar ainda está em uma função de suporte, ajudando o estoquista a cumprir as demandas da empresa.

Com o tempo, o caminho natural é que o profissional iniciante seja promovido e adquiria as mesmas atribuições.

[EXTRA] Quais os outros nomes para a profissão?

A profissão de estoquista pode ser conhecida por diferentes nomes dependendo da região, setor de atividade ou das especificidades do trabalho.

Alguns dos termos que podem ser utilizados como sinônimos ou variações da função de estoquista incluem:

  • almoxarife: profissionais que gerenciam o almoxarifado, que é o local onde os materiais e produtos são armazenados. É mais usado em indústrias ou segmentos relacionados;
  • auxiliar de almoxarifado: aquele que dá suporte à gestão do almoxarifado;
  • controlador de estoque: o profissional que trabalha voltado para o controle dos itens do inventário, como entrada e saída;
  • analista de estoque: em empresas maiores, o termo “analista de estoque” está relacionado às funções mais complexas, como análise e otimização de todo o inventário;
  • conferente de estoque: o responsável por conferir e verificar a entrada e saída de mercadorias no estoque — com os sistemas informatizados, é mais raro encontrar vagas para este cargo;
  • supervisor de estoque: a posição de supervisor de estoque envolve a supervisão das operações de estoque e a gestão da equipe de estoquistas;
  • coordenador de logística: para operações maiores é necessário ter o coordenador de logística, que trabalha de uma maneira mais ampla, em níveis táticos;
  • gerente de suprimentos: grandes organizações geralmente têm um gerente de suprimentos fazendo a gestão de toda a cadeia logística, incluindo a compra dos produtos.

Há também cargos que são sinônimos, como armazenista, conferente, repositor e expedidor.

Cada região pode, ainda, utilizar outra nomenclatura.

Agora você já sabe o que é estoquista e as principais características que fazem parte do universo dessa profissão tão importante.

Focando em especialização, em ganhar experiência e em entender suas principais atribuições, você estará cada vez mais perto de conquistar o sucesso na sua carreira.

Não se esqueça de entender bem dos principais sistemas disponíveis para estar familiarizado quando for trabalhar em empresas modernas.

Ainda que existam treinamentos específicos para os colaboradores, quanto mais preparado você estiver, mais terá chances de se destacar.

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