Se o seu objetivo é vender produtos nos maiores marketplaces do Brasil ou exportá-los para boa parte mundo, garantindo bons resultados no mercado de e-commerce.
Saiba que é fundamental contar com o auxílio de uma metodologia que permite conhecer o caminho do produto, desde a matéria-prima até o estoque, assim como todo o percurso logístico.
Nesse caso, o código EAN (European Article Number, ou Número de Artigo Europeu, em sua tradução literal) facilita o processo de comercialização de todos os produtos do dia a dia.
Trata-se de um código que identifica qual é o modelo do produto, seu país de origem, fabricante, entre outros dados importantes.
O que é EAN e para que serve esse código?
Criado na Europa pelo Sistema GS1, o EAN é um código de barras composto por 13 dígitos para identificar individualmente um objeto ou produto.
Ele contém todas as informações relevantes, como fabricante, país de origem, modelo do produto e dígito verificador.
Nesse sentido, o código consiste em uma etiqueta ou rótulo de codificação colocado em todos os itens da empresa.
E isso permite o rastreamento e a associação dos produtos pelos computadores de maneira mais rápida e precisa do que se fosse feita manualmente.
O código EAN serve para o controle interno das vendas de cada mercadoria de um negócio.
Dessa forma, o sistema identifica cada produto individualmente e gerencia tudo de modo a minimizar falhas.
Por meio dele, é possível armazenar as informações importantes que constituem a sequência numérica.
Fazendo, o gerenciamento de cada unidade ou até mesmo o lote, assim como auxiliar no rastreamento e na localização do produto.
Confira também: Soluções de logística para seu e-commerce: quais estratégias utilizar?
Qual a importância do código EAN e como ele é formado?
O código EAN é uma espécie de documento de identificação que o produto carrega consigo durante sua vida útil, não podendo ser reutilizado por outro qualquer.
Portanto, a utilização do EAN melhora a relação com distribuidores e toda a cadeia de lojistas que vendem seu produto.
Isso porque, além de ajudar no controle e rastreio dos produtos, ele oferece agilidade nas vendas, já que dispensa a necessidade de digitar cada detalhe sobre o produto na hora da venda.
É importante destacar que o lojista pode vender diversos itens diferentes e que cada um deles apresentará um EAN único.
Esse código é gerado pelo fabricante, mas, caso o produto seja de fabricação própria, cabe à empresa gerar um código de EAN.
O EAN tem todas as informações relevantes sobre um produto, sendo formado pela seguinte lógica:
- País de origem — 3 primeiros dígitos (O Brasil é o 789);
- Empresa fabricante — apresenta um número exclusivo (4, 5 ou 6 dígitos);
- Variação de um produto por ela produzido — 3, 4 ou 5 dígitos;
- Dígito verificador — 1 dígito.
Exemplo do código EAN ou GTIN:
É importante ressaltar que os números podem variar conforme as empresas.
Os itens e o dígito verificador devem ser recalculados sempre que houver alguma alteração na numeração e tem o objetivo de ajudar na segurança da leitura.
Além disso, a soma desses dígitos sempre resultará em um código de 13 dígitos.
Diferença entre o código EAN, SKU e UPC:
Que o EAN é indispensável para as empresas nós já sabemos, mas existem algumas variações de códigos com nomenclaturas diferentes que podem acabar gerando dúvidas.
É o caso do SKU e do UPC. Confira as especificações de cada um:
SKU
O SKU (Stock Keeping Unit, termo que pode ser traduzido como Unidade de Manutenção de Estoque) é um número de referência único de um produto dentro de uma empresa.
Ele visa melhorar a gestão de estoque, a liberação de mercadorias e uma melhor rastreabilidade nas diferentes etapas da cadeia de suprimentos.
A principal diferença entre SKU e o EAN é que cada instituição revendedora desenvolve o seu próprio código SKU de forma gratuita para organizar seu estoque.
Dessa forma, não precisa de registro em um órgão oficial ou utilizar o mesmo código de outras empresas, como ocorre com o EAN, que deve ser criado pelo fabricante do produto.
Além disso, enquanto o código EAN é lido apenas por uma máquina ou leitor de código.
O SKU é lido e entendido de maneira “lógica” por qualquer pessoa ou sistema.
UPC
UPC (Código Universal de Produtos, em português) segue a mesma lógica do código EAN, apresenta um gráfico em barras para leitura e é seguido por um código numérico, porém com 12 dígitos.
Seu formato é mais utilizado na América do Norte, especificamente nos Estados Unidos e Canadá.
Como as empresas utilizam o código na prática?
Como abordamos acima, o código EAN pode ser utilizado no controle interno, no rastreamento e localização do produto, na gestão de estoque e de compras.
Com o código, é possível cadastrar o produto e registrar dados como preço e quantidade disponível.
Para os lojistas interessados em vender nos marketplaces, o EAN tornou-se obrigatório e tem sido exigido para uma maior fiscalização de mercadorias.
Isso evita produtos falsificados e ilegais, por exemplo.
Mais do que uma mera burocracia, esse código gera diversas vantagens para os lojistas.
Isso porque é possível diferenciar produtos nos mínimos detalhes, acelerar a aprovação dos anúncios nos marketplaces e simplificar o controle de estoque.
Vale lembrar que a empresa deve gerar um código individual para cada produto, independentemente de suas semelhanças.
Por exemplo, se você é um fabricante de sapatos e vende um modelo em quatro tamanhos diferentes, é necessário gerar um código para cada par de sapatos.
De quem é a responsabilidade de criar o código EAN?
Quem deve criar o código EAN é o fabricante ou distribuidor.
Se você é revendedor de produtos, o GTIN/EAN já deve constar na embalagem.
Quais as vantagens de utilizar o código EAN?
Além de ser fundamental aos lojistas para a gestão de mercadorias, sobretudo por facilitar a identificação dos produtos e ser um requisito obrigatório no cadastro de produtos.
O código EAN também traz diversos benefícios que refletem no desempenho de vendas do e-commerce.
Somente com esse código você consegue diferenciar individualmente e de forma detalhada todos os seus produtos.
Fator que pode ser indispensável no controle de estoque de um marketplace, por exemplo.
Além dos benefícios citados, o EAN apresenta outras vantagens. Sendo elas:
- reduz significativamente os erros;
- possibilita a padronização dos serviços;
- garante a segurança;
- diminui o tempo de treinamento dos colaboradores;
- melhora o controle de estoque;
- é barato para criar e imprimir;
- fornece melhores dados;
- permite obter dados com mais agilidade;
- promove uma melhor tomada de decisões;
- estimula o crescimento da empresa.
Como criar código de barras EAN?
Antes de tudo é preciso filiar-se a GS1 Brasil, uma organização que desenvolve e mantém padrões globais de comunicação empresarial.
Em seguida será preciso fazer um cadastro e o envio da documentação necessária.
Após isso você precisará escolher um plano e pagar o valor estipulado pela empresa. Cada plano disponibiliza uma quantidade de códigos. Depois do cadastro realizado e do pagamento aprovado é só acessar o site novamente e solicitar o código de barras.
Preencher as informações sobre o produto e então o site da GS1 Brasil irá criar e registrar o código EAN do seu produto.
Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre o que é o EAN e qual a importância desse código para o varejo.
Lembre-se de que, se você fabrica algum produto, usar códigos EAN para suas mercadorias é fundamental!
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