Dropshipping: entenda as vantagens e confira dicas para começar nesse ramo

Dropshipping é um modelo de negócio em que o lojista vende produtos online sem precisar ter um estoque próprio. Funciona assim: quando o cliente faz uma compra, o fornecedor cuida de tudo, desde o armazenamento até o envio do produto diretamente para o cliente. Nesse ramo o lojista só precisa se preocupar com as vendas, enquanto o fornecedor cuida do resto.
a imagem mostra um empreendedor que trabalha com dropshipping

Principais tópicos

O e-commerce oferece diversas modalidades de negócio e entre elas, o dropshipping. Dropshipping vem da palavra drop, que significa “largar” e “shipping” que por sua vez significa remessa.

Através do dropshipping você pode trabalhar apenas intermediando as vendas, enquanto a gestão do estoque e a logística das entregas são feitas pelos fornecedores dos produtos que você vende.

Não é por acaso que o dropshipping ganhou muitos adeptos nos últimos anos.

Mas é importante entender muito bem sobre esse modelo de negócio, para saber se vale a pena e por onde começar.

Confira a seguir o que é dropshipping, como funciona, vantagens e desvantagens e muito mais.

O que é Dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócio em que o lojista vende produtos online sem precisar ter um estoque próprio. Em vez disso, quando o cliente faz uma compra, o fornecedor cuida de tudo, desde o armazenamento até o envio do produto diretamente para o comprador. Isso significa que o lojista só precisa se preocupar com as vendas, enquanto o fornecedor cuida do resto.

a imagem mostra como é o processo de dropshipping em 3 passos. 
O Dropshipping permite que você trabalhe focado na intermediação das vendas, enquanto a gestão do estoque e a logística das entregas são responsabilidade dos fornecedores dos produtos que você vende.

Portanto, é um modelo de negócio que não exige grandes investimentos, já que não é necessário dispor de uma estrutura para o estoque, nem se preocupar com as entregas e devoluções.

Cabe ao lojista apenas atrair os clientes para a loja, receber os pedidos e repassar aos fornecedores.

Nessa etapa do processo, deve reter a sua parcela sobre o valor da venda — é dessa forma que o negócio se sustenta.

Para o cliente, pode ser imperceptível que o vendedor não seja o mesmo que gerencia o estoque e faz o envio dos produtos.

Por isso, o dropshipping requer uma atenção especial na escolha de fornecedores confiáveis, já que eles são determinantes para a experiência de compra e para a imagem que a loja transmite.

Qualquer problema com a compra ou a entrega dos produtos recai sobre o vendedor, não sobre o fornecedor.

O funcionamento do dropshipping é simples.

Consiste em uma divisão de tarefas entre o lojista e os fornecedores para oferecer uma boa experiência ao consumidor, desde o pedido até a entrega.

Como funciona o Dropshipping?

Vamos entender agora como funciona o dropshipping em alguns passos simples.

1. O cliente faz o pedido na loja

O processo de venda no dropshipping começa com o pedido do cliente na loja virtual ou marketplace, em que você insere os produtos.

Nesse momento, você recebe o valor total da compra, com o preço que você definir para a venda.

Todo o processo de pagamento é feito na plataforma do vendedor, que deve aprovar a transação para dar seguimento ao pedido.

2. O lojista repassa o pedido para o fornecedor

Depois de receber o pedido do cliente, o lojista deve encaminhá-lo ao fornecedor.

Ao repassar o pedido, você paga ao fornecedor o preço de atacado do produto (ou o que for acertado em contrato) e retém o valor da sua margem de lucro na venda.

É importante saber que esse processo por trás da compra, de relacionamento entre lojista e fornecedor, não é visível para o cliente.

Para ele, é você quem está providenciando tudo.

3. O fornecedor envia o produto ao cliente

A partir desse momento, é o fornecedor quem assume o processo.

Como o produto está armazenado no seu estoque, é ele quem separa o pedido, embala o produto e envia por uma transportadora.

Dependendo da negociação, os produtos podem ser identificados com a marca do lojista, mas muitas vezes levam apenas a marca do fornecedor.

Quando chegar ao endereço do cliente, o processo de venda pode ser finalizado.

Porém, se o cliente quiser trocar ou devolver o produto, isso também é feito na plataforma do vendedor.

Ele deve repassar a solicitação do cliente ao fornecedor, que, por sua vez, executa a logística reversa.

Como começar a fazer Dropshipping na prática?

1- Faça uma análise do mercado

Primeiramente, entenda que você está abrindo um novo negócio.

E, como em qualquer empresa, você precisa conhecer o mercado em que vai atuar.

Então, comece fazendo uma análise dos consumidores, defina o seu público-alvo, conheça seus concorrentes e saiba quais produtos vale mais a pena vender.

Aproveite também para se aprofundar no modelo de dropshipping e conhecer outros vendedores que atuam nesse modelo, a fim de estudar suas estratégias.

💡 Leia mais: Público-alvo: O que é e como definir o seu público de forma simples

2- Formalize o seu negócio

Formalizar o seu negócio é primordial para atuar dentro das leis brasileiras e não sofrer qualquer punição.

Para legalizar a sua empresa de dropshipping, você deve se cadastrar no CNPJ como intermediador de negócios.

Se trabalhar com fornecedores internacionais, o cadastro deve ser como intermediador de importação.

Com essas atividades, você pode formalizar o negócio como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

A partir do enquadramento jurídico, você ainda deve definir o regime tributário e passar a emitir notas fiscais de venda.

3- Encontre bons fornecedores

Esse é um ponto crucial para o sucesso das suas vendas com dropshipping.

Escolher bons fornecedores determina o nível de serviço que os seus clientes vão receber, desde a qualidade do produto até o cumprimento de prazos.

Então, procure bons fornecedores para a sua empresa.

Eles devem ser confiáveis e trabalhar com transportadoras também confiáveis.

Investigue a reputação das empresas, saiba se são conhecidas no mercado e o que outros dropshippers falam sobre elas.

Além disso, na hora de fechar negócio com eles, estabeleça acordos de nível de serviço (Service Level Agreement), que estabelecem as responsabilidades de cada envolvido.

Dessa forma, você tem mais garantias da qualidade e mostra ao fornecedor que está de olho na sua performance.

💡 Leia mais: Fornecedores de Dropshipping: 27 opções confiáveis para o seu negócio

4- Conheça os produtos antes de vender

Não escolha produtos no escuro.

Antes de adicionar produtos dos fornecedores à sua loja, é interessante comprar alguns itens para o seu próprio uso.

Assim, você pode experimentar os produtos, verificar a qualidade dos itens e o nível de serviço que o fornecedor entrega.

Se algo der errado nessa experiência, você não corre o risco de fechar negócio com fornecedores que podem prejudicar sua reputação com os clientes.

5- Escolha uma plataforma de vendas

Com a terceirização do estoque e da logística, o foco da sua loja se torna a experiência de compra no ambiente virtual.

Isso significa ter um site estável, com segurança, informações claras, navegação simples e um visual atrativo.

A plataforma de e-commerce também deve oferecer uma interface administrativa simples e funcional.

O sistema deve facilitar a gestão dos pedidos, o atendimento aos clientes e a integração com os fornecedores, a fim de obter dados confiáveis sobre estoque, preços, prazos e processo de envio.

6- Divulgue seu negócio

A divulgação é uma das principais tarefas dos lojistas no dropshipping.

Eles precisam atrair os clientes e mostrar por que devem comprar na sua loja — e não nos concorrentes.

Para isso, o marketing digital é seu grande aliado.

Você pode criar conteúdos para um blog, interagir com os consumidores nas redes sociais, fazer envios de emails marketing e investir em anúncios pagos.

Nesses canais, crie um relacionamento com os consumidores e ajude-os na sua jornada de compra.

Mas não deixe de divulgar suas ofertas de forma mais direta, com seus principais benefícios: descontos, condições facilitadas de pagamento, frete grátis, prazos reduzidos etc.

7- Defina as políticas de trocas e devoluções

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, os clientes têm até 7 dias após a entrega para desistir de uma compra realizada em meios digitais.

Portanto, você precisa prever essa possibilidade na sua loja.

Para o cliente, ofereça informações claras sobre a possibilidade de trocas e devoluções.

Esse processo deve ser simplificado na plataforma de vendas.

Além disso, informe-se sobre os procedimentos que os fornecedores adotam na logística reversa e se eles estão de acordo com o que você quer oferecer aos seus clientes.

8- Ganhe a confiança dos clientes

Utilize estratégias para ganhar a confiança dos clientes na sua loja virtual.

Se a concorrência é grande, elas podem ser um diferencial para fazer o cliente comprar de você e, melhor ainda, voltar a comprar mais vezes.

Em primeiro lugar, é importante escolher uma plataforma segura para as transações, que trabalhe com sistemas de pagamento confiáveis e certificados de segurança para proteção dos dados.

No processo de compra, esteja sempre disponível para responder às dúvidas e resolver problemas.

Atitudes simples como enviar o código de rastreamento da entrega ao cliente ajudam a construir essa relação de confiança.

9- Estabeleça formas de avaliação e controle

O modelo de dropshipping oferece pouco controle ao vendedor.

Porém, é possível adotar estratégias de avaliação para monitorar o serviço que está sendo prestado aos clientes.

Depois da venda, você pode enviar uma pesquisa de satisfação aos clientes.

Pergunte sobre o processo de compra na plataforma, se a entrega cumpriu o prazo, se o produto atendeu às expectativas, entre outras questões.

Dessa maneira, você pode avaliar a experiência de compra que você está oferecendo e a qualidade do serviço que o fornecedor está prestando.

Então, com os resultados da avaliação, adote as medidas necessárias para melhorar o desempenho do seu negócio.

Vantagens de vender por Dropshipping

Não é por acaso que o dropshipping tem se tornado um dos modelos de e-commerce mais adotados pelos vendedores.

Você pode obter diversas vantagens sendo apenas intermediário das vendas.

Entenda agora as principais:

Baixo investimento inicial

Dropshipping é um modelo de negócio barato.

Você pode vender os produtos sem precisar de uma estrutura física para o seu estoque.

É possível fazer todo o trabalho até mesmo em casa, pelo seu computador.

Dessa maneira, você não precisa comprar os produtos nem construir, adquirir ou alugar um espaço de armazenamento para eles.

Então, sem a necessidade de investir altos valores no início, você pode começar no dropshipping facilmente — e esse é um dos motivos para o dropshipping atrair tantos adeptos.

Início imediato

Vender no modelo dropshipping, significa que você não precisa pensar muito.

Afinal, o fato de não precisar de estoque, fará você começar a vender muito mais rápido e começar o processo imediatamente.

Os processos de criação e negociação de certa forma são acelerados.

Essa vantagem inclusive, é um dos atrativos principais que atraem novos empreendedores para esse modelo de negócio.

Terceirização de estoque e logística

Estoque e logística são áreas sensíveis para a operação de um e-commerce.

Afinal, entregar um produto errado ou não cumprir o prazo de entrega afetam diretamente a experiência do consumidor.

Por isso, essas áreas costumam gerar altos custos para os vendedores e ocupar boa parte das suas rotinas.

No dropshipping, porém, estoque e logística são terceirizados para os fornecedores, que têm maior expertise nessas áreas.

Eles lidam com os custos do armazenamento, o planejamento para não deixar estoque parado, a negociação com transportadoras, entre outras atividades.

Enquanto isso, você pode se dedicar ao seu core business, que é a venda.

Economia operacional

Com a terceirização das atividades de estoque e logística, você também se beneficia com a economia operacional.

Dessa forma, é possível aumentar o seu lucro com as vendas e o seu capital de giro.

Custos operacionais são aqueles usados diretamente para realizar suas atividades, como salários, compra de materiais e aluguel de softwares.

No dropshipping, você não precisa gastar com programas de gestão de estoque e logística, máquinas para movimentar os produtos, aluguel de armazéns ou galpões e contratação de equipe para lidar com tudo isso.

Facilidade de administrar o negócio

No dropshipping, é mais fácil administrar seu negócio.

Você pode focar apenas na divulgação da loja, na experiência de compra e no relacionamento com os clientes, enquanto toda a gestão de estoque e logística fica nas mãos dos fornecedores.

Além disso, é possível fazer toda a gestão de forma virtual.

Você não precisa separar os pedidos nem levar os produtos até os Correios, por exemplo.

Assim, você ganha autonomia, já que pode administrar o negócio em qualquer lugar e a qualquer hora.

Escalabilidade

Quando uma empresa cresce, é provável que ela tenha que aumentar sua estrutura física, expandir o estoque e contratar mais funcionários.

Isso gera mais custos, apesar do potencial de aumento do faturamento.

O dropshipping, por outro lado, permite que o negócio cresça sem aumento de custos operacionais.

Afinal, os custos com estrutura física, estoque e equipe estão nas mãos dos fornecedores.

Como você só precisa receber e encaminhar os pedidos, o crescimento do negócio tende a aumentar seus ganhos, mas não os seus gastos.

Amplitude do mix de produtos

Uma loja que trabalha com dropshipping pode negociar com diferentes fornecedores.

Cada fornecedor pode contribuir com diferentes categorias de produtos e níveis de serviço.

Dessa forma, você pode diversificar o mix de produtos da sua loja e atender diferentes perfis de clientes. Além disso, pode oferecer mais opções de frete e prazos de entrega para que o consumidor escolha.

Não há necessidade de local físico

A essência do dropshipping é vender sem ter a necessidade de um local físico para acomodar produtos.

Isso é algo muito relevante nos dias de hoje.

Afinal, com a falta de espaço nos ambientes, que cada vez estão mais planejados e apertados, e aluguéis cada vez mais caros, não precisar de um espaço que acople grandes quantidades de mercadorias é um alívio.

Acredite, com o dropshipping é possível ganhar dinheiro apenas utilizando um computador ou smartphone.

Um sonho, nos tempos atuais!

Pós-venda eficiente

Nas vendas por dropshipping, o fornecedor é o responsável pelos processos de pós-venda.

Isso significa, que ele fica responsável pela entrega, trocas e devoluções dos clientes.

Isso com certeza é um dos motivos mais fortes para alguém que precisa vender, mas não conta com uma estrutura robusta para fazer esse serviço de trocas e devoluções.

Isso não significa que o vendedor não faça nada.

Apesar de não trocar uma mercadoria, ele é um divulgador da oferta e fica responsável por trazer vendas para esse fornecedor.

Ou seja, um completa o outro e faz a máquina de vendas girar.

E os desafios de vender por dropshipping?

O dropshipping pode ser um modelo de negócio simples, mas é preciso avaliar alguns riscos para saber se vale a pena se dedicar ao modelo de venda.

Afinal, tudo tem vantagens e desafios e com o dropshipping não seria diferente.

Veja agora quais são os principais:

Baixa margem de lucro

Se os produtos são comoditizados, os clientes vão buscar as lojas virtuais que vendem pelo preço mais baixo.

Afinal, não há um diferencial que os façam escolher entre uma loja ou outra, somente o preço.

Dessa forma, o dropshipping tende a pressionar os seus preços para baixo, de forma que você consiga aumentar sua competitividade e atrair os clientes.

Portanto, as suas margens de lucro devem ser reduzidas também.

Falta de controle na gestão

O que é a maior vantagem do dropshipping pode se tornar um problema.

A terceirização do estoque e da logística é vantajosa para o lojista, por reduzir custos e facilitar a gestão, mas pode representar uma desvantagem por dificultar o controle das operações.

Você não pode controlar se o fornecedor faz uma boa gestão do estoque e se trabalha com transportadoras confiáveis, por exemplo.

Pode ser que o cliente compre no site um item que está em falta no estoque ou receba um produto danificado em casa.

Se isso acontecer, é você quem deve explicações a ele para tentar minimizar sua frustração.

Dificuldade de gerenciar fornecedores

Outra vantagem que pode se tornar uma desvantagem é a possibilidade de trabalhar com vários fornecedores.

Isso permite que você diversifique o mix de produtos, mas também pode dificultar a gestão dos pedidos.

Cada fornecedor trabalha com transportadoras, prazos de entrega e fretes diferentes.

Então, imagine que um cliente faz um pedido com produtos de dois fornecedores diferentes.

Ele espera pagar apenas um frete pelos dois produtos e recebê-los ao mesmo tempo.

Porém, provavelmente ele vai pagar um frete dobrado e receber em dias diferentes, o que pode gerar insatisfação.

Custo de envio variados

Como a venda por dropshipping é feita com diversos fornecedores e de diversas localidades, uma coisa é certa — os custos de envio serão diferentes.

O valor das taxas variando, pode ocorrer de duas camisas saírem com preços de transporte diferente.

Algo que não pode prejudicar o consumidor

Concorrência acirrada

A concorrência no e-commerce é grande.

Você compete com lojistas do mundo inteiro, inclusive com marcas globais e gigantes do varejo.

No dropshipping, a concorrência se torna ainda mais acirrada, porque é difícil se diferenciar.

Afinal, os fornecedores que negociam com a sua loja, vendem os mesmos produtos e oferecem os mesmos serviços para outros lojistas.

Assim, eles se tornam comoditizados, ou seja, sem diferenciação, sem uma marca forte.

Dificuldades de construir uma marca

Outro efeito da comoditização dos produtos é a dificuldade de fortalecer a marca da sua loja.

O branding poderia gerar um diferencial para conquistar e fidelizar clientes, sem precisar batalhar apenas pelo preço.

Mas você é apenas um intermediário vendendo produtos que vários outros lojistas vendem.

Assim, fica difícil construir uma identidade de marca e um propósito que despertem a identificação dos consumidores.

Responsabilidade com problemas jurídicos

Essa desvantagem não acontece sempre, mas é importante ficar de olho.

No dropshipping, problemas com fornecedores são mais comuns do que se espera.

Muitos deles prometem o que não podem entregar, não cumprem contratos ou vendem produtos de qualidade inferior à anunciada.

Outros são apenas golpistas se passando por fornecedores.

Só que, quando um fornecedor não cumpre o combinado, o lojista também pode ser responsabilizado no caso de uma ação judicial.

Isso pode trazer enormes dores de cabeça e prejuízos financeiros para o seu negócio.

Portanto, é preciso ter o maior cuidado na escolha dos fornecedores, além de estabelecer contratos com eles, que explicitem as responsabilidades de cada parte.

Entendeu o que é Dropshipping?

Se você não quer ou não pode investir em uma estrutura para armazenar produtos, esse modelo de e-commerce pode ser a sua chance de ganhar dinheiro com vendas online sem precisar manter um estoque.

Mas lembre que, embora você não precise se preocupar com estoque e logística, também não tem controle sobre essas atividades no fornecedor, o que pode trazer algumas complicações.

Se você está começando, o baixo investimento inicial e a gestão simplificada do negócio podem ser atrativos.

Se você já vende pela internet e até já tem um estoque físico, o dropshipping pode ser também uma oportunidade de escalar o seu negócio.

E tem mais, a Tray é a plataforma ideial para trabalhar com dropshipping.

Sempre a frente do seu tempo, a plataforma Tray oferece diversos recursos para quem ver vender online.

Possui integração com mais de 30 marketplaces do mercado (Mercado Livre, Amazon, Magalu são apenas alguns exemplos).

E mais: uma plataforma tão completa assim, não poderia deixar de oferecer a integração com dropshipping: opção ideal para quem quer começar a vender online, mas não possui estoque.

Contratando a plataforma, você terá acesso a milhares de produtos da AliExpress e da Dropi, plataforma de fornecedores de dropshipping nacional.

Você não precisa ampliar o estoque ou contratar mais pessoas para poder vender mais.

Além disso, já tem uma marca consolidada e clientes fiéis.

Contudo, quem deseja começar a vender pela internet também pode começar pelo dropshipping.

Se esse é o seu caso, aproveite as dicas que demos aqui, adote as estratégias certas e tome todos os cuidados com os fornecedores para ter sucesso com as vendas.

QUERO VENDER SEM ESTOQUE

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Perguntas frequentes

Dropshipping vale a pena?

Vender por dropshipping vale a pena, já que esse formato de venda não precisa de estoque. Essa é a melhor opção para quem está começando a vender online. Além econômico, todo o encargo logístico fica por conta do fornecedor.

 

Alguns nichos com sucesso de venda no dropshipping são: itens de tecnologia, produtos de casa e decoração, artigos esportivos, roupas e calçados, acessórios, itens para bebês, enxovais e produtos para pets. 

Se você optar pelo dropshipping internacional, seus fornecedores serão de outros países. Isso significa que eles têm uma variedade maior de produtos, o que pode ser interessante para os consumidores brasileiros. Porém, você terá que importar esses produtos, o que pode demorar mais. Por outro lado, se você escolher o dropshipping nacional, trabalhará com fornecedores brasileiros que operam aqui no Brasil. Isso significa que todo o processo ocorre localmente, resultando em prazos de entrega mais curtos. Isso pode proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente

Trabalhar com dropshipping não é crime. Contudo, é preciso estar em conformidade com as leis de proteção ao consumidor, tributação e regulamentos do comércio eletrônico. Trabalhar com Dropshipping é seguro e legal, desde que você atue de forma ética dentro das regras. 

Empreendedores que trabalham com essa modalidade de venda são conhecidos nas redes como “dropshippers”. O percentual de ganho com essa modalidade varia entre 15% a 45%, dependendo do produto e nicho escolhido.  

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