As métricas de marketing digital revelam dados sobre todas as suas ações e os resultados. Além do fator que envolve o acompanhamento das ações, as métricas nos mostram os nossos erros e os nossos acertos.
Existem muitas métricas que podem ser usadas. Entre elas, temos o CTR.
Leia nosso post e veja o que é CTR, como calculá-lo, por que acompanhá-lo. Confira essas e outras informações ao longo de nosso texto!
O que é CTR?
Vamos começar explicando o que é CTR. CTR é a proporção de cliques por visualização que o anúncio ou o resultado orgânico no Google recebe.
Trata-se, portanto, da Taxa de Cliques ou, em inglês, Click Through Rate (CTR).
Qualquer empresa que trabalhe com marketing digital, incluindo e-commerces, usam esse indicador para mensurar a performance e a importância das palavras-chave, postagens, criativo do anúncio do Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads e outras coisas.
Em resumo, podemos afirmar que se você tem um:
- CTR alto, os usuários consideram seu anúncio altamente relevante;
- CTR baixo, os usuários estão achando seu anúncio menos relevante.
Como calcular o CTR?
Agora, após mostrar o que é CTR, vamos explicar como o CTR é calculado.
Existe uma fórmula fácil de ser memorizada: cliques / impressões = CTR, ou seja, você deve dividir a quantidade de cliques recebidos pela quantidade de impressões do anúncio ou do link.
Dessa forma, caso você tenha um anúncio que recebeu 15 cliques depois de ser exibido 80 vezes, o CTR será de 0,1875.
Para obter um valor em percentual, basta multiplicar por 100: 0,1875 x 100 = 18,75%.
Para que serve o CTR?
Diante da acirrada concorrência pela atenção do cliente, é necessário compreender a eficiência real do plano de marketing, formado pelas estratégias usadas para atingir o usuário.
A taxa de cliques serve, portanto, para analisar a qualidade das palavras-chave e, consequentemente, dos anúncios.
Assim, a empresa que procura melhor investimento dos recursos financeiros e a realização de ações mais objetivas tem na taxa de cliques um importante aliado.
Por meio do CTR, a empresa consegue identificar quais são as campanhas mais eficientes, aquelas que mais chamam atenção, fazendo com que o usuário clique no anúncio.
Essa métrica ajuda a compreender a validade das estratégias traçadas, a forma mais adequada de analisar se a campanha está sendo realizada do modo correto.
Logo, é mais simples adotar atitudes que causam um maior impacto no usuário usando o CTR. A empresa identifica as melhores campanhas e as campanhas que precisam de aprimoramentos.
Qual a diferença entre CTR, CPC e CPM?
Para compreender melhor o que é CTR, é interessante diferenciá-lo de siglas relevantes que se relacionam com ele: CPC e CPM.
O Custo Por Clique (CPC) é um dos tipos mais usados para a precificação de anúncio.
O anunciante paga somente pelos cliques recebidos durante as campanhas, isto é, não se incluem nessa métrica as visualizações.
Logo, somente as pessoas que acessarem as páginas clicando nos anúncios é que vão ser cobradas.
O Custo Por Mil Impressões (CPM) que faz a precificação do custo da campanha pela quantidade de impressões (visualizações).
Assim, a cada mil pessoas que forem impactadas pelo anúncio, sem que seja preciso clicar, o anunciante pagará o valor definido, sem considerar a eficiência da campanha.
E que relação existe entre o CTR e essas formas de precificação?
Ambas são influenciadas diretamente pelo CTR. No caso da CPM, a taxa de cliques não é tão relevante, pois não importa quantos usuários realmente clicaram no anúncio.
Por outro lado, o CTR é fundamental para que opta pelo método de precificação CPC.
Quanto maior o CTR, maior será a eficiência dos anúncios.
Desse modo, o CPC torna-se mais econômico com o buscador compreendendo que o link do anúncio oferece aquilo que o usuário procura.
Por que acompanhar essa métrica?
Após explicar o que é CTR e para que ele serve, vamos revelar os motivos mais importantes para monitorar essa taxa:
Otimização do Índice de Qualidade (IQ)
O CTR é um dos critérios que formam o IQ do Google Ads. O Índice de Qualidade é um cálculo realizado pela plataforma para definir o rankeamento do anúncio.
Nesse cálculo, outros aspectos são considerados, como a experiência do usuário na landing page (página de destino) e a importância do conteúdo.
O elemento mais importante do Índice de Qualidade é a taxa de cliques da campanha.
O Google compreende que a taxa de cliques elevada é um bom indicativo de que o conteúdo do anúncio é, de fato, significativo para os consumidores.
Um CTR relevante influencia no IQ e, por consequência, na posição do anúncio.
Redução nos gastos
Uma alta taxa de cliques revela que o anúncio não precisou aparecer muito para receber muitos cliques, algo bastante valorizado pelo Google.
Enfim, a campanha da empresa mostra-se eficaz, apresentando-se para os usuários certos, facilitando que eles encontrem o que estão procurando realmente.
O anúncio passa a ocupar uma melhor posição no rankeamento. Consequentemente, o custo por clique médio da campanha é mais baixo.
Melhor rankeamento orgânico
Para atingir um melhor posicionamento em sua busca orgânica, a estratégia principal é usar técnicas de Search Engine Optimization (SEO).
Mas o CTR elevado representa também um bom rankeamento, pois os cliques criam tráfego para as páginas da empresa, indicando ao Google que o destino é, realmente, importante para o usuário.
Mais visibilidade gratuita nas redes sociais
A taxa de cliques representa alto engajamento quando falamos de anúncios nas redes sociais. Mas, além de diminuir os custos da campanha, as plataformas oferecem outra vantagem: propaganda grátis.
Ou seja, mais pessoas que compartilham e clicam nos anúncios ajudam a gerar cliques gratuitos.
Por exemplo, se uma pessoa compartilhar um anúncio da empresa no Facebook, isso vai alcançar outras pessoas.
E se acontecer alguma interação, a empresa não será cobrada por esse compartilhamento. Do mesmo modo ocorre no Twitter.
Otimização da taxa de conversão
Outra vantagem de monitorar o CTR, assegurando que fique em um nível satisfatório, é a taxa de conversão dos anúncios.
Como saber se o CTR está bom?
Em geral, uma taxa de cliques maior ou igual a 3% é considerada boa.
Para identificar se a taxa está baixa ou alta, é preciso considerar a experiência da empresa com campanhas de marketing, o ramo em que ela trabalha e o desempenho da concorrência.
A comparação mais importante deve ser com a taxa de cliques de quem concorre com a empresa uma mesma palavra-chave.
Dessa forma, um CTR que está abaixo do CTR do concorrente quer dizer que o Google considera a página da empresa como menos importante do que as páginas de empresas concorrentes, ou seja, ela está ficando atrás das outras.
Dessa maneira, uma taxa de cliques de 3% não expressa um bom índice caso a empresa concorrente esteja com um CTR ao nível de 5%.
A definição de um percentual satisfatório depende, consequentemente, da performance da campanha de marketing comparada aos anúncios da concorrência.
Ao avaliar a taxa de cliques, é importante separar os modelos da campanha, pois o desempenho da divulgação na rede de pesquisa será diferente ao desempenho dela na rede de display.
Na rede de display, a finalidade geralmente é conseguir mais visualizações do que cliques.
Como o CTR afeta o Índice de qualidade?
Já falamos sobre o IQ mais acima. O Índice de Qualidade é uma métrica que mensura a importância de um anunciante no que concerne às palavras-chave, à cópia do anúncio e às páginas de destino.
Quanto mais importantes forem os anúncios e as páginas de destino para o usuário, mais chances terá a empresa de otimizar o IQ.
O Índice de Qualidade se calcula pelas medições dos mecanismos de CTR almejado, da importância do anúncio e da experiência na landing page.
Para encerrar, existe uma relação direta entre o CTR e o IQ. Uma taxa de cliques alta vai contribuir para a aquisição de índices de qualidade mais elevados.
Como aumentar o CTR das palavras-chave e dos anúncios?
Para otimizar o CTR da forma mais rápida possível e melhorar também a eficiência das estratégias de marketing, vale a pena adotar algumas práticas para aprimorar a taxa de cliques dos anúncios e das palavras-chave:
Insira a palavra-chave principal no anúncio
Selecione a palavra-chave mais importante do anúncio e coloque-a de forma natural no texto e no título.
É possível utilizar também o código (keyword: palavra-padrão) para que a divulgação se atualize automaticamente com as palavras-chave do grupo.
Desse modo, o usuário gozará de uma experiência mais positiva, pois ele vai visualizar o termo exato da busca que almeja.
Invista no CTA
Os anúncios com Chamada Para Ação (CTA) devem ser bem elaborados para otimizar a taxa de cliques. Por isso, a CTA deve deixar bem claro o que se espera que o usuário faça.
É possível usar expressões como “ligue para nós” e “inscreva-se”. Também é possível ter uma landing page que permita que a ação seja concluída.
Negative termos irrelevantes
É muito complicado otimizar uma campanha sem negativar palavras irrelevantes para a empresa, já que não há sentido em despender capital com anúncios para consumidores que nunca vão comprar seus produtos/serviços.
Por isso, recomenda-se fazer uma lista de termos negativos baseando-se na forma como os usuários digitam para identificar produtos/serviços nas buscas.
Aproveite a extensão de anúncios
Existem muitas extensões no Google Ads para usar conforme os objetivos da campanha de marketing. As extensões permitem à empresa ganhar mais espaço para inserir o telefone, o endereço e o link.
Por outro lado, não se recomenda colocar o contato no texto de forma direta. Em lugar dessa opção, a empresa pode usar gatilhos mentais que deixem o conteúdo mais atrativo.
Ajuste a URL
Os usuários têm o hábito de focar na URL para saber se o endereço para o qual ele está sendo encaminhado tem alguma relação com a palavra-chave pesquisada.
Caso a URL esteja um pouco estranha, os usuários evitam.
Nesse sentido, o melhor é optar pela fórmula “site + palavra-chave” e fazer testes para mensurar a reação e a aprovação das pessoas.
Invista em datas sazonais
Algumas datas sazonais realmente causam movimentação no comércio (Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais, natal, Ano Novo).
Aproveitar esses momentos é uma forma eficaz de realçar o segmento em que a empresa atua, melhorando a taxa de cliques.
Logo, a empresa deve organizar os anúncios para que sejam veiculados durante as épocas sazonais.
Outra recomendação é evitar alterações diárias nas configurações das campanhas. Aguarde uns três dias para analisá-las mais atentamente.
Crie uma estratégia eficiente
Quando a empresa desenvolve boas estratégias, é natural que os resultados sejam melhores. Desse modo, é mais fácil fazer com que o anúncio alcance uma boa posição.
A verdade é que um planejamento eficiente faz crescer o ROI (Retorno Sobre o Investimento) mais do que altos investimentos financeiros em marketing.
Muitas vezes é melhor contratar uma agência especializada em marketing, principalmente em marketing digital.
Assim, a empresa terá à sua disposição profissionais qualificados, ou seja, profissionais aptos a otimizar a porcentagem de conversão.
Por meio do marketing digital, fica claro como monitorar as diferentes métricas é vantajoso para que o planejamento seja bem-sucedido.
O CTR indica quando alguma estratégia não está dando certo e, quando ele é elevado, acaba sendo vantajoso para outras estratégias, melhorando o desempenho delas.
Quais são os fatores que influenciam o CTR?
Considerando o que é CTR, percebemos que ele é um indicador que serve para mensurar e gerir a efetividade da campanha de marketing digital.
Por isso, é necessário atentar a critérios diferentes em cada plataforma. Para atingir o melhor CTR, é importante atentar aos seguintes pontos:
Relevância do conteúdo
A relevância do conteúdo diz respeito à relação entre o anúncio ou o link e o público-alvo. Isso significa que o conteúdo deve, de fato, ser relevante para o potencial cliente.
Quando isso não acontece, a tendência é que o consumidor se decepcione e nem sequer conclua a leitura do post ou se exima de tomar outra atitude esperada (como preencher algum formulário com dados pessoais, por exemplo).
Entre essas ações esperadas, devemos destacar o clique no anúncio ou no link: ação que vai contribuir para um aumento de CTR.
Título e descrição atrativos
O título da página é o que mais influencia as altas taxas de cliques. Assim, é muito importante investir na copy, utilizando até 60 caracteres e sem esquecer o foco da página, que é a palavra-chave.
A meta tag (descrição da página) também influencia na otimização do CTR.
O Google define automaticamente essa descrição conforme o conteúdo da página. Para ajudar o buscador, convém criar sua meta tag.
Por isso, embora pareça algo simples, a formulação de um bom título e de uma descrição clara requer criatividade e planejamento, inclusive um estudo prévio de quais são os melhores termos, a melhor palavra-chave para colocar no título e no texto descritivo.
Posicionamento
Como já falamos, o posicionamento do anúncio ou do link na página também influenciará na ação do usuário.
Uma posição bem rankeada certamente vai ajudar a aumentar a taxa de cliques, já que os usuários se sentirão atraídos por páginas bem colocadas no Google.
Imagine, por exemplo, escrever uma palavra-chave no buscador e encontrar cinco resultados imediatos.
É certo que esses resultados chamarão a atenção da pessoa que está navegando pela internet, fazendo com que ela clique em alguma delas.
Um bom posicionamento é um indicador de bom desempenho em que o utilizador confia, ou seja, é mais um diferencial para a empresa se destacar dos concorrentes, cujo posicionamento não seja tão bom.
Afinal, é melhor ficar entre os 10 primeiros do que entre os 10 últimos.
Existe, na verdade, uma relação em dois sentidos entre o posicionamento da página e o CTR, ou seja, quanto melhor o CTR, mais importante para os resultados da busca será a página, contribuindo para um bom posicionamento no ranking do Google e para um melhor tráfego orgânico.
Design e apelo visual
Outro fator que interfere na taxa de cliques é o design da página.
Na internet, como no mundo físico, o apelo visual chama a atenção das pessoas.
Daí a importância de contratar um web designer para investir na aparência e em elementos gráficos que despertem o interesse do utilizador, fazendo com que ele permaneça nela e, depois, dê um clique em algum link estratégico.
Construir uma página visualmente interessante é um trabalho profissional e delicado, que envolve conhecimento de ferramentas de design, das tendências artísticas na web, das preferências do público e outras habilidades.
Desconsiderar esse aspecto pode ser prejudicial para o negócio, sendo negativo inclusive para a taxa de cliques, entre outros indicadores de performance.
Segmentação do público
Outro fator significativo é o direcionamento adequado do conteúdo. Um conteúdo, seja qual for, direcionado para o público errado não vai gerar a quantidade de cliques esperada.
Nessa perspectiva, a segmentação do público é uma estratégia valiosa para a empresa. Quanto mais segmentado o público, haverá mais probabilidades de o usuário clicar conforme a estratégia traçada.
Ainda que pareça uma ação muito simples, o usuário não clica em anúncios ou links que não o interessam.
Assemelha-se, de certa forma, a vender um produto para alguém que não se interessa por ele.
Enfim: os produtos devem ser oferecidos aos consumidores certos para aumentar as chances de compra; os anúncios e os links devem ser direcionados aos usuários certos para aumentar as chances de cliques.
Ferramentas de suporte
Agora, retomando o que já estamos falando nesta parte que explora os fatores que influenciam a taxa de cliques, vamos explorar algumas ferramentas que contribuem para otimizá-la.
Estamos falando do Google Ads, do Facebook Ads, do Instagram Ads e do e-mail marketing:
Google Ads
O fator mais importante para otimizar o CTR no Google Ads é a importância do anúncio. A palavra-chave utilizada na busca deve se referir à oferta do anúncio.
Uma maneira de identificar se o CTR está conforme o esperado no mercado é monitorar o índice de qualidade no anúncio.
Uma boa dica para melhorar o CTR dos anúncios no Google Ads é utilizar a palavra-chave logo no começo do título.
Também se recomenda negativar palavras-chave que não se relacionem com a oferta. Assim, é preciso usar CTAs bem construídos para esclarecer o que o usuário precisa fazer.
Facebook Ads e Instagram Ads
Nas redes sociais, o design é relevante para atingir taxas altas de CTR nos anúncios. Assim, a imagem deve ser a melhor possível para estimular o interesse dos usuários.
A descrição do anúncio precisa ser bem elaborada. Não é preciso atentar muito para as dimensões do anúncio: o mais importante é construir um texto que tenha sentido para a persona, com gatilhos que a motivem a saber mais.
Os títulos longos não devem ser usados. É preciso também realçar a CTA no título.
E-mail marketing
O e-mail pode ser uma poderosa ferramenta em prospecção B2C ou B2B.
Porém, conseguir taxas elevadas de CTR no e-mail marketing não é fácil. Botões CTAs criativos e outros recursos visuais costumam funcionar e podem duplicar a taxa de cliques.
Neste artigo, explicamos o que é CTR, sua função, suas diferenças com outras siglas relacionadas, como calculá-lo, como influenciá-lo por meio de estratégias eficazes, já testadas por profissionais de marketing.